Recolocação Profissional: Saiba 10 Dicas Sobre Como Se Preparar Para Este Momento

Saiba agora o que é recolocação profissional e veja algumas dicas sobre a importância desse momento para a sua carreira profissional

Passar pelo período de recolocação profissional é comum em algumas fases da nossa vida. Portanto, não há motivo para pânico diante dessa situação.

Todavia, muitas pessoas quando são demitidas encaram isso como um término de casamento. Desse modo, elas se abatem e ficam muito tristes.

Assim, perdem a oportunidade de crescer e aprender coisas boas com essa situação. Em resumo, sabemos que ser demitido(a) não é algo a se comemorar. Contudo, quem sabe essa não seja a sua chance de encontrar um emprego melhor ou até mesmo de abrir o seu negócio?

Pensando em te ajudar a encarar tal situação, escrevemos um artigo completo sobre a recolocação profissional.

Leia a matéria na íntegra e caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário ao final deste artigo. Confira e tenha uma excelente leitura!

O que é recolocação profissional?

Antes de mais nada, precisamos especificar sobre o que se trata esse tema. Assim, a recolocação profissional nada mais é que o momento de uma mudança de rota na sua vida de trabalho.

Pode ser a troca de empresa, de área de atuação ou até mesmo do seu ofício. Desse modo, a recolocação pode acontecer após uma demissão ou depois do seu desejo de se desligar de um emprego.

Em síntese, acreditamos que essa fase é muito importante não só para te ajudar a ter um trabalho melhor. Mas também para você reorganizar as suas expectativas profissionais. Falaremos mais sobre isso no próximo tópico, acompanhe a leitura.

Importância dessa atitude na sua carreira

Sob o mesmo ponto de vista, a recolocação profissional é muito importante para você se preparar corretamente para uma nova oportunidade.

Nesse sentido, entendemos que ir em busca de boas chances de trabalho é útil. Entretanto, você precisa estar preparado(a) para isso. Portanto, durante a sua recolocação você deve investir em:

O que é recolocação profissional

  • Fazer um currículo atrativo;
  • Criar ou melhorar o seu LinkedIn para chamar a atenção dos recrutadores;
  • Simular e se preparar para as entrevistas;
  • Entender como funcionam os processos seletivos atuais;
  • Bem como, investir em marketing pessoal.

Em resumo, esse é o momento ideal para aprender coisas novas e dar uma guinada na sua carreira.

Em quais momentos você deve buscar a recolocação profissional?

Recolocação profissional

Ao passo que você sabe o que é e a importância desse momento, veja quando ele é importante:

Busca de recolocação profissional

  • Recomendamos que você busque uma recolocação profissional após ser demitido(a) do último trabalho;
  • Além disso, você deve pensar nisso se trabalha em um ambiente tóxico e não está satisfeito(a) com o seu emprego;
  • Ademais, essa é uma ótima opção se você deseja trocar de carreira ou até mesmo ser um(a) empreendedor(a).

De maneira clara e resumida, se recolocar profissionalmente é necessário se você sente que a sua carreira está estagnada e que precisa melhorar.

10 dicas para iniciar a sua recolocação profissional

Agora que já falamos bastante sobre recolocação profissional e aperfeiçoamento da carreira, vamos em frente! Nesse sentido, confira abaixo 10 dicas sobre como lidar com esse momento da melhor forma possível. Veja só e não entre em pânico!

1.      Organize as finanças

De antemão, é necessário você fazer um balanço da sua vida financeira. Nesse caso, há duas situações que precisam ser consideradas:

Você foi demitido(a)

Primeiramente, se você foi mandado embora, anote tudo o que irá receber com a demissão. Desse modo, se organize para o caso de você ficar alguns meses desempregado(a).

Recomendamos que você corte todos os gastos supérfluos e opte por viver uma vida mais simples enquanto não volta a trabalhar.

Você pediu demissão

Em contrapartida, antes mesmo de pedir demissão, é indispensável fazer este balanço. Desse modo, você evita passar por grandes apertos.

Bem como, não vai precisar aceitar qualquer emprego que te desagrade apenas para manter as contas em dia.

2.      Pense sobre o futuro

Além disso, aproveite essa fase da sua carreira para pensar sobre o seu futuro profissional. Dessa forma, avalie se você está na área que ama. Ademais, pense se você deseja seguir nessa profissão ao longo da sua vida.

Já vimos casos de pessoas que, justamente após uma demissão, se reinventaram e foram muito mais felizes. Ou seja, quem sabe isso também não ocorra contigo? Enfim, faça uma análise criteriosa da sua carreira.

3.      Invista em educação e aprimoramento

De antemão, não pense que para investir em educação você precisa ter muito dinheiro! Nesse sentido, existem muitos cursos gratuitos e plataformas com dicas de graça para te ajudar a crescer profissionalmente.

Aliás, nosso site é uma dessas opções! Já sobre cursos, existem muitas páginas com ensinamentos gratuitos e até cursos com certificados. Pense nisso e acesse alguns portais, como:

4.      Atualize o seu cartão de visitas profissional

Sob o mesmo ponto de vista, para se recolocar no mercado de trabalho, é importante ter um currículo atrativo. Portanto, invista em um currículo completo, moderno e com as informações adequadas sobre você.

Para saber mais sobre o tema, confira todas as nossas dicas sobre a confecção de currículos. Temos vários posts sobre o assunto, leia gratuitamente em nosso site.

5.      Aprenda mais sobre marketing pessoal

Além disso, para conquistar uma estabilidade profissional é importante ter um bom marketing pessoal.

Nesse sentido, o marketing pessoal é a forma como você é visto enquanto pessoa e como profissional. Isso significa que você deve investir em construir uma imagem positiva sobre você e sobre as suas ações enquanto trabalhador.

Objetivo profissional recolocação no mercado de trabalho

Em síntese, indicamos que você busque as seguintes diretrizes:

  • Sempre busque agir com sinceridade em todos os seus momentos;
  • Ademais, estude e seja um profissional curioso;
  • Bem como, tenha atitudes positivas e seja uma pessoa melhor sempre!

6.      Atualize as redes sociais

Outra coisa super importante para se recolocar no mercado de trabalho é atualizar as suas redes sociais. Nesse sentido, uma das redes que exigem mais atenção é o LinkedIn.

Indicamos que você busque se tornar um profissional reconhecido dentro da rede. Para isso, siga algumas estratégias, tais como:

Recolocação profissional dicas

  • Tenha um título atrativo e uma foto profissional no seu perfil;
  • Preencha todos os campos do perfil e detalhe as suas experiências;
  • Ademais, faça um resumo coerente e acolhedor para os recrutadores;
  • Por fim, deixe seus dados de contato corretos e atualizados.

7.      Busque novos aprendizados

Bem como, a busca de aprendizados é indispensável para você obter a recolocação profissional que você merece. Desse modo, não estamos falando apenas de educação como já citamos anteriormente.

Mais que isso, indicamos que você busque aprender hobbies que as empresas valorizam. Ademais, que você pratique atividades que te ajudarão a ter melhor desempenho profissional.

Dentre as principais atividades para isso, podemos citar algumas, como:

  • A prática de exercícios físicos, principalmente em grupo;
  • O aprendizado de um novo idioma;
  • Além disso, aprender a tocar um instrumento musical é ótimo para o desenvolvimento cognitivo e cerebral;
  • Por fim, busque aprender mais sobre soft skills.

8.      Amplie o networking

Também é super importante você investir em networking. Ou seja, na sua rede de contatos profissionais. Desse modo, além de ter boas redes sociais e uma postura bacana na internet, busque:

  • Participar de feiras e congressos da sua área de atuação;
  • Leia livros e veja vídeos no YouTube que irão agregar valor à sua profissão e aos seus conhecimentos do mercado de trabalho;
  • Por último, mas não menos importante, invista pesado em cursos online e qualificações pela internet. Além de mais baratos, esses conteúdos mostram que você gosta de aprender mesmo em casa.

9.      Estude para novas entrevistas

Além disso, esteja preparado(a) para as entrevistas que vão surgir. Dessa forma, leia sobre as perguntas mais comuns em entrevistas e anote todas as suas possíveis dúvidas.

Ah! Temos vários posts que falam sobre entrevistas, dê uma olhada no nosso índice e veja tudo sobre esse tema!

Ademais, há muitos canais no YouTube que te ajudam a lidar com o nervosismo e ansiedade desse momento.

Em resumo, atualmente você pode se preparar para praticamente qualquer coisa pela internet! Nossa página, por exemplo, é uma boa fonte de conhecimentos sobre mercado de trabalho.

10.  Pense em vagas temporárias e/ou freelancers

Recolocação profissional

Nem sempre podemos esperar o emprego dos sonhos para ter satisfação pessoal e profissional, não é mesmo?

Isso significa que às vezes precisamos trabalhar em algo que não amamos para nos sustentar. Nesse sentido, isso não é errado e não há mal algum nisso!

Se precisar, pense em trabalhar em algo temporário ou até mesmo prestar serviços como freelancer. Afinal, as contas e os boletos nem sempre podem esperar uma excelente oportunidade de trabalho.

Para isso, entre em grupos no Facebook, WhatsApp e exponha que você busca algo temporário apenas por algum tempo. Bem como, você pode oferecer os seus serviços em redes sociais ou plataformas como 99Freelas, Vinte Pila, etc.

Curtiu a matéria sobre recolocação profissional? Ative as notificações do Via Fortuna para ficar por dentro das melhores dicas sobre mercado de trabalho e evolução da sua carreira profissional. Conte sempre conosco para o seu desenvolvimento pessoal!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like