Guia Completo 2021 Para Recolocação Profissional

Veja na matéria de hoje como realizar uma recolocação profissional em 2021 e saiba algumas dicas para fazer isso da melhor maneira possível

A recolocação profissional é uma realidade na vida de milhares de brasileiros. Desse modo, falar sobre o tema é de extrema relevância.

Atualmente, há no Brasil quase 15 milhões de desempregados, bem como, existem trabalhadores que estão completamente insatisfeitos na sua área de atuação.

Além disso, a cada dia surgem novas opções de carreiras, como aquelas totalmente voltadas para o mundo digital e das redes sociais.

É nesse ambiente totalmente novo e cheio de incertezas que a recolocação profissional surge como uma opção para diversas pessoas.

Entretanto, como fazer essa mudança na carreira profissional da maneira correta? Será que existe um passo a passo para garantir uma transição altamente eficaz?

Você terá resposta para essas e outras indagações na nossa matéria de hoje. Confira o post e tenha uma ótima leitura!

Saiba o que significa recolocação profissional

Primeiramente, saiba que a recolocação profissional nada mais é que a busca por uma nova chance no mercado de trabalho.

De maneira clara e resumida, consiste em uma necessidade (ou opção) do trabalhador por uma nova carreira profissional.

Atualmente, muitas pessoas realizam essa mudança na trajetória devido a perda de um emprego. Ou até mesmo pela constatação de que entrou em uma área que não combina consigo mesmo.

Independentemente de qual for o seu caso, é necessário realizar a recolocação profissional logo que percebemos que nossa atual carreira já não nos completa mais.

Afinal, só conseguiremos nos sentir felizes e plenamente realizados no trabalho ao termos uma profissão que faça sentido para nós.

Nesse sentido, entenda no próximo tópico quais são os sinais de que talvez seja a hora de você buscar novos ares na sua carreira.

Quando recomendamos essa mudança de rota na carreira profissional

recolocação profissional

Veja abaixo os principais indícios que mostram que você deve buscar uma recolocação profissional:

  • Você se sente insatisfeito(a) com o seu trabalho diariamente;
  • Bem como, você sonha em morar em outra região e seu emprego não permite essa mudança;
  • Você nota que não tem perspectivas de melhoria no local onde atua;
  • Você foi demitido(a) e precisa encontrar um novo trabalho o quanto antes.
  • Por fim, seu sonho é encarar novos desafios e você não se sente mais completo na sua atuação profissão.

Em resumo, esses são os principais motivos que levam profissionais a buscar uma nova realocação na carreira profissional.

Mas como fazer isso corretamente, sem perder tempo e acumular frustrações? Não deixe de acompanhar nossas dicas sobre o tema agora!

10 dicas para uma recolocação profissional de sucesso

Sem mais delongas, confira abaixo 10 dicas práticas para fazer a sua recolocação profissionalda melhor maneira possível. Veja!

1.      Saiba onde está e onde você quer chegar

Antes de mais nada, recomendamos que você faça uma avaliação da sua carreira profissional. Realize isso previamente a tomada de qualquer decisão.

Afinal, o que você sonha para a sua vida profissional? Quais são os seus objetivos de curto, médio e longo prazo?

Após responder a essas indagações, poderá avaliar com mais clareza as suas metas, seus objetivos e todos os sonhos para a sua vida (na área profissional, é claro).

2.      Tenha foco e resiliência

A partir do momento em que você entender que a mudança de rota na sua carreira é necessária, é hora de iniciar o planejamento disso.

Ou seja, não adianta apenas querer mudar de área ou abrir um negócio sem se preparar para isso.

Dessa forma, você deverá montar uma estratégia para se recolocar no mercado, bem como, precisará estar pronto(a) para os percalços do caminho.

3.      Mantenha um networking adequado

O networking é fundamental para você conseguir ver e ser visto(a) pelo mercado de trabalho. Desse modo, recomendamos que você entre em grupos de emprego no Facebook, Telegram, WhatsApp e outras redes sociais.

Ademais, se cadastre em sites de vagas de trabalho para a área que você deseja entrar a partir de agora. Volta e meia comentamos em nosso blog que quem não é visto, não é lembrado!

Esse ditado é muito verdadeiro, por isso, o ideal é se manter em constante visibilidade.

4.      Jamais negligencie o LinkedIn

Sob o mesmo ponto de vista, invista na criação e manutenção de um bom perfil no LinkedIn. Atualmente, essa é a maior rede social profissional do planeta.

Nesse sentido, faça o seu perfil ser notado por recrutadores, colegas da área ou pelos clientes que deseja atingir.

Temos um post completo sobre como se destacar no LinkedIn. Leia aqui no nosso site!

5.      Estruture o seu dia-a-dia

Se você deseja trocar de emprego ou está em busca de uma oportunidade, sempre tenha em mente que nada acontece sem a sua ação!

Dessa forma, tenha uma rotina para conquistar aquilo que você tanto deseja! Ou seja, tire uma ou duas horas por dia para enviar currículos, conferir sites de vagas e atualizar o seu LinkedIn.

Além disso, não se esqueça de que em muitos casos será necessário realizar novos cursos ou até mesmo investir em uma graduação.

Portanto, na hora de traçar a sua estratégia, coloque na balança que será imprescindível investir tempo na sua recolocação profissional.

6.      Invista em um ótimo currículo

Ademais, é fundamental ter um currículo maravilhoso para conseguir uma nova chance no mercado de trabalho.

Afinal, com milhões de pessoas em busca de uma vaga, a chance do seu currículo não chamar a atenção do recrutador é imensa!

Desse modo, organize o seu currículo e deixe-o impecável para os processos seletivos de que vai participar.

Ah! Não se esqueça de também aprender mais sobre a carta de apresentação. É a partir dela que você pode garantir a atenção do recrutador.

7.      Atualize-se!

O que há de novidades na área que você deseja atuar? Quais são as tendências deste mercado que você sonha em fazer parte?

Responda a essas perguntas e vá em busca de atualizações o quanto antes. Atualmente, apenas os profissionais altamente capacitados conseguirão entrar nas melhores vagas.

Bem como, é importante estar antenado(a) nas notícias dos jornais, revistas e portais da internet.

8.      Prepare-se para as entrevistas (presenciais e virtuais)

Também é muito importante estar pronto(a) para as entrevistas de emprego. Por isso, procure treinar bastante as suas respostas e até a sua apresentação.

Ademais, procure entender mais sobre as perguntas feitas por recrutadores e as respostas que eles esperam.

Enfim, se prepare para este momento e evite sustos e imprevistos nessa etapa decisiva de um processo seletivo.

9.      Não entre em desespero

Após se decidir por uma recolocação profissionalé normal se sentir perdido(a) e com medo. Afinal, tudo o que é novo costuma nos gerar algum nível de tensão.

Todavia, não permita que a ansiedade te paralise e que te deixe atônito(a). Para isso, busque momentos diários de relaxamento, como meditação, orações e até mesmo a prática de algum hobby que te faz bem.

10.  Sempre busque aprender mais

Por fim, não se esqueça de buscar novos aprendizados sempre. Portanto, invista em cursos online sobre soft skills, desenvolvimento pessoal e assuntos que você se interesse.

Bem como, invista em leituras, webinários e por aprimoramento pessoal/profissional.

3 erros que você não pode cometer ao buscar uma recolocação profissional

recolocação profissional

Por último, veja abaixo 3 erros que você não deve cometer jamais quando for em busca da sua recolocação na carreira. Veja!

1.      Enviar currículos para qualquer vaga

De antemão, tenha em mente que esse processo pode levar algumas semanas ou até meses. Entretanto, cuidado para não se desesperar e começar a mandar currículos para cargos que não tem nada a ver contigo.

Afinal, isso pode te gerar a médio/longo prazo uma grande insatisfação por entrar em um emprego que você não se identifica.

2.      Não investir em várias formas de buscas

Outro erro muito comum das pessoas é buscar vagas de trabalho de uma única forma. Ou seja, só mandarem currículo via e-mail ou esperar um “encontro” no LinkedIn.

Nesse sentido, indicamos que você diversifique a sua procura por oportunidades. Conforme comentamos anteriormente, faça cadastro em vários sites de vagas de emprego e participe de grupos em diversas redes sociais sobre o tema.

Desse modo, você amplia muito o seu leque de oportunidades e pode conseguir uma recolocação mais rápido do que imagina.

3.      Sempre fazer “mais do mesmo”

Do mesmo modo, tenha em mente que o mundo mudou. Dessa forma, as relações de trabalho também passaram por transformações.

Portanto, invista em novas maneiras de trabalhar ou até mesmo de prestar serviços. Ou seja, se você é professor(a), por que não investir em cursos online?

Ademais, se sonha em ser jornalista, que tal você mesmo(a) criar um site de notícias e lucrar com anúncios e publicidade?

Em síntese, abra a sua mente e crie oportunidades que farão sentido para a sua vida! Boa sorte!

Curtiu o nosso guia de hoje sobre a recolocação profissional? Que tal ler mais posts sobre carreira profissional? Para isso, navegue pelo nosso site e confira diversas matérias sobre emprego e assuntos correlacionados.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like