Conhecimento E Habilidades: Diferenças, Importância E As 10 Mais Procuradas Pelas Empresas Em 2021

Veja na matéria de hoje a importância de conhecimento e habilidades na sua carreira e conheça as 10 habilidades mais relevantes para um profissional na atualidade

Os conhecimento e habilidades são conceitos muito citados pelas companhias na hora de realizar um recrutamento de novos colaboradores.

Todavia, se um entrevistador te perguntar quais habilidades possui, talvez você irá dizer que tem determinados conhecimentos e cursos, por exemplo.

Mas isso está errado. Nesse sentido, conhecimento é uma coisa e habilidade é outra. Ou seja, existem diferença entre ambos os conceitos.

Você sabe quais são essas divergências? E a técnica CHA, já conhece? Se está um pouco perdido(a) sobre o assunto, chegou ao local certo.

Portanto, confira nosso post de hoje sobre o tema e tenha uma ótima leitura. Acompanhe a matéria!

Afinal, o que são conhecimento e habilidades profissionais? Quais as diferenças?

Antes de mais nada, saiba que conhecimento e habilidades podem parecer a mesma coisa, contudo, são totalmente diferentes.

Desse modo, conhecimento está relacionado à teoria e ao modus operandi de determinado assunto. Por exemplo, para ser um bom veterinário, você deverá ler muito sobre saúde dos animais e doenças comuns em bichinhos.

Entretanto, as habilidades estão diretamente ligadas à forma como você irá colocar em prática os conhecimentos teóricos obtidos em escolas, faculdades e cursos.

Vamos te mostrar um exemplo para ficar mais claro: Luciana fez alguns cursos de escritora e sabe escrever bem. Todavia, ela só desenvolverá as suas habilidades depois de escrever em um blog, site ou jornal. Isso porque ser hábil em algo significa basicamente que:

  • Você sabe se adaptar bem em diferentes situações de uma rotina de trabalho;
  • Ademais, que você já corrigiu erros ao longo do processo de realizar tarefas;
  • Em resumo, significa que você já aplicou a teoria na prática por diversas vezes.

CHA: Conhecimento, Habilidade e Atitude, o que isso significa?

Conforme você pode ver acima, não basta saber algo. Dessa forma, é imprescindível que o profissional saiba como executar as tarefas de forma lógica e coerente.

Nesse sentido, surgiu dentro do mercado de trabalho o que chamamos de técnica CHA. Essa palavra é a abreviatura de conhecimento, habilidades e atitude. Saiba mais sobre o conceito agora!

Primeiramente, é fundamental que uma pessoa tenha conhecimento para se desenvolver no trabalho, porém, ela precisa adquirir experiência para desenvolver as habilidades.

Já o conceito de atitude está relacionado à capacidade de antever problemas, bem como, solucioná-los antes de serem um grande caos na companhia.

Em síntese, para ser um profissional completo, você deverá entender e aplicar a técnica CHA na sua carreira.

Importância do CHA na sua trajetória profissional

De antemão, saiba que não basta ser uma pessoa altamente capacitada para um cargo, se você não consegue tomar decisões sozinho(a).

Bem como, é péssimo para uma organização ter um líder que tem atitude e que toma decisões com pouco saber teórico sobre o seu mercado de atuação.

Contudo, nenhuma faculdade ou escola pode te ensinar a ser um colaborador completo, ou seja, você é quem deverá ir atrás desses “saberes” para se tornar um profissional de sucesso e com a técnica CHA ao alcance das mãos.

10 habilidades mais requisitas no mercado profissional atual

Com o intuito de te ajudar, vamos te mostrar no post de hoje 10 habilidades mais procuradas pelas empresas atualmente.

Nesse sentido, você deverá estudar e ter as teorias necessárias para trabalhar na área que tanto sonha.

Entretanto, em qualquer setor, precisará ter as skills que vamos citar agora. Confira e salve esse post para não perder as nossas dicas! Olha só!

1.      Liderança

A liderança é uma das soft skills mais necessárias para o mundo atual. Isso porque essa skill permite que você tenha autonomia e lidere a si mesmo(a) e a outras pessoas.

Bem como, com o crescimento da gestão horizontal, a relação de gestores com colaboradores está cada vez mais tênue e maleável.

Portanto, cada vez mais é necessário que cada um tome decisões por si nas companhias. Além disso, se você é ou pretende se tornar gestor, deverá saber motivar e cativar os seus liderados.

E também garantir a produtividade do seu time e a saúde mental dessas pessoas.

2.      Criatividade

Profissionais criativos têm conhecimento e habilidades que permitem a inovação e a melhoria de processos.

Desse modo, eles estimulam novas ações nas empresas e interferem diretamente no dia-a-dia das companhias.

Por isso, são muito valorizados e disputados pelo mercado. A criatividade tem a ver com criar algo novo, já a inovação pode ser tida como uma forma de repensar processos, produtos e conceitos.

3.      Comunicação Interpessoal

Além disso, não basta ser muito bom em algo e não saber se comunicar, não é mesmo? Nesse sentido, para ser completo em 2021, um profissional precisar dominar as habilidades de comunicação escrita e oral.

Dessa forma, você precisa saber escrever bem e falar super bem. Ademais, é necessário ter boa dicção e postura adequada, principalmente para falar em público.

4.      Inteligência Emocional

Já a inteligência emocional tem relação direta aos seguintes pontos:

  • Capacidade de racionalizar sentimentos;
  • Aptidão para se controlar em situações de pressão;
  • Bem como, transformar adversidades em combustível para crescer profissionalmente.

5.      Fácil adaptação às mudanças

conhecimento e habilidades

Sempre que falamos sobre conhecimento e habilidades, não podemos deixar de fora a relevância da adaptabilidade para um profissional.

Nesse sentido, se trata da sua facilidade em se adaptar a situações nunca antes vistas e/ou vividas. Lembra-se da famosa frase de Charles Darwin sobre a evolução das espécies?

“Não é o mais forte e nem o mais inteligente que sobrevive, mas o que melhor se adapta às mudanças”. Desse modo, só vai crescer e prosperar no mercado de trabalho quem seguir essa afirmativa tão correta do famoso naturalista.

6.      Criticidade

Bem como, ter pensamento crítico é essencial para ser um profissional capaz de tomar boas decisões na companhia.

Além disso, é ainda mais necessário para quem atua como freelancer ou profissional autônomo.

Essa habilidade dialoga com boas tomadas de decisões e com atitudes alinhadas aos valores e visões da organização.

7.      Autoconhecimento

Atualmente, o autoconhecimento é imprescindível para que você seja uma pessoa feliz e, claro, seja um bom profissional.

Em síntese, se conhecer significa reconhecer as suas dificuldades, limitações, atributos e desafios.

Ao passo que você se conhece, sabe qual graduação deverá fazer. Bem como, compreende em qual companhia deseja entrar e se prepara para esse processo seletivo.

Ou seja, essa é uma das skills mais importantes, afinal, irá direcionar a sua vida profissional e até mesmo a pessoal.

8.      Resiliência

A capacidade de passar por uma dificuldade e voltar ao seu ponto inicial é denominada como resiliência.

Esse conceito é importante, principalmente para profissionais que atuam sob grande pressão e que têm metas audaciosas em seus ombros.

Basicamente, tem a ver com a capacidade de perseverar mesmo em situações adversas e não desistir de primeira de uma meta e/ou demanda profissional.

9.      Facilidade de trabalhar em equipe

Profissionais completos precisam saber como trabalhar em equipe. Atualmente, as companhias possuem maquinários para os serviços “pesados”.

Bem como, contam com softwares, programas e aplicativos para lidar com burocracias e análise de dados.

Desse modo, os colaboradores precisam atuar na comunicação e estratégia das empresas. Ou seja, comunicar-se nunca foi tão importante!

10.  Busca constante por aprendizado

Por fim, não podemos deixar de falar que você precisa ter sede de aprendizado para se destacar como profissional nos dias de hoje.

Portanto, dedique-se a cursos, workshops e aulas para aprender mais tanto das teorias da profissão, quanto sobre as soft skills do mercado de trabalho.

Dicas para se tornar um profissional com essas habilidades   

conhecimento e habilidades

Conforme você viu na nossa matéria de hoje, é essencial ter conhecimento e habilidades para se destacar no mercado de trabalho. Para isso, além de estudar e ter as hard skills importantes do setor que você deseja trabalhar, você deve:

  • Tenha metas e objetivos profissionais claros: saiba direitinho onde você quer chegar e como pretende alcançar esse posto. Por exemplo, se você sonha em ser CEO da empresa onde atua, entenda como chegar lá e tenha resiliência nesse caminho;
  • Tenha um bom marketing pessoal: ademais, nada de abrir mão da sua imagem e sempre invista nisso. Assim, seja um profissional reconhecido como o melhor (ou um dos melhores) da companhia onde atua e construa uma imagem sólida de si mesmo(a) no seu setor;
  • Networking: não abra mão dessa ferramenta! Por fim, não se esqueça de manter um LinkedIn atualizado e uma boa rede de contatos profissionais. Lembre-se de que essas pessoas poderão em um futuro breve ser suas colegas de trabalho e até mesmo seus chefes. Tire ao menos uma hora por dia para se manter conectado(a) com colegas de profissão e/ou líderes que admira.

Curtiu o nosso artigo sobre conhecimento e habilidades importantes para a sua carreira? Se gosta desse tipo de matéria, assine a newsletter do Via Fortuna agora mesmo!

Assim, receberá sempre na sua caixa de e-mails nossos posts sobre desenvolvimento, carreira e mercado de trabalho.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like