10 Melhores Livros Sobre Empreendedorismo: Conheça E Se Inspire

Mesmo para quem ainda não é empreendedor, ler livros sobre empreendedorismo pode ampliar a visão de mundo e alavancar a carreira de qualquer profissional, independente da área da atuação.

Neste artigo listamos os melhores livros para ler sobre empreendedorismo. Aqui você vai conferir uma prévia de cada um deles para saber de que forma eles podem te ajudar nesta jornada empreendedora.

Confira os títulos que não podem faltar na sua estante virtual!

Porque você deve ler os melhores livros de empreendedorismo

Sabe qual a primeira razão para você conhecer os melhores livros de empreendedorismo para ler? A capacidade de inspirar a si mesmo a fazer algo semelhante.

Isso mesmo! Esses livros ampliam o conhecimento sobre o comportamento e a mente das pessoas fazendo com que você tenha uma visão de valores de negócios e tomadas de decisões mais assertivas.

Ler também é uma forma de garantir a capacitação contínua. Quando um profissional ou empreendedor entra em contato com diferentes perspectivas, conhece outras realidades e experiências, ele é capaz de ter insights que ajudam a desenvolver novas e melhores oportunidades.

Ler é uma questão de hábito. Os benefícios da leitura são inúmeros e vão além dos insights para a vida real. De acordo com a Escola de Ciências e Saúde, a leitura é um exercício que estimula o cérebro.

Mas voltando para o mundo do empreendedorismo e negócios, a leitura é uma prática frequente para muitos inovadores e pessoas consideradas de sucesso.

Mesmo que você não seja uma pessoa de grandes ambições e nunca tenha pensado em empreender, o hábito da leitura promove o melhor funcionamento do cérebro e impulsiona outros benefícios como a empatia, por exemplo.

10 dicas de livros para empreendedores

Atualmente contamos com os mais diversos formatos para ler um conteúdo. Seja o velho e bom livro físico, digital ou áudio book. Você pode ler livros online sobre empreendedorismo, exercitar o seu cérebro, aprender muito com eles e atingir outro patamar.

Antes de apresentar as dicas dos livros sobre empreendedorismo, confira essas dicas aqui:

  1. Não leia por obrigação, quando se quer algo, a ação se torna mais prazerosa;
  2. Atualmente temos uma ampla opção de formatos de livros, use a que melhor funciona para você;
  3. Faça metas de leituras reais e de acordo com a sua rotina;
  4. Reserve um horário ou um momento para se dedicar exclusivamente à leitura;
  5. Deixe o celular de lado para evitar distrações durante a leitura.

Vamos aos livros?! Confira a partir de agora dicas de livros para empreendedores!

1. O Poder do Hábito – Charles Duhigg

10 Melhores Livros Sobre Empreendedorismo: O Poder do Hábito - Charles Duhigg

Por que temos hábitos? Depois de anos de pesquisa tentando entender como os hábitos funcionam e moldam nossa vida, o repórter investigativo do New York Times, Charles Duhigg, tenta responder essa questão em seu livro.

O Poder do Hábito tem se tornado um dos principais livros sobre empreendedorismo do mundo dos negócios. Duhigg explora a ciência por trás do hábito e mostra como ele pode ser transformado.

É um ótimo livro para ajudar a aumentar a concentração, a produtividade e começar a desenvolver hábitos que vão alavancar sua carreira e também sua vida pessoal!

Veja aqui o resumo animado de: O Poder do Hábito – Charles Duhigg

Confira o resto da lista abaixo!

2. Pai Rico, Pai Pobre – Robert Kiyosaki e Sharon Lechter

A independência financeira pode parecer um desafio e tanto, mas não para os autores do best-seller, Pai Rico, Pai Pobre. Robert Kiyosaki e Sharon Lechter, escreveram um dos livros mais falados na última década, trazendo a importância do planejamento financeiro pessoal.

A ideia dos autores é basicamente mostrar como a inteligência financeira pode resolver muitos problemas da vida cotidiana, desde que comece cedo.

Para Robert, em tantos anos de escola, os jovens aprendem a trabalhar por dinheiro ao invés de fazê-lo trabalhar para eles.

3. Lean Startup – Eric Ries

A startup enxuta (traduzindo Lean Startup) traz uma abordagem do empreendedorismo baseado em grandes sucessos. Eric Ries, autor do que hoje é considerada a bíblia das startups, traz muitos conceitos em seu livro, incluindo o MVP e ajudando a difundir ainda mais esse conceito.

Apesar de ser um dos livros sobre empreendedorismo mais recomendados, não é um livro com fácil compreensão. São necessárias pelo menos duas leituras para entender bem o conteúdo, mas essas leituras valem a pena, ainda mais se você tem muitas ideias na cabeça, mas não conseguiu colocá-las em prática.

É o livro certo para quem quer empreender!

Veja aqui o resumo animado de: Lean Startup – Eric Ries

Confira o resto da lista abaixo!

4. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas – Dale Carnegie

Lançado em 1936, como fazer amigos e influenciar pessoas, é um sucesso até nos dias atuais, com mais de 50 milhões de exemplares vendidos. Ele pode ser visto como um guia para quem busca melhorar e expandir seus relacionamentos, seja no âmbito profissional ou pessoal.

Dale Carnegie apresenta estratégias, métodos e conselhos para quem busca aprimorar as relações interpessoais e exercer um papel melhor de liderança.

O autor utiliza uma linguagem simples e direta, para que qualquer pessoa consiga se beneficiar das técnicas fornecidas e alcançar seus objetivos.

5. 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes – Stephen Covey

O livro 7 hábitos das pessoas altamente eficazes apresenta a solução de problemas pessoais e profissionais baseados em princípios. Nesta obra, Stephen Covey lista sete hábitos para que cada um consiga obter interdependência efetiva.

Esta obra é um dos livros de negócios mais importantes da nossa época. Os sete hábitos listados por Covey são atemporais e imutáveis e também servem como um manual para quem busca alcançar a paz de espírito e a confiança, pautados na ética.

Veja aqui o resumo animado de: 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes – Stephen Covey

Confira o resto da lista abaixo!

6. A Psicologia da Venda – Brian Tracy

O que leva as pessoas a consumirem? Quais as técnicas utilizadas pelos vendedores de sucesso? A resposta para essas duas perguntas é respondida por Brian Tracy em sua obra A psicologia da Venda.

O livro é indicado para quem quer vender e criar uma autoimagem positiva, além de melhorar as habilidades de negociação. O autor afirma que a psicologia de vendas é muito mais importante do que os métodos e as técnicas e, para serem mais eficazes, os vendedores devem aprender a controlar suas ações, sentimentos e pensamentos.

7. Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso – Carol S. Dweck

Como você vê o mundo? Como você lida com os seus objetivos? Para Carol S. Dweck, autora do livro Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso, a resposta para essas duas perguntas são muito importantes e impactam diretamente nossa vida.

Em sua obra, ela aborda como nossas relações de trabalho e pessoais são definidas pela nossa visão do mundo. O mindset, como a autora chama, é a forma com que encaramos a vida, é o que define as pessoas como otimistas e pessimistas. Se você quer explorar o seu potencial, este é o livro certo!

8. O Ponto da Virada – Malcolm Gladwell

“Ideias, produtos, mensagens e comportamentos se espalham como vírus”, esta é uma frase retirada do livro O Ponto da Virada, de Malcolm Gladwell. Sua obra pode ser vista como a resposta para alguns questionamentos, por exemplo, como algo virar moda e se torna viral?

Encarar esses fenômenos sociais de venda como epidemias foi a forma que o autor encontrou para explicá-las.

E mais ainda! Ele acredita que através dos estímulos certos as pessoas são capazes de mudar suas crenças e comportamentos e ensina como construir esses estímulos.

Veja aqui o resumo animado de: O Ponto da Virada – Malcolm Gladwell

Confira o resto da lista abaixo!

9. Trabalhe 4 Horas por Semana – Timothy Ferriss

“Fuja da rotina, viva onde quiser e fique rico”. Essa frase aparece logo na capa deste best seller escrito por Timothy Ferriss e causa certo impacto. A ideia do autor não é a de trabalhar menos, mas trabalhar de forma mais eficaz.

Timothy passou anos aprendendo o segredo dos ricos e garante que com seus métodos é possível se manter conectado com o trabalho, de forma produtiva e em qualquer lugar que você esteja. ‘Trabalhe 4 Horas por Semana’ é o livro certo para quem busca o equilíbrio entre empreender e ter qualidade de vida.

10. Marketing 3.0”, Philip Kotler

Considerado o mestre do marketing, neste livro Philip Kotler traz uma visão de negócio em que os clientes são entendidos como seres complexos e não apenas como consumidores. Ele desenvolveu um modelo de negócio que propicia relacionamentos e experiências para o cliente ao invés de apenas vender.

Marketing 3.0 aborda o futuro do marketing e em como ele está focado em criar empresas, produtos e serviços que reflitam os valores dos clientes e os inspirem.

Conclusão

Nesse artigo você viu dez dos melhores livros sobre empreendedorismo que existem no mercado atualmente com uma prévia sobre a abordagem de cada um deles. A dica agora é escolher o livro que mais te chamou atenção, começar a leitura e colocar todas essas incríveis ideias e insights em prática.

Além de todo o conhecimento que você vai adquirir com essas referências do empreendedorismo, o hábito de ler é muito precioso.

Por fim, através da leitura é possível exercitar a mente, construir o senso crítico, aprimorar o vocabulário e organizar o pensamento, que são fatores essenciais para quem está começando ou já tem o próprio negócio.

E claro, colocar em prática é essencial. Mesmo que o início seja com pequenas atitudes, elas são fundamentais nesse processo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like