Como Ser Feliz No Trabalho? 14 Dicas e Benefícios Deste Sentimento No Mundo Corporativo!

Conheça agora métodos de como ser feliz no trabalho mesmo em situações estressantes e entenda os benefícios desse sentimento positivo para a sua carreira

Atualmente, aprender como ser feliz no trabalho é uma das prioridades dos colaboradores de todos os perfis de empresas.

Afinal, nossa profissão e nosso local de trabalho é uma espécie de segunda casa. Assim, em muitos casos, convivemos mais com nossos colegas do que com a própria família e amigos.

Portanto, evitar o esgotamento profissional e viver bem com a carreira que escolhemos é fundamental para a nossa saúde mental e bem-estar geral.

Entretanto, muitas vezes, o trabalho se torna fonte de estresse, tédio e gera até problemas mais sérios, como a Síndrome de Burnout.

Em resumo, será que é realmente possível ser contente com a nossa profissão? Afinal,  como ser feliz no trabalho?

Para encontrar as respostas dessas e de outras questões referentes ao assunto, acompanhe nosso post até o final. Confira e boa leitura!

Importância da felicidade no trabalho

Antes de mais nada, precisamos ressaltar que saber como ser feliz no trabalho é essencial para a qualidade de vida do indivíduo.

Isso porque a felicidade permite que uma pessoa seja mais leve, com menor nível de estresse e mais propícia ao diálogo.

Além disso, esse estado de espírito gera alegria e bem-estar profissional. Bem como, acarreta em maior produtividade e desejo de crescimento na carreira.

Em síntese, podemos afirmar que colaboradores felizes são:

Como ser feliz no meu trabalho

  • Mais maleáveis, flexíveis e mais fáceis de conviver;
  • Ademais, a felicidade indica que a pessoa trabalha em algo que gosta. Dessa forma, ela é mais dedicada e empenhada na realização das suas funções;
  • Por último, funcionários felizes crescem mais e têm equilíbrio das suas emoções.

14 dicas sobre como ser feliz no trabalho

Ao passo que você percebeu como ser feliz no trabalho é importante, chegou a hora de ver algumas dicas sobre o tema.

Portanto, já salve esse post na sua barra de favoritos e fique de olho nas 14 sugestões abaixo. Veja:

1. Busque novos desafios

De antemão, entenda que desafios e problemas são positivos para o nosso cérebro. Afinal, essas situações nos fazem pensar em soluções e nos obrigam a encontrar novas perspectivas.

Nesse sentido, esteja aberto(a) a aprender novas tarefas, realizar cursos e ir atrás de novos desafios profissionais.

2. Nutra bons relacionamentos

Sob o mesmo ponto de vista, outro fator muito importante para a sua carreira é ter bons relacionamentos na empresa onde trabalha.

Desse modo, colabore para um ambiente saudável, de coleguismo e de harmonia entre os funcionários. Ademais, participe de happy hours, amigos secretos e esteja aberto(a) a fazer amizades no ambiente corporativo.

3. Tenha segurança

Saiba do seu valor enquanto profissional e tenha segurança nas suas decisões. Em resumo, “confie no seu taco”! Assim, entenda que você é qualificado(a) e sempre se valorize enquanto pessoa e colaborador.

Todavia, tenha cautela para não se tornar uma pessoa arrogante e prepotente, combinado?

4. Assuma os seus erros

Ainda retomando o que falamos acima, por mais seguro(a) que você seja, compreenda que errar é humano.

Nesse sentido, assuma os seus erros e peça desculpas sempre que necessário. Para se sentir feliz no trabalho, é importante ter equilíbrio e inteligência emocional.

Assim, compreender nossas limitações e imperfeições é essencial para o bem-estar pessoal e também para o autoconhecimento.

5. Acabe com o seus medos

Como ser feliz no trabalho

Primeiramente, saiba que entendemos que o medo é humano. Em síntese, todos nós temos receios e medos, todavia, isso é muito perigoso.

Afinal, em muitos casos o medo nos limita e até nos “trava”. Nesse sentido, não conseguimos ter ações em relação à vida e nem à nossa carreira profissional.

Portanto, para crescer a saber como ser feliz no trabalho, esqueça os seus medos e siga em frente!

Ah! Se tiver com medo, finja que não têm esse sentimento e encare o novo com o peito aberto, combinado?

6. Foque no futuro

Outro ponto super importante no que diz respeito à carreira, é em relação ao futuro. Nesse sentido, indicamos que você olhe para a sua vida como um todo.

Dessa forma, foque em qual profissional você será em 5 ou 10 anos e trabalhe duro para isso. contudo, não se esqueça de apreciar o seu desenvolvimento e os seus aprendizados.

7. Aceite as mudanças

Além disso, recomendamos que você desenvolva a sua inteligência emocional e sempre entenda que mudanças são necessárias.

Assim, aceite que ser uma pessoa flexível é bom e que isso evita muitos atritos, desgastes e estresses na sua vida e na sua carreira.

8. Entenda o que te faz feliz

De antemão, poderíamos dizer que esse é um dos pilares para conseguir ser feliz no trabalho. Ou seja, entender o que te faz feliz é fundamental para traçar a sua carreira de forma assertiva e coerente.

Assim, pense bem e verifique o que é prioridade para você e o que te deixa satisfeito(a) no mundo corporativo. Veja alguns exemplos:

Como conseguir ser feliz no trabalho

  • Salário e bonificações;
  • Possibilidade de atuar Home Office;
  • Trabalhar viajando;
  • Dentre outras possibilidades.

Escolha as suas prioridades e invista em uma carreira que te possibilite vivê-las da melhor forma possível.

9. Melhore as suas habilidades

Bem como, desenvolva as soft skills e hard skills que a sua profissão exige. Desse modo, fica mais fácil lidar com as adversidades, problemas e até mesmo com as emergências que podem ocorrer no dia-a-dia corporativo.

10. Cuide da sua saúde mental sempre

Para saber como ser feliz no trabalho é primordial investir em saúde mental e no desenvolvimento pessoal.

Nesse sentido, busque equilíbrio entre a vida pessoal e a carreira e cuide do seu corpo e dos seus pensamentos diariamente.

11. Planeje a sua vida profissional

Um dos principais pontos para ter felicidade é ter um bom planejamento. Assim, você sabe como e para onde ir.

Dessa forma, trace as suas metas profissionais, invista nisso e desenvolva a sua carreira em prol desses sonhos.

12. Crie soluções sempre

Como ser feliz no trabalho

Dentro do ambiente de trabalho, seja uma pessoa que expõe soluções. Ou seja, dedique-se a resolver os problemas e mostre como as coisas podem ser melhoradas.

Em contrapartida, evite ser negativo(a) e só reclamar sempre que algum imprevisto surge!

13. Tenha uma agenda

A organização é uma das chaves para evitar o estresse e a infelicidade. Portanto, tenha uma agenda e organize sempre a sua semana, os dias e até mesmo os seus meses.

Desse modo, você evita se sentir sobrecarregado(a) e estressado no dia-a-dia.

14. Permita-se pausas constantes

Ademais, coloque na sua agenda algumas pausas na rotina. Desse modo, recomendamos 10 minutos de pausa para uma água ou café a cada uma hora.

Isso ajuda no combate à fadiga e ao estresse no ambiente de trabalho. Se possível, saia do escritório e tome um ar na área externa da empresa.

Evite as atitudes abaixo para ser feliz trabalho

Agora que você já sabe as melhores dicas sobre como ser feliz no trabalho, precisamos te mostrar o outro lado da moeda.

Ou seja, confira algumas sugestões do que deve ser evitado para você ter uma vida profissional maravilhosa, veja:

Como escolher e ser feliz no trabalho

  • Combata e jamais entre em rodas de fofocas, boatos e discussões infundadas sobre temas polêmicos. Esse tipo de situação só gera mal-estar e inimizades no ambiente corporativo;
  • Bem como, evite viver atrasado(a) e ser desorganizado(a). Isso mostra para a empresa que você não é alguém confiável com prazos e com a rotina empresarial. Ademais, te mantém sempre correndo e sem tempo para nada;
  • Além disso, durma bem e se alimente corretamente. Pode parecer bobagem, mas tais ações te ajudam a ter a saúde em dia e isso, consequentemente, permite que o seu corpo e mente tenham mais energia para trabalhar;
  • Se você sempre está insatisfeito(a) e nada está bom no seu emprego, é hora de ligar o sinal de alerta! Afinal, se todas as propostas do chefe e todos os projetos de desagradam, talvez você precise repensar a sua trajetória profissional.

Como posso ser feliz no trabalho quando o odeio? Dicas

Por fim, sabemos que nem sempre trabalhamos em algo que amamos! Todavia, não podemos nos deixar abater e viver infelizes e cabisbaixos.

Desse modo, se você está em um emprego que odeia e está muito triste, veja algumas dicas para melhorar essa situação desde já. Confira:

Como ser feliz no ambiente de trabalho

  • Primeiramente, encare esse trabalho como um degrau para o próximo nível. Ou seja, entenda que você está em um estágio da sua carreira profissional;
  • Ademais, trabalhe muito e estude para trocar de cargo, empresa ou área de atuação o quanto antes. Contudo, se planeje e não “chute o balde” ou aja por impulso. Afinal, um emprego é garantia de fonte de renda;
  • Por fim, não veja essa situação como um fardo ou como um problema sem solução. Assim, estude outras possibilidades de trabalho, avalie ser autônomo, freelancer e monte um novo currículo. Em síntese, vá em busca dos seus sonhos!

Você gostou do nosso post de hoje sobre como ser feliz no trabalho? Assine a nossa newsletter para receber mais matérias como essa na sua caixa de e-mails.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like