Due Diligence Conceito, Características e Aplicação Em 2021

Conheça agora o que é Due Diligence, quais as características desse processo e por que ele é super importante para empresas dos mais diferentes nichos e portes

O termo Due Diligence é conhecido em nosso país como um sinônimo de auditoria. Contudo, existem algumas distinções entre esses conceitos.

Nesse sentido, realizamos algumas pesquisas e fomos em busca de informações confiáveis sobre o assunto. Se você é gestor ou dono de uma empresa, precisa ficar ciente do que se trata o processo de Due Diligence.

Afinal, será que isso pode ser aplicado em todos os tipos de empresas? Ademais, quando e como podemos realizar uma Due Diligence nas nossas companhias?

Para ter essas e outras indagações respondidas, leia nossa matéria de hoje até o final. Além disso, deixe seu comentário e possíveis dúvidas no final do post. Será um prazer ajudá-lo(a) a entender melhor sobre o mundo corporativo.

Confira nosso post na íntegra sobre Due Diligence e tenha uma ótima leitura!

Afinal, o que é Due Diligence?

Primeiramente, saiba que existe uma diferença entre Due Diligence e o processo de auditoria. Dessa forma, a Due Diligence consiste em um processo bastante aprofundado sobre algum ou alguns setores de uma empresa.

Assim, podemos afirmar que neste processo há ferramentas de:

Conceito de Due Diligence

  • Estudo sobre a atual condição de um setor ou mais setores;
  • Análise dos dados levantados e comparação entre os documentos encontrados;
  • Por fim, ocorre uma avaliação de todo o levantamento que foi feito na companhia.

Vale a pena ressaltar que a maioria dos empresários sempre pensa em Due Diligence apenas no setor financeiro e contábil de uma organização.

Todavia, esse processo pode ocorrer nos mais diferentes setores e abarcar diferentes estudos de casos, tais como:

Conceito Due Diligence

  • Área de tecnologia;
  • Propriedade intelectual;
  • Gestão contábil e fiscal (tipo bastante comum);
  • Área ambiental e de sustentabilidade;
  • Até mesmo nos setores jurídicos e de contratos.

Qual a importância desse conceito?

A Due Diligence é um conceito muito importante, uma vez que ela consiste em um estudo amplo, profundo e detalhado sobre determinado setor de uma organização.

De maneira simples e direta, podemos afirmar que esse processo é de suma importância, pois:

Due Diligence conceitos

  • Expõe com clareza o posicionamento da companhia dentro do mercado em que ela atua;
  • Mostra quais são os concorrentes e em que situação eles se encontram;
  • Bem como, a partir desses estudos é possível ter com mais assertividade uma projeção para o futuro dos setores e da empresa de modo geral;
  • Ademais, você pode ver quais erros precisam ser corrigidos. Bem como, pode prever e evitar problemas que ocorreriam em curto e médio prazo;
  • Em síntese, graças a Due Diligence é possível antever muitas coisas da sua empresa e impedir problemas dos mais diversos setores.

Quando devo executar o Due Diligence na companhia?

Due Diligence

Normalmente, a Due Diligence é realizada em empresas que são alvo de algum tipo de negociação. Ou seja, em companhias que serão compradas ou vendidas.

Desse modo, são vistos pelo potencial comprador algumas características específicas da companhia.

Resumidamente, podemos afirmar que isso ocorre para avaliar o risco e as oportunidades que a negociação pode oferecer aos futuros novos donos da empresa. Entenda quais são as principais operações que exigem uma boa Due Diligence:

Due Diligence compliance conceito

  • Compra e venda de uma companhia;
  • Mudança de práticas ou início de um processo de governança corporativa;
  • Transação que envolve a fusão de duas ou mais organizações (também conhecido como M&A);
  • Bem como, esse processo é necessário se uma empresa vai abrir o seu capital na Bolsa de Valores (IPO);
  • Mudança da estrutura societária (saída ou entrada de novos sócios para o negócio);
  • Por fim, indicamos uma Due Diligence na sua empresa caso ela passe por uma transferência de ativos.

Além disso, você também pode fazer uma Due Diligence sempre que julgar necessário para uma reestruturação interna do negócio. Bem como, caso deseje ter uma visão mais profunda da companhia antes de expandir determinada área ou setor.

Benefícios desse processo

Podemos citar como os principais benefícios da Due Diligence os seguintes aspectos:

Qual o conceito de Due Diligence

  • Aquisição de informações verdadeiras e concretas sobre a empresa e sobre um possível negócio que será fechado em breve;
  • Minimização dos riscos ao comprar uma companhia ou parte dela (início de uma sociedade);
  • Confirmação da viabilidade da transação comercial entre empresas;
  • Por fim, ao realizar uma Due Diligence dentro da sua companhia você consegue ver possíveis fraudes e até erros nas operações da sua organização. Assim, é possível sanar essas adversidades e melhorar a produtividade, lucros e até mesmo o clima no ambiente corporativo.

Como aplicá-lo em uma empresa? Passo a passo aqui!

Antes de mais nada, saiba que iremos te passar um verdadeiro check list para Due Diligence. Portanto, para você não se perder nas informações e nem ficar confuso(a), faremos uma subdivisão nesse processo.

Nesse sentido, falaremos primeiramente sobre as principais áreas que necessitam de uma Due Diligence em uma companhia. Posteriormente, você verá as principais indagações que precisam ser respondidas nesse processo. Confira!

Áreas importantes para passarem por esse processo

Conforme citamos anteriormente, muitas áreas da empresa podem passar por esse processo mais assertivo que uma simples auditoria. Dentre os principais setores podemos citar:

Conceito Due Diligence

  • Jurídico;
  • Setor fiscal e de contabilidade;
  • Estrutura organizacional e compliance da organização;
  • Setor de marketing e vendas;
  • Gestão de pessoas, RH e planejamento de pessoal;
  • Satisfação dos clientes;
  • Gestão de dados e de informação da companhia.

Entretanto, esses setores serão avaliados sob diversos aspectos. Por isso, indicamos que você busque uma empresa especializada em realizar Due Diligence em negócios.

Assim, haverá especialistas nas mais distintas áreas para avaliar a sua empresa. Normalmente, a equipe multidisciplinar que faz esse tipo de trabalho é formada por:

Integrity Due Diligence conceito

  • Analistas de Recursos Humanos;
  • Administradores;
  • Advogados tributários;
  • Especialistas em finanças.

Além disso, caso você opte por uma Due Diligence especial em determinada área, pode solicitar outros profissionais, como:

  • Advogados trabalhistas ou ambientais;
  • Gestores de pessoas;
  • Especialista em Marketing Digital;
  • Dentre outros profissionais especializados em determinada área específica.

Como fazer uma Due Diligence corretamente

Por fim, vamos te mostrar uma espécie de passo a passo sobre como fazer a sua Due Diligence na companhia. Veja só!

Tenha uma equipe ou contrate uma empresa especializada

Due Diligence

Iremos discorrer sobre como realizar esse processo na compra ou fusão de empresas. Portanto, antes de realizar o negócio, indicamos que você conte com uma equipe apta a estudar e analisar os documentos da companhia que será comprada.

Portanto, chame os melhores profissionais do direito, de investimentos e de outras áreas pertinentes, conforme citamos acima.

Faça um mapeamento da empresa

Além disso, tenha um bom conhecimento sobre o negócio que será feito. Bem como, busque ter uma visão mais ampla sobre o novo empreendimento. Assim, observe os seguintes aspectos:

Integrity Due Diligence conceito

  • As características da organização;
  • Seu mercado de atuação;
  • Quais são as atividades desempenhadas pela empresa;
  • Ademais, entenda a realização dessas atividades (seus custos, métodos de trabalho, ações dos colaboradores, etc.);
  • Em síntese, compreenda com o máximo de clareza possível como funciona a companhia que você deseja comprar ou fundir com o seu negócio atual.

Levante todas as informações relevantes

Ao passo que você e sua equipe compreenderem o modus operandi da empresa que será comprada, é hora de ir além.

Nesse sentido, vocês precisarão ter acesso a documentos e informações sobre a situação atual da organização.

Ah! Precisamos salientar que todas essas consultas e pesquisas são regidas por um termo de confidencialidade. Ou seja, nem você e nenhum dos integrantes da sua equipe podem, posteriormente, expor o que leram ou ouviram durante a Due Diligence, combinado?

Desse modo, os principais documentos que você e sua equipe vão consultar são os seguintes:

Due Diligence conceito jurídico

  • Certidões e comprovantes de patrimônio;
  • Demonstrações contábeis e financeiras;
  • Contratos de compras e vendas de ativos da companhia;
  • Livros de contabilidade;
  • Comprovantes dos pagamentos de impostos;
  • Dentre outros itens importantes para a fusão ou compra de uma empresa.

Ademais, ressaltamos que cada tipo de negociação exige diferentes solicitações de documentos. Ou seja, solicitamos outros (ou menos) itens caso seja uma fusão de pequena empresa, um contrato de prestação de serviços ou de comodato.

Obtenha os resultados

Por último, depois de todo esse estudo e análise ampla, você terá em mãos os resultados da Due Diligence. Assim, é possível que cada um dos especialistas exponha com clareza como cada área da empresa atua.

Além disso, você pode ver os potenciais riscos que o negócio envolve ou o que ele proporciona de potencialidades para o futuro.

Podemos afirmar que após esse processo vemos com clareza se um negócio vale a pena ou não e tomamos uma decisão com mais segurança.

Ademais, você também pode ver se é necessário terceirizar determinado tipo de serviço ou mesmo se é vantajoso fazer um contrato com alguma parceira.

Também ressaltamos que esse tipo de processo é muito benéfico para que deseja ter uma noção mais ampla do seu negócio e do mercado onde está inserido.

Gostou de aprender sobre Due Diligence? Aproveita e salva esse post na sua aba de favoritos do computador e/ou do celular. Desse modo, você pode conferir essa matéria outras vezes sempre que surgir uma dúvida sobre o assunto!

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