Guia Completo: Como Se Comportar Em Uma Entrevista De Emprego

O comportamento diz muito sobre você e eu, os recrutadores sabem disso. Este guia sobre como se comportar em uma entrevista de Emprego o ajudará a superar este momento que alguns podem temer.

Somos humanos e o momento de mostrar suas competências, suas qualidades profissionais pode ser um imenso desafio e despertar um medo tão grande a ponto até de atrapalhar este momento tão decisivo na sua vida profissional.

Acompanhe com a gente como fazer da entrevista de emprego uma oportunidade de crescimento e até mesmo um treino, aprendizado para conquistas ainda maiores na sua carreira.

Afinal de contas, entrevistas de emprego não devem ser um trauma na sua vida, certo?

Como Se Comportar em Uma Entrevista de Emprego: A Preparação

A Preparação

Estar preparado significa reduzir as chances de não se sair bem na entrevista de emprego.

Informação é riqueza.

Por isso, pesquise antes sobre a empresa em que você pretende ser contratado. O que ela faz? Qual a missão? Valores? É nacional? Qual sua história? Qual o desempenho, a que ela tem se dedicado?

Entre no site da empresa, explore tudo. Assista entrevistas, matérias. Pesquise, leia, informe-se. Você pode adicionar ou seguir a organização nas redes sociais, se familiarizar com o método e marketing que a empresa utiliza.

Outra dica interessante é manter seu bem estar dias antes da entrevista de emprego: alimentação adequada, uma caminhada dias antes, exercício leve antes de dormir para ter um sono mais reparador.

A Imagem

Pode parecer besteira, mas sua apresentação, a primeira impressão vai dizer muito sobre sua pessoa na entrevista de emprego.

Por isso, ao escolher sua roupa, seja o mais tradicional possível para correr menos riscos e ficar confortável.

Uma calça e camisa social, cores mais neutras. No caso das mulheres, nada de decotes e saias pouco acima do joelho. Tudo para passar a informação de credibilidade, de que ali existe um profissional coerente nas ações e que sabe se adaptar em qualquer ambiente. Não exagere no perfume, nem na maquiagem.

De qualquer maneira, o que queremos passar sobre imagem é: o que precisa chamar atenção é a sua competência e comportamento, não a roupa que está usando.

Indo Para Entrevista de Emprego

Planeje-se antes. Conheça as rotas, quanto tempo até chegar ao destino. Verifique o horário da entrevista se é um horário de trânsito mais intenso ou mais propício a imprevistos. Programe-se.

Chegue pelo menos 15 minutos antes. É preciso se adiantar para chegar, se acomodar, respirar e não chegar sem fôlego dando impressão de que você não é uma pessoa organizada.

Calma desde a chegada ao local é um bônus no quesito confiabilidade.

Como se comportar em uma entrevista de emprego?

A sua prova já começa aqui.

Seja gentil, educado, amável e fale e escute o que é dito, as instruções de quem for lhe receber.

O bom e velho bom dia/boa tarde é sempre bem vindo. Cative. A pessoa cativante, agradável sempre deixa o interlocutor mais confortável. 

Lembra-se dos 15 minutos adiantados pelo menos? É justamente para isso: chegar, se apresentar, tomar uma água, se acomodar e esperar mais ambientado ao lugar.

Como Se Comportar em Uma Entrevista de Emprego: Chamaram Meu Nome

Chamaram Meu Nome

Agora é que vamos direto ao que deve ser trabalhado na sua entrevista de emprego.

Mantenha o contato visual, tenha um aperto de mão firme.

De uma maneira geral, as entrevistas de emprego seguem um padrão básico, uma dinâmica comum, mas com variações de acordo com cada segmento, com cada política da instituição.

Sendo assim, vamos aos pontos que você deve considerar para um desempenho mais seguro e objetivo.

1. Quem Sou Eu?

Sua personalidade, ambições e história são sua identidade pessoal e também profissional

Suas características pessoais, sua história de vida, o que você busca, quais suas preferências são algumas das informações que mostram que tipo de pessoa e profissional você é.

Mais tímido ou extrovertido, se mora sozinho ou com família, se nasceu e mora na mesma cidade ou se já se mudou algumas vezes; tudo isso construiu sua identidade. Tenha em mente quais suas competências, talentos, experiências que moldaram o profissional que você é hoje.

2. Quem Vai Ouvir Você?

Quem vai lhe entrevistar e qual sua função na empresa?

Sua fala pode ser mais eficiente e interessante se você levar em consideração quem vai lhe entrevistar, qual sua função.

Por exemplo, se você está em uma entrevista para um cargo na área de marketing, seja mais criativo nas suas colocações. 

Se for algo relacionado com Comunicação, mostre-se bem informado sobre o que anda acontecendo na cidade, no mundo, na área.

Adapte sua fala ao ambiente em que você se encontra nesta entrevista de emprego.

3. Eu Sou Único

Suas características individuais e únicas

O que você tem que lhe destaca? Qual a característica que você considera que lhe diferencia diante de outras pessoas?

Ah, eu sou bem observador, atento. Ou então, sou mais de ouvir, excelente ouvinte. Ou ainda, sei me expressar com muita facilidade. Costumo me adaptar em qualquer ambiente com facilidade.

Estas são qualificadoras que podem dizer muito sobre sua competência quando avaliadas no conjunto do perfil do candidato que a empresa precisa.

4. O Que Faço X O Que Digo

Reforce a verdade de seu currículo

Sempre tenha como premissa básica que seu discurso tem que ter consistência.

Se você diz que tem facilidade com números e não consta que tens habilidade com Excel, por exemplo, alguma coisa aí não está batendo.

É imprescindível que o que você diz fazer esteja de acordo com as competências que você traz no currículo e na sua fala.

5. Razão e Emoção

A Inteligência Emocional

Esta dicotomia não habita somente nas canções grandes produções. A Inteligência Emocional hoje em dia é uma qualidade valorizadíssima no processo de recrutamento e seleção.

Um colaborador que sabe controlar suas emoções, impulsos e que aprende com seus erros assumindo-os de uma maneira pró ativa; é muito valorizado em qualquer ambiente corporativo.

Afinal de nada vale tantas competências se a pessoa não consegue usá-las em meio a pressão do dia a dia.

Demonstre sua Inteligência Emocional na entrevista de emprego através do controle entre sua fala e emoções proporcionando harmonia e foco durante a narrativa.

6. Assuntos Quase Proibidos

O que evitar na hora da entrevista

Aqui acendemos a luz de alerta: certos assuntos devem ser evitados na hora da entrevista de emprego.

Caso apareçam temas como política e religião, seja o mais breve e objetivo possível sem se aprofundar no assunto. Todos têm suas posições e crenças, mas estas jamais devem pautar sua conduta profissional. Ser idôneo, imparcial é sempre um bônus.

Outro sinal de alerta é sobre sua vida pessoal. Lembre-se: por mais que a entrevista chegue a um momento descontraído, agradável, ali não é lugar para entrar em detalhes de sua vida pessoal. Fale o essencial, sem julgamento de valor moral ou algo do tipo.

Antigo emprego? Pode falar, claro. Mas não reclame, não fale mal

Para fechar a sessão do cuidado onde pisa e não se empolgue. Não exagere. Não fale mentiras. Tudo hoje em dia pode ser verificado. 

Perguntas Comuns Na Entrevista de Emprego

Algumas perguntas são bem corriqueiras nas entrevistas. 

Esteja preparado para algumas delas que podemos citar:

  • Fale Sobre Vocêcite suas principais experiências profissionais, o que estas significaram e ensinaram a você e onde isto tudo pode se encaixar nesta vaga que você busca. Seja objetivo e destaque suas qualidades principais;
  • O que você sabe sobre nossa empresa? Não vá despejar uma decoreba do que você pesquisou antes, ok? Lembre-se do que você pesquisou, do que leu, do que assistiu e exponha com calma os valores da empresa, missão, etc…
  • Quais são seus pontos fortes e fracos? Não caia na mesmice de “persistência” ou “ansiedade”. Pegue um ponto forte e encaixe numa função da vaga em que este seria eficiente. No caso do ponto fraco, cite-o e diga que tem ciência deste defeito e que tem trabalhado nisso para melhorar cada vez mais. 
  • Como você ficou sabendo desta vaga? Esta é fácil porque é só dizer a verdade, mas também é uma excelente oportunidade de mostrar seu interesse e conhecimento sobre a empresa. Uma resposta do tipo “ um conhecido me falou e achei que seria ótimo fazer parte de uma empresa como esta, que trabalho no segmento que eu particularmente tenho muito interesse…” 
  • Sua maior conquista profissional foi qual? Cite um desafio, o que foi preciso fazer, como resolveu a situação e quais foram os resultados. Simples assim. Tenha esta resposta bem trabalhada. Ela é importante;
  • Por que você saiu do último emprego? Se você foi demitido, diga o porquê. Se pediu demissão, a mesma sinceridade. Em ambas as hipóteses, mantenha a discrição e objetividade e acima de tudo, honestidade;
  • Tem alguma pergunta? Esta geralmente é a última pergunta da entrevista de emprego. Você pode tirar dúvidas sobre a empresa, horários de trabalho, viagens, etc… Sobre a remuneração, é de praxe os entrevistadores fornecerem logo esta informação, mas caso não o façam, esta é a oportunidade de você se informar sobre isso, além de benefícios entre outras dúvidas. 

Estas são só algumas perguntas que as entrevistas de emprego costumam trazer. Cada empresa, cada instituição ou empregador mantém uma linha de atuação na hora de conhecer melhor seus candidatos.

Conclusão

É certo que o planejamento antes da entrevista de emprego é essencial para que você se sinta mais seguro e não corra o risco de esquecer informações, deixar de falar algo importante ou parecer muito inseguro.

Mas também é preciso que você saiba que todos ficam nervosos neste momento. Uns ficam mais, outros menos. Uns demonstram mais, outros menos. Mas não existe quem não se sinta ao menos um pouco inseguro diante de novas situações e desafios.

Diante disso tudo, depois de lhe ajudar com as informações mais importantes sobre a entrevista de emprego, prepare-se, respire fundo e encare as oportunidades de aprimorar cada vez mais sua carreira profissional.

 E conte conosco sempre que precisar saber mais sobre carreira, aperfeiçoamento profissional e recursos humanos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like