Como Se Apresentar Em Uma Dinâmica De Grupo? 11 Melhores Dicas Aqui!

Aprenda como se apresentar em uma dinâmica de grupo e compreenda quais são as melhores formas de expor em poucas palavras os seus pontos fortes para os recrutadores

Como se apresentar em uma dinâmica de grupo é algo que vocês sempre nos perguntam tanto por aqui, quanto pelo e-mail e pelas redes sociais.

Nesse sentido, uma das etapas mais temidas do processo seletivo para um emprego é a tal dinâmica. Afinal, muitas pessoas têm receio sobre o que será feito, como se apresentar e o que deve ou não ser dito.

Já falamos sobre algumas dicas sobre como agir nesse estágio antes da contratação. Todavia, ainda existem muitas dúvidas referentes ao momento da apresentação. Será que um pitch pessoal resolve essa situação?

O que devemos dizer para o recrutador e para os outros candidatos? Se você possui essas e outras dúvidas, fique tranquilo(a)!

Hoje iremos falar sobre como se apresentar em uma dinâmica de grupo e o que pode ou não ser dito nesse momento. Portanto, já salva esse post para poder ler depois e anote as nossas dicas! Confira!

Qual é a importância da dinâmica de grupo?

Primeiramente, saiba que a dinâmica de grupo existe tanto no mercado de trabalho quanto em outras áreas, como:

  • Grupos religiosos;
  • Escolas;
  • Faculdades;
  • Grupos de autoajuda;
  • Dentre outros locais.

Resumidamente, as dinâmicas são ótimas ferramentas para observar como os indivíduos agem em situações de estresse e de tarefas. Desse modo, podemos afirmar que essa parte do processo de seleção ajuda os candidatos e empresas da seguinte forma:

  • Leva a integração dos candidatos;
  • Oferece um momento de descontração e até de desinibição dos participantes;
  • Apresenta e integra as pessoas que estão envolvidas nesse processo;
  • Em muitos casos, diverte e ajuda a diminuir a tensão do ambiente.

Contudo, precisamos ressaltar que os jogos ou tarefas das dinâmicas existem não apenas para descontrair o ambiente. Na verdade, é necessário ter atenção à sua postura durante todo o tempo.

Afinal, essa etapa existe para que a organização possa te conhecer melhor, conforme veremos no tópico seguinte.

O que a companhia deseja saber sobre você com nesta etapa do processo?

Antes de mais nada, saiba que a empresa que você sonha em fazer parte realiza uma dinâmica de grupo com alguns propósitos, dentre eles estão:

  • Desejo de ver como você lida com imprevistos e situações de estresse;
  • Bem como, eles acompanham a sua relação com os demais candidatos. Assim, conseguem ter uma base sobre o seu convívio social;
  • Ademais, na dinâmica é possível compreender seu senso de liderança, cooperação e de competitividade.

Resumidamente, as companhias desejam no estágio da dinâmica entender melhor o seu relacionamento interpessoal.

Além disso, eles querem entender melhor como você resolve os problemas e se consegue lidar bem com prazos e tarefas que exigem muita atenção.

Como se apresentar em uma dinâmica de grupo? 11 dicas aqui

Como se apresentar em uma dinâmica de grupo

Ao passo que você entendeu a importância desse momento, é hora de se preparar para se apresentar na dinâmica. Portanto, anote as 11 dicas sobre como se apresentar em uma dinâmica de grupo. Veja!

1. Sinceridade

De antemão, sempre indicamos em todos os nossos posts que você seja sincero(a). Ou seja, cite apenas informações verdadeiras e dados sobre a sua carreira que podem ser confirmados.

Resumidamente, mesmo que você tenha pouca ou nenhuma experiência, não minta e nem invente histórias mirabolantes.

2. Cite as suas conquistas

Sob o mesmo ponto de vista, cite as suas vitórias e conquistas, sejam elas grandes ou pequenas. Portanto, fale sobre um “bico” ou freelancer e valorize o seu trabalho voluntário.

Ademais, exponha as suas conquistas na faculdade ou um ótimo trabalho que realizou na sua comunidade com amigos.

Em síntese, seja grato a si mesmo por suas vitórias e fale sobre isso com orgulho.

3. Se tiver experiência, fale sobre elas

Ademais, caso já tenha trabalhado cite as suas impressões, aprendizados e habilidades obtidas graças a esse emprego ou trabalho como autônomo.

4. Educação é a chave

Antes de começar a se apresentar, cumprimente a todos e demonstre respeito pelos outros candidatos. Lembre-se de que isso não é um torneio e de que vocês não são inimigos e/ou adversários.

5. Valorize a oportunidade

Aproveite para agradecer a oportunidade e dizer o quanto está feliz em ter uma chance de entrar naquela companhia. Exponha uma ou duas características que você valoriza na empresa e isso com certeza despertará a atenção do recrutador.

6. Tenha um raciocínio lógico

Além disso, indicamos que você tenha um raciocínio claro sobre o que vai falar. Desse modo, siga uma espécie de script com os seguintes tópicos:

Formas de se apresentar em uma dinâmica de grupo

  • Nome e atuação;
  • Idade e hard skills principais;
  • Experiências e conquistas profissionais;
  • Como isso pode agregar valor à empresa;
  • Agradecimento pela oportunidade.

7. Fale de outros temas relevantes sobre você

Você pode falar um pouquinho sobre hobbies na sua apresentação. Entretanto, cite apenas um ou dois após falar das suas conquistas profissionais.

Ademais, fale de hobbies valorizados pelas companhias como prática de esportes, instrumentos musicais e apreço por leitura.

8. Jamais se atrase

Um dos pontos mais importantes para conquistar uma vaga de trabalho em 2021 é ser pontual. Dessa forma, jamais chegue para o processo seletivo atrasado(a).

Para se ter uma ideia, muitas organizações não deixam o(a) candidato(a) entrar após o início da dinâmica. Nesse sentido, se programe corretamente e não seja o seu próprio vilão.

9. Fale sobre soluções e ideias

Sempre comente sobre uma ou mais ideias que podem ajudar o local de trabalho que você tanto sonha. Assim, proponha algo como uma nova gestão de vendas que pode gerar menor CAC, por exemplo.

Em resumo, mostre que você estudou sobre a companhia e que entende sobre a área em que ela atua.

10. Esteja confiante

Ademais, esse é um momento em que você precisa transparecer autoconfiança. Nesse sentido, esteja muito preparado(a) e se apresente como um candidato valoroso(a) para a empresa.

11. Não fale demais, e nem “de menos”

Por fim, não se apresente correndo e só diga o seu nome. Bem como, não se estenda muito e impeça que outros candidatos falem.

Afinal, ser “cortado(a)” pelo recrutador não é a primeira impressão que você quer deixar na companhia, não é mesmo?

Exemplos práticos de como se apresentar em uma dinâmica de grupo

Como se apresentar em uma dinâmica de grupo

Agora que você já sabe como se apresentar em uma dinâmica de grupo, precisa ver alguns exemplos práticos disso. Assim, anote essas dicas e se inspire nos modelos abaixo. Confira!

Exemplo 1

Olá, bom dia pessoal!

Me chamo Antônio e tenho 18 anos de idade. Acabei de me formar no ensino médio, mas já possuo experiência como gestor de mídias digitais e fiz freelancers nessa área em uma plataforma chamada 99Freelas.

Além disso, estudo bastante e sou autodidata em desenvolvimento pessoal e tenho certificados que atestam os meus conhecimentos nessa área.

Desejo entrar nessa agência de marketing para agregar valor à companhia e crescer com a empresa. Acredito que posso aumentar o alcance das redes sociais da organização e estou disposto a trabalhar e aprender muito aqui. Desde já, obrigado pela oportunidade.

Exemplo 2

Boa tarde a todos!

Sou a Luiza, tenho 28 anos e sou formada em Relações Exteriores. No meu último emprego, atuei na fusão de duas multinacionais (cite os nomes).

Bem como, fui responsável pelo fechamento de muitos contratos, que somados, chegam a valer 45 milhões de reais.

Nesse sentido, desejo trabalhar aqui na (fale o nome da empresa) e ajudá-la em todas as demandas com holdings e conglomerados internacionais.

Falo inglês e espanhol fluentemente, além de conseguir ler e escrever bem em francês. Muito obrigada pela atenção de todos.

7 dicas sobre o que nunca deve ser feito nessa etapa do processo seletivo

Conforme você viu na matéria de hoje, não existe apenas entrevista de emprego antes de conquistar uma vaga. Dessa forma, hoje você aprendeu a como se apresentar em uma dinâmica de grupo e com as nossas dicas, sabemos que você irá longe!

Contudo, existem alguns pontos que exigem a atenção do candidato e que não podem ser feitos nesse estágio da pré-contratação. Entenda melhor o que nunca deve ser feito na dinâmica de grupo:

Iniciando apresentação em uma dinâmica de grupo

  • Jamais critique as tarefas, os outros candidatos ou o ambiente de trabalho. Ou seja, guarde as suas opiniões para você;
  • Nunca chegue em cima da hora ou atrasado. Afinal, isso te deixa mais disperso(a) e com a imagem de alguém displicente;
  • Jamais se apresente de forma incorreta e com informações falsas. Conforme sempre falamos: nunca minta;
  • Ademais, nunca fale gírias, palavrões e nem palavras de duplo sentido;
  • Além disso, não conte piadas ou faça gracinhas com outros candidatos. Isso pode gerar um clima horrível e não de descontração;
  • Sempre olhe nos olhos das pessoas enquanto você fala e trate a todos com cordialidade;
  • Por último, fique de olho na sua postura e não fique jogado(a) nas cadeiras e sofás da companhia.

Agora você já sabe como se apresentar em uma dinâmica de grupo. Não se esqueça de compartilhar nas suas redes sociais esse artigo. Desse modo, mais pessoas poderão utilizar essas dicas e conseguir o emprego que elas tanto sonham!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like