Entrevista de Emprego: Perguntas e Respostas

Nas entrevistas de emprego podemos contar com perguntas bem frequentes e algumas podem nos pegar desprevenidos. Reunimos 30 perguntas que podem aparecer em sua entrevista de emprego e ainda oferecemos as respostas mais apropriadas para cada uma delas.

Entrevistas de Emprego: Perguntas e Respostas - ViaFortuna

Currículo pronto e enviado para as empresas, chegou a hora de se preparar para a entrevista de emprego através de perguntas e respostas que fazem parte da maioria dos processos seletivos.

O que você diz na entrevista de emprego é determinante para seu sucesso ou fracasso ao conseguir uma vaga.

Aqui você acompanha as perguntas e respostas de entrevistas de emprego que devem fazer parte de seu preparo para conquistar a vaga que você tanto almeja.

Entrevista de Emprego: 21 Perguntas e Respostas  

Confira aqui as 21 perguntas e as melhores respostas que podem aparecer na sua entrevista de emprego para você ficar mais seguro e impressionar em seu primeiro contato com os recrutadores

1. Porque devemos contratar você? 

Hora de usar todo seu marketing pessoal para citar o diferencial que você tem o que você pode acrescentar à empresa e o quanto você gosta do que faz. Mostre sua disposição em fazer cada centavo que a empresa vai investir em você;

2. Quais são seus objetivos profissionais?

O recrutador aqui quer saber se você tem planejamento e se não está ali apenas para conseguir uma vaga qualquer. Tenha em mente um planejamento com suas principais metas e como pretende atingi-las.

Um exemplo é caso seja um candidato à vaga de analista de RH,  a resposta poderia ser algo assim:” em um processo de recrutamento e seleção pretendo diminuir ao máximo a rotatividade de colaborados da empresa”.

Entrevista de Emprego: Perguntas e Respostas - O que você prefere: trabalhar sozinho ou em equipe?

3. O que você prefere: trabalhar sozinho ou em equipe?

Fale a verdade. O ideal é estar pronto para as duas possibilidades, mas responder com segurança e olhando nos olhos faz toda a diferença. Além disso, preferir não quer dizer que você não consiga fazer o contrário disso.

4. Fale sobre uma experiência ruim ou conflito que você passou e como lidou com isso.

Aqui está um exemplo que questionamento por competência. O recrutador quer saber como você encara um obstáculo e como resolve esta situação, se tem esta habilidade. Foque numa situação real sem citar nomes e qual foi sua atitude para resolver tudo.

5. Você costuma levar trabalho para casa?

Organização e método são avaliados nesta pergunta. Diga que você sempre se esforça por cumprir o trabalho dentro de seu horário comercial, mas que eventualmente não tem problema se precisar estender seu horário para cumprir uma meta importante.

6. Alguma vez você teve dificuldade para trabalhar com algum gerente?

Pergunta capciosa e perigosa, é preciso atenção na resposta. Diga que ter opiniões ou expectativas diferentes é normal, mas que tudo poder ser resolvido com um bom diálogo e inteligência emocional. Não fale mal de seu último gestor.

Entrevista de Emprego: Perguntas e Respostas - O que você faz para lidar com pressão?

7. O que você faz para lidar com pressão?

Uma boa resposta é que você está acostumado a lidar com pressão, prazos e cobranças focando no que precisa ser feito e mantendo a calma.

8. Por que você escolheu esta empresa para trabalhar?

Como você já estudou anteriormente sobre a empresa, lembre-se dos valores, objetivos e missão desta. Cada um destes itens deve ser ligado às suas habilidades e competências.

Se a empresa é do segmento de tecnologia da informação, por exemplo, você pode dizer que promover o acesso a informação com mais eficiência, fornecendo este serviço ao maior número de pessoas possível também é uma meta profissional e pessoal para você.

9. Qual sua pretensão salarial?

Antes da entrevista você já deve ter feito uma pesquisa de sua faixa salarial. Como resposta você pode citar este valor pesquisado ou citar seu último salário e dizer que espera uma remuneração semelhante.

Caso o salário não seja primordial no momento, mas sim voltar a trabalhar diga exatamente isto, que o importante no momento é sua recolocação no mercado de trabalho e que confia no salário que a empresa oferece, porém que você gostaria de saber qual é o valor oferecido para a vaga.

10. Como você pode ajudar nossa empresa?

Cite exemplos de como você ajudou as empresas em que você trabalhou anteriormente e faça uma relação com o que você poderia fazer por esta empresa agora.

11. Quais são seus pontos fortes e fracos?

Os pontos fortes precisam ser bem específicos. Ao invés de dizer, por exemplo, que você tem boa comunicação, diga que você é bem persuasivo quando necessário e como você usa esta habilidade. 

No caso dos pontos fracos seja sincero e já diga o que você tem feito para melhorar este aspecto.

12. Por que existe um espaço no seu currículo?

Caso você esteja desempregado já há algum tempo, mostre que neste período você não ficou parado. Cite cursos, blogs, congressos, voluntariados, enfim, ocupações ou investimentos na sua carreira que você pode ter feito neste período (e que sejam verdadeiros, claro).

Se você fez uma pausa para cuidar de um familiar, estudar ou viajar, diga que precisou se afastar, mas que está pronto para contribuir profissionalmente com a empresa.

13. Fale sobre você.

Geralmente esta é uma das primeiras perguntas numa entrevista de emprego. É a chamada “quebra gelo”. Seja breve, diga de onde é, sua formação, onde estudou, se á casado ou solteiro, se tem filhos, etc… Mas não tome muito tempo.

Fale sobre sua profissão, porque se interessou pela área. Seja breve, pois certamente a entrevista vai se estender mais.

14. Por que você saiu da última empresa?

Se você foi demitido, seja sincero sobre isso. Mas não precisa expor detalhes. Cite quais aprendizagens você trouxe desde a demissão.

Caso você tenha pedido demissão, diga o motivo abertamente. Se você se demitiu porque o salário era baixo, pode citar esta razão e o porquê de você considerar o último valor abaixo do esperado.

O que você espera encontrar nesta vaga que oferecemos?

15. O que você espera encontrar nesta vaga que oferecemos?

Cite exatamente o que a empresa ofereceu no anúncio da vaga. Seja bem específico sobre o que lhe interessou quando a empresa anunciou a oportunidade.

16. Como você soube da vaga?

Se você soube da vaga por algum site ou mídia social, cite onde foi e porque se interessou. Caso algum amigo de dentro da empresa tenha lhe falado sobre a vaga, cite o nome desta pessoa e mencione o quanto você se animou com a possibilidade de trabalhar lá também. 

17. Você está se candidatando a outras vagas em outras empresas?

Aqui o que está em cheque é seu real interesse no segmento e ramo em que a empresa atua. Diga que você está em busca de vagas no mesmo segmento. 

Pode-se falar que você busca oportunidade de colocar em prática suas competências e experiência profissional. Se quiser, cite quais competências você considera ideais nesta função.

Entrevista de Emprego: Perguntas e Respostas - Como você se imagina daqui cinco anos?

18. Como você se imagina daqui cinco anos?

O recrutador quer saber quais são suas ambições, se você definiu metas específicas e realistas na sua carreira e se a vaga é compatível com este planejamento. Uma boa resposta é dizer onde você imagina que este cargo pode lhe levar a nível conhecimento e evolução.

Ou então diga que não está muito certo sobre o futuro, mas que tem certeza de que esta experiência vai ajudar muito a definir novas metas e satisfação pessoal.

19. Qual é seu estilo de trabalho, de gestão?

As empresas geralmente buscam profissionais que são ao mesmo tempo fortes e flexíveis. Mencione algumas situações de seu trabalho como, por exemplo, quando treinou colaboradores com um desempenho baixo e como conseguiu melhorar este índice de aproveitamento, ou quando aplicou alguma prática e melhorou o andamento de um processo.

Este tipo de situação vai mostrar sua capacidade de proatividade

20. Como seu antigo gestou ou colegas de trabalho lhe descreveriam?

Procure falar sobre o que ainda não foi falado.

Sua ética profissional, pontualidade, disposição para trabalhar em projetos diferentes, por exemplo, podem ser uma boa resposta.

21. Você tem alguma dúvida sobre esta vaga e sobre nossa empresa?

No geral, esta é a última pergunta nas entrevistas. Aqui você pode tirar suas dúvidas sobre jornada, remuneração (se ainda houver dúvida), se será preciso viajar etc… 

Mas você pode ser menos óbvio perguntando sobre os planos de crescimento da empresa, se ela está em vias de lançar um serviço ou produto novo, por exemplo.

Conclusão

Entrevistas de emprego precisam de respostas claras e objetivas. 

As perguntas podem gerar nervosismo inicial e os recrutadores sabem disso.

Por isso, não se preocupe em parecer natural porque quase ninguém parece natural quando é colocado em evidência.

Mas é sempre bom lembrar-se do quanto é importante se preparar pesquisando antes sobre a empresa, sobre o que esta oferece e suas últimas atualizações.

Quanto mais seguro você estiver nas suas respostas e quanto mais informações tiver, melhor será o resultado da entrevista.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like