Como Se Preparar Para Uma Entrevista De Emprego: Dicas Práticas E Infalíveis

Dedicar um tempo para aprender como se preparar para uma entrevista de emprego pode lhe garantir um bom resultado no final dela, sabia?!

O segredo para ter sucesso nesta etapa do processo de seleção é se destacar dos demais candidatos. Foi pensando nisso que preparamos este post para você aprender com dicas práticas como estar pronto para esta fase.

Além de conhecer as perguntas frequentes você vai entender o que compõe cada etapa da entrevista de trabalho e como se adequar a cada uma delas.

Como se preparar para uma boa entrevista de emprego

Você já se perguntou qual o ponto da sua carreira você quer alcançar daqui 5 ou 10 anos?

Provavelmente não, não é mesmo?

Estudar para uma entrevista de emprego não significa que você vá formular frases prontas para automaticamente responder ao recrutador, de maneira nenhuma!

É saber descrever as suas habilidades e competências, destacar seus pontos fortes e mostrar o que ainda deve ser melhorado, por exemplo.

Na prática, os processos seletivos são compostos por uma série de etapas, ser aprovado na entrevista ainda não lhe garante a vaga, pois você está concorrendo com outros candidatos com um perfil tão bom quanto o seu.

Por isso, siga acompanhando este artigo e confira todas dicas de como se preparar para uma entrevista de emprego e se destacar nela!

A importância da entrevista para contratação profissional

Após o recrutador analisar o currículo do profissional, é importante ele garantir as informações que constam nele e que eventuais dúvidas sejam confirmadas pelo candidato de maneira assertiva e objetiva.

Esta etapa é muito importante porque ela pode definir a sua candidatura, mas isso não é uma regra, hein! Pois a entrevista é somente uma das etapas do processo.

Por mais que este momento seja tenso e o nervosismo do candidato pode comprometer a possibilidade de ele avançar para outras etapas, é fundamental você controlar a expectativa e a ansiedade para que esses fatores não afetem o seu desempenho.

É para isso que você deve estar preparado! Veja como fazer!

Como se preparar para uma boa entrevista de emprego

Primeira entrevista de emprego? Aprenda como mandar bem

Se este é o seu caso, não deixe com que a ansiedade e o medo te atrapalhem na primeira oportunidade de se inserir no mercado de trabalho.

Pode ficar tranquilo, se você esclareceu no currículo que ainda não possui experiências profissionais, o recrutador não vai te comparar com outros candidatos mais experientes.

Aprenda atitudes básicas que servem para qualquer profissional mandar bem numa entrevista. Confira agora mesmo como se preparar para uma entrevista de emprego jovem aprendiz ou estágio.

  • Revise o seu currículo e descreva suas competências e habilidades de acordo com o que está exposto no documento;
  • Escolha uma roupa discreta e adequada para a ocasião;
  • Pesquise sobre a empresa, área de atuação, posição dela no mercado e a vaga em aberto;
  • Seja pontual e cordial;
  • Evite fazer piadas, brincadeiras, usar gírias ou palavrões;
  • Desligue o celular ou qualquer outro aparelho eletrônico;
  • Seja objetivo, verdadeiro e honesto.

A dica principal é trabalhar a ansiedade para que a entrevista flua com mais naturalidade. Além disso, treine a sua apresentação pessoal e tudo aquilo que você já fez que possa ter contribuído para o seu desenvolvimento pessoal e acadêmico.

Siga lendo este post para você saber quais perguntas podem ser feitas por um recrutador!

Entrevista remota? Veja o que fazer

Você recebeu um convite para participar de uma entrevista remota e agora não sabe como se preparar? Confira essas orientações!

  • Verifique a sua conexão de internet;
  • Feche todo e qualquer programa para evitar distrações;
  • Escolha um lugar calmo e longe de ruídos;
  • Teste o áudio, vídeo e qualquer outro recurso necessário da plataforma online;
  • Se programe com antecedência;
  • Cuide da apresentação visual buscando um fundo neutro e vestimenta adequada;
  • Adote uma postura profissional e linguagem adequada;
  • Olhe sempre para a câmara, ela é os olhos do recrutador.

Para fechar essas dicas com chave de ouro, não deixe de estudar como se preparar para uma entrevista de emprego, afinal, seja entrevista online ou presencial, a preparação antecipada pelo candidato aumenta as chances de sucesso.

Conheça e se prepare para as perguntas mais frequentes numa entrevista

Tenha sempre uma coisa em mente! Participar de uma entrevista de emprego é o mesmo que fazer uma prova na qual você sabe todas as perguntas. A questão principal é:

Como você se prepara para elas de maneira que consiga expor as suas competências e habilidades de forma clara e objetiva? Este é o ponto!

Qualquer pesquisa que se faça sobre as perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego, você vai encontrar sempre respostas prontas para cada uma delas. Não caia no erro de decorar deduzindo o quê o recrutador quer escutar.

Então quando o entrevistador perguntar:

  • Fale sobre você
  • Quais são os seus pontos fortes e fracos?
  • Porque você quer trabalhar nesta empresa?
  • Como você se vê daqui há 5 anos?
  • Porque devo te contratar?
  • Quais foram as suas maiores conquistas profissionais?

Essas são as perguntas que têm grandes chances de aparecer num processo seletivo porque o entrevistador procura buscar o alinhamento do candidato com a vaga.

Neste sentido e resumindo de forma prática e objetiva as questões acima, o recrutador espera que o candidato demonstre:

  • Breve descrição da sua vida pessoal, acadêmica e profissional;
  • Descreva suas qualidades mais fortes e o que ainda precisa melhorar;
  • O seu plano de carreira, ambições e expectativa de crescimento futuro;
  • A sua motivação e identificação com os valores e princípios da organização;
  • O que já conquistou na sua vida profissional que causa orgulho e satisfação.

Fuja de clichês, seja sincero e original!

Dicas de como se preparar para uma entrevista de emprego

Não importa onde você queira chegar, uma boa apresentação e autoconfiança são fundamentais para se ter sucesso na carreira. Se comportar de maneira adequada e expor as suas ideias com clareza são qualidades essenciais para qualquer profissional no momento da entrevista.

O processo não é simples, por isso veja essas dicas de como se preparar para uma entrevista de emprego e conquiste a vaga dos sonhos!

  • Pesquise sobre a empresa e a vaga ofertada;
  • Treine de forma objetiva e lógica a descrição da sua vida pessoal e profissional;
  • Apresente novas ideias ou faça perguntas coerentes ao tirar dúvidas sobre a vaga;
  • Mantenha uma postura firme e natural que demonstre confiança ao entrevistador;
  • Demonstre habilidades comportamentais (soft skills) como empatia, automotivação, autoconsciência, relações interpessoais e controle emocional.

Você sabia que o LinkedIn é a maior rede social para conectar profissionais e empresas de diversas áreas? Junte-se a esta comunidade para pesquisar a reputação da empresa e esteja por dentro das últimas novidades no mercado dela.

Como se preparar para entrevista de emprego em inglês

No seu currículo consta que você é fluente em inglês e agora você foi convidado para uma entrevista? Tranquilo, se você realmente domina o idioma mas não pratica já há algum tempo, é hora de desenferrujar o seu inglês.

Assista filmes legendados, escute músicas, cante muito em inglês e pratique as perguntas neste idioma mais frequentes em uma entrevista. E não deixe de colocar em prática todas essas dicas de como se preparar para uma entrevista de emprego, é claro!

Sabe qual é o erro mais comum cometido pelos candidatos em uma entrevista em inglês? É pedir por mais de uma vez para o recrutador repetir a questão.

Então, se prepare e fique acima da média!

O que não se deve fazer ou falar numa entrevista de emprego

No processo de recrutamento e seleção, existem alguns pontos fundamentais capazes de prejudicar o candidato em qualquer fase do processo.

Na entrevista não é diferente, então veja quais são as principais dicas sobre o que você NÃO deve fazer nestas horas.

Jamais fale mal de colegas de trabalho, do antigo chefe ou empresa

Isso dá a impressão que você não contribui positivamente para o ambiente de trabalho além de agregar a culpa a outras pessoas ao se expressar negativamente em relação a elas.

Evite discutir sobre temas polêmicos

Algum assunto sobre religião ou política foram abordados? Não é necessário expor a sua opinião, levantar debates ou discutir sobre.

Cuidado com a redundância e contradição nas informações

Procure se comunicar de forma clara usando palavras e frases que dão continuidade e estejam dentro do contexto da sua ideia. Seja objetivo e claro no relato e descrição do seu perfil.

Atente-se a sua comunicação

Respostas curtas como ‘sim’ ou ‘não’ demonstram que você não se preparou para a entrevista e que não tem facilidade para comunicar-se adequadamente. Isso reflete em imaturidade e despreparo.

Corrija sua postura e adeque a vestimenta

A linguagem corporal diz muito sobre o candidato. Recrutadores normalmente são profissionais formados em psicologia e dominam todas as técnicas para avaliar os candidatos, então, mesmo com a boca fechada, a forma como você se veste, senta e gesticula reflete muito sobre o seu perfil.

Conclusão

O objetivo da entrevista é para que o candidato forneça informações complementares que não existem no currículo, desta forma, o recrutador vai relacionar o histórico pessoal, profissional e acadêmico para conferir se há uma identificação do candidato à vaga em aberto.

Neste artigo ficou claro que independente da sua fase profissional, estar pronto para uma entrevista é fazer uma autoavaliação profissional e pessoal. É se preparar para contar a sua história, quais os desafios que você já enfrentou e o que foi extraído de aprendizado neles.

Portanto, a partir de agora, quando aparecer uma nova oportunidade de trabalho e surgir dúvidas sobre como se preparar para uma entrevista de emprego, lembre-se que a autoconfiança, comunicação, clareza e objetividade são fundamentais para encarar este desafio!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like