O Que é Motivação Extrínseca e Qual a Sua Importância Na Carreira Profissional? 10 Características Aqui!

Compreenda agora o que é motivação extrínseca, qual a relevância dessa ferramenta para o crescimento da sua carreira e saiba usar isso a seu favor desde já

Entender o que é motivação extrínseca é importante para colaboradores, gestores e líderes. Afinal, esse é um dos tipos de motivação mais importantes no ambiente corporativo.

Em nosso portal sempre buscamos oferecer informações de qualidade sobre o mercado de trabalho para os nossos leitores. Nesse sentido, acreditamos que investir em motivação é, sem dúvidas, uma das melhores aplicações que podemos fazer em nossas carreiras.

Portanto, se você deseja saber mais sobre a motivação no mundo corporativo, precisa ler esse post de hoje!

Sem mais delongas, vamos direto ao tema para você assimilar o que é motivação extrínseca e sua importância na vida de cada um de nós. Confira e tenha uma ótima leitura!

O que é motivação extrínseca e intrínseca?

Antes de mais nada, precisamos diferenciar a motivação extrínseca da intrínseca. Para isso, iremos mostrar as características de cada uma.

Dessa forma, fica mais fácil compreender as suas distinções, veja só:

O que é motivação intrínseca e extrínseca

Motivação extrínseca

Primeiramente, vamos saber o que é motivação extrínseca. Esse tipo de motivação também é chamada de motivação externa. Ou seja, ela depende de fatores externos ao indivíduo para existir. Nesse sentido, alguns exemplos de motivadores extrínsecos são:

  • Premiações por campanhas de sucesso da equipe de marketing e/ou de vendas;
  • Bonificações dadas para colaboradores que atingiram as metas estabelecidas;
  • Bem como, viagem de férias para os líderes que obtiveram enorme destaque na companhia, no último ano.

Além disso, treinamentos, cursos, seminários e imersões também são ótimos motivadores externos. Desse modo, as pessoas que trabalham na empresa se sentem valorizadas e motivadas a crescerem e se dedicarem cada vez mais.

Entretanto, essa motivação nunca irá substituir a motivação intrínseca que é igualmente importante. Em resumo, o ideal é que uma motivação complemente a outra e isso impulsione o indivíduo cada vez mais.

Motivação intrínseca

Já a motivação intrínseca é mais fácil de se explicar. Afinal, essa é a motivação interna que precisa existir dentro de cada um de nós.

Resumidamente, é graças a motivação intrínseca que levantamos todos os dias de manhã e encaramos 8 horas de home office.

Ou em outros casos, lidamos com o trânsito e horas a fio em um trabalho estressante e turbulento. Em síntese, a motivação interna é a que nos impulsiona a seguir em frente e está diretamente ligada ao nosso eu interior.

Assim, ela nos fortalece e nos faz desejar atingir nossos sonhos pessoais e profissionais. Ademais, é a motivação intrínseca que nos leva a ser protagonistas da nossa própria vida.

Qual a importância da motivação extrínseca?

Sob o mesmo ponto de vista, a motivação intrínseca é uma maravilhosa aliada à motivação extrínseca. Desse modo, acreditamos que ambas se complementam.

Todavia, muitas empresas ainda negligenciam esse fato e têm como resultado terríveis constatações, tais como:

Motivação extrínseca o que é

  • Funcionários desmotivados e insatisfeitos;
  • Alto índice de turnover;
  • Problemas com a saúde mental de alguns colaboradores;
  • Aumento de afastamentos médicos devido a estresse e problemas emocionais.

Assim, podemos entender que motivar os funcionários é uma forma positiva de lidar com os anseios e sonhos dos colaboradores.

Ademais, a motivação extrínseca é o que faz crescer dentro do empregado a sensação de valorização e de relevância dentro da companhia. Portanto, é isso que o leva a querer continuar na empresa e crescer dentro da organização.

10 dicas infalíveis para empresas e empreendedores aqui!

O que é motivação extrínseca

Se você é líder de uma empresa ou está abrindo agora o seu negócio, fique atento(a) às sugestões que daremos agora!

Todavia, se você é colaborador de uma companhia, observe se a empresa possui os incentivos que descreveremos abaixo. Caso contrário, talvez encaminhar esse post para um gerente ou supervisor como uma dica não seja uma má ideia, não é mesmo?

Enfim, veja abaixo 10 dicas para gerar a motivação extrínseca nos colaboradores. Confira!

1. As competições podem ser boas

De antemão, saiba que as competições e ações desse tipo ajudam muito a:

O que são motivações extrínsecas

  • Quebrar a rotina;
  • Aproximar as pessoas e equipes;
  • Ademais, ajuda a instigar melhores resultados.

Porém, sempre faça essas ações com o intuito de motivar as pessoas e não com o desejo de aumentar a hostilidade entre as equipes.

2. Invista em um ambiente agradável

Além disso, sempre indicamos aos líderes e gestores que acompanham nosso portal que invista em locais agradáveis e confortáveis.

Em resumo, sempre esteja atento(a) aos seguintes fatores da sua empresa:

O que é motivação extrínseca

  • Cadeiras e mesas ergonômicas;
  • Limpeza e higiene do ambiente;
  • Por fim, sempre forneça uma internet estável para agilizar e facilitar o trabalho.

3. Conheça todos os funcionários

Ademais, é primordial que você conheça bem os seus colaboradores. Afinal, para ajudar alguém a se motivar no ambiente de trabalho você precisa saber quais são as características dessas pessoas.

Portanto, sempre esteja presente na rotina da companhia e converse com os gerentes de cada equipe. Em síntese, é importante observar e conversar com os empregados para entender as suas necessidades, demandas e sonhos profissionais.

4. Comemorem as vitórias (pequenas e grandes)

Sob o mesmo ponto de vista, indicamos que as vitórias e conquistas sempre sejam celebradas. Assim, a equipe fica motivada e entende que seu esforço é visto e recompensado.

Nesse sentido, recomendamos que haja cartazes de agradecimentos pelos esforços e comemorações internas sempre que uma meta é alcançada.

5. Faça metas realizáveis

Contudo, tenha cuidado ao estabelecer metas para os seus funcionários! Ou seja, sempre crie e promova metas justas e que podem ser alcançadas.

Caso contrário, você irá sobrecarregar a equipe e ainda por cima gerar um grande clima de injustiça e insatisfação.

6. Promova feedbacks

Bem como, é muito importante que existam feedbacks na equipe. Desse modo, você enquanto gestor pode falar e ouvir o que está bom ou ruim e o que deve melhorar.

Em resumo, sempre que julgar necessário promova um diálogo aberto e sincero com os colaboradores.

7. Invista nos trabalhos em equipe

Sempre que falamos sobre o que é motivação extrínseca, precisamos nos lembrar que o trabalho em equipe é um ótimo motivador.

Nesse sentido, ações em conjunto tendem a descontrair o local de trabalho e ajuda os colaboradores a se conectarem.

8. Esteja aberto(a) a ouvir sempre

Lembra dos feedbacks de que falamos acima? Saiba que ele é importante tanto para o funcionário, quanto para o gestor.

Dessa forma, sempre esteja pronto(a) para ouvir algumas sugestões ou até mesmo críticas em relação à empresa e ao trabalho desenvolvido.

9. Valorize os talentos da companhia

Os altos índices de turnover no Brasil se deve, em muitos casos, à falta de valorização de talentos dentro da companhia.

Nesse sentido, indicamos que você sempre valorize o empenho dos colaboradores e invista neles. Afinal, se eles se sentem negligenciados irão buscar em outra empresa a motivação e valorização que não encontraram na sua organização.

10. Invista na educação dos funcionários

Por fim, sempre recomendamos que as companhias invistam pesado na educação dos colaboradores.

Lembre-se de que um funcionário bem treinado e que sabe trabalhar com todas as ferramentas, gera mais lucro e menores problemas.

Assim, sempre promova treinamentos, cursos e outros tipos de aprendizagem para os seus colaboradores. Eles ficarão mais aptos a realizar as tarefas diárias e se sentirão valorizados.

Afinal, como utilizo essa motivação a meu favor?

O que é motivação extrínseca

Agora que você já sabe o que é motivação extrínseca e como ela pode ser inserida em uma empresa, precisa entender como usar isso a seu favor.

Para ajudar todos os nossos leitores, iremos mostrar como essa motivação é benéfica para líderes e colaboradores. Confira!

Líderes

De antemão, líderes que investem em motivação extrínseca veem a produtividade dar um salto na companhia.

Além disso, há uma queda drástica de insatisfação e sentimento de desvalorização por parte dos colaboradores. Bem como, os níveis de estresse, hostilidade e problemas de saúde mental também tendem a diminuir.

Resumidamente, usando a motivação extrínseca você consegue deixar todos da companhia mais motivados e com desejo de trabalhar em busca das metas da empresa.

Funcionários

Os colaboradores notam quando uma companhia investe em motivação extrínseca. Afinal, eles percebem que o ambiente possui competitividade na medida certa e muita valorização.

Ademais, todos querem obter uma bonificação extra ou uma viagem de férias com a família no final do ano, não é mesmo?

Desse modo, use esses motivadores a seu favor e cresça o máximo que puder dentro da companhia. Para isso, veja algumas dicas:

O que é motivação intrínsecas e extrínsecas

  • Trace metas sobre onde e quando deseja chegar dentro da empresa. Por exemplo, em 2 anos quero ser supervisor(a). O que preciso fazer para conseguir isso?
  • Ademais, anote todas as suas conquistas desde que entrou na organização. Isso te ajuda a enxergar os erros e acertos que você realizou até então;
  • Por fim, estude muito e esteja pronto(a) para agarrar as oportunidades que lhe serão ofertadas.

Curtiu saber o que é motivação extrínseca? Para conseguir acessar esse conteúdo sempre que precisar, salve ele na sua barra de favoritos! Assim, pode consultá-lo em outros momentos da sua vida profissional.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like