O Que Colocar No Título Do LinkedIn: 5 Dicas Para Ajudá-Lo a Ter Sucesso

ViaFortuna - 5 Dicas para um bom perfil no LinkedIn

Veja o que colocar no título do Linkedin, a maior rede profissional do mundo

Acompanhe esse post para saber o que colocar no título do Linkedin.

Afinal, ele é a maior rede social para profissionais do mundo.

Então, como se destacar dentre os mais de 600 milhões de perfis?

Para saber o que colocar no seu título profissional, continue lendo.

Inclusive, entenda mais sobre a importância desse aplicativo.

Por outro lado, confira alguns cuidados que devem ser tomados ao criar o seu perfil. 

O Linkedin e sua importância profissional

De acordo com o mesmo, dentre três usuários brasileiros, dois possuem alguma formação profissional.

Ao mesmo tempo, a cada quatro pessoas, uma delas tem pós-graduação. 

E 60% deles acreditam que ter um perfil ali os deixam mais próximos do sucesso.

Logo, essa rede social é fundamental para:

  • Divulgação de currículos;
  • Ter uma rede de contatos com diversos profissionais;
  • Lançar conteúdos significativos;
  • Buscar novos empregados;
  • Pesquisar perfis de candidatos;
  • Marcar presença no mercado.

O Linkedin é uma importante ferramenta que te mantém visível no competitivo mercado de trabalho.

Além disso, as próprias empresas aderiram a essa rede.

Desse modo, eles usam esse canal não somente para divulgar vagas. 

Mas também para mostrar seus valores, sua rotina e demais novidades.

Assim, essa plataforma contribui bastante para o networking.

Ou seja, estabelece contatos profissionais e cria oportunidades ao compartilhar experiências e informações.

O que é o título do Linkedin?

É uma rápida descrição sobre você e suas competências.

Dessa forma, é aquele breve texto que fica logo abaixo do nome.

Ao propósito, ele é visto como um slogan profissional.

Contudo, é mais sutil. Portanto, é uma forma de chamar a atenção para seu perfil.

Pessoas que estão buscando emprego não sabem o que colocar no título do Linkedin.

O objetivo não é divulgar, por exemplo, o que você procura profissionalmente.

Ou seja, é mais sobre como você se vê nessa área.

Justamente por isso é uma parte tão importante.

Porque, é um modo de atrair o interesse de recrutadores.

Aliás, para os empreendedores também o título acaba sendo bem relevante.

Pois, eles o usam para mostrar seus produtos e serviços.

Qual a importância do título do Linkedin?

Ele vai descrever você. Portanto, pense no tipo de mensagem que quer transmitir para os demais usuários.

Logo, o headline do seu perfil resume em 120 caracteres, um pouco sobre:

  • Quem você é;
  • O que faz;
  • E o que deseja. 

O que colocar no título do Linkedin é muito importante.

Porque, é por meio dele que as pessoas terão uma primeira impressão sobre você.

Dessa maneira, se não for interessante, um recrutador em potencial não visitará seu perfil.

Como criar um título nessa rede social?

Isso vai depender do seu perfil.

Então, você está em busca de um headline profissional ou de estudante?

Pois, há diferenças entre eles.

Por exemplo, o segundo tipo, em geral, não possui experiência profissional. 

Nesse caso, outras informações interessantes devem aparecer.

Ademais, para saber como criar títulos atraentes e de destaque para ambos, leia a seguir.

O que colocar no título do Linkedin profissional?

A primeira dica é: seja direto e objetivo.

Assim, veja mais algumas sugestões abaixo para se sobressair diante dos outros usuários.

Cargo atual

Ao escrever seu título, coloque seu cargo.

Porém, deixe claro que você se adapta bem a eventuais mudanças.

E porque isso é relevante?

Pois, os recrutadores estão sempre atrás de indivíduos que tenham essa capacidade e sejam inteligentes.

Por outro lado, os usuários querem empresas onde eles possam aprender e evoluir profissionalmente.

O que colocar no título do Linkedin: sua área de atuação

Apenas informe a sua situação atual.

Dessa maneira, evite colocar cargos ocupados anteriormente. 

Ocupação atual

Valorize o seu emprego, mesmo que esteja buscando novos desafios.

Porque, é o seu empregador que vai corroborar o seu profissionalismo. 

Interesses profissionais

O que te faz levantar da cama para ser um profissional melhor?

Ou seja, aqui, você deve inserir suas motivações e suas paixões. 

Experiências

Destaque um feito profissional seu, algo do qual se orgulha. 

Palavra-chave

Os empregadores utilizam as keywords para encontrar profissionais.

Em geral, são conceitos abrangentes de determinada área.

Só para exemplificar, veja alguns termos do nicho de marketing digital:

  • Redes sociais;
  • Social media;
  • Inbound marketing;
  • Comunicação em redes sociais.

O que colocar no título do Linkedin estudante?

Aqui, o intuito é abrir portas para o jovem que está iniciando carreira.

Logo, caprichar na headline é um passo mais perto de uma vaga de emprego.

Então, confira abaixo algumas dicas a respeito.

Mantenha os dados do seu perfil atualizados

Fale sobre sua vida acadêmica e de suas experiências profissionais, caso tenha.

Assim, dedique uma parte do seu tempo a simplesmente preencher as informações solicitadas. 

Algumas pessoas criam o perfil, esquecem de atualizar e acabam perdendo oportunidades.

Por exemplo, de estágio. Por isso, sempre tire um tempinho para atualizar sua página.

O que colocar no título do Linkedin: atenção a possíveis erros gramaticais

Fique atento ao preencher os dados.

Pois, erros de concordância e ortográficos, dão impressão de despreparo.

Caso tenha dificuldade com o português, estude um pouco mais.

Ou peça ajuda a um colega para revisar seu perfil. 

Peça recomendações aos seus professores

A inexperiência no mercado de trabalho pode ser um obstáculo difícil de superar.

Contudo, é possível contorná-lo. 

Suponha que você seja bom na área de exatas.

Então, procure os educadores dessas matérias em que você se destaca e peça comentários positivos.

A fim de incluí-los na sua página. 

O que colocar no título do Linkedin: veja alguns cuidados

É importante também saber o que não colocar no seu headline.

Por fim, acompanhe a seguir o que você deve evitar. 

Não se venda demais

Adjetivos em excesso não são sinônimo de uma boa descrição.

Portanto, seja simples e direto sobre o que faz e como.

Dessa forma, esqueça os termos:

  • Melhor empresa do ramo;
  • Ótimo comunicador;
  • Melhor opção da área no Linkedin.

Não utilize siglas desconhecidas

Já foi dito sobre a importância de se escrever corretamente.

Então, fique atento quanto ao uso de abreviações.

Por exemplo: doutor, auxiliar técnico e mais. 

Também evite usar palavras estrangeiras com frequência.

Pois, ao invés de enriquecer seu perfil, pode deixá-lo confuso.  

O que colocar no título do Linkedin: há apenas 120 caracteres, use da melhor maneira

Procure não atingir o limite máximo.

Principalmente, porque a maioria acessa o site pelo aplicativo, no celular.

Desse modo, a tela é menor. 

Não use a palavra “recolocação” no seu headline

Isso não é um diferencial.

Logo, não vai valorizar mais o seu perfil.

Decerto, mesmo que você esteja à procura de emprego, não utilize esse e outros termos, como:

  • Em busca de recolocação;
  • Transição de carreira.

Sugestões de títulos ideais

Confira abaixo algumas dicas para título do Linkedin para se destacar.

Portanto, acompanhe os tópicos adiante:

  • Coloque seu cargo e área;
  • Use termos comuns do seu ramo, como especialista em Gestão de Projetos;
  • Evite siglas;
  • Não utilize palavras pouco específicas, como diretor ou gerente;
  • Pesquise os títulos de perfis da mesma área que você;
  • Não coloque o nome da empresa onde trabalha atualmente;
  • Use letras maiúsculas;
  • Não misture os idiomas, escolha apenas um.

Modelo de título do Linkedin

Baseados nas sugestões anteriores, veja alguns títulos de perfis dessa rede social como exemplos:

  • Estrategista em Personal Branding, Mestranda em Neuromarketing (EUA);
  • Impulsionadora de negócios através do conteúdo e presença digital;
  • Desenvolvendo Marcas Pessoais no LinkedIn, Especialista em LinkedIn, Marketing;
  • Journalist, Teacher, LinkedIn Trainer, Social Media Coordinator at Editora Globo.

Cinco dicas para um bom perfil no Linkedin

Vários fatores devem ser levados em consideração.

Então, se ficou curioso e quer ter uma página de destaque, confira a seguir.

1 – Capriche na foto de perfil

Não deixe de adicionar sua imagem, mesmo que seja tímido.

Aliás, não use a mesma do Instagram ou Facebook.

A foto para o Linkedin precisa ser profissional e de qualidade.

Isto é, tem que transmitir seriedade, mas também simpatia. A fim de despertar curiosidade nos recrutadores.

2 – O que colocar no título do LinkedIn: participe de grupos

Essa é uma boa oportunidade para marcar presença.

Assim, entre em grupos da sua área de atuação.

Além disso, debata de forma saudável sobre assuntos que você domina e tenha interesse.

Com isso, você terá mais visibilidade.

Por outro lado, o que também é bacana é seguir perfis de empresas.

Desse modo, você se mantém por dentro das novidades.

Pois, um bom profissional está sempre bem informado.

3 – Faça networking

É sempre válido criar novas conexões.

Por isso, não tenha receio de mandar um convite para aquele profissional.

Apesar de não o conhecer. 

Adicione pessoas do seu ramo.

Logo, ao mandar a solicitação, apresente-se e convide-a para fazer parte da sua rede. 

4 – O que colocar no título do Linkedin: nada de mentiras

Para fazer bom uso dessa rede social é importante não mentir.

Porque, se ela for descoberta, e sempre é, você perde credibilidade.

E o objetivo aqui é seu crescimento profissional.

Portanto, seja honesto em todos os âmbitos da sua vida. Inclusive, na internet. 

5 – Deixe seu perfil atraente

Escreva e publique artigos de temas que despertem seu entusiasmo.

Ou seja, poste conteúdos de qualidade e relevância.

Ademais, você compartilha suas experiências e atrai os profissionais certos para sua rede de contatos. 

O que colocar no título do Linkedin: invista na sua carreira

Juntar-se a essa rede social é importante tanto para quem está iniciando agora.

Quanto para quem já possui uma trajetória sólida. 

No primeiro caso, é essencial começar o quanto antes a pensar no futuro.

Enquanto que no segundo, é fundamental expandir suas conexões profissionais. 

E tudo isso só será possível tendo um perfil de destaque e visibilidade.

Assim, siga todas as dicas e recomendações e prepare-se para o sucesso. 

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