Como Recusar Uma Vaga De Emprego? Aprenda a Dizer “Não” Educadamente Com Nossas 7 Dicas

Veja como recusar uma vaga de emprego de maneira educada e aprenda a falar “não” sem fechar as portas para futuras oportunidades de trabalho na empresa

Diversas pessoas não sabem como recusar uma vaga de emprego. Por isso, evitam essa conversa ao máximo e até ficam sem dormir preocupadas.

Entretanto, saber lidar com esse tipo de situação é fundamental para o seu desenvolvimento profissional.

Sabemos que atualmente, o Brasil possui cerca de 14 milhões de desempregados. Nesse sentido, muitas pessoas se sentem péssimas ao rejeitar uma oportunidade.

Todavia, se você está nessa situação, basta ficar calmo(a) e se sentir privilegiado. Afinal, você só precisará escolher uma vaga (caso você tenha mais de uma opção) e iniciar o emprego.

Contudo, se você foi chamado(a) para um cargo que não te agradou em nada, fique tranquilo(a). Não há motivo para pânico!

Entenda no post de hoje quando e porque você deve recusar um trabalho e saiba como recusar uma vaga de emprego corretamente. Confira e tenha uma ótima leitura!

Quando devo rejeitar uma oportunidade de trabalho?

Antes de mais nada, é muito importante que você entenda quando indicamos que você recuse uma oferta de emprego. Afinal, saber falar “não” é tão importante quanto saber falar “sim”.

Portanto, veja as causas mais comuns que levam os candidatos a recusar uma oferta:

1.      Você foi chamado(a) para algo “melhor”

Caso você esteja participando de muitos processos seletivos, saiba que isso pode acontecer. Ou seja, você pode receber uma oferta maravilhosa e precisará recusar as demais oportunidades.

Porém, saiba que é possível rejeitar educadamente todas as propostas feitas até então. Continue a leitura e veja como fazer isso!

2.      A vaga exige outras qualificações

Todavia, há alguns casos em que só após a entrevista percebemos que a vaga exige alguns conhecimentos que não possuímos.

Nesse sentido, recomendamos que você seja sincero(a) consigo mesmo e com o recrutador e não tente aprender “na marra” o trabalho.

Contudo, se for possível realizar estudos ou treinamentos e aceitar a vaga, alinhe isso com a companhia e siga em frente com esse desafio!

3.      O salário não te agradou

Ademais, existem empresas que só falam sobre o salário durante a entrevista. Dessa forma, te damos duas opções:

  • Você pode fazer uma contraproposta salarial (temos um post aqui no site completo sobre o tema);
  • Bem como, se ainda assim a proposta não melhorar, pode recusar a oferta.

Resumidamente, os ganhos precisam estar alinhados às suas expectativas. Assim, caso o salário esteja bem abaixo da sua realidade, deixe a vaga para alguém com uma renda compatível ou que esteja no começo da carreira.

4.      Você não gostou da companhia

Primeiramente, saiba que hoje em dia esse é um dos principais fatores de entrada e saída de colaboradores de uma organização.

Desse modo, para conquistar um trabalho em 2021 que você ame é imprescindível combinar com a empresa. Ou seja, se o fit cultural não te agradou, recomendamos que você não insista nisso.

Afinal, trabalhar em algo que se ama e em um local agradável é fundamental para a nossa saúde mental, para o seu desenvolvimento e para a sua produtividade.

5.      O cargo não combina contigo

Por último, indicamos que você recuse a oferta de trabalho se o cargo não combina contigo. Ou seja, se a vaga não está alinhada com os seus objetivos profissionais.

Dessa forma, sempre busque oportunidades que estão ao encontro dos seus sonhos a médio e longo prazo.

Como recusar uma vaga de emprego? 7 dicas aqui!

Como recusar uma vaga de emprego

Agora que você já entendeu quando deve dizer “não” para uma oferta, precisa dominar de vez esse assunto.

Portanto, veja como recusar uma vaga de emprego corretamente e com educação. Assim, você não erra se precisar passar por isso em algum momento da sua carreira profissional. Confira!

Como recusar uma vaga de emprego educadamente

1.      Seja rápido e direto(a)

Assim que você efetivamente tomar a decisão da recusa, entre em contato com o recrutador. Nesse sentido, é possível fazer isso por e-mail, pessoalmente ou por telefone.

Sempre indicamos que você faça isso por e-mail e se for uma empresa muito próxima da sua casa, você também pode ir lá pessoalmente agradecer a oportunidade.

Em síntese, o mais importante é ser direto(a) ao ponto e ser ágil em dar a resposta para a empresa.

2.      Sempre fale a verdade

Além disso, sempre recomendamos que você fale a verdade e explique o porquê de recusar a oferta de emprego. Portanto, se você já se decidiu fale abertamente o motivo, dentre os principais estão:

Como agradecer e recusar uma vaga de emprego

  • Não considerei o salário um bom atrativo para mim neste momento;
  • As atribuições do cargo são incompatíveis com o meu currículo;
  • Depois de pensar melhor, vi que essa vaga não se encaixa nos meus objetivos profissionais de médio e/ou longo prazo.

Porém, se você tiver motivos de recusa pessoal como um gerente que você não gosta (que você já conhece) ou fit cultural, fique tranquilo(a).

Recomendamos que você apenas cite uma desculpa geral, sem detalhes, como o seu momento atual na carreira, por exemplo.

3.      Veja se existe forma de negociar

Ao passo que você deseja recusar a oferta, esteja pronto(a) para alguma contraproposta. Assim, verifique se existe alguma possibilidade de negociar bonificações, salário, área de atuação ou mesmo local de trabalho.

Nesse sentido, fique ciente de qual ou quais barganhas você pode aceitar em nome dessa oportunidade de trabalho.

4.      Não enrole

Em um mundo pós-pandemia, muitas pessoas estão cada vez mais em busca de emprego. Dessa forma, se você já se decidiu em recusar o emprego, fale logo!

Afinal, cada minuto que passa atrapalha a vida dos outros candidatos que estão na fila da vaga. Bem como, prejudica o andamento da contratação para o recrutador e para todo o RH da companhia.

5.      Escreva para o recrutador

Anteriormente, comentamos sobre isso. Mesmo se você conversar pessoalmente ou por telefone com o recrutador, formalize o seu “não” com um e-mail para a organização. Veja um esquema dessa mensagem:

  • Escreva o nome do entrevistador;
  • Fale sobre as qualidades da companhia e da vaga que lhe foi proposta;
  • Explique porque está recusando essa oportunidade;
  • Agradeça imensamente a atenção dele e da empresa;
  • Por fim, deixe as portas abertas e se coloque à disposição para possíveis trabalhos futuramente.

6.      Sempre agradeça

Ressaltamos a importância de sempre agradecer as oportunidades. Nesse sentido, seja pessoalmente ou via e-mail, seja grato(a) e jamais trate com “pouco caso” uma oferta.

7.      Deixe as portas abertas

Por último, sempre pontue que se coloca à disposição para cargos que sejam mais compatíveis contigo.

Além disso, crie um networking com o recrutador e deixe seu e-mail ou LinkedIn com o profissional.

Como recusar uma vaga de emprego por e-mail? 3 exemplos do que escrever!

Você notou que o autoconhecimento é fundamental para te ajudar nesses momentos? Desenvolva isso acompanhando nosso site e outros portais de carreira e emprego!

Entretanto, voltemos ao assunto central do post de hoje. Nesse sentido, confira 3 exemplos de como recusar uma vaga de emprego. Veja:

Como recusar uma vaga de emprego exemplos

Exemplo de e-mail 01

Cara Luciana,

A companhia X me chamou ainda mais atenção após a entrevista e fiquei lisonjeado em fazer parte do processo seletivo para o cargo de Y.

Entretanto, recebi uma outra oferta mais atrativa na empresa Z e irei aceitar a proposta da Z. Agradeço imensamente a sua atenção, zelo e proatividade durante todo o processo.

Espero que possamos nos encontrar no 12º Congresso de Engenharia da Z em agosto de 2021.

Atenciosamente,

Maurício

Cite o seu telefone e endereço do LinkedIn.

Exemplo de e-mail 02

Senhor Henrique,

Estou muito feliz em ter feito o processo seletivo na Y e me sinto grato pela oportunidade de conhecê-lo. Porém, escrevo este e-mail com o intuito de expor a minha recusa a oferta de analista de marketing na (cite o nome da empresa).

Notei que para ocupar esse cargo são necessárias hard skills que não possuo, como gestão de tráfego de redes sociais e inglês fluente.

Atenciosamente e com muita gratidão,

Maria Eduarda

Cite o seu telefone e endereço do LinkedIn.

Exemplo de e-mail 03

Juliana,

Muito obrigada pela excelente conversa que tivemos na última terça-feira e pela sua atenção para comigo no processo de seleção para a vaga X.

Contudo, percebi que o salário oferecido ao cargo é, no momento, incompatível com a minha realidade. Portanto, recuso a oportunidade e agradeço muito pelo seu trabalho.

Atenciosamente,

Mariana

Cite o seu telefone e endereço do LinkedIn.

Tenho que escolher entre 2 vagas. E agora?

Como recusar uma vaga de emprego

Se você está em dúvida entre 2 vagas de trabalho, fique calmo(a). Assim, leve em consideração os seguintes critérios antes de fazer a sua escolha:

Posso recusa uma vaga de emprego e dizer o motivo

  • Localização das empresas;
  • Possibilidade de trabalhar home office (se você prefere essa modalidade);
  • Flexibilidade da companhia;
  • Remuneração e benefícios oferecidos;
  • Carga horária diária de trabalho;
  • Plano de carreira oferecido por ambas as empresas;
  • Em síntese, anote todos os prós e contras de cada vaga.

Agora você já sabe como recusar uma vaga de emprego sem criar mal-estar e de forma totalmente profissional. Siga as nossas redes sociais para ver mais conteúdos sobre trabalho e desenvolvimento pessoal.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like