Guia 2021: O Que Levar Para Uma Entrevista De Emprego

Um leitor nos enviou a seguinte pergunta: “o que levar para uma entrevista de emprego?” Para responder a essa indagação realizamos uma pesquisa.

Desse modo, fizemos um levantamento sobre os itens essenciais nesse momento da sua carreira.

Muitas pessoas, principalmente os mais jovens, podem ter dúvidas em relação a isso. Afinal, será que existem coisas que jamais devemos esquecer em casa quando formos participar de uma entrevista?

Além disso, em pleno 2021, ainda é necessário levar papéis ou documentos físicos para uma conversa com o recrutador?

Se você tem essas dúvidas e até outras indagações sobre o tema, continue conosco e tenha uma excelente leitura! Confira o post na íntegra abaixo sobre o que precisa levar para uma entrevista de emprego.

Afinal, o que levar para uma entrevista de emprego?

Antes de mais nada, saiba que a entrevista começa muito antes de você se sentar frente a frente com o recrutador.

Dessa forma, recomendamos que você faça justamente o que está realizando agora: que estude. Ou seja, antes mesmo da reunião na empresa ou na agência de emprego, se prepare para esse encontro.

Sem mais delongas, vamos te mostrar o que você não deve esquecer de levar no dia da entrevista de emprego. Olha só!

Cópias do seu currículo

Quando pensamos sobre o que precisa levar para uma entrevista de emprego, uma das primeiras coisas que vêm à mente é o currículo, não é mesmo?

Nesse sentido, recomendamos que você leve de duas a cinco cópias deste documento no dia da entrevista. Afinal, o recrutador pode querer ver o seu currículo impresso e poder anotar algo nele, como o seu WhatsApp, por exemplo.

Além disso, lembre-se que uma entrevista pode ser uma ótima oportunidade de networking. Ou seja, quem sabe outro candidato(a) não se interesse em te indicar para a empresa que atuava? Já vimos isso ocorrer e é mais comum do que você imagina!

Canetas e um bloquinho de papel

Ademais, mesmo na era digital, é importante ir para a entrevista com um papel e caneta. Desse modo, você não precisará anotar nada no seu celular.

Por falar nisso, lembre-se de manter o seu smartphone desligado durante a entrevista. Afinal, nada pode ser mais desagradável do que realizar uma entrevista de trabalho com sons de chamadas e notificações ao fundo, não é mesmo?

Todas as informações da empresa + dados da entrevista

O que é necessário levar para uma entrevista de emprego de mais importante além dos dados da empresa? Nada!

Em resumo, mesmo que você saiba de cor o endereço, não confie na memória e anote tudo! Recomendamos ainda que você escreva a data e hora da reunião, bem como, não se esqueça de anotar o nome do recrutador.

Nesse sentido, também julgamos relevante você escrever dados importantes da companhia. Afinal, isso poderá te ajudar no desenvolver da entrevista.

Ou seja, anote se a empresa ganhou algum prêmio ou reconhecimento no último ano. Também é legal se mostrar antenado(a) às novidades e aos desdobramentos da organização diante do cenário econômico atual.

Em alguns casos, apresentar um portfólio é importante

Quando pensamos no que se deve levar para uma entrevista de emprego, em alguns casos, o portfólio é item essencial.

Dessa forma, esse documento é muito bacana para fotógrafos, designs, desenhistas, arquitetos e pessoas que atuam em áreas criativas, por exemplo.

Sob o mesmo ponto de vista, é muito bacana ter um portfólio online, é claro. Todavia, leve alguns papeis do item, como os melhores desenhos ou fotografias premiadas, por exemplo.

Ah! Só exponha isso caso você esteja em uma entrevista para a área, combinado? Afinal, não faz sentido um desenhista expor seus trabalhos se deseja migrar de área e ser corretor de imóveis.

Carta de recomendação, caso haja uma

Além disso, se você tiver uma carta de recomendação (ou mais de uma) deve levar esse papel. Assim, logo que iniciar o diálogo com o recrutador, apresente a carta e mostre que você possui uma boa referência para estar ali.

Mesmo com o avanço da internet e com o crescimento das redes sociais, as cartas de recomendação nunca perdem o seu valor e, claro, a sua importância. Portanto, imprima a sua carta (se ela estiver no e-mail ou nuvem) e leve!

Certificados e diplomas

Na hora da entrevista, muitos recrutadores gostam de ver os certificados e diplomas de candidatos.

Por isso, não arrisque e leve os seus na hora de se encontrar com o representante da companhia. Todavia, se você possui muitos diplomas, não precisa sair com todos!

Desse modo, leve apenas os mais importantes e que tenham relação direta com o cargo que você deseja ocupar na companhia. Ou seja, priorize qualquer curso, workshop, palestra e certificado que valorize você para o cargo que deseja ocupar neste momento da sua carreira.

Não se esqueça de levar dinheiro

Muitas pessoas não falam sobre isso, mas não podemos deixar de expor a importância de levar dinheiro no dia da entrevista de emprego.

Desse modo, caso a reunião atrase ou caia uma chuva, você não passa por constrangimentos e nem fica em maus lençóis.

Assim, leva uma grana em espécie ou cartões de débito e crédito para fazer um lanche ou chamar um carro na hora de ir embora.

Documentos pessoais

O que levar para uma entrevista de emprego

Por fim, sempre leve os seus documentos pessoais originais para a entrevista de emprego. Contudo, não precisa sair com uma mala de itens de casa não, viu?

Nesse sentido, indicamos que você leve a sua Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e, se desejar, o título de eleitor (sem obrigatoriedade).

Em resumo, o mais importante são os dois primeiros itens. Afinal, com ambas as carteiras, você consegue se identificar e também comprovar as suas experiências profissionais anteriores.

Atenção para a preparação antes da entrevista

Conforme você pode ver, é necessário separar esses documentos um ou dois dias antes do seu encontro com o recrutador.

Todavia, além de saber o que levar para uma entrevista de emprego, precisamos ter consciência de como nos preparar para este momento, não é mesmo?

Dessa forma, abaixo iremos te mostrar 5 coisas super importantes para você observar antes de fazer a entrevista. Olha só!

Pense bem nas roupas e na maquiagem

De antemão, tenha muito cuidado com a escolha da roupa para esse momento. Seja homem ou mulher, é imprescindível se vestir bem e de acordo com a ocasião.

Nesse sentido, evite usar bonés, chapéus, bandanas e outros itens que “escondem” o seu rosto. Ademais, nada de roupas muito chamativas ou com fendas, transparências e decotes.

No caso das mulheres, recomendamos o uso de uma maquiagem leve e discreta, apenas para ressaltar a beleza natural da pessoa.

Estude sobre possíveis perguntas e respostas para a ocasião

Além disso, é muito importante você estudar sobre as perguntas mais comuns em entrevistas de emprego.

Em nosso portal, temos alguns artigos sobre o tema. Desse modo, você saberá exatamente o que o recrutador poderá te perguntar e, assim, se preparar com antecedência para dar uma resposta inteligente e bastante adequada à situação.

Saiba o máximo possível sobre a empresa

Sob o mesmo ponto de vista, nada de ir para a entrevista sem mal saber a área de atuação da companhia.

Portanto, pesquise sobre a empresa na internet, no LinkedIn e anote dados relevantes sobre a companhia.

Indicamos ainda que você anote informações coringas, como contratação de pessoas, citações na mídia (sem polêmicas) e até novas políticas adotadas pela organização.

Assim, quando você for questionado(a) sobre por que deseja estar nessa empresa, saberá o que responder sem titubear.

Esteja atualizado(a)

Além disso, é essencial estar bastante atualizado(a) em tudo o que acontece ao seu redor. Nesse sentido, assista a pelo menos um jornal por dia ou leia notícias em portais online de confiança.

Saiba o que está acontecendo no Brasil e no mundo. Bem como, desenvolva um senso crítico em relação a tudo, como economia, política e ações dos grandes empresários.

Isso não precisa ser citado propriamente na entrevista, mas vai te ajudar a desenvolver a sua inteligência e intelectualidade.

Seja profissional em relação a empregos anteriores

O que levar para uma entrevista de emprego

Estamos chegando ao fim da matéria, mas não podemos deixar de falar sobre o profissionalismo em relação a antigos empregos.

Desse modo, nada de falar sobre “picuinhas” ou brigas que houve no seu último emprego. Evite adentrar em assuntos como fofocas e políticas que você discordava na sua antiga empresa.

Assim, se questionado(a) fale a verdade mas sem grandes detalhes. Lembre-se de que falar mal de uma empresa para outra companhia soa muito antiprofissional, bem como, o recrutador pode te julgar como uma pessoa rancorosa e até mesmo infantil.

Em síntese, leve para a entrevista os itens que citamos acima e apenas coisas boas dentro do seu coração e mente, combinado?

Enfim, agora você sabe o que levar para uma entrevista de emprego! Você gosta de ler sobre esse tipo de conteúdo?

Se sim, assine a nossa newsletter. Desse modo, você poderá ler todas as nossas matérias assim que forem postadas. A assinatura é gratuita e você pode cancelar depois, sem nenhuma burocracia!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like