Vaga Congelada Em 2021: Significado, o Que É e Como Lidar Com Essa Situação

Conheça agora o que significa vaga congelada, as suas características e o que esse tipo de informação pode indicar sobre um processo seletivo que você participou

O termo vaga congelada é cada vez mais comum em diversos anúncios de cargos e em diversos segmentos e portes de empresas.

Contudo, muitos candidatos têm dúvidas sobre o assunto. Afinal, o que significa dizer que a vaga foi congelada?

Será que isso tem relação com as entrevistas realizadas? Bem como, esse conceito quer dizer que você não poderá mais ser contratado(a)?

Se você sabe pouco sobre esse assunto ou se nunca ouviu falar sobre isso, continue a leitura! Assim, você saberá direitinho o que é uma vaga congelada, suas características e o que podemos esperar ao ler isso sobre um processo seletivo.

Confira nosso post na íntegra e tenha uma excelente leitura!

O que é vaga congelada?

Antes de mais nada, saiba que vaga congelada nada mais é que um processo seletivo interrompido pela empresa.

Nesse sentido, isso não tem nenhuma relação com a triagem de candidatos ou com as entrevistas. Desse modo, as vagas que estão congeladas não foram extintas.
Todavia, isso implica que a contratação vai demorar um pouco mais para acontecer do que no tempo previsto anteriormente.
Entenda melhor os motivos que levam a essa atitude das empresas abaixo, olhe só!

Por que isso acontece?

De antemão, saiba que uma vaga pode ser congelada por motivos diversos, tais como:

Congelamento de vaga de emprego

  • Primeiramente, em meio a crises econômicas, a empresa pode notar que esse não é o momento para investir em novas contratações;
  • Bem como, é possível que graças a algum remanejamento interno a companhia opte por esperar a adaptação de um colaborador no novo cargo;
  • Ademais, em diversas situações a organização congela uma vaga para reavaliar a real necessidade de contratar um novo funcionário para determinado setor.

Em resumo, uma vaga congelada pode acontecer por diversos motivos e isso não está relacionado a você e aos outros candidatos.

Contudo, existem sim alguns momentos em que você não foi contratado(a) por circunstâncias que você pode mudar. Veja mais sobre esse assunto no próximo tópico!

Outros motivos pelos quais você pode não ser contratado(a)

Vaga congelada

Além do congelamento de vagas, existem outros motivos que podem te levar a não conquistar o emprego dos seus sonhos.

Dessa forma, iremos citar abaixo alguns motivos que podem acarretar na sua não contratação. Por isso, fique atento(a) a esses sinais e esteja pronto para as próximas oportunidades. Confira!

Reestruturação da companhia

De antemão, saiba que é comum que a empresa passe por uma reestruturação, mesmo após o anúncio de uma vaga de trabalho.

Nesse sentido, o RH e os gestores podem estar avaliando se deverão realizar contratações neste momento. Assim, se isso ocorrer contigo, veja como agir:

  • Ouça o que o recrutador tenha a dizer e agradeça a oportunidade de participar do processo seletivo;
  • Bem como, exponha o seu desejo em fazer parte da companhia. Ainda que isso ocorra em um futuro próximo (ou nem tão próximo assim).

Em síntese, deixe a porta aberta e mostre a sua disponibilidade em integrar esse time em algum momento da sua trajetória profissional.

Você está além do que esperavam

Além disso, é mais comum do que você imagina que pessoas não sejam contratadas por excesso de qualificação. É isso mesmo!

Nesse sentido, você pode não ter sido chamado(a) para o cargo devido ao seu alto nível de qualificação. Muitas companhias precisam de um profissional técnico ou júnior para determinado cargo.

Desse modo, se você possui diversas habilidades e é excessivamente qualificado(a), pode ficar de fora dessa oportunidade.

Todavia, isso indica que em breve você conseguirá um emprego que esteja alinhado às suas qualidades e carreira, não é mesmo?

A sua entrevista de emprego deixou a desejar

Sob o mesmo ponto de vista, você pode fazer ter deixado a desejar na entrevista. Assim, fazer um bom currículo e estar bem vestido(a) é super importante.

Entretanto, lembre-se que o recrutador irá entrevistar muita gente, talvez dezenas de pessoas. Nesse sentido, se você cometer um mínimo deslize, pode ser fatal para a sua contratação. Dessa forma, esteja pronto(a) para todos os tipos de perguntas. Além disso, se prepare para questões sobre locais onde você já trabalhou e sua vida pregressa.

Por fim, nunca se esqueça de agir com profissionalismo e cordialidade com todos da empresa. Bem como, com o entrevistador.

Houve um colaborador da empresa que ocupou a vaga

Normalmente, diversas organizações têm como política anunciar as vagas para o público externo mesmo que um colaborador tenha prioridade para ocupar o cargo.

Desse modo, se trata de uma espécie de “vaga fantasma”. Assim, aquele processo seletivo que você realizou foi apenas para garantir que o funcionário da companhia é mesmo a melhor opção que eles possuem neste momento.

Ademais, geralmente os atuais colaboradores de uma empresa sempre têm preferência e prioridade em processos seletivos. Portanto, não fique chateado(a) e abatido(a).

Lembre-se de que a vida é assim e que isso acontece em milhares de casos todos os dias.

Você está aquém da vaga de trabalho

Por último, se a vaga congelada não ocorreu, talvez você não seja capacitado(a) o suficiente para esse cargo.

Segundo diversas pesquisas feitas no país, mais da metade das pessoas que se candidatam a uma vaga de trabalho, não estão qualificadas para o cargo. Desse modo, é possível que isso tenha ocorrido com você nesse momento da sua carreira.

Porém, não há motivo para estresse e pânico. Recomendamos que você sempre tenha em mente dois princípios:

  • Primeiramente, você pode se candidatar para vagas que preencha mais de 90% dos requisitos. Assim, o risco de ser contratado é infinitamente maior;
  • Contudo, caso você se candidate a cargos que preencha apenas 50% dos pré-requisitos, tenha consciência de que poderá não passar da primeira ou segunda fase do processo de seleção, combinado?

Dicas para conseguir passar em um processo seletivo

Vaga congelada

Você já sabe tudo sobre vaga congelada e suas características. Bem como, percebeu que existem vários motivos que estão fora do seu alcance para te fazer ser contratado(a) por uma companhia.

Entretanto, que tal saber mais sobre as coisas que estão ao seu alcance para conquistar uma vaga de trabalho? Veja agora algumas dicas sobre como passar em um processo seletivo. Confira!

Faça um currículo atraente

Antes de mais nada, sempre salientamos que o currículo é o seu primeiro contato com o recrutador e com a empresa que você quer trabalhar.

Nesse sentido, produza um ótimo currículo. Pode ser um currículo digital, cronológico ou até mesmo de vídeo.

Recomendamos que você tenha vários modelos salvos no computador. Bem como, todos eles devem estar com as informações atualizadas e verdadeiras a seu respeito. Sempre pense que o currículo é o seu cartão de visitas profissional.

Invista no LinkedIn

Além disso, o LinkedIn é a melhor rede social para encontrar empregos e/ou clientes para negócios. Ademais, lá você pode aprender muito sobre mercado de trabalho e desenvolvimento pessoal.

Desse modo, indicamos que você tenha um perfil atrativo no LinkedIn e o mais completo possível. Nesse sentido, cite os seus cursos e habilidades. Ah! E não se esqueça de investir em um resumo matador para o seu perfil.

Outra coisa: tenha uma foto bonita e profissional nessa rede social.

Prepare-se para a entrevista

O Via Fortuna tem vários posts que podem te ajudar a se preparar para as entrevistas de trabalho. Nesse sentido, dê uma olhada no nosso portal e leia sobre o tema.

Também indicamos que você treine com um amigo ou familiar. Assim, você pode aprender a falar sem gaguejar e explicar a sua trajetória de forma coerente e sem “lacunas”.

Em síntese, a entrevista é um momento super importante do processo seletivo. Por isso, você precisa estar pronto(a) para não cometer nenhum deslize.

Estude muito e invista em soft skills

Por mais que a grana fique curta, nunca deixe de estudar e se aprimorar. Dessa forma, faça cursos online e gratuitos, baixe livros em PDF e busque informações pertinentes para a sua área de atuação.

Ademais, sempre procure estudar sobre soft skills e a sua importância no mundo atual. Diversas empresas avaliam com bons olhos candidatos que dominem inteligência emocional, resiliência e outras características.

Saiba como se vestir e se portar

Por fim, use roupas, perfumes e maquiagens corretas para a entrevista. Isso significa se vestir de forma adequada ao cargo e/ou ambiente do processo seletivo.

Além disso, cuidado com excesso de perfume, loções e cremes. Afinal, o ambiente não precisa ficar impregnado com o seu cheiro, não é mesmo?

Nesse sentido, indicamos higiene, zelo e cautela antes de sair de casa para conversar com o recrutador. As mulheres precisam evitar transparências e decotes. Já os homens não devem usar bonés, bermudas e roupas muito despojadas. Boa sorte!

O que achou do nosso post de hoje sobre vaga congelada? Deixe seu comentário abaixo e ative as nossas notificações! O Via Fortuna sempre oferece os melhores conteúdos sobre carreira e mercado de trabalho.

Conte sempre conosco para aprender mais sobre esses temas e evoluir profissionalmente!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like