10 Melhores Filmes Motivacionais Da Netflix: Confira a Lista

Muitas pessoas procuram por filmes motivacionais da Netflix.

Histórias inspiradoras, de luta, superação ou filmes para você assistir com o lencinho ao lado.

Mas, não é porque são histórias tristes, e sim porque são histórias comoventes, que nos fazem refletir sobre nossa própria vida e comportamentos. 

A streaming campeã de audiência no mundo oferece um catálogo extremamente diverso e de qualidade. Tem filmes para todos os gostos, idades e gêneros.

Conheça em primeira mão os 10 melhores filmes motivacionais da Netflix:

1. Sete Vidas

10 Melhores Filmes Motivacionais Da Netflix - Sete Vidas

Lançado em 2008, dirigido por Gabriele Muccino, esse filme do gênero drama é estrelado por ninguém menos que Will Smith.

Smith interpreta Ben Thomas, um agente de imposto de renda que, desde o início do filme, podemos perceber que esconde um trágico passado.

As maravilhosas expressões faciais e a atuação impecável do ator transmitem toda a culpa que o personagem carrega durante todo o filme.

Assombrado por essa culpa, Ben Thomas ajuda pessoas que considera como “boas”, na tentativa de se redimir.

E é nessa jornada de redenção que o caminho dele cruza com o de Emily Posa, podendo enfim encontrar o que tanto precisava.

O longa não poderia estar de fora da nossa lista de filmes motivacionais da Netflix.

Traz inúmeros ensinamentos, mas, principalmente, o filme apresenta o quanto a culpa pode ser prejudicial e destrutiva.

2. O menino que Descobriu o Vento

O número 2 entre os filmes motivacionais da Netflix é baseado em uma história real.

O filme foi lançado em 2019 e dirigido por Chiwetel Ejiofor, fazendo parte do gênero drama. 

William KamKwamba é o personagem principal.

Um garoto negro, pobre, vivendo em um país marcado pela pobreza e pela desigualdade social.

Apesar de toda a instabilidade e pouca estrutura do ambiente em que vive, William alimenta um sonho – ele quer estudar.

Os pais não podem pagar a escola, a irmã parte repentinamente e uma terrível seca assola à terra, prejudicando o plantio e a colheita.

A história de William KamKwamba, além de ser extremamente inspiradora e nos incentivar a jamais desistir, apresenta outro motivo para ser tão bem recebida pelo público – a identificação.

Existem milhões de William KamKwamba mundo afora, e todos eles se viram representados nesse maravilhoso roteiro.

3. O Homem que Mudou o Jogo

Lançado em 2012 no Brasil, direção de Bennett Miller, esse sucesso entre os filmes motivacionais da Netflix é estrelado por Brad Pitt

O longa de 2 horas e 13 minutos nos traz a história baseada em fatos reais de Billy Beane, um quarentão, técnico de um time de beisebol, cuja carreira não foi nada promissora.

Beane chama a atenção por sua imensa inteligência, chegando ao ponto em que, junto a Peter Brand, conseguiu criar uma estratégia esportiva, que utilizava como base principal dados e números estatísticos. 

O nome do filme original inicia com “Moneyball”, termo este que faz um pequeno, mas inteligente, trocadilho.

A ideia é associar o dinheiro com o beisebol, demonstrando como o primeiro pode influenciar o segundo.

Com pouquíssimo investimento financeiro, Peter Brand e Billy Beane transformam um time de beisebol que parecia um verdadeiro desastre em um sucesso na Major League Baseball, no ano de 2002.

O filme ensina, principalmente, a importância e o significado de um bom gerenciamento, mostrando que com um bom técnico, cujas estratégias são excelentes, o pior time pode se tornar o melhor.

4. Homens de Honra

Homens de honra 2

O filme estadunidense de 2000 conta, por 129 minutos, a história de Carl Brashear (interpretado por Cuba Gooding Jr.).

Men Of Honor, título original, ainda possui em seu elenco, a estrela, Robert de Niro.

Baseado em uma história real, o filme se passa na década de 1950, mostrando um pouco da realidade sobre o que era ser um jovem negro e pobre nos Estados Unidos daquela época.

Ainda marcado por profunda segregação racial, o país colocava um muro entre pessoas brancas e negras, inclusive, para permitir o mergulho.

Carl Brashear é um jovem que desde cedo possuía grande paixão – o mergulho.

Ainda bem novo, Brashear se alista na Marinha, na esperança de vivenciar seu sonho.

Entretanto, ao chegar lá, irá conviver com a dura realidade.

Discriminado pelos colegas de alojamento, Brashear ainda precisa lidar com Leslie Sunday, o comandante tirânico e extremamente rígido da escola.

O longa acompanha todas essas dificuldades enfrentadas por Brashear e o caminho difícil que precisou trilhar até chegar ao título de primeiro afro-americano Mergulhador de Combate Chefe da Marinha norte-americana.

Homens de honra

5. O Invencível

Dirigido por Angelina Jolie, esse sucesso de bilheteria acompanha a história real de Louis Zamperini, um atleta e aviador norte-americano que vivenciou, em primeira mão, a Segunda Guerra Mundial.

Zamperini era, inicialmente, um atleta olímpico.

Todavia, a eclosão da Segunda Guerra Mundial transformaria, para sempre, a vida desse homem.

Ele vai para a Guerra atuar como um aviador, ou seja, piloto de avião.

Uma entre várias missões do protagonista, o avião de Zamperini acaba caindo no Oceano Pacífico.

Apesar de todos os contratempos, Zamperini consegue sobreviver por 47 dias em alto mar, até que finalmente é encontrado.

Porém, a sorte não estava a favor dele.

Foram os japoneses, inimigos dos norte-americanos, que encontraram Louis e, ao saberem da identidade dele, acabam levando-no como prisioneiro de guerra.

Em seu período na prisão, Zamperini irá enfrentar dificuldades jamais imaginadas.

Além de ter levado seu corpo ao limite, a história desse sobrevivente nos mostra sua luta mental.

Mesmo após imensos e inimagináveis desafios que enfrentou, Louis Zamperini sobreviveu, vivendo até o ano de 2014.

A história desse herói não poderia ficar de fora da lista de filmes motivacionais da Netflix

6. Efeito Pigmaleão

Efeito Pigmaleão

Efeito Pigmaleão é também um dos filmes motivacionais da Netflix.

Trata-se de uma verdadeira pérola escondida.

Esse longa não é muito conhecido no Brasil, mas apresenta um roteiro tão comovente que você precisa incluí-lo em sua lista.

É um filme francês, que partilha do gênero drama e do gênero comédia. 

A história chama a nossa atenção por apresentar uma realidade que não imaginamos – o sistema de educação problemático da França.

Sempre imaginamos escolas de alta qualidade, com alunos e professores felizes e empenhados.

Mas, esse filme mostra um cenário de dificuldades e desafios para ambos os lados – tanto para os professores quanto aos alunos.

O filme se centra especialmente em Samia (papel de Zita Hanrot), uma Conselheira Escolar novata, que chega com um profundo desejo de ajudar efetivamente os alunos. 

Yanis, um aluno muito inteligente e, em simultâneo, extremamente mal comportado, se sente desmotivado, assim como outros alunos. 

Porém, quando Samia chega, todos embarcam em uma profunda jornada de autoconhecimento e motivação.

Efeito Pigmaleão está entre os filmes motivacionais da Netflix porque nos mostra que não há heróis únicos e absolutos.

Somos todos humanos em processo de construção e aprendizagem.

7. Marshall: Justiça e Igualdade

Esse filme está aqui por dois motivos: além de estar entre os filmes motivacionais da Netflix, é também uma homenagem ao ator Chadwick Boseman, que interpreta o papel principal e faleceu em 2020.

Muito conhecido por estrelar o filme da Marvel, Pantera Negra, Boseman também estrelou esse incrível longa, baseado em fatos reais, que conta a trajetória do primeiro juiz afro-descendente a compor a Suprema Corte dos Estados Unidos.

O filme é espetacular em diversos aspectos, seja pelo elenco maravilhoso, pela comovente história de vida ou ainda pelo retratamento de questões tão fundamentais, quanto a racial.

A história mostra o quanto uma vida de preconceito e discriminação obrigaram o juiz Thurgood Marshall a se forjar um homem forte e rígido, definido como “insensível” e “casca-grossa” por alguns.

O palco central do filme é o caso de Joseph Spell, um homem negro acusado de ter violentado e depois assassinado sua patroa (uma mulher branca).

Marshall: Justiça e Igualdade aponta às dificuldades que as pessoas negras enfrentavam (e ainda enfrentam) para ocupar espaços, seja para atuar como advogados ou apenas para uma simples manifestação. 

8. Batalhas

Com um roteiro diferente daqueles apresentados até aqui, Batalhas está entre os filmes motivacionais da Netflix por apresentar, acima de tudo, uma história de recomeço

A história gira em torno da bailarina Amalie, uma jovem de classe alta que vê seu mundo desmoronar quando seu pai vem a óbito.

Depois que perde seu pai, tudo na vida de Amalie começa a se transformar, e ela precisará, literalmente, recomeçar.

Obrigada a adotar um estilo de vida mais simples, a bailarina irá aprender novos valores e enxergar o mundo de outra forma.

A pitada de romance adolescente que o filme possui torna-o uma possível ainda mais atrativa para o público juvenil.

9. Amador

Amador

O filme Amador retrata um tema que, apesar de muito recorrente, não é tão discutido quanto deveria – a corrupção no ambiente esportivo.

Apesar de girar em torno do basquete, tema tanto quanto batido, ao mesclar com o tema da corrupção, cria um longa bastante interessante e que, com certeza, vale a pena assistir.

A história se centra no jovem negro de 14 anos, Terron Forte. Vindo de uma família humilde, desestruturada, Terron tem muito talento, apesar das poucas oportunidades.

Quando ele é convidado para ir a uma escola de classe alta para jogar, Terron finalmente recebe a oportunidade que desejava para poder viver seu sonho.

10. Gênio Indomável

Deixei esse clássico por último propositalmente. Gênio Indomável veio para fechar com honras nossa lista de filmes motivacionais da Netflix

Esse gênero de drama é de 1997 e foi estrelado pelo astro Matt Damon (na época, um jovem ator). A direção ficou por conta do próprio Matt Damon e de seu amigo Ben Affleck.

O filme conta a história de Will Hunting, um jovem rebelde e com problemas com a polícia.

Devido a esses problemas, Will precisa, por decisão judicial, fazer terapia.

Todavia, o tratamento terapêutico é sempre levado na brincadeira por Hunting, até que ele encontra um terapeuta com quem se identifica – Sean (papel de Robin Williams).

Um detalhe fundamental sobre Will Hunting: ele é um gênio da Matemática.

Filme reflexivo, com atores e atuações simplesmente perfeitas. Precisa conferir!

Conclusão

Agora você já tem um catálogo maravilhoso para escolher os seus filmes motivacionais da Netflix.

Uns mais conhecidos, outros uma pérola escondida.

O fato é que estes 10 filmes tem muito a nos ensinar.

Retratando temas e realidades distintas, certamente você se identificará com algum desses filmes.

Filmes motivacionais são ótimos para nos inspirar e, por experiência própria, nos fazem querer levantar do sofá e correr atrás dos nossos objetivos.

São excelentes filmes motivacionais da Netflix que, com toda certeza, te farão refletir sobre a sua vida e comportamentos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like