15 Profissões Para Pessoas Que Não Gostam De Falar

Clique aqui e conheça agora as 15 profissões para pessoas que não gostam de falar e escolha uma dessas carreiras se você é uma pessoa introvertida

Você sabia que existem profissões para pessoas que não gostam de falar? Nesse sentido, essas carreiras são ideais para quem é mais introvertido(e) e/ou tímido(a).

Normalmente, é super comum que as empresas e agências de recrutamento optem por pessoas que saibam falar em público.

Bem como, que tenham boa desenvoltura e comunicação interpessoal. Entretanto, nem todas as carreiras vão exigir de você a necessidade de lidar com o público.

Além disso, existem algumas profissões que são famosas por serem bastante solitárias e que não precisam de colegas e chefes perto de você a todo momento.

Que tal conhecer as 15 profissões para pessoas que não gostam de falar? Se você pensa em se recolocar no mercado de trabalho ou está iniciando a sua carreira e é mais introvertido(a), não pode perder essa matéria! Confira e tenha uma excelente leitura!

As 15 profissões para pessoas que não gostam de falar

Antes de mais nada, saiba que mesmo que as profissões a seguir lidem pouco com pessoas, é fundamental ter consciência que qualquer carreira exigirá o mínimo de contato com outros indivíduos.

Nesse sentido, vamos elencar as 15 carreiras que lidam pouco com pessoas e que exigem que você fale pouquíssimo. Mas não se esqueça de desenvolver atributos importantes como inteligência emocional e senso de trabalho em equipe, combinado. Olha só!

1.      Fotógrafo

Primeiramente, vamos falar de uma profissão que possui dois lados distintos. Atualmente, temos fotógrafos de eventos, ensaios e de pessoas. Esse profissional precisa ser bastante comunicativo, cativante e saber falar com os mais diversos tipos de clientes.

Todavia, existe uma outra categoria de fotógrafo que, basicamente, não se relaciona com o público e que costuma registrar as seguintes situações:

  • Vida cotidiana de grandes metrópoles;
  • Animais;
  • Arquiteturas;
  • Paisagens;
  • Obras de arte;
  • Elementos rurais e/ou urbanos.

2.      Escritor

Se você ama escrever e não gosta de falar muito, saiba que temos uma dica de profissão ideal: a de escritor(a).

Nesse sentido, se trata de uma carreira solitária e que exige alto nível de concentração. Desse modo, escritores costumam passar os seus dias nos escritórios lendo e escrevendo sobre os mais diversos assuntos.

Atualmente, com o avanço da internet, surgiram novas modalidades de escritores, como blogueiros e copywriters.

3.      Arquivista

Sob o mesmo ponto de vista, outra carreira super solitária é a do arquivista. É claro que vez ou outra ele lida com alguém.

Contudo, os diálogos costumam ser super breves e simples. Esse profissional cuida, como o próprio nome já diz, de arquivos e costuma trabalhar em espaços de coleta e conservação de materiais, papéis e outros tipos de arquivos.

Ou seja, se você se considera uma pessoa metódica, gosta de organização e de falar pouco, essa carreira pode ser perfeita para você!

4.      Programador

Entretanto, se você é introvertido mas gosta muito de tecnologia, a melhor opção de profissão pode ser a de programador.

Atualmente, essa é uma das carreiras mais promissoras no mercado nacional. Afinal, esse profissional é responsável pela criação, aprimoramento e inovação de programas, sites e até de aplicativos.

Desse modo, os dias de programadores costumam ser em frente a telas de computadores e, na maior parte do tempo, eles estão sozinhos.

É claro que você pode atuar em grandes companhias, todavia, mesmo nelas, é necessário silêncio para que todos possam trabalhar sem cometer erros e deslizes na concepção de projetos.

5.      Analista Financeiro

profissões para pessoas que não gostam de falar

Outra profissão solitária e que passa as horas na frente do computador é o analista financeiro. Nesse sentido, se trata de um profissional que analisa dados, informações contábeis e resultados obtidos em determinadas transações.

Basicamente, é uma carreira que costuma ser solitária e que exige imensa atenção e bastante conhecimento em cálculos, matemática e do mercado de finanças.

6.      Estatístico

Certamente, você já viu pesquisas eleitorais, de opinião e de vários assuntos na TV, nos jornais e até na internet, não é mesmo?

Dessa forma, existem as pessoas que coletam dados e informações. Mas quem analisa esses dados e oferece os resultados é o estatístico.

Nesse sentido, se trata de um profissional que interpreta dados e oferece resultados para o órgão de pesquisa. Atualmente, não existe nenhuma faculdade específica para essa carreira.

Entretanto, você pode se formar em um curso na área de Ciências Exatas e se tornar esse profissional.

7.      Editor de áudio

Um editor de áudio está, sem dúvidas, entre as profissões para pessoas que não gostam de falar.

Isso porque esse profissional precisa de silêncio para lidar com gravações de shows, palestras e equalizar o áudio de modo que fique harmônico e audível para todos que estão em determinado ambiente.

Ademais, existem editores que trabalham de forma totalmente remota. Ou seja, eles atuam em Home Office e enviam para os clientes os áudios de reuniões, podcasts e outras situações via serviço de nuvem ou por e-mail.

8.      Astrônomo

Outra profissão ideal para quem fala pouco e quer lidar o mínimo possível com pessoas é a de astrônomo.

De antemão, saiba que é uma das carreiras mais difíceis de se seguir e que exige bastante dedicação e empenho.

Dessa forma, é uma carreira ideal para quem gosta de ficar sozinho(a) e se interessa por olhar as estrelas e os astros.

Existe a opção de trabalhar em órgãos públicos, como universidades federais ou em entidades privadas de educação, como fundações e faculdades.

Bem como, você pode seguir carreira em grandes empresas, como a NASA, por exemplo.

9.      Técnico de Laboratório

Você se recorda do dia-a-dia que citamos do analista financeiro? Então, a rotina de um técnico de laboratório é super parecida.

Todavia, esse profissional analisa exames e dados clínicos. Nesse sentido, o profissional costuma passar o dia em silêncio, realizando análises e conferindo as informações antes de assinar o parecer.

Atualmente, é uma das profissões para pessoas que não gostam de falar que mais indicamos. Afinal, há boas ofertas de emprego e não costuma haver grandes crises, pois está diretamente ligada à área da saúde.

10.  Tradutor

Outra profissão ideal para quem não gosta muito de falar e lidar com o público é a carreira de tradutor.

Esse profissional passa textos e/ou áudios de uma língua para outra. Nesse sentido, o mercado cresceu bastante com o avanço da internet e com a globalização.

Desse modo, o tradutor pode lidar com mídias e produtos diversos, tais como:

  • Os tradicionais artigos, livros e revistas (comuns e/ou científicos);
  • Canais do YouTube;
  • Filmes e desenhos animados;
  • Séries e novelas.

Em resumo, é possível atuar nessa carreira em escritórios ou até mesmo de casa.

11.  Caminhoneiro

Já comentamos sobre essa profissão em outro post aqui do blog. Nesse sentido, ser caminhoneiro(a) é ideal para quem gosta da solidão e ama dirigir.

Dessa forma, é uma carreira que não exige que você lide com pessoas o tempo todo. Bem como, costuma necessitar que você fique por dias e até semanas longe de casa.

Portanto, avalie esses pontos antes de colocar o pé na estrada, combinado?

12.  Assistente virtual

Que a tecnologia veio para ficar, todos nós sabemos. Todavia, que tal ser um(a) secretário(a) aí da sua casa?

É isso mesmo! Ser assistente virtual se tornou super comum, principalmente após o período de isolamento social imposto pelo novo coronavírus.

Dessa forma, é possível cuidar de agendas, reuniões e do dia-a-dia de chefes, líderes, empresários e de outras pessoas de forma totalmente remota.

Isso facilitou tanto a vida dos contratantes, que não precisam manter um local para o assistente, como também para o profissional, que pode trabalhar da sua casa!

13.  Bibliotecário

profissões para pessoas que não gostam de falar

Adora livros e curte ler? Se sim, ser bibliotecário(a) pode ser a melhor opção de carreira para você!

Atualmente, existe faculdade para isso e você pode trabalhar tanto em órgãos públicos, como em entidades privadas.

Esse profissional costuma ter uma rotina solitária e cercado de livros, revistas e textos dos mais diversos tipos.

14.  Guarda florestal

Se você gosta de ficar sozinho(a) e ama a natureza, ser um(a) guarda florestal é uma das melhores escolhas de carreira.

Para isso, é interessante estudar Engenharia Ambiental, Biologia ou realizar algum curso correlacionado à área.

Ademais, é possível trabalhar em locais de proteção ambiental, como florestas urbanas e até mesmo em grandes parques nacionais ou biomas, como o Pantanal.

Em síntese, haverá muito contato com animais e com a natureza e pouquíssimo com o ser humano.

15.  Veterinário

Do mesmo modo, se você ama animais pode optar pela carreira de veterinário(a). Nessa profissão, você precisará lidar muito mais com pets ou outros tipos de animais do que com pessoas.

Assim, pode atuar em clínicas na cidade ou em locais mais afastados, como em fazendas, propriedades rurais ou até mesmo em áreas de proteção ambiental, assim como os guardas florestais.

Você gostou de conhecer as 15 profissões para pessoas que não gostam de falar? Qual delas mais combina com você? Deixe nos comentários e não se esqueça de compartilhar esse post com os seus amigos que também são introvertidos e desejam seguir uma dessas carreiras!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like