10 Dicas De Como Ser Mais Sério No Trabalho E Melhorar A Sua Imagem

Veja na matéria de hoje como ser mais sério no ambiente corporativo e entenda como essa postura pode beneficiar a sua trajetória profissional

Entender como ser mais sério no trabalho é fundamental para quem sonha em construir uma carreira profissional de sucesso.

Afinal, ter credibilidade no mundo corporativo é imprescindível para ser respeitado(a) pelos colegas. Bem como, para obter promoções, bonificações e melhorias dentro da companhia.

Todavia, muitas pessoas acham que basta ser pontual e fazer as suas funções corretamente para ser considerado(a) um ótimo(a) funcionário(a).

Contudo, não é bem assim. Atualmente, as empresas buscam cada vez mais por profissionais completos. Nesse sentido, você deve expor para os líderes da organização e para os seus colegas que é uma pessoa em que se pode confiar.

Mas você sabe como desenvolver essa imagem? Se está perdido(a) sobre o assunto, chegou ao local certo!

Hoje iremos te mostrar sugestões práticas de como ser mais sério no emprego. Assim, você poderá conquistar tudo o que sempre sonhou no trabalho e se tornar uma referência dentro da sua área de atuação. Confira e tenha uma excelente leitura!

Afinal, por que é importante ser levado a sério no trabalho?

Antes de mais nada, saiba que estar em um local de trabalho tóxico ou ter líderes incompetentes atrapalha muito o processo de crescimento no emprego.

Entretanto, muitas pessoas não crescem dentro da profissão por sua falta de seriedade e de postura profissional.

Desse modo, seja franco(a) consigo mesmo(a): será que você realmente possui uma postura séria e digna de confiança no seu emprego? Afinal, se houver uma promoção ou possibilidade de crescimento, você é uma boa opção a ser considerada pelos gestores?

Avalie essas ponderações com calma e se tiver dúvidas se realmente é uma pessoa confiável e ideal para liderar na sua empresa, não se preocupe! Veja no nosso próximo tópico como mudar isso!

10 dicas práticas de como ser mais sério no mundo corporativo

Sem mais delongas, confira agora 10 dicas sobre como ser mais sério no trabalho. A dica de número 8 é uma das mais importantes, não deixe de acompanhar as nossas sugestões. Veja!

1.      Pratique o respeito para com todos

Primeiramente, uma das melhores formas de obter respeito das pessoas é respeitando-as. Nesse sentido, se trata de uma troca justa e igualitária.

Por isso, independentemente de qual seja o seu cargo na companhia, respeite a todos os seus colegas. Ademais, saiba discordar com educação e gentileza em momentos de conflito ou de discussões em reuniões.

Em resumo, recomendamos que você trate a todos de forma cortês e seja uma pessoa agradável de se conviver.

2.      Mantenha sempre a boa postura

Sob o mesmo ponto de vista, é fundamental ter uma postura profissional dentro do ambiente corporativo.

Desse modo, não leve questões relacionadas à organização e ao ambiente de trabalho para o lado profissional. Ou seja, tome cuidado para não se tornar um indivíduo que “mistura” as coisas.

Infelizmente, algumas pessoas tomam “dores” do emprego para si e sofrem muito com estresse, desgaste, ansiedade e até depressão, sem necessidade disso.

Em síntese, diferencie os ambientes pessoal e profissional e nada de se importar com a postura política, religiosa ou de estilo de vida dos seus colegas.

3.      Seja organizado(a)

Um dos pontos mais importantes de como ser mais sério no trabalho tem relação direta com a organização.

Nesse sentido, é fundamental que você saiba gerenciar o seu tempo para ser um profissional de sucesso e, como consequência, ser mais levado a sério na companhia.

Dessa forma, se organize para participar das reuniões e seja uma pessoa pontual. Bem como, não pegue mais tarefas do que pode cumprir e fique sempre de olho nos seus prazos de entrega de trabalhos.

Salientamos que ser uma pessoa pontual gera confiança e fará com que os gestores se lembrem de você na hora de indicar novas lideranças e conceder promoções.

4.      Estude sobre carreira e desenvolvimento pessoal

Isso que você está fazendo neste exato momento mostra que você já está seguindo essa dica de número 04 (mesmo que não saiba).

Desse modo, seja uma pessoa que busca aprender mais sobre carreira e sobre o mercado de trabalho nacional.

Bem como, procure desenvolver soft skills e hard skills valorizadas dentro da sua área de atuação.

Já comentamos em nosso blog e vamos reforçar: cada vez mais os profissionais deverão buscar habilidades extras para manter o currículo atrativo para as companhias.

Ao buscar novos conhecimentos e habilidades, você se torna uma referência no trabalho e é visto com mais credibilidade dentro da organização.

5.      Seja uma pessoa sedenta por aprendizado

Ademais, seguindo a mesma linha de raciocínio da dica anterior, sempre esteja em busca de novos aprendizados.

Ou seja, já fez uma graduação? Quando poderá investir em uma pós? Ainda não sabe inglês? Mude isso agora mesmo!

Além disso, se já é um profissional completo, procure mentorias e treinamentos para ser um trabalhador diferenciado na sua área.

Em resumo, para ser levado a sério, você deverá investir em uma imagem equivalente a isso, combinado?

6.      Fique atento(a) à linguagem corporal

Por falar em imagem, sabemos que isso é super importante em qualquer tipo de relação humana, não é mesmo?

Nesse sentido, fique atento(a) às roupas que usa e a sua postura dentro do trabalho. É claro que você não precisa se tornar um personagem.

Todavia, é fundamental ir trabalhar com as roupas limpas e alinhadas, bem como, com peças que condizem com o seu local de trabalho.

Ademais, nada de ficar jogado(a) no escritório ou com atitudes de desdém para com o emprego. Ressaltamos que se você não está feliz na empresa onde atua, deve procurar uma recolocação profissional mas nunca agir como se odiasse aquele lugar.

Afinal, isso “queima o seu filme” e pode gerar uma péssima imagem sobre você.

7.      Invista em comunicação interpessoal

como ser mais sério

Para saber como ser mais sério você precisa investir em uma boa comunicação interpessoal. Ou seja, saiba como falar com os seus colegas, líderes e gestores.

Bem como, entenda que cada pessoa é de um jeito e que todos merecem respeito e educação. Portanto, não trate bem um gestor e haja com desprezo com um colega que está ao seu lado.

Salientamos que tal atitude é notada por todos e que pega muito (mas muito) mal para você.

8.      Marketing pessoal é fundamental

Já falamos sobre Marketing Pessoal no Via Fortuna e ele é fundamental para ser levado a sério no trabalho.

Nesse sentido, se trata de investir em uma boa imagem sobre si mesmo(a). Isso é construído diariamente e exige muita disciplina e constância da sua parte.

Desse modo, estude sobre o tema, leia nosso post sobre o assunto e fortaleça a sua imagem no ambiente corporativo já!

9.      Saiba ouvir as outras pessoas

Além disso, é importante saber ouvir os seus colegas e entender como receber feedbacks para ter credibilidade no emprego.

Atualmente, as companhias estão cada vez mais adotando o sistema de gestão horizontal. Dessa forma, a opinião de todos é levada em consideração.

Assim, se você deseja ter voz, também precisará aprender a escutar e respeitar a opinião das outras pessoas.

10.  Mantenha-se sempre atualizado(a)

Por fim, sempre fique de olho no que está acontecendo no mundo. Bem como, compreenda as novidades e lançamentos que podem impactar a sua área de atuação.

Desse modo, você expõe para a companhia que se importa com o trabalho e que está atualizado(a) em relação às mudanças do mercado.

Para isso, acesse todos os dias sites de notícias, portais do seu setor de trabalho e siga perfis nas redes sociais relevantes na sua área.

O LinkedIn é uma boa opção para quem quer ficar atualizado(a) no mercado profissional!

Erros comuns que você não pode cometer se quer ser sério(a) no trabalho

como ser mais sério

Ao passo que você sabe como ser mais sério no emprego, veja o que não pode ser feito para atrapalhar essa postura. Olha só:

  • Jamais envie memes, piadas e outros itens de humor de duplo sentido no grupo da empresa. Nesse sentido, recomendamos que você avalie com critério se algo engraçado deve (e pode) ser compartilhado nesse ambiente virtual. Se tem dúvidas, a regra é clara: não compartilhe!
  • Bem como, cuidado com as brincadeiras no escritório e com as “gracinhas” em Happy Hour ou confraternizações. Muitas pessoas extrapolam nesses momentos de descontração e destroem as suas imagens no mundo corporativo;
  • Também é fundamental evitar faltas sem justificativa, atrasos recorrentes e “escapulidas” durante o horário de trabalho. Dessa forma, lembre-se da nossa dica citada anteriormente: seja uma pessoa pontual. Se for necessário faltar ou se você se atrasar, justifique-se e converse com o seu gestor direto.

Entendeu como ser mais sério no mundo do trabalho pode te beneficiar? Curtiu as nossas dicas sobre o tema?

Se sim, ative as nossas notificações e leia outros posts com sugestões para a sua carreira e para a sua vida pessoal. Conte sempre conosco para crescer e se desenvolver!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like