Quais os Tipos De Liderança? Guia Completo 2021 Sobre o Tema!

Saiba agora quais os tipos de liderança que existem atualmente e veja qual o tipo melhor se encaixa na sua personalidade profissional

Você sabe quais os tipos de liderança existem atualmente? Pois é, saiba que existem diversos tipos de liderança e isso pode impactar diretamente na sua vida profissional.

Primeiramente, todos sabemos que a liderança no trabalho é fundamental para o bom desenvolvimento das tarefas. Bem como, é indispensável para que a empresa obtenha resultados cada vez melhores.

Todavia, existem vários tipos de liderança e cada um desses tipos geram ambientes organizacionais muito distintos um do outro.

Além disso, podem ocasionar relacionamentos diferentes entre os colaboradores e entre as equipes. Pode ainda impactar diretamente nos resultados finais da companhia.

Para você entender melhor quais os tipos de liderança e suas características, elaboramos este artigo. Nesse sentido, você sairá dessa leitura apto(a) a identificar esses modelos e encontrar o que melhor se adeque à sua realidade.

Venha conosco e tenha uma ótima leitura! Confira!

Afinal, o que é liderança?

Antes de mais nada, vamos entender melhor do que se trata este termo. A liderança consiste em comandar, direcionar e incentivar algumas pessoas a realizar determinadas coisas.

Em resumo, é um processo que pode acontecer de forma natural, quando alguém é um líder nato, por exemplo. Ademais, pode ocorrer através da conquista de um cargo ou da vitória de uma eleição.

Desse modo, é sem dúvidas uma das soft skills mais valorizadas atualmente. Afinal, para que um grupo se reúna e consiga bons resultados, sempre deve haver alguém para orientar e direcionar essas pessoas.

Em síntese, um líder deve ser uma pessoa que realiza as seguintes tarefas:

  • Escolhe junto com os liderados qual o melhor caminho para trilhar;
  • Estabelece prazos e metas que devem ser cumpridos;
  • Inspira e motiva todas as pessoas ao seu redor;
  • Além disso, o líder precisa conhecer bem os seus liderados e saber lidar com as suas individualidades;
  • Bem como, ele deve distribuir as tarefas de forma organizada, justa e da forma mais otimizada possível;
  • Por fim, um bom líder deve ser comunicativo e garantir a harmonia e o diálogo entre todas as pessoas de sua equipe.

Quais os tipos de liderança? Os 7 mais comuns estão aqui!

Quais os tipos de liderança

De antemão, saiba que é possível ser um líder com diferentes características. Desse modo, há alguns líderes que se parecem pais.

Quais são os tipos de liderança

Entretanto, há outros muito rígidos e extremamente técnicos e metódicos. Portanto, entenda melhor os 7 tipos mais comuns de líder e veja em qual modelo você se encaixa melhor. Confira!

1.      Autocrática

Primeiramente, vamos falar sobre o líder autocrata. Nesse modelo de liderança todo o poder está centralizado no líder.

Em resumo, apenas os desejos e metas do líder importam. Assim, a opinião e desejos dos liderados são totalmente ignoradas. Esse é o típico modelo de chefe.

Atualmente, ainda existem muitas empresas que seguem esse tipo de modelo de liderança. Desse modo, apenas os resultados e a execução de tarefas importam.

Todavia, é cada vez mais comum que companhias com esse modelo de líder percam talentos e tenham queda de produtividade. Afinal, ninguém deseja trabalhar em um ambiente sem voz e com altos níveis de coerção, não é mesmo?

2.      Democrática

Como o próprio nome já diz, na liderança democrática todos os colaboradores têm voz. Contudo, o poder é centralizado no líder. Mas ele permite que todos dialoguem e exponham as suas opiniões.

Notamos que esse tipo de liderança tem se mostrado muito vantajosa para diferentes tipos de empresas. Afinal, aqui os funcionários são ouvidos, têm cursos de capacitação e sempre são incentivados a crescer mais.

Em síntese, existe um senso de autorresponsabilidade e a busca pelo crescimento profissional.

3.      Motivadora

a liderança motivadora é baseada no otimismo e na superação de dificuldades. Nesse sentido, um líder motivador sempre está animado e lidera a sua equipe com humor e alegria.

Isso significa que ele não se deixa abater diante dos problemas. Bem como, sempre tira da sua equipe a melhor performance possível.

Resumidamente, ele cria um ambiente saudável e onde a motivação sempre está presente. Recomendamos esse tipo de liderança principalmente para companhias pequenas e com colaboradores mais jovens.

4.      Liberal

Em contrapartida, temos aqui um modelo de líder bastante controverso: o líder liberal. Esse tipo de líder é alguém que não assume o papel e responsabilidades de um líder.

Dessa forma, delega tarefas muito importantes aos liderados e atua de forma nula na resolução de problemas.

Assim, muitas equipes guiadas por esse tipo de líder se sentem perdidas e não têm nenhum exemplo de líder para seguir.

Além disso, é comum que locais geridos por tal líder não tenham respeito por essa pessoa, bem como, o líder não passa nenhum senso de autoridade.

5.      Paternalista

Ademais, existe um tipo de líder que se parece um pai: o paternalista. Um dos maiores problemas dessa liderança é que ela pode ser muito permissiva ou muito rigorosa.

Assim, os colaboradores não veem o líder como um profissional, mas sim como um pai. Ou seja, há uma grande mistura entre a vida profissional e a vida pessoal dos envolvidos.

Em resumo, esse desequilíbrio gera falta de responsabilidade e ausência dos resultados esperados pela equipe.

6.      Carismática

Já a liderança carismática é parecida com a liberal, contudo, ela exige certo cuidado para não ser muito permissiva.

Nesse sentido, um líder carismático consegue encantar a sua equipe e todos os setores da companhia. Assim, tem alto nível de comunicação e consegue lidar com todos os tipos de pessoas.

Desse modo, não precisa coagir ou chantagear ninguém para conseguir aquilo que deseja. Apenas usa do seu carisma e do seu bom relacionamento para garantir os resultados dos seus liderados.

7.      Técnica

Por fim, o líder técnico é alguém altamente capacitado naquilo que executa. Nesse sentido, é um profissional super respeitado e que realiza como ninguém as suas tarefas.

Esse tipo de líder consegue ensinar com maestria as funções que executa e, normalmente, é admirado e valorizado pela empresa onde atua.

Bônus: a liderança ideal

Por último, saiba que a liderança ideal não existe de forma pronta. Desse modo, a forma ideal sobre como liderar precisa ser aprendida por cada indivíduo ao longo da sua trajetória.

Nesse sentido, recomendamos que você avalie em qual delas você melhor se encaixa e, claro, evite ser um líder ruim. Assim, não seja um autocrata ou muito liberal, combinado?

Acreditamos que o equilíbrio é uma das melhores coisas que um líder pode ter na sua busca por aperfeiçoamento.

Quais são as teorias de liderança?

Agora você já viu quais os tipos de liderança mais comuns que temos hoje em dia. Além disso, existem diferentes tipos de teorias de liderança. Veja cada uma delas abaixo:

Quais os tipos de lideranças existentes

Teoria dos traços

Antes de mais nada, falaremos sobre as pessoas que já nasceram com a vocação para ser líder. Assim, elas têm em sua personalidade traços de liderança, tais como:

  • Facilidade de comunicação;
  • Carisma;
  • Inteligência emocional;
  • Dentre outras soft skills importantes para um bom líder.

Teoria do carisma

Ademais, existe uma teoria que fala sobre algumas pessoas que já possuem de maneira nata um grande carisma.

Isso significa que muita gente vai querer seguir essa pessoa. Desse modo, esse perfil de líder costuma gerar grande conexão com o público, muita empatia e é capaz de arrastar multidões por onde vai.

Teoria da atribuição

Em contrapartida, na teoria da atribuição um líder ocupa esse cargo após ser escolhido pelos seus liderados. Ou seja, ele é colocado nesse local de poder.

Resumidamente, isso é comum em eleições municipais e de outras esferas políticas. Bem como, é super comum em colégios, condomínios e outros locais de convivência de pessoas.

Teoria do comportamento

Diferentemente da teoria dos traços, segundo essa teoria, um líder não nasce pronto, mas se desenvolve como tal.

Dessa forma, a liderança precisa (e pode) ser aprendida, desenvolvida e treinada. Diversos profissionais, coachings e líderes acreditam nessa teoria.

Portanto, investem pesado em capacitação de colaboradores e no auto aprimoramento para se tornarem líderes de sucesso.

Teoria situacional

Por fim, na teoria situacional temos uma linha de pensamento que acredita que um bom líder é aquele que se adequa às mais diferentes situações.

Desse modo, um líder ideal precisa se “virar” em qualquer contratempo e conseguir bons resultados mesmo em meio ao caos.

Como posso desenvolver a liderança?

Quais os tipos de liderança

Estamos chegando ao fim da matéria sobre quais os tipos de liderança que existem. Independentemente de qual modelo você goste, veja como você pode desenvolver a liderança desde já:

Quais os tipos de liderança existentes

  • Primeiramente, leia muito sobre o tema e saiba qual tipo de líder você deseja ser;
  • Também recomendamos que você busque canais no YouTube que tratam do assunto. Afinal, quanto mais você souber sobre liderança, mais fácil fica para desenvolver isso na sua vida;
  • Além disso, faça cursos (há opções gratuitas online) sobre liderança. Ademais, aprenda a falar bem em público e deixe toda a timidez de lado. Lembre-se que um líder precisa falar para todos e sobre os mais diversos tipos de assunto. Boa sorte!

Agora você já sabe quais os tipos de liderança e como essa soft skill pode mudar a sua vida! Ative as nossas notificações para você saber tudo sobre evolução de carreira e desenvolvimento pessoal.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like