Como Usar O LinkedIn Para Conseguir Emprego: 7 Dicas Para Encontrar Um Emprego Rapidamente

O que um profissional em busca de recolocação no mercado precisa para conseguir um emprego pelo LinkedIn?

De maneira geral, há várias dicas para conseguir um emprego através de redes sociais.

Neste artigo, demonstraremos estratégias para conseguir um emprego pelo LinkedIn, desde como montar seu perfil até como criar uma rede de relacionamento na plataforma.

Continue e prepare-se para encontrar seu trabalho ideal através do LinkedIn.

O que é o LinkedIn?

Lançado em 2003, o LinkedIn foi criado por um grupo de empresários que visavam lançar uma rede social profissional.

Atualmente, o LinkedIn é a maior mídia social profissional do mundo e o Brasil está em terceiro lugar com mais usuários no mundo.

Na plataforma, há diversos profissionais, desde gestores de empresas multinacionais, recrutadores de RH até profissionais procurando por emprego.

Em suma, o LinkedIn serve para aproximar todos esses profissionais e construir uma rede de empregos orgânica. Ou seja, criar um networking entre os usuários.

O networking é uma rede de contatos que um usuário pode utilizar para seu trabalho e também uma das estratégias para conseguir um emprego através do LinkedIn.

Dessa maneira, os usuários podem adicionar e interagir com profissionais que pertencem a sua categoria e, assim, mostrar seus trabalhos para eles.

Como montar um perfil e conseguir um emprego pelo LinkedIn

Como montar um perfil e conseguir um emprego pelo LinkedIn

Primeiramente, para criar um perfil no LinkedIn, você precisa se cadastrar na mídia social. Depois, você começa a montar seu perfil.

Lembre-se que criar um perfil completo atrai mais olhares dos recrutadores que estão na plataforma.

Mas, como criar um perfil no LinkedIn que seja perfeito?

1 – A sua foto

Inicialmente, escolhendo uma foto adequada. Isto é, escolha fotos naturais com boa iluminação, camisa ou camiseta neutras, fundo neutro e não se esqueça do sorriso.

Além disso, evite fotos com regata, decotes e selfies, pois o profissional deve prezar pela sua imagem.

2 – Suas informações

Após escolher a sua foto, você chegará ao tópico “Sobre mim”. Essa parte do seu perfil é bem parecida com o “Fale sobre você” da entrevista de emprego.

Então, você deve colocar sua carreira, resultados obtidos, prêmios, palavras-chave para atrair recrutadores, e também exemplos de trabalhos que você já desenvolveu.

Para completar seu perfil, insira suas experiências profissionais, competências, além de adicionar pessoas da sua área de atuação.

A forma correta de usar o LinkedIn

A forma correta de usar o LinkedIn

A melhor forma de utilizar o LinkedIn é criando uma rede de pessoas que estão na sua área de atuação. Busque adicionar pessoas de empresas que são líderes em seu mercado, recrutadores de RH e perfis que compartilham vagas do seu segmento.

Quando um usuário adiciona outro, a plataforma abre um pequeno espaço de texto para uma breve carta de apresentação no LinkedIn.

Nesse primeiro contato, evite pedir emprego ou indicações de cara. Assim, o ideal é apenas se apresentar ao outro usuário, caso você não o conheça.

Como o LinkedIn é uma mídia social, ele tem um algoritmo que organiza o conteúdo que está na plataforma. Portanto, o usuário deve utilizar palavras-chave para atrair os recrutadores.

As palavras-chave são termos que, quando procuradas, o algoritmo as rastreia, colocando-as nos melhores resultados relacionados ao termo procurado.

Por ser uma rede social, não esqueça de interagir e postar no LinkedIn, já que a interação pode chamar atenção de recrutadores e mostrar que você é um usuário ativo na plataforma.

Como conseguir um emprego no LinkedIn

Como conseguir um emprego no LinkedIn

1 – Tenha um perfil completo

Um perfil completo e atraente é um dos passos mais importantes para conseguir um emprego no LinkedIn. Monte com cuidado seu perfil na mídia social, relembre toda sua carreira, seus objetivos e pense na área na qual você deseja atuar.

No “Sobre você”, pense em responder às seguintes questões: “O que você já fez?”, “O que você quer fazer?” e “Quais são as suas experiências?”. Respondendo essas três perguntas, você consegue montar esse tópico.

Além disso, não se esqueça de colocar a foto de perfil, sua profissão, idiomas, possíveis prêmios que já recebeu, além de pedir uma recomendação de um antigo chefe.

2 – Siga profissionais e empresas da sua área

Seguir profissionais e empresas da sua área é uma das grandes dicas para conseguir um emprego no LinkedIn. Além disso, seguir pessoas que pertencem a sua área de atuação é útil para saber como está o mercado de trabalho.

Dessa maneira, é fundamental seguir os empregadores a fim de ficar por dentro das organizações. Atualmente, a maioria das empresas está presentes no LinkedIn e postam em seus perfis sobre a abertura de processos seletivos.

O profissional também pode seguir recrutadores, perfis de RH e pessoas que compartilham vagas da área. Muitos profissionais podem ajudá-lo com dicas para conseguir um emprego e como procurar emprego no LinkedIn, através do compartilhamento de vagas e relatos.

Outro local na rede social que você pode se conectar com profissionais e empresas é em grupos segmentados da sua área.

3 – Otimize seu perfil para os motores de busca

Entre tantos profissionais nas redes sociais, você precisa saber se destacar para os recrutadores. Nesse sentido, otimizar seu perfil para os motores de busca é uma ótima estratégia para conseguir um emprego no LinkedIn.

Em resumo, otimizar seu perfil para os motores de busca ajuda o recrutador encontrar seu perfil entre todos os usuários. Aliás, você sabe como otimizar seu perfil no LinkedIn?

Após completar seu perfil, você deve inserir palavras-chave sobre sua profissão.

E o que são palavras-chave? Elas são termos que os recrutadores podem procurar para achar um candidato.

As palavras-chave variam de acordo com sua área e podem ser sua especialização ou habilidades que são reconhecidas em seu setor.

4 – Interaja com suas conexões

O conceito do LinkedIn é ser uma mídia social e criar uma rede social profissional nesse espaço. Entretanto, você pode estar se perguntando: como criar um perfil no LinkedIn que seja interessante para a interação?

Antes de tudo, o profissional precisa se engajar em posts das suas conexões.

Ou seja, conversar sobre as áreas do setor, curtir e comentar posts de suas conexões. Ainda, se engajar em grupos de assuntos que te interessem.

Com essa interatividade, você consegue criar um networking com diversos companheiros de profissão. Por fim, evite comentar em posts que possam prejudicar sua imagem profissional, em posts políticos, preconceituosos e que possam atingir outros usuários da rede.

Lembre-se que o LinkedIn mostra todas suas interações na rede social.

5 – Produza conteúdo relevante

Produzir conteúdo é uma forma de chamar atenção de recrutadores e conseguir um emprego no LinkedIn.

Ao criar conteúdo na plataforma, o profissional pode falar sobre assuntos os quais tem conhecimento, compartilhar dicas e até mesmo vagas em seu perfil.

O usuário ainda pode utilizar seu perfil para ser um criador de conteúdo e se tornar relevante em algum assunto que tenha conhecimento. Tenha em mente que como criador de conteúdo você pode agregar valor ao seu perfil.

Você também pode compartilhar dicas sobre sua área de atuação e vagas de empregos, assim ajudando profissionais em busca de recolocação.

6 – Utilize técnicas de SEO

Utilize técnicas de SEO

As técnicas de SEO são bem-vindas no LinkedIn. Além de otimizar seu perfil para o motor de busca, o usuário otimiza seu perfil com as técnicas de SEO.

Entretanto, como criar um perfil no LinkedIn utilizando o SEO?

Primeiramente, você deve ajustar a URL de seu perfil. Ao invés de ter uma URL poluída, aposte em uma URL curta e baseada em seu nome, facilitando o acesso ao seu perfil.

Para mudá-la, basta ir em informações de contato abaixo de sua foto, clicar em URL do perfil e, na próxima página, alterá-la. Outra forma de utilizar técnicas de SEO em seu perfil é através das palavras-chave utilizadas.

7 – Verifique vagas enviadas pelo e-mail

E como procurar emprego no LinkedIn a partir do e-mail? Você faz ideia de como fazer isso de maneira assertiva?

Através do informativo do e-mail, você pode receber vagas!

Devido ao seu uso no LinkedIn, a rede consegue te indicar vagas que são parecidas com seu perfil. Além disso, o usuário pode criar alerta para vagas de áreas nas quais ele tem interesse.

Dessa maneira, é possível criar alerta sobre vagas específicas em empresas que você deseja se candidatar para uma vaga de emprego. E quando essas oportunidades aparecerem, você pode recebê-las por e-mail.

O LinkedIn também te avisa por e-mail sobre vagas que são parecidas com seu perfil. Este modo pode te mostrar novas empresas e vagas que estão presentes ali.

Carta de apresentação para conseguir um emprego pelo LinkedIn

A carta de apresentação no LinkedIn pode ser mais um fator para se diferenciar na plataforma. Após encontrar a vaga que deseja e enviar seu currículo, você pode enviar com o seu currículo uma carta de apresentação no LinkedIn.

A carta de apresentação é um complemento do currículo. Nela, você pode se apresentar mais formalmente ao recrutador, criando um diferencial no processo seletivo.

Além de enviá-la com o currículo, a carta de apresentação pode ser usada quando você for adicionar um contato. Além da solicitação de amizade, o usuário pode enviar uma pequena apresentação para sua nova conexão.

Como escrever a carta de apresentação

O profissional pode utilizar a carta de apresentação, seja no corpo do e-mail ou com documento em anexo, quando enviar seu currículo.

Para escrever uma carta de apresentação, pense em ser direto e conciso. Além disso, ela deve ter no máximo três a quatro parágrafos.

A carta deve ser personalizada para a vaga que você está enviando. Dessa maneira, evite linguagem genérica e cite o nome da vaga e da empresa ao longo do texto.

Ainda, preze pela linguagem formal. Primeiramente, comece com prezado(a). Em seguida, a saudação e depois se apresente, dizendo seu nome, profissão e área de atuação.

Após a apresentação, o candidato deve falar o que chamou sua atenção para a vaga que está se candidatando, além de mencionar suas competências que combinam com o escopo da vaga.

Por último, coloque-se à disposição para contato do recrutador, fale que seu currículo está em anexo ao e-mail e insira alguma referência profissional.  No final da carta, use atenciosamente, nada de abraços ou beijos, e seu nome.

Conclusão

Agora que você aprendeu como criar um perfil no LinkedIn que faça sucesso, invista seu tempo nas estratégias para conseguir um emprego no LinkedIn.

Portanto, não se esqueça de interagir com suas conexões, utilizar palavras-chave em seu perfil, além de formatar uma carta de apresentação para enviar com seu currículo.

Com as técnicas relatadas, você pode conseguir um emprego pelo LinkedIn e encontrar a sua recolocação no mercado de trabalho quanto antes.

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