Profissões Do Setor Primário 2021: Saiba Quais São e As Características Dessas Carreiras!

Conheça agora tudo sobre as profissões do setor primário: quais são, as suas principais características e saiba se alguma dessas carreiras combina com o seu estilo de vida

Na matéria de hoje falaremos sobre as profissões do setor primário e suas principais características.

Antes de mais nada, precisamos ressaltar que nosso portal sempre busca oferecer informações diversas sobre carreira, currículos e mercado de trabalho.

Nesse sentido, no post de hoje, discorreremos um pouco sobre a economia do país, os setores da economia e como isso influencia as nossas vidas.

Portanto, se você tem dúvidas sobre qual carreira seguir ou deseja mudar de área de trabalho, que tal conhecer melhor as profissões do setor primário?

Leia essa matéria completa e entenda melhor como é possível alinhar práticas de trabalho antigas à modernidade e tecnologia. Tenha uma ótima e inspiradora leitura!

Quais são os setores da economia?

Primeiramente, entenda melhor como funciona a economia dos países. Desse modo, para facilitar o estudo e a compreensão dos mecanismos econômicos, o sistema capitalista ao qual estamos inseridos divide a economia em 3 grandes áreas.

Conhecemos essa divisão como os setores da economia, são eles:

Setor PrimárioSetor SecundárioSetor Terciário
Tem como fundamento a exploração dos recursos naturais.Esse setor é voltado para a indústria e desenvolvimento tecnológico.Produção de bens materiais e venda de serviços.

Posteriormente, escreveremos outros artigos explicando melhor detalhes sobre o setor secundário e terciário. Porém, hoje nos deteremos mais no setor primário. Compreenda melhor a importância dessa área econômica agora.

Afinal, o que é o setor primário?

De antemão, saiba que o setor primário tem esse nome por ter sido o primeiro a existir e se desenvolver na história da humanidade.

Nesse sentido, desde o surgimento do ser humano na Terra o homem empregou algumas ações que hoje consideramos como parte desse setor, tais como:

O que são profissões do setor primário

  • Caça de animais para a alimentação de si e da sua família;
  • Plantação de alimentos;
  • Extração da pele de animais para vestuário.

Entretanto, com o passar dos séculos essas práticas foram se desenvolvendo e se tornaram tal qual conhecemos hoje.

Quais são as atividades deste setor?

Sob o mesmo ponto de vista, os nomes e as formas de realizar a pesca, a plantação e a criação de animais mudaram. Portanto, as atividades desenvolvidas pelas profissões do setor primário estão ligadas atualmente às seguintes atividades:

Pecuária

Profissões do setor primário

A pecuária nada mais é que a criação de animais para o consumo humano. Desse modo, nessa atividade temos basicamente o cultivo de animais para 2 fins distintos, a saber:

Profissões do setor primário da economia

  • Alimentação;
  • Retirada de couro e lã para a produção de materiais.

Agricultura

Em contrapartida, temos outra forma de cultivo muito empregada no Brasil, que é a agricultura. Nessa atividade, o homem cultiva na terra itens essenciais para a produção de alimentos.

Assim, os principais produtos primários produzidos no Brasil são:

Tipos de profissões do setor primário

  • Soja;
  • Cana-de-açúcar;
  • Arroz;
  • Milho;
  • Feijão;
  • Dentre outros alimentos comuns na mesa do brasileiro.

Caça

A caça já foi uma prática bastante comum. Entretanto, atualmente no Brasil a legislação só permite que pequenos grupos específicos a realizem, como algumas tribos indígenas, por exemplo.

Nesse sentido, isso só pode ocorrer em áreas onde a caça é fundamental para que as pessoas consumam carne de alguma forma.

Em diversos países essa prática é legal, porém, enfrenta muitas críticas devido à extinção de animais e outros fatores. E você, o que acha da caça? Conte abaixo nos comentários a sua opinião sobre esse tema polêmico.

Extrativismo

o extrativismo consiste na extração de itens da natureza para dois fins, que são a transformação em mercadorias ou a alimentação humana.

Essa atividade é muito ampla, dessa forma, possui 3 subdivisões, que são:

Extrativismo mineral

Nessa atividade temos a retirada de riquezas do solo ou do subsolo e a exploração de minérios. Atualmente, um dos locais onde esse tipo de prática é muito comum é em Minas Gerais em cidades como Itabirito, Brumadinho, Congonhas, dentre outros municípios.

Extrativismo animal

Já o extrativismo animal consiste em duas práticas que são a caça e a pesca. Conforme falamos anteriormente, no Brasil não podemos caçar, a não ser em casos de grupos que necessitam disso para se alimentar.

Já a pesca, é amplamente praticada tanto em água salgada, quanto em água doce. Contudo, o governo proíbe esse tipo de prática durante a piracema. Nesse momento, os peixes precisam ser mantidos vivos para a reprodução das espécies.

Extrativismo vegetal

Por fim, temos o extrativismo vegetal que também é bastante empreendido no Brasil. Aqui, são retiradas de árvores e plantas recursos para a fabricação de remédios, suplementos, móveis, dentre outros milhares de produtos.

Agropecuária

A agropecuária é, sem dúvidas, uma das atividades mais desenvolvidas no nosso país. Desse modo, ela é a junção da agricultura com a pecuária.

Silvicultura

Por último, temos a silvicultura que surgiu nas últimas décadas e é super importante para o desenvolvimento sustentável.

Essa é a ciência que estuda métodos para:

Exemplo de profissões do setor primário

  • Explorar os recursos naturais de forma menos invasiva ao meio-ambiente;
  • Visa usar racionalmente e com técnicas de regeneração os itens retirados da natureza de modo geral.

Em síntese, essa ciência pretende impedir a exploração natural desmedida e irreversível. Afinal, a matéria-prima no setor primário é retirada 100% da natureza que, como sabemos, é limitada e diminui drasticamente a cada dia.

Profissões do setor primário

Depois de ter esse mini guia das aulas de geografia da escola, você notou que esse setor é realmente um dos mais importantes do Brasil, não é mesmo?

Todavia, se você está pensando que tais áreas só emprega mão-de-obra para colocar a “mão na massa”, está muito enganado(a)!

Atualmente, existem algumas vagas em aberto para todas as atividades desse setor. Que tal conhecer agora as melhores profissões do setor primário?

Quem sabe você não opta por uma dessas carreiras ou muda os rumos da sua vida profissional agora mesmo? Confira!

Técnico em Mineração

Ótima área de atuação no Brasil, em especial em estados como Pará e Minas Gerais. As principais atividades desenvolvidas por esse profissional são:

Exemplos profissões do setor primário

  • Controla e programa as operações minerárias;
  • Elabora técnicas para a extração de minérios e estuda as melhores e mais seguras possibilidades desse tipo de atividade.

Técnico em pecuária

Já esse técnico é responsável por:

Quais são as profissões do setor primário

  • Melhora e aprimora as técnicas de reprodução dos animais;
  • Checa e coordena as ações que ajudam no desenvolvimento dos animais que serão utilizados para o consumo humano;
  • Bem como, auxilia na segurança sanitária e na saúde desses animais.

Técnico em agronegócio

Resumidamente, esse profissional estuda e obtém conhecimentos para administrar fazendas. Desse modo, sabe quais são as melhores práticas no mercado agrícola e também industrial.

Além disso, controla e administra os negócios inerentes a esse tipo de atividade.

Técnico em agrimensura

Para realizar construções, plantações ou qualquer atividade em solo, é necessário contar com um aval desse profissional. Assim, o técnico em agrimensura é responsável por:

Quais profissões são do setor primário da economia

  • Levantar documentos cartográficos;
  • Fazer desenhos topográficos;
  • Ademais, ele faz levantamentos topográficos;
  • Também realiza medições de locais em áreas rurais e urbanas.

Técnico em aquicultura

Profissões do setor primário

O técnico em aquicultura é responsável pelas atividades ligadas à vida marinha. Ou seja, é ele quem cuida da produção, etapas de abate, comercialização e todo o processo de produção de peixes e outros seres marinhos como lulas, lagostas, etc.

Como posso ser um profissional valorizado nessa área?

Por fim, se você gostou de saber mais sobre as profissões do setor primário e curte essa área de atuação, é hora de saber mais sobre o assunto.

Assim, caso você deseje seguir algumas das carreiras que citamos acima, veja algumas dicas que podem te ajudar a ter sucesso e uma boa remuneração. Veja só!

Exemplos de profissões do setor primário

  • Primeiramente, recomendamos que você se informe sobre a profissão que você mais gostou. Desse modo, busque canais no YouTube que falam sobre o tema e leia matérias sobre a carreira. Ademais, pesquise em sites como LinkedIn e Glassdoor como os profissionais atuam e quais são as perspectivas de trabalho;
  • Além disso, avalie se você realmente ama esse tipo de atividade e esteja pronto(a) para possíveis mudanças. Nesse sentido, avalie se para você será bom morar em uma propriedade rural ou em uma cidade mineradora. Portanto, pense nos seus sonhos, na sua família e se você julgar que será positivo, invista sim em uma das profissões do setor primário;
  • Bem como, saiba que os trabalhos que envolvem tecnologia e exploração natural estão cada vez mais em alta. Assim, estude muito sobre novas práticas de extração de recursos naturais, invista em cursos sobre sustentabilidade e economia circular. Resumidamente, precisamos retirar recursos da natureza, porém, devemos fazer isso com responsabilidade e muito cuidado. Afinal, a natureza possui limites e suas matérias-primas acabam a cada dia.

Por último, tenha em mente que todas as profissões são relevantes e vivemos em um mundo capitalista em que cada peça (profissão) da engrenagem é extremamente importante e deve ser valorizada.

Finalmente, agora você já conhece as profissões do setor primário e suas principais características. Desse modo, conte pra gente nos comentários o que achou dessa matéria e deixe suas críticas, elogios e até mesmo sugestões de outros temas para futuros posts!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like