Como Perder a Vergonha De Falar Em Público? 10 Sugestões Para Te Ajudar!

Aprenda agora como perder a vergonha de falar em público, conheça algumas sugestões para te ajudar a lidar com essas situações e torne-se um ótimo orador com as nossas dicas

Como perder a vergonha de falar em público é uma das perguntas mais feitas pelos nossos leitores tanto por e-mail, quanto pelas redes sociais.

Falar para uma plateia, em um processo seletivo ou mesmo em um trabalho da faculdade é um desafio para muita gente.

Nesse sentido, fomos atrás de estudos e pesquisas sobre o assunto para conseguir te ajudar a entender melhor por que a vergonha e o medo de falar em público são coisas tão comuns.

Além disso, resolvemos elencar algumas dicas que poderão te ajudar a dominar a oratória e ser alguém mais seguro ao falar para outras pessoas.

Deseja saber de uma vez por todas como perder a vergonha de falar em público? Se sim, acompanhe essa matéria especial que fizemos com todo o carinho para você. Confira!

Por que temos medo de falar em público?

Primeiramente, vamos entender por que temos vergonha e medo de falar em público. Segundo diversos especialistas, muitas pessoas ficam ansiosas antes de uma palestra ou apresentação pois:

Como fazer para perder a vergonha de falar em público

  • Elas se sentem em evidência, desse modo, têm medo de críticas e de ironias;
  • Ademais, o julgamento sobre o que foi dito ou defendido tira o sono de muita gente.

Em síntese, muitas pessoas entendem uma explanação em público como uma ameaça.

Nesse sentido, o cérebro recebe essa informação e encara a situação como um perigo real. Por isso, sempre que estamos com medo de falar em público, temos alguns sintomas como:

Quero perder a vergonha de falar em público

  • Suor excessivo;
  • Gagueira;
  • Perda de memória leve (esquecimento do que deveria ser falado);
  • Aumento da pressão cardíaca;
  • Em alguns casos, algumas pessoas sentem até tontura e dores de barriga.

Desse modo, para evitar esses sinais e ter uma boa apresentação, é importante controlar as emoções e os pensamentos. Compreenda melhor como fazer isso com as nossas sugestões abaixo.

10 dicas sobre como perder a vergonha de falar em público

Sob o mesmo ponto de vista, existem muitas formas de aprender como perder a vergonha de falar em público. Portanto, iremos falar brevemente sobre 10 dicas de como conquistar isso desde já. Veja!

1. Comece com um cumprimento

Antes de mais nada, sempre recomendamos que você comece as suas apresentações cumprimentando os ouvintes. Assim, você demonstra educação e ainda por cima quebra o gelo inicial da sua apresentação.

Além disso, isso gera no seu cérebro uma conexão de que aquilo não passa de uma conversa e exposição de ideias. Ou seja, não há motivo para pânico.

2. Treine exaustivamente

De antemão, também indicamos que você sempre treine bastante uma apresentação, palestra ou qualquer tipo de fala em público.

Desse modo, o ideal é treinar na frente de um espelho. Afinal, você conseguirá ver como está a sua feição, seus trejeitos e a postura durante a sua fala.

3. Tenha uma apresentação no Power Point

Outra dica que pode te ajudar muito é ter um Power Point à sua disposição. Assim, você consegue ter um norte para te direcionar durante a fala.

Ademais, você pode previamente criar um “mapa” e assim saberá como guiar a sua apresentação durante toda a exposição de ideias.

Entretanto, nada de ficar lendo os slides, combinado? O ideal é que você coloque apenas um infográfico, frase ou imagem que sirva de apoio para a sua fala.

4. Use roupas pretas

Uma outra dica excelente é sempre que possível usar roupas pretas ou escuras para falar em público. É claro que as cores das suas roupas não interferem na sua oratória.

Na realidade, as cores escuras nos ajudam a falar em público por dois motivos:

  • Elas nos deixam mais confortáveis, uma vez que são mais discretas;
  • Bem como, se você suar devido ao nervosismo, isso não será notado através das roupas escuras.

5. Faça as pessoas se sentirem acolhidas

Sempre que você for falar para outras pessoas tenha duas ideias principais na sua mente:

Estratégias para perder a vergonha de falar em público

  • Essas pessoas se importam com o que eu irei falar;
  • O público é composto por diversas pessoas iguais a mim.

Esses pensamentos te farão humanizar a plateia e vão te ajudar a ter uma atitude mais positiva durante a apresentação.

Além disso, sempre que estamos bem dispostos, a nossa linguagem corporal expõe isso. Ou seja, ficamos mais altivos e com uma expressão mais alegre e menos séria.

Em síntese, humanize a plateia e enxergue a todos como amigos e não como possíveis críticos.

6. Beba água

Além de ser essencial para lubrificar a sua boca e garganta, a água pode ser uma ótima aliada durante uma apresentação.

Alguns estudiosos afirmam que a breve pausa para beber a água ajuda o seu cérebro a relaxar um pouco. Ademais, o público sempre vê alguém parando para um copo d’água como uma pessoa leve e descontraída.

Em resumo, pare um pouquinho e beba alguns goles de água durante a sua fala em público.

7. Olhe para o fundo da sala

Como perder a vergonha de falar em público

Uma dica infalível para os mais tímidos é focar no fundo da sala. Porém, sempre que possível, olhe para uma ou outra pessoa que te assiste.

O contato visual com o público é super positivo, todavia, você pode passar a maior parte do tempo olhando apenas para o fundo se você ainda é inexperiente, combinado?

8. Ria das suas inseguranças

Essa dica é matadora e vai te ajudar muito sobre como perder a vergonha de falar em público. Nesse sentido, caso você erre alguma coisa ou sinta-se um pouco nervoso(a), brinque com isso e descontraia esse momento.

Afinal, todos nós somos humanos e podemos errar ou temer falar para muita gente, não é mesmo? Esse tipo de atitude gera empatia no público e na maioria das vezes, arranca até algumas gargalhadas dos seus ouvintes.

9. Comece com pequenos públicos

Antes de mais nada, indicamos sempre que você comece a falar para públicos pequenos. Ou seja, treine com amigos e familiares.

Assim, você aprimora essa habilidade e corrige os erros comuns a todos os principiantes.

10. Estude muito sobre o tema

Por último, estude muito sobre o tema que você vai falar. Essa dica pode parecer óbvia, mas muitas pessoas não se preparam corretamente para as suas apresentações.

Desse modo, não aja assim e domine o assunto que você vai abordar. Bem como, se prepare para possíveis perguntas sobre o tema!

Evite essas 5 coisas ao falar em público

Você viu acima 10 sugestões para te ajudar a falar para plateias. Porém, é igualmente necessário compreender o que nunca deve ser feito durante uma apresentação. Confira abaixo quais são os 5 erros que você nunca deve cometer nesse momento:

Perder a vergonha de falar em público

  • Para garantir que sua apresentação seja memorável, permita que o público fale em algum momento. Portanto, abra espaço para perguntas, ideias, dúvidas e questionamentos;
  • Ademais, evite ser muito altivo e arrogante. É claro que você domina determinado assunto e as pessoas valorizam o seu conhecimento. Todavia, não pense que você é melhor que os ouvintes por causa disso. Esse tipo de atitude mostra que você é uma pessoa fria e prepotente;
  • Antes mesmo de iniciar a sua apresentação, saiba quanto tempo terá disponível para falar. Em resumo: não fale demais, mas também não fale muito pouco. Ajuste a sua apresentação ao tempo que você tem disponível. Desse modo, você consegue transmitir com efetividade todas as informações pertinentes;
  • Jamais vá despreparado(a) para uma apresentação. Conforme falamos anteriormente, é imprescindível que você saiba muito sobre o tema, esteja pronto(a) para perguntas e tenha referências concretas sobre o assunto;
  • Por fim, não esqueça de ter um roteiro de apresentação! Pode ser um Power Point, Prezi ou outra ferramenta que você conhece melhor. Assim, esse será o seu script e guia durante a apresentação em público.

Dicas de livros, filmes e canais no YouTube sobre o assunto!

Como perder a vergonha de falar em público

Agora, vamos te ajudar a aprender ainda mais sobre como perder a vergonha de falar em público. Para isso, veja algumas dicas de canais do YouTube, livros e filmes sobre o tema. Veja!

Canais do YouTube

Curso para perder a vergonha de falar em público

Livros

  • Boas Apresentações Vendem Ideias, de Carlos Alberto Debastiani;
  • Como Falar Bem em Público, de William Douglas, Rogério Sanches Cunha e Ana Lúcia Spina;
  • Falar bem é bem Fácil, de J. B. Oliveira;
  • O Segredo das Apresentações Poderosas, de Roberto Shinyashiki;
  • Como Falar em Público e Influenciar Pessoas no Mundo dos Negócios, de Dale Carnegie;
  • Como Falar Bem e Sem Inibições, de Reinaldo Polito.

Filmes

Palestra para perder a vergonha de falar em público

  • Obrigado por fumar;
  • O discurso do rei;
  • Prenda-me se for capaz;
  • Jobs;
  • Invictus;
  • Sociedade dos poetas mortos;
  • Dica de série: House of Cards;
  • O destino de uma nação.

Com essas dicas você certamente aprenderá ainda mais sobre oratória e o melhor: vai se divertir bastante, principalmente com os filmes e séries sobre o tema!

Viu como perder a vergonha de falar em público é algo relativamente simples? Assine a nossa newsletter se você deseja receber mais conteúdos sobre carreira e desenvolvimento pessoal no seu e-mail. É grátis e você pode cancelar posteriormente, se quiser.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like