Como Tomar Decisões Difíceis No Trabalho: 7 Passos Para a Tomada De Decisão Fluente

Saber como tomar decisões difíceis no trabalho é algo que exige muito de nós. Nesse sentido, há pessoas que ficam aflitas e não conseguem agir.

Desse modo, o medo, a indecisão e até a ansiedade podem te atrapalhar muito e impedir que você dê o próximo passo na carreira e/ou na vida pessoal.

Portanto, é imprescindível que você compreenda que mesmo diante de situações difíceis, é necessário ter uma postura. Ou seja, você não pode permitir que o receio te deixe estagnado.

Para te ajudar a entender melhor como você deve agir diante das incertezas, elaboramos um post completo sobre esse assunto.

Assim, após essa leitura você saberá como tomar decisões difíceis no trabalho e como lidar melhor com a sua trajetória profissional de modo geral.

Confira o artigo na íntegra e nos conte no final a sua opinião sobre o tema.

Tenha uma ótima leitura!

É fácil tomar decisões? 

É fácil tomar decisões?

Primeiramente, saiba que a resposta para essa indagação é um ressonante “não”. Tomar decisões, sejam elas pessoais ou profissionais, nunca é fácil.

Desse modo, existem algumas premissas que as decisões seguem, tais como:

Por que é custosa tomar decisões difíceis?

  • Na maioria dos casos, elas impactam a vida de nossos familiares e/ou amigos;
  • Ademais, todas as decisões vêm seguidas de consequências;
  • Por fim, uma escolha (irremediavelmente) anula outro caminho. Por exemplo, se você optar por ser contador, não poderá ser veterinário.

Nesse sentido, sempre que nos vemos diante da necessidade de tomar decisões, ficamos frente a frente com tais situações.

Por isso, muitas vezes, levamos dias, meses e até semanas para tomar uma posição.

Entretanto, não recomendamos que você perca tempo sempre que precisar escolher um caminho. Em resumo, indicamos que você siga a seguinte dica:

Como estabelecer prioridade em minhas decisões?

  • Decisões mais simples e menos impactantes, devem ser tomadas no mesmo dia. Assim, reserve meia hora para avaliar os prós e contras e decida-se o quanto antes sobre qual caminho seguir;
  • Todavia, as decisões mais sérias e que terão grande impacto na sua vida, exigem mais de você. Falaremos detalhadamente sobre elas abaixo, veja!

Como tomar decisões difíceis no trabalho? 7 passos para uma tomada de decisão eficiente

Como tomar decisões difíceis no trabalho? 7 passos para uma tomada de decisão eficiente

Retomando nosso raciocínio, confira abaixo 7 dicas simples que você pode seguir para saber como tomar decisões difíceis no trabalho. Olhe só:

1 – Avalie tudo

Antes de mais nada, ressaltamos que você deve fazer uma lista de vantagens e desvantagens que todas as suas opções têm. Ou seja, nunca tome uma decisão sem antes avaliar o todo.

Afinal, qualquer caminho possui prós e contras e entendê-los é fundamental para te ajudar a seguir em frente.

Ademais, depois dessa análise criteriosa você poderá ter uma ótima decisão nas mãos ou a certeza de que não deve fazer nada (ao menos neste momento).

2 – Reserve um tempo para si mesmo

Para desenvolver habilidades é primordial ter um tempinho, não é mesmo? Aprender a tomar decisões difíceis também exige de você alguns momentos de reflexão.

Portanto, recomendamos que você tire algumas horas por semana para pensar sobre a decisão que você deverá tomar em breve.

Além disso, você precisará desse tempo para seguir as demais dicas sobre como tomar decisões difíceis no trabalho.

3 – Saiba o que você realmente quer

Saiba o que você realmente quer

Sob o mesmo ponto de vista, antes de se decidir você precisa ter a certeza sobre o que você realmente quer e sonha.

Ou seja, não compensa você estudar horas diárias para um concurso público se o seu sonho é trabalhar por conta própria!

Parece óbvio, mas muitos profissionais estão frustrados justamente por isso!

Assim, eles não sabem o que querem e não conseguem tomar nenhuma decisão assertiva em relação à carreira! O resultado é a insatisfação e tristeza em não trabalhar naquilo que amam!

4 – Alinhe as suas expectativas

Além disso, é importante você ter expectativas muito alinhadas e condizentes com a realidade. Desse modo, não pense que escolher um caminho significa uma carreira profissional perfeita.

A paciência e resiliência no mundo corporativo são essenciais para a construção de uma vida sólida e sem grandes decepções.

Em resumo, saiba que todas as escolhas possuem consequências e que mesmo um caminho bacana, terá percalços, dificuldades e adversidades.

5 – Converse com pessoas de confiança

Ademais, recomendamos que você busque uma ou duas pessoas para conversar sobre as suas opções. Dialogar com pessoas confiáveis e inteligentes vão te ajudar no gerenciamento das emoções.

Todavia, cuidado para não se perder nas opiniões e ficar ponderando demais! Em síntese, ouça o mínimo de pessoas possível e anote as observações delas.

6 – Tenha uma estratégia

Tenha uma estratégia

Além disso, indicamos que caso você ainda não tenha uma estratégia profissional, trace uma agora mesmo! Nesse sentido, aproveite esse momento de tomar uma decisão para:

Como tomar decisões de forma estratégica?

  • Fazer uma autoavaliação sobre a sua carreira e suas escolhas profissionais;
  • Bem como, anote os seus objetivos de curto, médio e longo prazo;
  • Por fim, veja se os seus passos estão alinhados à carreira que você sonha para si.

Portanto, esse é o momento ideal para você montar uma estratégia profissional e determinar qual o próximo passo deve seguir.

7 – Defina uma data para a sua decisão

Sem mais delongas, é hora de anotar na sua agenda uma data limite para a sua decisão! Ou seja, você precisa estabelecer esse momento para evitar:

Quais são os riscos de atraso de decisões importantes?

  • Procrastinação;
  • Estagnação na carreira;
  • Falta de comprometimento na tomada de decisões.

Porém, se você precisa aceitar uma promoção ou assinar uma carta de demissão, confirme com a empresa qual a data máxima para isso.

Bem como, caso necessite se candidatar a uma vaga ou iniciar uma faculdade, sempre fique de olho nos prazos.

Em síntese, coloque no seu calendário que até o dia “25 de maio” você já saberá o que fazer.

Assim, você pode até ter a sua resposta antes desse dia, porém, já terá pré-definido que depois dessa data seu caminho estará escolhido!

Qual a melhor maneira de tomar decisões? 

Qual a melhor maneira de tomar decisões?

De antemão, podemos afirmar que para tomar decisões é necessário seguir as dicas que citamos acima. Todavia, existe um ponto crucial que você deve seguir sempre!

Nesse sentido, estamos falando da reflexão profunda. Ou seja, a melhor maneira de tomar decisões envolve o pensamento crítico e reflexivo.

Assim, não adianta tentar tomar decisões difíceis na carreira com os seguintes impasses:

  • Você precisa ter soft skills desenvolvidas e se conhecer bem;
  • Ademais, sempre seja verdadeiro(a) nas suas escolhas e nunca tome decisões baseadas nas opiniões de terceiros;
  • Por fim, indicamos que você siga o seu coração e construa uma carreira alinhada com os seus ideais.

Como ser firme em suas decisões? 

Como ser firme em suas decisões?

Outra coisa super importante sobre como tomar decisões difíceis no trabalho, é seguir em frente e ser firme nas decisões.

Desse modo, para te ajudar nisso, temos algumas sugestões, veja:

  • Entenda que todos os caminhos possuem prós e contras. Em resumo, aceite as consequências positivas e negativas de suas escolhas;
  • Ademais, tenha autocontrole e aprenda a lidar com a pressão que as decisões têm. De maneira simples e direta: seja racional e objetivo(a).

O que fazer antes de tomar uma decisão? 

O que fazer antes de tomar uma decisão?

Acima, já demos dicas e indícios sobre o que você deve fazer antes de tomar uma decisão.

Além disso, vamos te mostrar abaixo algumas situações que você deve levar em consideração previamente à escolha do seu caminho profissional. Olhe só:

  • Indicamos que você converse com alguém que fez uma escolha parecida com a sua. Assim, você saberá exatamente o que tal caminho reserva;
  • Bem como, imagine que a sua vida é um filme. Portanto, pense em como uma decisão vai mudar os seus caminhos e avalie se você será mais feliz com tal escolha;
  • Por fim, recomendamos que você reflita muito sobre o seu futuro. Ou seja, não haja no calor das suas emoções e seja maduro(a). Pense sempre que isso pode mudar toda a sua vida profissional e até mesmo pessoal.

Como fazer para não se arrepender de uma decisão importante? Dicas e cuidados

Finalmente, vamos te mostrar o que você precisa fazer para não cair em arrependimentos depois de tomar uma decisão. Confira:

  • Saiba que você agiu com clareza e que escolheu o caminho que julgava ser melhor para si e para a sua trajetória profissional;
  • Tenha sempre em mente que qualquer escolha acarreta consequências. Desse modo, seja maduro(a) para lidar com as vitórias e com as inevitáveis “pedras no caminho”;
  • Ademais, entenda que é com o passar do tempo e com estudos que você cria mais formas de julgamentos. Ou seja, não se culpe por uma escolha feita há 5 anos atrás;
  • Por fim, lide com tranquilidade e se for preciso, tome uma nova decisão! Afinal, se você optou por uma carreira que te deixa infeliz, o que te impede de mudar de rota e construir uma nova trajetória?

Entendeu porque ter acesso a esse tipo de conteúdo é fundamental para te ajudar a construir bases sólidas de conhecimentos sobre carreira e trajetória profissional?

Além disso, você gostou da nossa matéria sobre como tomar decisões difíceis no trabalho?

Deixe o seu comentário aqui embaixo e nos conte qual foi a decisão mais importante (e difícil) na sua carreira que você já precisou fazer.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like