Saiba Agora Como Ser Reconhecido No Trabalho Com 10 Dicas Práticas

Entenda agora como ser reconhecido no trabalho e veja como isso pode te ajudar a conquistar melhores cargos e fazer a sua carreira profissional alavancar

Entender como ser reconhecido no trabalho é essencial para o seu desenvolvimento pessoal e também para o aprimoramento da sua carreira.

Afinal, a imensa maioria dos colaboradores de uma companhia sonham em obter cargos mais altos. Todavia, saiba que o reconhecimento no trabalho não é apenas graças ao tempo de “casa” ou ao cargo que você ocupa.

Ademais, esse tipo de mérito ou notoriedade exige muito mais de você, do que da organização de que você faz parte.

Está curioso(a) para saber de uma vez por todas como ser reconhecido no trabalho? Leia o post na íntegra e já salve essa matéria na sua barra de favoritos. Confira!

Afinal, como ser reconhecido no trabalho? 10 dicas práticas aqui!

Antes de mais nada, saiba que a valorização no mundo corporativo é um dos principais pilares de motivação e do desenvolvimento pessoal.

Afinal, profissionais que se sentem reconhecidos são mais:

Como é gratificante ser valorizado e reconhecido no seu trabalho

  • Felizes em relação à carreira;
  • Sentem-se melhores mesmo diante das adversidades do trabalho;
  • Bem como, conseguem suportar melhor os contratempos inerentes ao mundo corporativo.

Em síntese, ter reconhecimento é imprescindível para a sua felicidade no trabalho. Desse modo, iremos te dar 10 dicas práticas de como ser reconhecido no trabalho. Veja:

Como ser uma pessoa reconhecida no trabalho

1. Tenha proatividade

De antemão, saiba que a proatividade é uma das soft skills mais valorizadas atualmente. Porém, ela não tem nenhuma relação com sobrecarga de trabalho ou com excesso de atividades.

Nesse sentido, ser proativo significa antecipar as suas ações e prever soluções para problemas corporativos. Ademais, é essencial que você demonstre querer aprender mais e conhecer melhor todos os aspectos da companhia.

Assim, as pessoas percebem que você visa crescer dentro da empresa (e com a organização).

2. Entenda a sua importância (e aceite isso)

Sob o mesmo ponto de vista, saiba que você tem seu valor e aceite ser elogiado(a) e reconhecido(a) por isso.

Portanto, sinta-se lisonjeado quando receber um elogio e agradeça o reconhecimento. Em contrapartida, quando sofrer uma crítica construtiva também agradeça e anote o feedback.

Afinal, isso vai te ajudar a crescer e conquistar os espaços que você tanto sonha.

3. Valorize-se

O marketing pessoal tem relação direta com a forma como nos vemos. Desse modo, é essencial que você se valorize e conheça os seus pontos fortes.

Nesse sentido, mostre que você sabe a importância do seu trabalho e que deseja crescer muito nessa carreira. Assim, seus colegas, gestores e líderes também notarão a sua sede por aprendizado.

Em resumo, conheça o que te diferencia de outros profissionais e enxergue com clareza as vantagens em te ter em uma empresa. Ah! Cuidado para não se tornar prepotente e/ou narcisista. Estamos falando sobre autovalorização e não sobre arrogância, combinado?

4. Comemore as suas vitórias

Além disso, recomendamos que você sempre comemore as suas vitórias e conquistas no mundo corporativo.

Desse modo, se você receber um bônus, uma viagem ou um aumento, agradeça aos superiores e aos seus colegas. Ademais, saia para jantar com a família, sorria e aproveite esse momento!

Salientamos que enviar um e-mail ou WhatsApp para o grupo da companhia agradecendo o reconhecimento é muito positivo.

Agradeça a oportunidade e afirme que você sempre trabalhará para o desenvolvimento da companhia e dos seus colegas!

5. Tenha consciência do seu crescimento

Ademais, entenda que você está dentro de um mercado altamente competitivo. Nesse sentido, você deve se enxergar como uma espécie de “produto”. Ou seja: é vantajoso (e por que) uma companhia te ter no quadro de funcionários?

Para responder essa pergunta, você precisa ter muita consciência do seu trabalho e de suas qualificações. Portanto, invista muito no seu crescimento profissional e saiba que só assim é possível galgar postos mais altos em uma organização.

6. Cuide do seu relacionamento interpessoal

Como ser reconhecido no trabalho

Ao passo que você estuda e obtém certificados, é necessário também cuidar das suas relações interpessoais. Afinal, nos relacionamos com pessoas diariamente e precisamos ter boa convivência com todos.

Nesse sentido, indicamos que você aprenda mais sobre inteligência emocional e que esteja apto(a) a aprender mais sobre pessoas.

Em resumo, tenha paciência com os mais diferentes perfis e construa boas relações na empresa onde atua. Bem como, tenha disposição ao diálogo e entenda que todos têm dias bons e dias difíceis.

7. Proponha benefícios, vantagens e soluções para a empresa

Além disso, seja um funcionário que busca sempre o melhor para a companhia. Assim, veja como agir no dia-a-dia profissional:

Como fazer para ser reconhecido no trabalho

  • Independentemente se sua função é complexa ou simples, sempre faça as suas atividades da melhor forma possível;
  • Busque meios de inovar em suas tarefas. Ou seja, pense e estude possíveis soluções para economizar tempo, dinheiro ou excessos de trabalhos;
  • Ademais, sempre que você apontar um problema ou criticar uma demanda na companhia, já tenha em mente uma possível solução. Desse modo, você demonstra ser um profissional inovador e que merece ser reconhecido no trabalho.

8. Conheça tudo sobre a companhia

Outro ponto muito importante sobre como ser reconhecido no trabalho é conhecer 100% (ou quase isso) da sua companhia. Em síntese, como você quer crescer em um local que você desconhece?

Portanto, se você deseja obter um cargo mais alto e de liderança na empresa onde atua, é hora de se dedicar a conhecê-la.

Nesse sentido, recomendamos que você:

Como conseguir ser reconhecido no trabalho

  • Converse com colegas e superiores sobre a cultura da empresa;
  • Verifique como e quando você pode ir em busca do cargo que você sonha;
  • Por fim, trace uma estratégia para alcançar esses resultados.

9. Invista no marketing pessoal

Lembre-se sempre de ter um marketing pessoal positivo sobre você. Bem como, crie uma rede de networking qualificada e que mostra a sua relevância dentro do mercado de trabalho.

Desse modo, capacite-se sempre, tenha perfis em sites como o LinkedIn e demonstre que você está “por dentro” do que acontece ao seu redor.

10. Domine as hard skills e soft skills do seu cargo

Por último, recomendamos que você tenha total domínio das hard e soft skills que a sua função exige.

Nesse sentido, se você atua com comunicação, desenvolva as habilidades que tal tarefa exige. Ademais, caso você sonhe com um cargo mais alto na companhia, comece desde já a se qualificar para isso.

Qual a relevância do reconhecimento no trabalho?

Agora que você já sabe como ser reconhecido no trabalho, entenda que isso é extremamente relevante. Afinal, é graças ao reconhecimento que você (e todos nós) pode se sentir motivado(a) mais em si mesmo.

Bem como, é com elogios, bonificações e aumentos de cargos que os colaboradores insistem em se manter em um emprego. Caso contrário, a insatisfação e frustração dão lugar aos sonhos de crescimento dentro de uma organização.

Erros que te impedem de ser reconhecido no trabalho

Você sabia que muitas pessoas se autossabotam quando falamos sobre reconhecimento no trabalho? É isso mesmo!

É importante seguir as dicas que nós citamos acima. Todavia, você também precisa ter muita atenção ao que nunca deve ser feito. Confira!

Como você gostaria de ser reconhecido no trabalho

  • Jamais se esqueça do seu valor enquanto ser humano e enquanto profissional;
  • Saiba dizer “não” sempre que necessário e não se sinta culpado(a) ao fazer isso;
  • Bem como, não se torne alguém egoísta. Assim, sempre que possível ajude os colegas e elogie quem se destacar na sua equipe;
  • Evite ser um funcionário que só quer ser elogiado. Entenda que todos nós erramos e use as críticas para ser tornar um colaborador melhor e mais capacitado;
  • Ademais, se você for promovido(a) ou subir de cargo, não se torne arrogante e prepotente. Lembre-se da sua trajetória e não se torne narcisista;
  • Da mesma forma, seja você um funcionário simples ou um grande líder, contribua diariamente para a empresa. Ou seja, nunca se acomode e haja como se você fosse insubstituível.

Estou em um trabalho que nunca me valoriza. E agora?

Como ser reconhecido no trabalho

Por último, vamos falar sobre um ponto polêmico. Nesse sentido, já recebemos alguns e-mails e comentários sobre a falta de valorização no trabalho.

Desse modo, iremos falar um pouquinho sobre isso e te ajudar a “resolver” essa situação.

Como ser valorizado, respeitado e reconhecido no ambiente de trabalho

  • Primeiramente, se você está na empresa há mais de 2 anos e nunca foi promovido ou teve aumento, é hora de avaliar essa situação. Assim, converse com um superior sobre essa situação e exponha (com educação e respeito) a sua insatisfação;
  • Caso você note que na companhia onde você está não existe a possibilidade de crescimento, é hora de olhar para frente. Portanto, verifique em redes como Glassdoor e LinkedIn outras oportunidades de trabalho.
  • Por fim, lembre-se de se capacitar antes de buscar novos rumos. Afinal, para ter reconhecimento é necessário ter “valor” no mercado. Ou seja, você precisa ser um profissional disputado, competente e com muito a oferecer para as companhias.

Sacou como ser reconhecido no trabalho? Receba mais dicas e matérias sobre carreira e mercado de trabalho diretamente na sua caixa de e-mails! Para isso, assine a nossa newsletter! É gratuito e você receberá os melhores conteúdos sobre esses temas semanalmente!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like