Como Ser Flexível No Trabalho e Melhorar a Carreira? 10 Dicas Práticas Aqui!

Aprenda agora algumas dicas sobre como ser flexível no trabalho, na vida pessoal e no seu dia-a-dia e seja uma pessoa melhor em todas as áreas da sua vida

Aprender sobre como ser flexível no trabalho é muito importante para quem sonha em ter uma carreira bem-sucedida sem abrir mão da saúde mental.

Nesse sentido, com o avanço das tecnologias e com cada vez mais demandas no trabalho, ter flexibilidade de pensamentos e opiniões é essencial para ter espaço no ambiente corporativo.

Conforme já comentamos em diversos posts do nosso portal, o mercado de trabalho busca atualmente não só pessoas que tenham competências profissionais.

As companhias também estão atrás de talentos que tenham o máximo de soft skills desenvolvidas, tais como:

Como ser uma pessoa flexível no trabalho

  • Autoconhecimento;
  • Inteligência emocional;
  • Resiliência;
  • Excelente relacionamento interpessoal;
  • Dentre outros atributos.

Em resumo, uma pessoa que queira se manter e crescer no mundo de trabalho do século XXI precisa ser bastante inovadora, flexível e adaptável.

Você quer saber mais sobre como ser flexível pode te ajudar na carreira profissional? Para isso, leia nosso artigo de hoje até o final e não se esqueça de deixar o seu comentário no final da matéria. Continue conosco e tenha uma excelente leitura!

10 dicas sobre como ser flexível no trabalho

Primeiramente, saiba que vivemos uma revolução tecnológica e nas relações comerciais nunca vistas até então.

Desse modo, desde as microempresas até as grandes holdings estão acompanhando essas transformações. Assim, a forma como consumimos produtos, trabalhamos, estudamos e pagamos as nossas contas mudaram.

Em síntese, o mundo do trabalho também mudou bastante e a cada dia, novas novidades, softwares, tecnologias e mudanças do mercado surgem.

Portanto, as organizações se veem na obrigação de realizar algumas alterações, como por exemplo:

Ser flexível no trabalho pontos fortes

  • Transformações de logística;
  • Maior atendimento via internet;
  • Bem como, é importante aumentar o alcance nas redes sociais;
  • Novas estratégias que exigem mudança de cidades ou de cargos de alguns colaboradores.

Resumidamente, é essencial que você seja maleável e esteja pronto(a) para passar por essas transformações com a empresa. Para que isso ocorra da melhor e mais natural forma possível, te passaremos 10 dicas sobre como ser flexível no ambiente de trabalho. Confira!

1. Aceite que mudanças são fundamentais

Antes de mais nada, pense sempre na mudança como algo que faz parte das nossas vidas. Nesse sentido, se elas não existissem seríamos sempre iguais e nunca aprenderíamos nada de novo.

Ademais, é graças às mudanças que você pode crescer e se desenvolver tanto na vida profissional, quanto na vida pessoal.

Ou seja, para termos sucesso e conseguirmos alcançar os nossos sonhos, precisamos passar por períodos de aprendizado e de metamorfoses.

2. Transforme algo “ruim” em algo positivo

Além disso, saiba que nem sempre os nossos planos saem como planejamos. Se você traçou as suas metas e nada deu certo, fique calmo(a)!

Lembre-se de que sempre é possível tirar aprendizado das situações. Acreditamos que fazer limonada com limões é uma ótima forma de aceitar que sempre dá para aproveitar algo de bom mesmo após situações ruins.

Ser flexível tem relação direta com isso. Afinal, a flexibilidade é justamente saber lidar com novidades e imprevistos da melhor maneira possível.

3. Cuide da sua saúde mental

Conforme comentamos acima, saber como ser flexível exige que você tenha a sua saúde mental em ordem.

Isso porque para lidar com mudanças de cargos, salários, cidades ou mesmo de empregos você deve ter uma ótima inteligência emocional. Bem como, essas transformações exigem maturidade e outras soft skills.

Portanto, sempre se cuide e esteja de olho em sintomas nocivos, como:

O que é ser flexível no trabalho

  • Estresse;
  • Bruxismo;
  • Insônia;
  • Depressão e/ou ansiedade;
  • Síndrome de Burnout.

4. Sempre invista em networking

Outra dica sobre como ser flexível no trabalho envolve ter uma boa rede de networking. Afinal, quanto mais antenado você estiver no mercado, mais você consegue prever as possíveis mudanças que ocorrerão na sua carreira.

Sob o mesmo ponto de vista, você fica mais ciente e preparado(a) para as transformações que devem acontecer na sua vida profissional. Ademais, em caso de desligamento de um emprego, você já terá uma rede de apoio e fica mais fácil se recolocar!

5. Tenha empatia com os outros colaboradores

Como ser flexível no trabalho

Sempre que pensamos em flexibilidade, pensamos em um bom relacionamento com os colegas de trabalho. Isso porque é graças a empatia que conseguimos nos colocar no lugar do outro.

Desse modo, podemos ver e sentir como um colega percebe o mundo e compreendemos melhor as suas atitudes.

6. Alinhe as suas expectativas

Um dos pontos mais importantes sobre a construção de uma carreira tem relação com as expectativas. Nesse sentido, seja flexível e esteja pronto(a) para as mudanças.

Porém, tenha expectativas realistas sobre a companhia e sobre o futuro. Em síntese, tenha cuidado para não criar metas e planos que não condizem com a realidade da organização.

7. Aprenda sempre e invista em conhecimento

Ao passo que você se tornar maleável e flexível, perceberá que precisa aprender cada vez mais para acompanhar o mercado de trabalho.

Dessa forma, indicamos que você sempre invista em:

  • Cursos online e de capacitação;
  • Idiomas;
  • Aulas de aprimoramento pessoal;
  • Bem como, em aprendizados sobre a sua área de atuação profissional.

8. Tenha um plano conciso sobre a sua carreira profissional

Também é muito importante que você saiba para onde vai. Assim, conseguirá ser flexível sem abrir mão dos seus sonhos e metas.

Em resumo, será que aceitar um emprego em outro país vai te ajudar a construir a carreira que você tanto sonha? Se a resposta for negativa, você não precisa ser maleável, basta expor que isso não irá te agregar valor e agradecer a oportunidade.

9. Invista no aprendizado de soft skills

As soft skills são conhecimentos que não adquirimos na faculdade ou na escola. Portanto, precisamos desenvolvê-las ao longo da vida e durante a trajetória profissional.

Nesse sentido, desenvolva ao máximo e no mínimo de tempo possível algumas características muito positivas, como:

O que significa ser flexível no mundo do trabalho

  • Relações interpessoais;
  • Autocontrole emocional e em situações de estresse;
  • Autoconfiança;
  • Senso de liderança;
  • Comunicação eficaz.

10. Seja criativo(a) sempre!

Por último, precisamos ressaltar a importância de você ser uma pessoa criativa. Afinal, isso tem relação direta em saber como ser flexível. Desse modo, sempre que surgir problemas, imprevistos e algo que saia do seu controle, use a criatividade para sair dessas situações da melhor forma possível.

Benefícios em ser uma pessoa flexível

Como ser flexível no trabalho

Após você se tornar uma pessoa mais flexível no trabalho, perceberá algumas mudanças em você. Além disso, seus colegas e até líderes também perceberão essas transformações.

Dessa forma, veja abaixo os principais benefícios em ser um profissional flexível:

Ser flexível no trabalho

  • Você consegue se destacar no mercado e área de atuação;
  • Bem como, em menor período de tempo você alcança melhores resultados;
  • Além disso, você melhora as suas relações com colegas e até com os gestores e chefes;
  • A sua visão estratégica e de vantagem competitiva é maximizada;
  • Você consegue se motivar mais facilmente e desiste bem menos das suas metas e dos seus planos.

Nesse sentido, podemos garantir que pessoas flexíveis e dispostas a aceitar mudanças costumam ser mais felizes e menos frustradas. Ademais, elas conseguem lidar melhor com os problemas e adversidades diárias.

Ao passo que você entender como ser flexível no trabalho é vantajoso, se tornará cada vez mais fácil de conviver e um ótimo profissional para qualquer empresa.

Você se lembra do que falamos no começo dessa matéria? As companhias desejam profissionais multidisciplinares e que estejam abertos ao novo.

Portanto, uma pessoa flexível tem a garantia de emprego e de ótimas oportunidades em um mundo cada vez mais competitivo.

Afinal, como ser flexível sem abrir mão da minha personalidade?

Essa é uma dúvida super comum e que tira o sono de muitos leitores. Isso porque todos queremos ser maleáveis e nos beneficiar das características que citamos acima.

Todavia, não queremos abrir mão das nossas personalidade e planos. Ou seja, nem sempre estamos aptos a mudar de área, de cidade ou de setor dentro da empresa.

Porém, como podemos fazer isso corretamente? Veja só algumas dicas sobre o tema:

  • É necessário ter visão e valores bem definidos. Nesse sentido, se uma companhia propor algo que vá de encontro ao que você acredita, recuse educadamente e explique que você possui outras prioridades;
  • Além disso, tenha uma personalidade clara sobre quem você é. Assim, se você sonha em trabalhar no litoral, deixe isso claro para os gestores e líderes. Bem como, estude e se capacite para conseguir atuar nesses setores da companhia que ficam nos litorais que você tanto sonha;
  • Em um mundo com cada vez menos vagas de trabalho, saber como ser flexível também tem relação a trocar de emprego ou de função, se for necessário. Para isso, você não precisa mudar a sua personalidade. Basta adaptá-la a novas realidades. Ou seja, se você sempre quis ter mais tempo com a família, invista em trabalhar por home office e conquiste a vida que você sempre sonhou.

Curtiu aprender sobre como ser flexível no trabalho? Acompanhe o nosso site e assine a nossa newsletter para ler mais matérias sobre desenvolvimento pessoal, mundo corporativo e métodos para o crescimento da sua carreira.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like