12 Profissões Para Quem Gosta De Escrever

Conheça neste artigo 12 profissões para quem gosta de escrever e escolha uma dessas carreiras se você curte esse tipo de trabalho

Você sabe quais são as profissões para quem gosta de escrever? Essa habilidade é muito valorizada no mercado de trabalho, por isso, há carreiras em que ela é fundamental.

Antes de entrar em um emprego ou de escolher uma carreira, é super importante entender como é o dia-a-dia da profissão. Bem como, quais conhecimentos e habilidades são essenciais para o desenvolvimento das funções.

Desse modo, há pessoas que amam cozinhar, outras gostam de mexer em carros. Além disso, há quem prefira lidar com o público e falar o tempo todo.

Nesse sentido, existe muita gente que curte ler e/ou escrever. Pensando nessas pessoas, elaboramos o nosso artigo de hoje.

Dessa forma, aqui você vai conhecer 12 profissões para quem gosta de escrever. Ou seja, se você ama escrever, não pode deixar de acompanhar esse post e escolher uma dessas carreiras para seguir. Confira e tenha uma excelente leitura!

12 profissões para quem gosta de escrever

De antemão, saiba que iremos citar as profissões e suas características mais marcantes. Assim, além da habilidade da escrita, você saberá brevemente quais outras qualificações são importantes para cada carreira. Veja!

1.      Redator

Primeiramente, vamos falar de uma das profissões para quem gosta de escrever mais famosas do país: o redator.

Esse profissional é importante tanto para elaborar textos em revistas e jornais, como também para desenvolver conteúdos para:

  • Sites;
  • E-books;
  • Banners e materiais publicitários como folders;
  • Anúncios diversos;
  • Newsletters;
  • Dentre outros formatos.

Nesse sentido, o redator pode elaborar textos nos mais variados formatos, bem como, com intuitos diversos como:

  • Textos para atrair leitores e/ou clientes;
  • Materiais informativos e/ou educativos;
  • Criativos e até mesmo humorísticos;
  • Textos para finalizar vendas.

2.      Copywriter

Por falar em redator, nos últimos anos se popularizou na internet o profissional conhecido como Copywriter.

Assim, se trata de um redator voltado unicamente para a criação de conteúdo para a internet. Ou seja, o Copywriter produz textos que serão encontrados e bem posicionados dentro do Google, o maior motor de busca de conteúdo do planeta.

Atualmente, há cursos gratuitos e pagos para se tornar um Copywriter e uma das vantagens é que essa carreira pode ser desenvolvida 100% remotamente.

Ou seja, você poderá trabalhar de casa ou até mesmo em passeios pelo mundo. Afinal, tudo o que irá precisar é de um computador, internet e criatividade. E aí, animou a seguir essa profissão?

3.      Jornalista

Outra carreira interessante para quem ama escrever é a de jornalista. Desse modo, esse profissional deve escrever muito bem e dominar as técnicas de jornalismo, como criação de leads, manchetes, resumos e elaboração de notícias.

Bem como, é imprescindível saber as normas do bom português e conseguir criar textos que cativem e atraiam o leitor.

Nesse sentido, dá para trabalhar em jornais impressos, revistas, sites, portais de notícias, páginas de redes sociais, redação de jornais de TV, dentre outros locais.

4.      Professor

Entretanto, se além de escrever você também gosta de ensinar, então chegou ao ponto certo do nosso texto de hoje: ser professor.

Atualmente, muitas pessoas sonham em seguir essa carreira, por mais que seja desafiadora e (infelizmente) pouco valorizada no Brasil.

Contudo, com o avanço da tecnologia, muitas pessoas seguem a docência de forma totalmente online e dão aulas pela internet.

Assim, conseguem receber um salário compatível com o mercado e não tem gastos com o deslocamento.

Independentemente da forma como atuam, os professores são profissionais essenciais para o desenvolvimento de qualquer país e se hoje você pode ler esse texto, deve isso a um professor!

5.      Historiador

Gosta de escrever e de ler? Então saiba que uma das profissões para quem gosta de escrever e ler mais bacanas e instigantes é a de historiador.

Nesse sentido, esse profissional deve escrever e relatar com detalhes todas as suas descobertas e constatações históricas.

Desse modo, é necessário elaborar artigos, textos científicos e matérias para sites, jornais e revistas sobre novos estudos realizados por ele e (se existir) por sua equipe.

6.      Cineasta

Gosta de escrever e ama filmes, séries e documentários? Se sim, então pode ser que a escolha certa de carreira para você é a de cineasta.

Esse profissional precisa amar escrever e ser bastante criativo(a). Além disso, deve ter bastante aptidão para noções visuais e de imagem.

Ou seja, além de curtir escrever, recomendamos que você avalie de ama ver filmes, observar fotografias e demais itens audiovisuais. Sim? Então procure saber mais sobre a faculdade de Cinema!

7.      Tradutor

profissões para quem gosta de escrever

Tradutores trabalham a maior parte do tempo sem contato com o público e atuam bastante sozinhos. Afinal, precisam de calma, concentração e silêncio para traduzirem textos, séries, matérias e filmes.

De modo geral, é fundamental amar ler e escrever para seguir essa carreira. Isso porque você precisará ler determinado conteúdo em uma língua e transcrevê-la para outro idioma.

Gosta dessa ideia? Invista na carreira!

8.      Advogado

Sob o mesmo ponto de vista, um advogado precisa de escrever bem e gostar bastante de ler. Nesse sentido, tais habilidades são fundamentais para elaborar defesas e/ou redigir acusações.

Bem como, é fundamental ler leis, conhecer materiais legislativos e compreender os pareceres emitidos por promotores, juízes e peças de outros advogados.

Desse modo, se você sonha em atuar nessa profissão, avalie se a skill da escrita te interessa, combinado?

9.      Editor

Ao passo que você sabe quais profissões escrevem, conheça agora qual delas edita. Desse modo, o editor é quem confere as matérias e conteúdos produzidos pelo redator.

Existe também o revisor, que é um profissional bem parecido com este, mas que revisa os textos antes da aprovação final do editor.

Nesse sentido, é o editor quem aprova ou não determinado conteúdo. Bem como, informa pontos que precisam ser melhorados, aponta erros e até solicita inserção de novos dados e/ou informações em artigos e/ou matérias.

10.  Publicitário

Sob o mesmo ponto de vista, outro profissional que precisa amar escrever é o publicitário. Basicamente, esse indivíduo é responsável por seduzir, cativar, encantar e levar o cliente a tomar uma decisão de compra.

Desse modo, se trata de uma pessoa que deve gostar muito de escrever e ser bastante criativo. Principalmente no mercado atual, as pessoas que atuam na área de publicidade precisam estar antenadas e sentir o que motiva as pessoas no mundo real e também no mundo virtual.

11.  Escritor

Impossível falar sobre as profissões para quem gosta de escrever e não citar o escrito, não é mesmo? Dessa forma, se trata da grande “cereja do bolo” dessa área.

Aliás, muitos jornalistas, professores, redatores e copywriters são também escritores. É possível escrever sobre a realidade, bem como, ser escritor de ficção.

Nesse sentido, você pode ser poeta, escritor de fantasia, de contos, romances, etc. Hoje em dia, dá para lançar livros de forma mais barata e acessível através de pequenas editoras e até mesmo de modo totalmente online, via e-books.

12.  Cientista Social

No mais, se você gosta de sociologia, filosofia e curte estudar sobre a sociedade, talvez a melhor escolha de carreira para ti seja a de cientista social.

Desse modo, se trata de uma profissão que estuda a sociedade, ideologias, movimentos sociais e a cultura humana ao longo da história.

Normalmente esses indivíduos escrevem muito sobre esses temas e podem ser professores de escolas, faculdades e até mentores.

Em síntese, é uma profissão interessante e instigante para quem ama os temas que citamos acima.

O que você precisa desenvolver para trabalhar escrevendo

profissões para quem gosta de escrever

Agora que você conhece as 12 melhores profissões para quem gosta de escrever, entenda como desenvolver essa habilidade e observe se isso é realmente o que deseja fazer pelo resto da vida. Confira:

  • Primeiramente, faça da leitura e da escrita hábitos diários. Dessa forma, leia ao menos uma página por dia de algum livro e escreve sempre. Pode ser escrita à mão ou através dos meios digitais. Bem como, aprenda a gostar de expor os seus escritos, pode ser através das redes sociais ou via blog pessoal;
  • Estude português: estamos em um país de língua portuguesa, portanto, ao trabalhar no Brasil com escrita, você deverá dominar as normas gramaticais da língua. Desse modo, é fundamental conhecer bem conjugação verbal, figuras de linguagem, regras de acentuação e outras características inerentes ao bom profissional que escreve;
  • Saiba lidar com críticas: esse ponto é um pouco mais difícil e que pode levar tempo. Nesse sentido, entenda que independente do quão bem você escreva, vez ou outra alguém pode não gostar e/ou concordar com as suas palavras e está tudo bem. Ou seja, não leve comentários, e-mails e críticas para o lado pessoal. Principalmente no ambiente virtual, isso é bastante comum e pode até te ajudar a melhorar e crescer como profissional, não é mesmo?

E aí, escolheu qual das profissões para quem gosta de escrever que mais combina contigo? Conte pra gente nos comentários e não se esqueça de compartilhar essa matéria com um(a) amigo(a) que gosta muito de escrever!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like