O Que Perguntar Ao Entrevistador: 16 Perguntas Imperdíveis

As entrevistas de emprego são situações em que detalhes podem influenciar a decisão do entrevistador

Quando vamos a uma entrevista, temos que estar preparados para as diversas perguntas do recrutador

Atualmente, o mercado de trabalho também pede que o candidato demonstre interesse sobre a empresa.

Por isso, perguntar ao entrevistador é uma estratégia útil. Pois, dá margem para conhecer a organização a fundo e mostrar que você quer fazer parte daquele local de trabalho.

Neste artigo, mostraremos os benefícios de perguntar ao entrevistador no momento da entrevista.

Confira a seguir!

Por que fazer perguntas para o entrevistador?

Atualmente, o mercado de trabalho está bem concorrido. Então, os detalhes te aproximam de uma recolocação no mercado. 

Dessa maneira, um dos detalhes que pode te ajudar no momento da entrevista é fazer perguntas ao entrevistador. Você pode elaborar diversas perguntas na entrevista, desde o que é esperado para o seu cargo até como é o ambiente de trabalho

Fazer perguntas sobre a empresa ao recrutador mostra seu interesse sobre a vaga e vontade de trabalhar.

E como saber o que perguntar na entrevista? 

Para isso, o candidato deve fazer uma pequena pesquisa sobre a empresa à qual se candidatou. Nessa pesquisa, busque nas redes sociais e nos sites corporativos.

O Glassdoor é um site que faz um apanhado sobre ambientes de trabalho, com avaliações de pessoas que já trabalharam ou passaram por entrevistas em diversas empresas, além do LinkedIn.

Ao chegar bem informado sobre a empresa, o candidato ganha credibilidade na entrevista de emprego e o recrutador percebe que ele está interessado em trabalhar no local. 

Quando o recrutador abrir o momento para as perguntas, o candidato terá as melhores perguntas para uma entrevista de emprego, saberá o que não perguntar, além de conhecer os projetos desenvolvidos na organização.

Quais perguntas posso fazer sobre o cargo?

Você já se perguntou como saber o que perguntar na entrevista no que diz respeito ao cargo e o que não perguntar? Em suma, o candidato deve fazer perguntas mais técnicas sobre sua área para ter uma noção do que é esperado para a vaga. 

Assim, perguntar ao consultor do RH quais são os objetivos que os candidatos devem cumprir no começo de trabalho e quais problemas a empresa espera sanar com a contração do novo profissional torna-se fundamental.

O candidato também pode perguntar como é cotidiano da vaga, qual é seu papel na empresa e o que a empresa busca em um profissional para o cargo. 

Além disso, é válido perguntar sobre os valores pessoais que podem agregar ao cargo.

Ao fazer uma pergunta ao entrevistador, o candidato pode indagar se existe um plano de carreira para o cargo e como funciona o crescimento profissional na empresa. 

Mas, o que não perguntar na entrevista de emprego no quesito cargo? 

Evite perguntar sobre salários e benefícios, já que são assuntos informados no anúncio da vaga. Caso o anúncio não contenha informações sobre esses tópicos, o recrutador deve revelá-los na hora da entrevista. 

Como perguntar ao entrevistador sobre a empresa?

Primeiramente, o candidato deve saber que a entrevista de emprego não é um monólogo do entrevistador. Portanto, deve haver troca de informações e oportunidade para criar um bate-papo entre eles. 

Mas, há um momento ideal. Ou seja, saiba quando fazer uma pergunta ao entrevistador.

Dessa maneira, evite interromper o gestor, sempre ouça com atenção e, depois, busque criar uma conversa com o recrutador. Isso serve também para os candidatos mais tímidos, que devem treinar previamente suas falas e evitar que a conversa siga para um lado desconfortável.

Além disso, o profissional pode perguntar ao analista sobre o ambiente de trabalho da organização, o cotidiano e como são as lideranças, assuntos que só quem trabalha na empresa pode responder. 

Estimule o entrevistador a perguntar sobre você

Se você estimula o entrevistador a perguntar sobre você, abre a oportunidade de mostrar mais sobre o seu lado profissional e pessoal. Há diversos momentos nos quais o entrevistador faz perguntas sobre você. 

Por isso, aproveite para se mostrar um candidato interessante para a empresa e também ao recrutador.

Ele pode fazer perguntas sobre o seu currículo, últimas experiências e suas habilidades para vaga. Além desses tópicos, pense em como você criará o roteiro para o famoso Me conte sobre você.

Quando o recrutador abre o espaço para o candidato falar, lembre-se que é nesse momento que você deve ser atrativo contando sua jornada com energia e detalhes.

Com uma boa narrativa, você pode criar uma identificação com seu entrevistador e, assim, ganhar pontos com uma história bem contada.

Também aproveite para mostrar seu valor em relação aos fatores que a empresa procura, se colocando como solucionador de problemas. 

Posso perguntar ao entrevistador sobre a equipe?

Esta é uma das melhores perguntas para uma entrevista de emprego. O profissional deve perguntar ao gestor de RH sobre a equipe, de modo a saber como é a relação entre os colegas de trabalho e o como é o ambiente no qual ele trabalhará se for aprovado. 

Quando fizer uma pergunta ao entrevistador, pense sobre suas dúvidas em relação à equipe. Pergunte sobre os cargos que compõem o time e o relacionamento entre os setores e funcionários da organização

Além disso, não se esqueça de perguntar sobre a posição da vaga e quais são os seus respectivos papéis de trabalho na equipe.

Atualmente, as empresas estão atuando em home office. Por isso, este é um bom tópico de pergunta para entrevista de emprego. Pergunte como é a estrutura de relacionamento na internet, qual é a frequência de reuniões e os canais de comunicação com a equipe.

O que não perguntar para o entrevistador?

Além de identificar quando fazer uma pergunta para o entrevistador, você sabe o que não perguntar? Vale destacar que há diversos temas impróprios para o primeiro contato com o empregador. 

1 – Evite perder o foco ao fazer perguntas ao recruta

Quando fizer uma pergunta ao analista, nunca seja invasivo e não perca seu foco na entrevista com perguntas desnecessárias. Dessa maneira, aja como naturalidade, profissionalismo e só faça apenas perguntas pertinentes ao cargo e a empresa.

2 – Evite perguntar sobre informações às quais o recrutador não tem acesso

O profissional não deve perguntar para o entrevistador sobre temas que ele não tenha conhecimento. Assuntos das áreas comerciais, financeiras e metas da entidade são assuntos sigilosos aos quais o recrutador não tem acesso.

3 – Evite perguntar sobre coisas pessoais ao recrutador

As perguntas pessoais também estão fora de cogitação na hora da entrevista. Ainda, benefícios e salários não devem ser o primeiro assunto abordado pelo candidato, já que essas informações são passadas antes da entrevista de emprego ou durante sua duração.

4- Evite fazer perguntas que tenham respostas óbvias

Por fim, não pergunte ao entrevistador assuntos óbvios, irrelevantes e perguntas cujas respostas podem ser encontradas no Google ou no site da empresa. Pense em questões pertinentes que você acredita que causarão boa impressão ao entrevistador e também sanarão uma possível dúvidas sobre o cargo.

Posso perguntar ao entrevistador quando terei a resposta?

O candidato pode perguntar ao gestor quando terá a resposta da entrevista se ele não tiver mencionado ao dar o feedback. Nesse caso, cabe ao candidato perguntar os próximos passos do processo seletivo

Consequentemente, pergunte ao recrutador se ele tem informações sobre o tempo de resposta para retorno. Cada corporação tem um intervalo de tempo para dar a resposta ao candidato. 

Como resultado, não desanime se o recrutador disser que entrará em contato.

Se o tempo estimado para receber o feedback for ultrapassado, você pode enviar um e-mail pedindo a resposta sobre o processo seletivo. Portanto, procure o e-mail que te enviou o convite para a entrevista e peça informações sobre o processo de seleção. 

O e-mail deve ser gentil e respeitoso. Lembre-se que o entrevistador faz diversas entrevistas para uma vaga, então pode ter esquecido de anunciar o resultado.

O que falar no final da entrevista?

Ao final da entrevista, geralmente o recrutador abrirá espaço para você tirar suas dúvidas sobre a vaga. 

Nesse momento, você deve ter pelo menos duas perguntas na manga. Com pelo menos duas perguntas, além de demonstrar interesse, você prova que ficou atento ao que o entrevistador falava.

No final, o profissional também pode fazer alguma pergunta para o consultor de recursos humanos, se ele ficou com alguma dúvida sobre o currículo ou em algum ponto da entrevista, abrindo assim um diálogo com o recrutador.  

Por fim, agradeça novamente pela oportunidade de estar na entrevista de emprego e faça uma breve análise do que achou da vaga e da organização.

As melhores perguntas para fazer na entrevista

Como saber o que perguntar na entrevista? 

Separamos três tópicos que são essenciais para você perguntar em sua entrevista. Desse modo, você conhecerá as melhores perguntas para uma entrevista de emprego atualmente. 

1 – Comece por fazer perguntas sobre a vaga

Se o candidato deseja saber o que perguntar em uma entrevista de emprego, nada melhor do que começar perguntando sobre a vaga à qual está se candidatando. É válido perguntar sobre a área de atuação na empresa, como é o cotidiano e se existe um plano de carreira para a função.

Após perguntar sobre a vaga, o candidato pode perguntar sobre a entidade que pode contratá-lo. 

2 – Faça perguntas sobre seu potencial novo empregador

E como saber o que perguntar na entrevista de emprego no que diz respeito à entidade? As perguntas podem estar relacionadas ao ambiente de trabalho, lideranças, como é a visão de mercado da empresa e aos valores humanos que o empregador procura em seus empregados

Se o trabalho for presencial, vale perguntar sobre as medidas de segurança que o empregador está tomando para conter o coronavírus no local.

As perguntas sobre a equipe ou projeto são baseadas em sua área específica. Dessa maneira, procure saber como são formadas as equipes e como é o líder da equipe na corporação

O candidato pode desejar saber sobre o projeto. Por exemplo, se o candidato for social media, torna-se válido saber em quantas contas ele trabalhará, qual é o ramo dos clientes, entre outros assuntos. 

Veja abaixo exemplos de perguntas para cada tópico:

Sobre a vaga

●    Há margem de crescimento nesta vaga? A organização faz um projeto de carreira para seus empregados?

●    Como é o cotidiano na companhia?

●    Como é o relacionamento da minha vaga com o restante dos setores da empresa?

●    Como funciona o home office da empresa na minha área?

●    Quais são as expectativas em curto prazo para o contratado?

Sobre a empresa

●    Como é o ambiente de trabalho na empresa?

●    Como vocês lidam com a diversidade na empresa?

●    Quais valores pessoais a corporação busca em um candidato?

●    Qual é a cultura da empresa?

●    Como são as medidas de segurança da empresa para lidar com a Covid-19?

●    Em qual momento empresarial a entidade se encontra?

Sobre a equipe ou projeto

●    Quantas pessoas fazem parte da equipe?

●    Como é o tipo de liderança do gestor da equipe?

●    Como são os clientes do empregador?

●    Como é o trabalho em equipe da empresa?

●    Quais são as metas em curto prazo que o candidato precisa sanar?

Conclusão

Agora que você sabe o que perguntar em uma entrevista de emprego, coloque em prática esse hábito na sua próxima entrevista. 

Perca o medo de perguntar ao entrevistador, estude sobre a empresa e sempre pense em pelo menos três melhores perguntas para uma entrevista de emprego. 

Além disso, sempre atualize seu currículo, compareça no horário marcado pelo recrutador, seja simpático, enérgico e lembre do momento ideal para fazer as perguntas ao recrutador.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like