Como Você Se Vê Daqui a 5 Anos: Respostas E Dicas

Entenda como responder “como você se vê daqui 5 anos” de forma assertiva

A pergunta “como você se vê daqui a 5 anos” pode gerar insegurança em uma entrevista. Isso porque muitas vezes o candidato não sabe o que dizer. Certamente, por não ter pensado sobre o assunto antes para conseguir se planejar.

Para não ser pego desprevenido, confira dicas que ajudarão a ter uma melhor resposta. Além disso, veja algumas ideias de como ter uma perspectiva de vida profissional. E assim, garantir sucesso na conquista de uma oportunidade tão sonhada.

Perspectiva do futuro

Ter uma perspectiva do futuro profissional é muito importante. Bem como, saber planejar sua vida para ter uma carreira de sucesso. Por isso, é necessário entender o que espera do futuro.

Ao ser contratado não considere essa pergunta sem nexo. Já que por meio dela, o empregador terá uma base do seu interesse com aquela vaga. Além disso, considera se vale a pena ou não ter você na equipe dele.

Tenha uma perspectiva em relação ao seu futuro bem formado. Então, crie objetivos, metas e sonhos. Dessa forma, esse passo é importante para garantir o sucesso profissional.

Não crie perspectivas apenas por criar. Afinal, o correto é desejar o crescimento dentro da empresa. Portanto, demonstre vontade de crescer.

Como responder “como você se vê daqui a 5 anos”

Saber como responder “como você se vê daqui a 5 anos”, pode parecer simples. Contudo, a realidade nem sempre é assim. Porque no local em que há medo, a falta de confiança em si próprio pode interferir.

Ao ser entrevistado é importante que saiba responder essa pergunta. Além disso, tenha convicção de suas respostas. Assim, confira dicas de como responder de forma correta e firme esse questionamento.

Diga que irá trazer para empresa projetos que farão a diferença

Essa forma é a mais simples de responder o que você daqui 5 anos. Inclusive, isso gera uma grande vantagem de contratação. Já que, por meio de suas respostas, o empregador tem a noção de que você realmente veio para ficar.

Cite que pretende fazer sua carreira e ajudar a empresa a crescer ainda mais

Trace um plano real, que demonstre que você irá fazer carreira dentro da empresa. Aliás, demonstre que deseja auxiliar para que o negócio cresça ainda mais. Portanto, o entrevistador entenderá que deseja fazer carreira no emprego.

O que devo avaliar na vida pessoal e profissional?

Antes de saber “como você se daqui a 5 anos”, é fundamental entender o agora. Dessa forma, é importante fazer uma avaliação de como está a sua vida pessoal e profissional.

Quando tiver uma base de sua rotina será possível traçar metas futuras. Além disso, ajudará a se mostrar mais confiante para o recrutador na hora da entrevista. Então, veja como auto avaliar sua vida profissional e pessoal a seguir.

Vida profissional

Como você se vê daqui a 5 anos - Vida profissional

Para aqueles que almejam ter uma vida profissional de sucesso é essencial estar atento a alguns aspectos. Já que, resultados positivos não acontecem por acaso. Mas sim, com muito esforço e dedicação.

Faça essa autoavaliação periodicamente, identificando derrotas, vitórias. Também verifique quais serão os próximos passos e determine a conquista desejada. Portanto, o planejamento é o principal para um bom sucesso.

É primordial que encare oito aspectos essenciais na sua vida profissional. Assim, tenha em mente que eles são importantes e devem ser sempre avaliados. Logo, são eles:

  • Últimas conquistas realizadas;
  • Quais sonhos não foram conquistados;
  • Sua evolução diária;
  • Pontos fortes e fracos em sua área profissional;
  • Melhorias que devem ser tomadas;
  • Principais características suas na sua área de atuação;
  • Novas aprendizagens que garantem sua evolução;
  • Traçar metas.

Vida pessoal

Vida pessoal

Um dos pontos fracos do ser humano é não avaliar como a vida pessoal está. Inclusive, por ser uma tarefa que requer atenção, sempre é deixada para trás. Contudo, só com a autoavaliação é possível desenvolver o conhecimento.

Mesmo que esse seja um processo complicado, é importante ser feito. Aliás, para aqueles que estão em busca de um emprego, avaliar a vida pessoal ajudará. Afinal, ao fazer essa avaliação é possível ver o que se espera do futuro.

Para ter clareza sobre quais competências pessoais poderão estar na vida profissional é preciso análise. Portanto, confira quais aspectos pessoais são essenciais para autoavaliação:

  • Seja sincero e verdadeiro em sua autoavaliação;
  • Faça perguntas sobre o que deseja;
  • Reflita sobre suas últimas ações;
  • Veja quais são seus pontos fortes e fracos, e entenda quais precisam de melhorias;
  • Faça uma identificação de quais sentimentos bons ou ruins estão te prejudicando.

Defina metas e objetivos de sua vida

Decidir as metas e objetivos é essencial na vida pessoal e profissional. Porém, o objetivo não é apenas alcançá-las. Mas sim, tornar-se alguém melhor nesta jornada.

Para saber “como você se vê daqui a 5 anos exemplos” é importante definir os sonhos. Além disso, é preciso ter foco e seguir a direção correta. Então, confira como estabelecer metas e objetivos concretos.

Entenda o que são metas e objetivos

A meta nada mais é do que uma ideia de futuro planejada. Sendo assim, para ter o sucesso desejado é primordial comprometimento para alcançá-la. Assim, alguns pontos que podem ajudar neste processo são:

  • Definir prazos para a sua realização;
  • Ter uma base se aquela meta irá ter o retorno esperado;
  • Pensar em quais recursos ajudarão na tomada de decisões;
  • A meta deve ser específica e sistemática.

Defina objetivos e metas que o motivam

Quando um objetivo ou meta é definida é essencial que eles te motivem. Ou seja, garantir que sejam importantes para a sua realização profissional e pessoal.

Caso você não tenha foco e determinação, é impossível cumpri-las. Por isso, é essencial ter motivação para conseguir realizar com clareza seus objetivos.

A roda da vida ajuda a responder como você se vê daqui a 5 anos?

A roda da vida é um dos mais tradicionais instrumentos que ajudam para a autoavaliação. Sendo assim, ela também é importante para avaliar suas metas profissionais. Inclusive, tem como base reflexões sobre diversas áreas fundamentais em nossa vida.

Por meio de uma forma gráfica e organizada é possível que o indivíduo identifique quais áreas precisam de atenção. Ou seja, qual parte de sua vida deve ser trabalhada com foco.

De modo geral, a roda da vida trabalha com 12 setores para a avaliação. Mas, você pode modificá-los de acordo com a sua necessidade. Assim, em geral, as áreas utilizadas são:

  • Disposição e saúde;
  • Desenvolvimento do intelecto;
  • Equilíbrio das emoções;
  • Propósito profissional e a realização;
  • Setor financeiro pessoal;
  • Como a sua atuação profissional está em relação à contribuição social;
  • Relacionamentos familiares;
  • Relações amorosas;
  • Vida social;
  • Qualidade de vida, como hobbies, criatividade e diversão;
  • Felicidade e plenitude;
  • Espiritualidade.

Como traçar um plano de carreira?

Traçar um plano de carreira é essencial para qualquer profissional que deseja sucesso. Desse modo, é importante que tenha foco, dedicação e planejamento.

Antes de mais nada, faça uma autoavaliação pessoal

Com a autoavaliação é possível saber onde quer chegar. Por isso, faça uma reflexão de como está seu momento presente e quais pontos pessoais precisam ser melhorados. Além disso, defina o que será necessário para alcançar seus objetivos.

Faça a elaboração de estratégias específicas para alcançar seus objetivos

Um bom plano de carreira deve ter uma elaboração de estratégias bem sólidas. Sendo assim, avalie o que será preciso para realizar o objetivo e crie meios que facilitarão a conquista.

Busque por aprendizado e capacitação para que desenvolva suas habilidades. Sejam elas pessoais e profissionais, é necessário definir o que é deve melhorar.

Tenha como exemplos pessoas de sucesso

Para ter inspiração em suas metas, tenha exemplos de pessoas de sucesso. Assim, aprenda por meio dos relatos e experiências daquele profissional. Inclusive, aproveite e inspire-se para criar seus próprios objetivos.

Dicas para colocar o plano em prática

Colocar o plano de carreira em prática garantirá o modo como você se vê daqui a 5 anos. Além disso, facilita o gerenciamento de sua carreira. Por isso, dedique-se para atualizar seu planejamento. Inclusive, entenda como colocá-lo em prática:

  • Faça a definição do principal objetivo;
  • Liste quais serão as competências pessoais e profissionais para colocar em prática;
  • Cite quais são as habilidades que você precisa adquirir e aprimorar;
  • Anote quais ações foram propostas para atingir um objetivo;
  • Faça a relação de quais metas não foram realizadas e os motivos;
  • Relacione quais ações foram feitas no prazo pré-definido.

Ao realizar anotações como essas, é possível saber o que deve ser modificado e melhorado. Portanto, garante que seu plano de carreira esteja sempre atualizado.

Tem uma resposta certa para “como você se vê daqui a 5 anos”?

A pergunta do recrutador de como você se vê daqui a 5 anos entrevista gera insegurança. Contudo, não há uma resposta única para a questão. Entretanto, é essencial que fale a verdade.

Para responder corretamente, saiba a finalidade da vaga. Dessa forma, é possível construir uma linha de raciocínio para responder com clareza como será o seu futuro naquela empresa.

5 dicas para responder onde você se vê daqui a 5 anos

Em muitas entrevistas de emprego é comum perguntas sobre seu futuro dentro daquela empresa. Mas, nem sempre é fácil respondê-las. Então, confira dicas para esse momento.

1 – Desejo alcançar desenvolvimento dentro da carreira

Falar sobre ambições grandiosas dentro daquele cargo pode ser um assunto polêmico. Ainda mais se a equipe profissional da empresa for pequena. Por isso, jamais fale sobre conquistar cargos maiores.

2 – Vejo-me trazendo crescimento para a empresa

Uma boa resposta é citar que deseja fazer com que a empresa cresça. Além disso, reforce que sua prioridade será conquistar as metas de sua função.

3 – Daqui a 5 anos me vejo em constante aprimoramento da minha carreira

Cite ao recrutador que em cinco anos deseja estar em constante aprimoramento, mostrando comprometimento. Certamente, indica que você deseja crescer na empresa. Portanto, um sinal positivo ao empregador.

4 – Poder continuar aprendendo e colocar em prática minhas habilidades

Essa resposta mostra o comprometimento em continuar crescendo. Ou seja, demonstra ao empregador que vale a pena a sua contratação, pois você se vê em constante melhora.

5 – Chegar com um desenvolvimento amplo na área que estarei atuando

Em muitos casos, é vantajoso mostrar o seu interesse em ter um domínio total sobre o cargo inicial. Então, só depois deve pensar em outras conquistas.

Mostre ao selecionador que você deseja estar sempre se capacitando. Portanto, buscando e trazendo resultados concretos nas suas funções desempenhadas.

Seja natural

Não existe uma fórmula mágica ou a resposta certa para como você se vê daqui a 5 anos. Porque o futuro demonstra incertezas para qualquer profissional. Mas, após este artigo está preparado para responder essa questão.

Lembre-se, é sempre válido ter objetivos traçados. Dessa forma, pessoas com metas estabelecidas garantem mais organização e resultados. Portanto, se é o sucesso profissional que você almeja, crie um plano de carreira e estabeleça objetivos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like