Como Tirar Carteira De Trabalho Em 2021? Dicas Práticas E Passo A Passo Aqui!

Saiba na matéria de hoje como tirar carteira de trabalho e entenda as novidades sobre a carteira digital e suas características

Em pleno 2021, ainda existem várias pessoas que precisam saber como tirar carteira de trabalho. Afinal, muita coisa mudou nesse atendimento nos últimos anos.

Há algumas décadas, era necessário ir cedinho para uma fila e aguardar uma senha. Todavia, esse processo (felizmente) se transformou.

Atualmente, os governantes têm implementado tecnologias aos serviços públicos. Aliás, principalmente após a pandemia do novo coronavírus, diversas situações passaram por mudanças nas esferas públicas.

Nesse sentido, tirar a carteira de trabalho também não é mais da mesma forma que era nos anos 2000, por exemplo.

Entretanto, em 2021, como tirar carteira de trabalho no Brasil? É verdade que não precisamos mais de um documento físico e que apenas o digital existirá daqui para a frente?

Para responder a essas e outras perguntas, elaboramos o post de hoje. Confira a matéria abaixo e tenha uma ótima leitura!

Breve história da carteira de trabalho e sua importância para o brasileiro

Antes de mais nada, vamos entender um pouquinho mais sobre esse documento e sua relevância para o povo brasileiro.

A carteira de trabalho é denominada pela legislação como Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Esse documento tornou-se obrigatório no governo de Getulio Vargas, em 1934.

Ou seja, qualquer pessoa contratada para prestar serviços dentro dos moldes da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) precisa ter a sua carteira assinada.

Nesse sentido, não assinar a carteira de um funcionário constitui infração grave e pode gerar multa e até prisão.

A carteira de trabalho é um documento super importante. Afinal, nele, há informações que comprovam e esclarecem tudo sobre a vida profissional de um indivíduo.

Desde 2018, o Ministério do Trabalho lançou também a carteira de trabalho digital. Assim, você pode ter os seus dados trabalhistas em um app, disponível tanto para IOS, quanto para Android.

Posteriormente, falaremos sobre essa nova modalidade do documento. Todavia, confira no próximo tópico a forma de tirar a sua carteira de trabalho física, olha só.

Afinal, como tirar carteira de trabalho?

como tirar carteira de trabalho

Primeiramente, para saber como tirar a carteira de trabalho, você precisa ter em mente que é necessário fazer um agendamento prévio.

Ou seja, não é possível ir tirar a carteira antes de agendar um dia e horário para o atendimento. Atualmente, a emissão desse documento é de responsabilidade do Ministério do Trabalho ou de locais que atendem aos cidadãos, como órgãos conveniados.

Ademais, em algumas cidades do interior, o documento é emitido por sindicatos ou por prefeituras.

Com quantos anos pode tirar a carteira de trabalho?

Outro ponto importante, é que apenas pessoas maiores de 14 anos de idade podem tirar a carteira de trabalho.

Além disso, é essencial já ter outros documentos, como CPF. Portanto, se você é jovem e já quer tirar a sua CTPS, garanta antes disso o seu Cadastro de Pessoas Físicas, combinado?

Passo a passo para tirar a sua carteira de trabalho no Brasil

Ao passo que você sabe a importância da CTPS, veja agora como agendar para tirar carteira de trabalho.

Para te ajudar, deixaremos um passo a passo bem explicadinho. Assim, você não terá nenhuma dúvida sobre o tema. Já salva esse post para não perder depois o conteúdo, veja:

Carteira de trabalho como tirar

  • Primeiramente, você deverá acessar o site de agendamento do documento. Ele está disponível neste link. Desse modo, preencha os seus dados de localização e selecione a opção do que deseja resolver. Nesse sentido, “Emissão de Carteira de Trabalho Estrangeiro” se você é imigrante. Já “Emissão de Carteira de Trabalho Brasileiro” se você é naturalizado daqui;
  • Em seguida, você vai precisar escolher um local mais perto de você para fazer o atendimento presencial. Haverá algumas opções, desse modo, selecione a mais fácil para você chegar;
  • Ademais, é possível selecionar também o horário de atendimento. Nesse sentido, basta chegar uns 10 a 15 minutos antes da hora estipulada para tirar a sua carteira de trabalho. Isso agilizou demais os serviços, bem como, impede aglomerações e longas filas nas repartições públicas;
  • Por último, você deverá colocar o seu número de CPF e data de nascimento. Bem como, deverá colocar um código de segurança que vai aparecer na tela. Então, você terá a confirmação do seu agendamento na tela do computador.

Viu como tirar carteira de trabalho é relativamente simples? Contudo, se você está em um local com péssimo sinal de internet, não se preocupe!

Afinal, dá para agendar a sua emissão de carteira de trabalho também pelo telefone! Veja só como funciona essa modalidade no próximo tópico!

Agende a sua CTPS pelo telefone

De antemão, saiba que você deverá ligar de um telefone para o número 158. Esse é o meio de contato com o Ministério do Trabalho e é denominado de “Alô Trabalho”.

Após realizar a sua ligação, selecione a opção de número que se refere ao agendamento da emissão de carteira. É bem simples, basta prestar atenção em toda a ligação, combinado?

Nesse sentido, você deverá informar e confirmar os seus dados pessoais para o atendimento virtual. Ademais, poderá escolher um dia e hora para ser atendido(a) presencialmente.

Por último, poderá confirmar o atendimento e anotar na sua agenda o dia de finalmente emitir a sua carteira de trabalho.

Muito simples e prático, não é mesmo? Entretanto, no dia de emitir a carteira você precisa levar alguns documentos. Caso contrário, não poderá tirar a carteira mesmo com agendamento. Saiba mais sobre o assunto abaixo, confira!

Documentos importantes para tirar esse documento

Sob o mesmo ponto de vista, é imprescindível levar os seguintes documentos no dia de tirar a CTPS, olha só o que você não deve esquecer em casa em hipótese alguma:

Como faço para tirar carteira de trabalho

  • 2 fotos 3×4 com fundo branco e rosto visível. Lembre-se de que as fotos precisam ser atuais;
  • Seu CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • Bem como, precisa levar um documento original com foto que te identifique. Nesse sentido, pode ser RG, CNH, documento de reservista ou certidão de nascimento);
  • Ademais, no atendimento presencial você deverá levar um comprovante de residência no seu nome ou no de alguém que comprove parentesco contigo. Pode ser conta de gás, água, luz ou similares.

Em resumo, esses são os principais documentos para você levar na hora de tirar a sua carteira de trabalho.

Contudo, o que fazer após perder a CTPS ou ser roubado(a)? Se você está nessa situação, precisa continuar a leitura e ver como deve proceder nesse tipo de caso, acompanhe a matéria.

Como tirar segunda via da carteira de trabalho

Conforme falamos anteriormente, se você perdeu a sua carteira de trabalho, deve tirar a segunda via o quanto antes.

Entretanto, para isso, precisará ter um B.O. (Boletim de Ocorrência) em mãos. Ou seja, assim que der falta do seu documento, faça um B.O.

Salientamos que pode ser presencialmente em uma delegacia física ou até mesmo online. Afinal, muitos estados possuem serviços online para esse tipo de solicitação.

Depois de estar com o B.O., você deverá fazer um agendamento do mesmo modo que orientamos acima.

Contudo, tanto no telefone, quanto virtualmente, selecione a opção de tirar a segunda via da CTPS, viu?

Bem como, deverá levar para o atendimento presencial os mesmos documentos que citamos acima. Entretanto, outros dois itens devem ser levados:

  • Qualquer documento que comprove o número da sua carteira de trabalho que foi perdida;
  • O boletim de ocorrência que ateste que você realmente perdeu a sua primeira carteira de trabalho.

Como tirar carteira de trabalho digital

como tirar carteira de trabalho

Por fim, não podemos deixar de falar sobre a carteira de trabalho digital. Esse documento surgiu em 2018 e desde então, revolucionou o sistema trabalhista brasileiro.

Desse modo, você não precisa mais ter uma carteira de trabalho física para ser contratado(a) por uma empresa.

Afinal, com a carteira de trabalho digital a empresa pode validar o seu emprego e manter todos os seus direitos trabalhistas em dia.

Diferentemente do que muita gente pensa, é possível ter a carteira digital e física. Ou seja, a digital surgiu como uma opção mais prática.

Atualmente, as empresas podem lançar os dados de contratação, fazer anotações na carteira e até demitir apenas pelo sistema eSocial.

Em resumo, se você não deseja tirar a carteira física, pode apenas pedir a carteira de trabalho digital.

Para realizar a solicitação, deve acessar o site do Ministério do Trabalho e entrar na área de usuário. O cadastro é super rápido e bastante simples.

Em seguida, verá na tela a opção de carteira de trabalho digital. Clique no ícone, siga as orientações e pronto!

Em poucos minutos, a sua carteira de trabalho digital já estará disponível no sistema! Maravilhoso, não é mesmo?

Viu só como tirar carteira de trabalho é mais simples do que muita gente imagina? Se você gosta de ler sobre esse tipo de conteúdo, assine a nossa newsletter. É gratuita e você poderá ler mais posts sobre mercado de trabalho e desenvolvimento pessoal.

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