Relacionamento Interpessoal No Trabalho: 7 Dicas Sobre Como Melhorar O Seu Desde Já!

Saiba agora o que é relacionamento interpessoal no trabalho, sua importância e veja 7 dicas sobre como desenvolver essa importante habilidade no mundo corporativo

É cada vez mais comum ler textos e ver posts nas redes sociais sobre a importância do relacionamento interpessoal no trabalho.

Contudo, você sabe ao certo o que isso significa? Atualmente, as empresas estão cada vez mais em busca de funcionários que saibam lidar bem com diversos tipos de indivíduos.

Por isso, desenvolver a habilidade de se relacionar de forma harmoniosa e efetiva nas organizações tornou-se algo fundamental para quem deseja ter uma carreira longa e próspera.

Entretanto, como podemos desenvolver a capacidade de se relacionar bem no trabalho? Existem cursos ou livros sobre o assunto? Para te ajudar a entender mais sobre o tema e dar dicas sobre essa skill, desenvolvemos uma matéria completa!

Dessa forma, após essa leitura, você entenderá direitinho o que é se relacionar no trabalho e como isso pode impactar positivamente a sua trajetória. Confira e tenha uma excelente leitura!

O que é relacionamento interpessoal no trabalho?

Primeiramente, saiba que o relacionamento interpessoal no trabalho nada mais é que a relação estabelecida entre os indivíduos que trabalham juntos.

Nesse sentido, tais relações costumam ocorrer em companhias de médio e grande porte. Ou até mesmo em pequenas empresas que tenham mais de 2 funcionários.

Desse modo, formam-se amizades, coleguismos e até parcerias nas organizações entre os colaboradores. Normalmente, essas uniões se iniciam a partir da empatia que ocorre entre as pessoas.

Quanto maior for a empresa em que você atua, mais relações você deverá estabelecer. Nesse sentido, é fundamental entender que por mais tímido(a) ou introspectivo(a) que você seja, precisará criar algumas conexões na companhia onde trabalha.

Afinal, ninguém pode viver sem esse tipo de ele. A não ser, é claro, que você atue de maneira autônoma e seja um profissional liberal, por exemplo.

Afinal, qual é a importância do relacionamento interpessoal no mundo corporativo?

Sob o mesmo ponto de vista, o relacionamento interpessoal no trabalho é muito importante tanto para a companhia, quanto para os colaboradores.

Atualmente, estudos apontam que empresas que têm boa relação entre os funcionários são mais produtivas e têm, como consequência, um ambiente mais agradável de trabalho.

Além disso, colaboradores que se dão bem com os colegas no emprego, costumam possuir as seguintes características:

  • Não querem sair do emprego (redução da taxa de turnover);
  • Evitam faltar;
  • Bem como, oferecem o melhor de si nas funções diárias;
  • Sentem-se valorizados e motivados;
  • Têm maior taxa de produtividade, uma vez que enxergam a companhia como um bom local para atuar.

Em resumo, se você tiver um bom relacionamento interpessoal na empresa onde trabalha, conseguirá se sentir menos estressado(a) e mais confortável com a função que exerce.

Todavia, como podemos desenvolver um bom tipo de relacionamento com os nossos colegas? Para te ajudar, confira as dicas que deixaremos no próximo tópico. Continue a leitura!

7 dicas para melhorar o seu relacionamento interpessoal no trabalho

Relacionamento Interpessoal No Trabalho

Conforme prometemos acima, vamos te mostrar agora 7 dicas para melhorar o seu relacionamento interpessoal no trabalho.
Caso você ainda não trabalhe e esteja em busca de uma oportunidade, aproveite para já entender melhor sobre o assunto desde já! Afinal, essa habilidade é uma das soft skills mais valorizadas pelas companhias atualmente.

Sem mais delongas, veja as nossas sugestões de como aprimorar a relação com os colegas no trabalho agora. Olha só!

1.      Seja flexível

De antemão, salientamos que para lidar com pessoas é fundamental ser alguém flexível. Dessa forma, não estamos pedindo para que você abra mão dos seus pensamentos ou opiniões.

Pelo contrário! Você pode manter as suas ideologias e gostos, entretanto, é igualmente importante respeitar a visão de mundo de outras pessoas.

Ademais, busque ser alguém flexível e entenda que cada indivíduo possui particularidades. Sempre que possível (e necessário) opte por ser feliz e ter paz ao invés de sempre querer ter razão. Desse modo, evitará mal-estar e discussões na organização.

2.      Tenha empatia

Da mesma forma, para desenvolver relacionamentos tanto na vida pessoal, quanto profissional, é fundamental ter empatia. Nesse sentido, essa habilidade consiste em:

  • Conseguir se colocar no lugar da outra pessoa;
  • Compreender os sentimentos que o outro está sentindo diante de determinada situação;
  • Bem como, evitar julgar ou questionar com severidade as formas de agir e de pensar daquela pessoa.

Em síntese, a empatia consiste na habilidade de se pôr no lugar do outro e tentar entender a sua visão de mundo perante determinada situação.

É claro que isso não justifica “passar a mão na cabeça” das pessoas quando elas cometem irregularidades, fraudes ou crimes, por exemplo.

Contudo, nos ajuda a lidar melhor com clientes estressados, chefes exigentes e colegas que trabalham ao nosso lado. Exercite a empatia e veja como o seu dia-a-dia será mais leve daqui para a frente!

3.      Saiba escutar as pessoas

Além disso, é muito importante saber escutar as pessoas que trabalham contigo se você deseja construir bons relacionamentos na companhia.

Nesse sentido, recomendamos que você exercite a escuta ativa. Essa ferramenta consiste em escutar algo com total atenção e buscando interpretar com cautela as informações.

Ou seja, se resume a manter o foco e atenção enquanto alguém fala contigo. Nas últimas décadas as pessoas perderam (e perdem mais a cada dia) a capacidade de escutar os outros.

Desse modo, estamos em um mundo onde todos querem falar, postar, indicar e terem voz. Isso é maravilhoso, contudo, precisamos também desenvolver a habilidade de ouvir o próximo.

Portanto, colaboradores que são bons ouvintes têm ganhado cada vez mais notoriedade nas organizações, bem como, são mais susceptíveis a se tornarem líderes.

4.      Respeito em primeiro lugar sempre!

Sob o mesmo ponto de vista, sempre haja com respeito para com todos. Dessa forma, entenda que cada um possui diferentes visões de mundo e histórico de criação.

Ademais, entenda as diferenças sobre visão política, religião, modo de se alimentar e forma de encarar a vida.

Atualmente, as companhias estão investindo cada vez em diversidade dentro das empresas (o que é ótimo)! Portanto, respeite as pessoas e mostre que assimila com maturidade as diferenças dentro do mundo corporativo.

Por último, não se esqueça de que conviver com indivíduos diferentes pode ser muito positivo para você! Afinal, você poderá aprender mais sobre outras coisas e expandir a sua visão de mundo!

5.      Coopere sempre que puder

Também é fundamental para um bom relacionamento interpessoal no trabalho ser alguém cooperativo(a).

Isso significa auxiliar os colegas em tarefas (mesmo que não seja a sua obrigação). Bem como, se colocar à disposição para assumir responsabilidades e até compromissos sérios com a empresa.

Nesse sentido, esse tipo de atitude mostra que você é uma pessoa cooperativa e que está disposto(a) a crescer dentro da companhia.

6.      Aprenda a lidar com críticas

Também é muito importante saber lidar com feedbacks e críticas construtivas dentro do ambiente corporativo.

Desse modo, esteja preparado(a) para ouvir algo que possa não gostar ao longo da sua caminhada profissional.

Ressaltamos que a atitude deve existir para lidar com críticas direcionadas ao seu crescimento. Ou seja, assédio moral e perseguição devem ser tratadas como abuso e precisa ser denunciado.

Entretanto, no decorrer de qualquer emprego e/ou desenvolvimento de trabalho (mesmo como freelancer) você precisará saber lidar com divergências e críticas.

Em resumo, seja maduro(a) e esteja pronto(a) para esses momentos.

7.      Entenda os limites no ambiente corporativo

Por fim, estabeleça limites e entenda os limites de outros colaboradores. Nesse sentido, sempre haverá uma ou duas pessoas que teremos mais intimidade.

Todavia, não “force” amizade com quem não deseja ser um grande amigo. Bem como, tenha cuidado para não misturar a vida pessoal com o local de trabalho.

Ou seja, seja sempre ponderado(a) e saiba delimitar o que é emprego, amizade e apenas coleguismo profissional.

Livros importantes sobre relacionamento interpessoal no trabalho

Relacionamento Interpessoal No Trabalho

Ao passo que você conhece as nossas dicas sobre como desenvolver um bom relacionamento interpessoal no trabalho, vamos te dar mais sugestões sobre o tema.

Desse modo, confira abaixo algumas dicas de livros sobre o assunto, confira:

  • Segredos do relacionamento, de John C. Maxwell;
  • Comunicação não-violenta: Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais, de Marshall Rosenberg;
  • Relações humanas: psicologia das relações interpessoais, de Agostinho Minicucci;
  • Equipes dão certo: a multiplicação do talento humano Fela Moscovici, de Fela Moscovici;
  • Habilidades De Relacionamento Interpessoal, de Maria Teixeira;
  • Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie;
  • Todos se comunicam, poucos se conectam: desenvolva a comunicação eficaz e potencialize sua carreira na era da conectividade, de John C. Maxwell;
  • As Cinco Linguagens do Amor, de Gary Chapman;
  • Vivendo, Amando e Aprendendo, de Leo Buscaglia;
  • Os 4 Segredos do sucesso: Tudo o que você precisa saber sobre liderança, capacitação, atitude e relacionamento, de John C. Maxwell.

Você gostou do nosso artigo de hoje sobre relacionamento interpessoal no trabalho? Se sim, compartilhe com os seus amigos e colegas de trabalho.

Assim, poderá ajudar outras pessoas a se desenvolverem dentro do mundo corporativo e conquistarem espaços cada vez mais altos nas companhias. Conte sempre conosco!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like