Contratação De Funcionários: Guia Completo 2021

Conheça agora tudo sobre a contratação de funcionários no Brasil, suas principais características e como você pode fazer isso sem problemas para a empresa

A contratação de funcionários é, sem dúvidas, um dos processos mais importantes de uma empresa, seja qual for seu porte e segmento.

Afinal, é através desse processo que novos talentos podem ser inseridos na companhia. Bem como, a escolha de candidatos certos para as vagas em aberto garante:

  • Menores taxas de turnover;
  • Baixos índices de insatisfação no ambiente corporativo;
  • Bem como, ajuda a elevar a produtividade de toda a equipe.

Nesse sentido, se você atua no RH ou é gestor de uma empresa, precisa saber tudo sobre o assunto. Afinal, você domina todas as informações sobre o processo seletivo da sua organização?

Ademais, você entende a real importância da triagem de candidatos? Se a resposta é “não”, fique calmo(a)! Iremos no post de hoje deixar claro tudo sobre a contratação de funcionários, quais são as etapas desse processo e até mesmo quais os tipos de contrato no Brasil.

Além disso, veja também algumas dicas sobre como contratar corretamente os melhores colaboradores para a sua organização. Confira e tenha uma ótima leitura!

Etapas da contratação de funcionários

Antes de mais nada, vamos falar brevemente sobre as etapas de contratação de novos colaboradores. Desse modo, você entenderá direitinho porque não podemos errar em nenhuma das fases que citaremos abaixo. Veja:

Recrutamento de pessoas e seleção

Primeiramente, sua empresa precisa expor qual ou quais vagas serão abertas. Nesse sentido, indicamos que sempre fique explícito:

Requisitos para contratação de funcionários

  • Informações sobre o(s) cargo(s);
  • Dados sobre a companhia contratante;
  • Por fim, exponha possíveis exigências da vaga que será preenchida.

Ademais, todas as dúvidas dos candidatos precisam ficar esclarecidas nesse primeiro momento. Posteriormente, recomendamos que na entrevista e na dinâmica de grupo (se houver) fique claro todas as obrigações que o cargo exige.

Atualmente, muitas empresas têm altas taxas de turnover por não deixarem claro desde o início o que esperam do futuro colaborador.

Escolha de candidato e verificação de documentos

Ao passo que as entrevistas e o processo seletivo encerram, é hora de contratar o novo colaborador. Assim, normalmente são necessários os seguintes documentos para contratação:

Documentação necessária para contratação de funcionários

  • CTPS – CTPS Carteira de trabalho e Previdência Social;
  • Identidade;
  • CNH;
  • CPF;
  • Homens devem apresentar o Certificado de Reservista;
  • Título de Eleitor;
  • Comprovante de votação na última eleição;
  • Comprovante de escolaridade (diplomas, certificados, etc.);
  • 1 ou 2 fotos 3×4;
  • Caso seja casado(a), o(a) candidato(a) deve apresentar a certidão de casamento;
  • Comprovante de residência;
  • Declaração de próprio punho de que precisa ou rejeita o vale-transporte;
  • Atestado médico admissional.

Além disso, se o futuro colaborador tiver filhos, precisa também apresentar outros documentos, tais como:

  • Filhos menores de 14 anos: certidão de nascimento e comprovante de frequência escolar;
  • Crianças menores de 6 anos: também deverá ser enviado uma cópia do cartão de vacinas da criança;
  • Filhos com invalidez de qualquer idade: ambos os documentos que citamos acima e uma declaração de invalidez de um médico especialista.

Admissão

Posteriormente ao recebimento de todos os documentos, a empresa pode realizar a admissão do funcionário.

Etapas para contratação de funcionários

Para isso, é necessário que seja feito um registro de admissão. Isso pode ser realizado em livros, sistemas eletrônicos ou em fichas da companhia.

Segundo o Ministério do Trabalho, no registro deve conter os seguintes dados:

Procedimentos e documentos necessários para contratação de funcionários

  • Dados pessoais do novo funcionário, tais como: nome completo, nome dos pais, cidade onde nasceu e nacionalidade;
  • Número da CTPS;
  • Número do PIS;
  • Cargo e função que vai ocupar na empresa;
  • Data de admissão na companhia;
  • Jornada de trabalho;
  • Remuneração;
  • Dentre outras informações pertinentes ao cargo que será ocupado.

Resumidamente, o registro de admissão precisa deixar claro todas as informações sobre o novo emprego do colaborador.

Integração do novo funcionário

Por fim, temos a integração do novo colaborador à companhia. Esse momento também é conhecido como onboarding. Nesse sentido, trata-se de uma ocasião de apresentar a empresa ao novo funcionário.

Bem como, é um momento para mostrar à equipe que existe um novo integrante no time. Veja só quais são as principais ações que devem ser feitas nessa integração:

Quais os procedimentos para contratação de funcionários

  • Primeiramente, indicamos que o novo funcionário tenha a configuração dos seus acessos à empresa. Desse modo, peça biometria, senhas e dados de acesso para o novo funcionário;
  • Indicamos que todas as instalações de trabalho sejam mostradas para esse novo colaborador;
  • Bem como, mostre o seu local de trabalho, seja uma mesa ou um escritório. Também é importante mostrar áreas de convivência como os locais de refeições, por exemplo;
  • Por último, mas não menos importante, apresente o novo colaborador para os seus colegas de trabalho. Isso ajuda a integrar esse novo funcionário e tende-o a deixá-lo menos tenso nesse primeiro contato.

Tipos de contratos de trabalho no Brasil

Contratação de funcionários

Atualmente, existem diferentes tipos de contratos de trabalho no país. Desse modo, falaremos brevemente sobre os mais comuns para você se situar nesse assunto. Confira!

Como fazer uma contratação de funcionário

Contrato eventual

Esse tipo de contrato é muito confundido com o trabalho temporário, mas eles são diferentes. Afinal, o trabalho eventual é feito de forma esporádica e por um curto período de tempo.

Ademais, ele não gera vínculo empregatício e, normalmente, é realizado mediante um contrato de prestação de serviços.

Nesse sentido, é comum em trabalhos como criação de sites, manutenção de casas ou sítios, realização de reformas, etc.

Trabalho temporário

Em contrapartida, o trabalho temporário gera vínculo empregatício e é registrado em carteira. Esse tipo de contrato dura pelo menos 3 meses e é muito comum em todos os países do mundo.

Além disso, costuma ocorrer em períodos de férias ou em datas comemorativas, como festivais em cidades ou no final de ano.

Por tempo determinado

Já no contrato por tempo determinado, o colaborador sabe sua data de admissão e também a sua data de demissão.

Esse contrato pode durar por, no máximo, 2 anos e o empregado nem sempre tem direito a todos os benefícios trabalhistas. Por isso, recomendamos que o funcionário sempre leia com cautela o documento de contratação.

Por tempo indeterminado

Por fim, a contratação de funcionários mais comum no país ainda é por tempo indeterminado. Nesse sentido, a rescisão pode ocorrer por qualquer uma das partes durante o prazo do trabalho.

Caso o funcionário seja desligado sem justa causa, ele tem direitos trabalhistas, como seguro-desemprego, multa sobre o valor do FGTS e pagamento do aviso prévio.

Dicas para ter uma ótima contratação de funcionários

Contratação de funcionários

A tecnologia e avaliação de candidatos está cada dia mais em alta nos RH de todo o Brasil. Entretanto, não basta anunciar uma vaga na internet e esperar ótimos talentos.

Nesse sentido, iremos deixar algumas dicas para gestores e colaboradores de RH conseguirem encontrar bons funcionários para a empresa. Confira!

Anuncie a vaga corretamente

De antemão, anuncie a vaga com todos os dados corretos. Bem como, exponha com clareza a política e cultura da companhia.

Isso impede que pessoas se candidatem por engano. E também evita que você perca tempo com candidatos que sequer conhecem a companhia.

Você pode divulgar o cargo nas redes sociais e um vídeo sobre o trabalho e a empresa. Em síntese, invista em uma boa visibilidade geral da organização e do cargo que está aberto.

Saiba que tipo de profissional a sua empresa precisa

Além disso, é essencial que você saiba o perfil que a sua empresa precisa. Ou seja, defina com clareza o tipo de profissional que vocês precisam contratar. Para isso, responda algumas perguntas:

  • Quais qualidades essa pessoa deve ter?
  • Será necessário viajar muito?
  • Que grau de escolaridade esse colaborador precisa ter?
  • Ele(a) precisa ter experiência nessa área?

Dessa forma, dificilmente você vai contratar uma pessoa que não combine com a vaga!

Veja as melhores opções de como encontrar alguém perfeito

Você já viu em nosso site que há vários tipos de entrevistas. Nesse sentido, escolha uma entrevista que vai te ajudar a encontrar um colaborador ideal para a vaga em aberto.

Veja um exemplo: se você precisa de um redator, indicamos um teste de redação e até de digitação. Todavia, você não precisa avaliar a oratória do(a) candidato, afinal, ele vai atuar apenas no computador, não é mesmo?

Sempre peça referências

Ademais, sempre solicite ao candidato referências de outros empregos. Ressaltamos que uma olhada no LinkedIn também é bom para certificar-se de que se trata de um colaborador ideal para a sua companhia.

Ah! Sempre pergunte sobre os últimos empregos e os motivos do desligamento. Isso vai te auxiliar a entender o perfil do candidato.

Se possível, chame alguém que já atuou na equipe

Por fim, você se lembra de alguém que já trabalhou na sua empresa? Se sim, quem sabe essa pessoa não volta para a sua organização se tiver uma boa oportunidade?

Nesse sentido, muitas empresas gostam de realizar recontratações. Afinal, elas são menos burocráticas e o processo de seleção é muito mais simples.

Bem como, a integração do colaborador é rápida e muito descomplicada.

Gostou da matéria de hoje sobre a contratação de funcionários no Brasil? Comente aqui embaixo o que achou desse post. A sua opinião é muito importante para nós e nossa equipe sempre está em busca de te ajudar no desenvolvimento da sua carreira.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like