Saiba Quais Os Tipos De Entrevistas De Emprego Mais Comuns e Se Prepare [Guia Atualizado 2021]

Conheça agora os tipos de entrevistas de emprego mais comuns no país e saiba como se preparar para cada uma delas com as nossas dicas

Existem vários tipos de entrevistas de emprego e cada um deles busca avaliar os candidatos a partir de determinada ótica.

Afinal, a entrevista é um dos momentos mais importantes do processo seletivo. Nesse sentido, você enquanto candidato precisa ficar muito atento aos diferentes tipos de entrevista.

Com o intuito de te ajudar, o Via Fortuna foi em busca de informações sobre o assunto. Bem como, anotou quais são os 7 tipos mais comuns de entrevistas feitas atualmente no Brasil.

Dessa forma, você conseguirá se preparar com mais segurança para esse momento decisivo da sua carreira. Está curioso(a)? Leia a matéria até o final e saiba de uma vez por todas as principais características dos principais tipos de entrevistas de emprego. Venha conosco!

Afinal, qual a importância da entrevista de emprego?

Antes de mais nada, precisamos ressaltar a importância desse momento para o candidato. É durante a entrevista que o recrutador pode:

Quais os tipos de entrevista de emprego

  • Observar a sua postura enquanto um profissional;
  • Avaliar a sua comunicação e forma de portar-se;
  • Bem como, na entrevista é possível conhecer mais sobre você. Além disso, ele pode ver além do seu currículo o que você tem a oferecer;
  • Ademais, na entrevista o recrutador consegue entender se você é tímido(a), carismático(a) e se lida bem com pessoas;
  • Em síntese, a entrevista de emprego é o segundo contato da empresa contigo. O primeiro, como já falamos em outros artigos, é quando você entrega um currículo adequado para a companhia.

Resumidamente, na entrevista é possível expor com mais clareza as suas habilidades e falar sobre as suas qualificações. Você pode ainda conhecer mais sobre a cultura e valores da empresa e, assim, confirmar se deseja realmente fazer parte dessa organização.

7 tipos mais comuns de entrevistas de emprego

Tipos de entrevistas de emprego

Ao passo que sabemos a importância da entrevista, é hora de nos prepararmos para esse momento. Desse modo, iremos falar abaixo sobre os 7 tipos de entrevistas de emprego mais comuns no Brasil.

Assim, você poderá se preparar corretamente para cada um deles. Confira!

7 tipos de entrevistas de emprego

1.      Técnica

Inicialmente, falaremos sobre a entrevista técnica. Nesse tipo de abordagem, o recrutador realiza a entrevista com um profissional da área em que será feita a contratação.

Normalmente, é pedido uma simulação de trabalho para avaliarem a capacidade do candidato. Bem como, muitas perguntas sobre a profissão são realizadas.

Dessa forma, é um tipo de entrevista ideal para a ocupação de cargos extremamente técnicos e que exigem conhecimentos específicos de determinada área.

2.      Remota

Sob o mesmo ponto de vista, outro tipo de entrevista que se tornou muito comum é a entrevista remota. Principalmente após o surgimento do novo coronavírus, diversas empresas estão fazendo as seleções de novos funcionários 100% online.

Existem alguns benefícios desse modelo, tais como:

  • A maioria dos candidatos se sentem mais seguros por estarem fisicamente longe dos recrutadores;
  • Bem como, não existe a necessidade de deslocamento e gastos de tempo e dinheiro no trânsito para participar de um processo seletivo;
  • Por fim, isso agiliza as entrevistas, afinal, elas são mais rápidas e podem ser agendadas muitas entrevistas para o mesmo dia.

3.      Comportamental

Além disso, existe um tipo muito comum para avaliar os candidatos, é a entrevista comportamental. Nesse sentido, alguns pontos dos candidatos são avaliados, tais como:

  • Como ele lida na resolução de conflitos;
  • Comunicação interpessoal;
  • Trabalho em equipe;
  • Bem como, se ele(a) tem perfil de liderança.

Existem duas técnicas muito famosas na hora de realizar uma entrevista comportamental. São elas:

DISC

Primeiramente, saiba que na metodologia DISC são avaliadas algumas questões comportamentais:

  • Dominância: se você é dominante ou gosta de seguir ordens;
  • Influência: avalia o seu nível de influenciar pessoas e/ou de ser influenciável;
  • Estabilidade: aqui, o recrutador verifica se você é estável ou instável;
  • Complacência: por fim, é anotado se você é mais preciso ou analítico.

STAR

Em contrapartida, na técnica STAR é possível ver como você reage diante de situações adversas. A técnica STAR é, resumidamente, guiada a partir das seguintes diretrizes:

  • STAR vem de Situation, Task, Action, Result;
  • Porém, em português, a sigla é a mesma, traduzida para Situação, Tarefa, Ação, Resultado.

Em síntese, a partir das suas respostas para questões hipotéticas, o recrutador consegue entender se o seu perfil é condizente com o que a empresa espera.

4.      Estudo de caso

Já nas entrevistas de estudo de caso, são entregues para os candidatos algum problema que precisa ser resolvido.

Nesse sentido, se trata de uma ou mais questões que comumente a empresa enfrenta. Assim, é possível observar a capacidade analítica dos candidatos. Bem como, dá para notar se eles têm boa metodologia para resolver problemas.

Em resumo, a empresa consegue ver com clareza como cada candidato lida com situações comuns ao cargo que ele(a) almeja ocupar.

5.      Entrevista em grupo

Diferentemente dos demais tipos de entrevistas de emprego que citamos acima, nesse modelo, os candidatos são todos avaliados ao mesmo tempo.

Desse modo, é possível ver quem lida melhor com pessoas e as habilidades de comunicação de cada um deles.

Nesse sentido, esse modelo de entrevista é muito bom para escolher candidatos para lidar com o público e/ou com reuniões com clientes. Em síntese, é ideal para ver como um futuro colaborador lida com pessoas.

6.      Entrevista de campo

Para encontrar estagiários e/ou trainees, essa é uma das melhores opções de entrevista. Afinal, nesse modelo o entrevistador vai ao encontro dos candidatos.

Ou seja, esse tipo de conversa é comum em escolas de ensino médio, escolas técnicas e até mesmo em faculdades e/ou universidades.

Normalmente, os candidatos se sentem mais à vontade por estarem em um ambiente conhecido. Assim, é possível avaliar o futuro talento com menos pressão e com mais precisão.

7.      Em painel

Por fim, a entrevista em painel também observa as características comportamentais do(a) candidato. Todavia, ela pode ser feita por apenas um recrutador ou por vários recrutadores.

Ademais, aqui sempre são observadas as habilidades de comunicação, soft skills gerais e também pode ser pedido algo técnico para o(a) candidato.

Em resumo, na entrevista de painel vários requisitos precisam ser preenchidos para garantir a sua permanência no processo de seleção da companhia.

Perguntas comuns em todas as entrevistas

Sob o mesmo ponto de vista, você deve ter notado que é necessário investir em desenvolvimento pessoal para se dar bem em qualquer tipo de entrevista.

Nesse sentido, vamos deixar abaixo algumas perguntas super comuns em todos os tipos de entrevistas de emprego que citamos nesse artigo. Olha só e se prepare com boas respostas, veja:

Quais os tipos de perguntas numa entrevista de emprego

  • Que tal você falar um pouco sobre você?
  • Como você soube dessa vaga de trabalho?
  • O que você acha da nossa companhia?
  • Afinal, por que devemos te contratar para este cargo?
  • Por que você sonha em ter esse trabalho?
  • Quais são os seus defeitos e/ou pontos fracos?
  • Quais são as suas qualidades e/ou pontos fortes?
  • Como você lida com situações de estresse e sob pressão?
  • Você já exerceu liderança? Como foi essa situação?
  • Onde e como você se vê daqui a cinco anos?
  • Me conte sobre um conflito ou um desafio na sua profissão e como você superou essa situação.
  • Por que você foi demitido(a) do último emprego?
  • O que seus ex-colegas de trabalho falariam sobre você?

Em síntese, essas costumam ser as perguntas mais realizadas em qualquer processo seletivo no Brasil e no mundo. Portanto, salve esse post e treine algumas boas respostas a essas indagações.

Ah! Para te ajudar, dê uma olhada no nosso blog! Afinal, temos vários posts que falam sobre as perguntas mais feitas por recrutadores.

Dicas para se sair bem em entrevistas de emprego

Tipos de entrevistas de emprego

Por último, vamos escrever algumas dicas simples para você se sair bem em entrevistas de emprego. Já comentamos sobre isso em muitas matérias.

Entrevista de emprego principais tipos e objetivos

Desse modo, iremos apenas pincelar sobre o assunto abaixo. Assim, você se sentirá mais seguro(a) para viver este momento da sua carreira. Confira!

  • Independentemente de qual tipo de entrevista for, sempre esteja vestido(a) adequadamente. Além disso, as mulheres devem estar com maquiagem adequada e discreta;
  • Bem como, recomendamos que você nunca minta ou invente nada a seu respeito. Lembre-se de que a empresa pode querer comprovar as suas falas e ir atrás dos seus antigos empregos para garantir os seus feitos. Resumidamente, sempre fale a verdade e seja íntegro(a);
  • Ademais, tenha muita cautela na entrevista e se prepare para essa ocasião. Leia sobre a empresa, pesquise sobre a companhia e fique de olho na sua postura. Ou seja, você precisa demonstrar conhecimento e segurança;
  • Por fim, nada de falar mal do seu antigo emprego, de outras empresas e nem de outros processos seletivos. Além de ser desagradável, isso passa uma imagem de alguém leviano e até mesmo ingrato. Desse modo, seja coerente e adulto sempre!

Curtiu saber mais sobre os tipos de entrevistas de emprego que existem atualmente? Para ler mais matérias sobre mercado de trabalho e desenvolvimento pessoal, ative as notificações do nosso site.

Dessa forma, você fica por dentro dos posts mais recentes sobre esse tipo de assunto. Conte sempre conosco para ler as melhores matérias!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like