Como Organizar A Vida? 10 Dicas Simples Para Você Transformar A Sua Existência Aqui!

Veja na matéria de hoje 10 dicas de como organizar a vida e melhorar tanto o seu desempenho profissional, pessoal e até mesmo financeiro!

Se você quer saber como organizar a vida, saiba que esse post é para você! Afinal, viver uma rotina pode te ajudar muito no crescimento pessoal e profissional.

Atualmente, diversas pessoas ainda vivem no estilo Zeca Pagodinho “deixa a vida me levar”. Entretanto, brincadeiras à parte, isso pode ser super prejudicial para a sua história.

Afinal, profissionais de alta performance são aqueles que conseguem ter rendimento acima da média. Nesse sentido, possuem uma rotina de trabalho, estudos e de investimento em desenvolvimento pessoal.

Bem como, pessoas que têm uma vida financeira organizada, também são aquelas que possuem uma lista de despesas e anotam todos os seus vencimentos.

Em resumo, para ter uma vida organizada, é necessário metodologia, empenho e muita determinação. Quer embarcar nessa aventura e se tornar a sua melhor versão?

Se sim, acompanhe nosso artigo até o final e tenha uma excelente leitura!

Afinal, como organizar a vida? 10 dicas aqui!

como organizar a vida

Primeiramente, para saber como organizar a sua vida financeira e também a vida pessoal, é fundamental entender onde você está.

Portanto, antes mesmo de ler as nossas dicas, recomendamos que você observe como está a sua vida atual. Assim, avalie se está no emprego que você deseja, com o salário que considera justo e toda a sua situação presente.

Recomendamos que você faça uma lista ou use apps como Trello ou Evernote para anotar todas as suas observações acerca do tema.

Em seguida, inicie o processo de mudança e organização de vida com as nossas 10 dicas abaixo. Olha só!

1.      Saiba onde você quer chegar e se comprometa

De antemão, você deverá reler a sua lista com os dados atuais. Assim, para saber como organizar a vida financeira pessoal, escreva o que você deseja mudar nessa realidade.

Nesse sentido, anote tudo o que você quer melhorar, desde mudanças físicas até mudanças de mindset, por exemplo.

É importante que você saiba como quer ser, em quanto tempo verá os resultados e como conseguirá esses feitos. Parece difícil, mas veja um exemplo:

Ricardo é Jovem Aprendiz no Santander. Ele tem 17 anos e quer ser efetivado na instituição após terminar o ensino médio.

Desse modo, vai realizar dois cursos completos na área de informática, além de investir tempo em cursos online (gratuitos) nos finais de semana para desenvolver soft skills. Em um ano, ele poderá concorrer a essa vaga de emprego e estará mais preparado para o processo seletivo.

2.      Tenha calma durante o processo

Anotar dicas de como organizar a vida financeira ou a vida pessoal é fácil. Entretanto, é imprescindível desenvolver a calma durante o processo de mudança.

Atualmente, vivemos em um mundo bastante corrido e super tecnológico. Por isso, estamos cada vez mais ansiosos e imediatistas.

Entretanto, as mudanças de vida e aprimoramento levam tempo. Desse modo, saber como organizar a vida requer muita paciência e jogo de cintura.

3.      Anote os seus afazeres diariamente

Como organizar a vida do zero? Se você ainda está perdido(a), saiba que o mais importante é anotar tudo o que é importante para você.

Depois do avanço do Home Office, muitas pessoas notaram que não são organizadas. Afinal, precisam de alguém cobrando tarefas a todo momento.

Por isso, recomendamos que você anote os seus afazeres e tarefas sempre. De preferência, faça isso no dia anterior aos seus compromissos.

Lembre-se sempre de estabelecer categorias para as suas tarefas. Dessa forma, existem afazeres urgentes, importantes e comuns.

4.      Organize seus armários, papéis e toda a sua casa

Conforme você viu acima, organizar a vida envolve também mudanças de pensamentos. Sob o mesmo ponto de vista, um ambiente organizado nos ajuda a pensar melhor e desenvolver nossos projetos com mais clareza.

Portanto, limpe os armários, organize as suas gavetas, doe o que não usa mais e transforme a sua casa em um local mais “clean”.

5.      Aprenda a combater a procrastinação

Se você adia os seus planos e metas sempre, preste atenção a esse tópico! É essencial que você pare de procrastinar agora mesmo!

O que indicamos é que você faça pequenas pausas ao longo do dia. Por exemplo, quem atua em Home Office, pode andar um pouquinho em casa ou ouvir 10 minutos de música a cada 1 hora de trabalho.

Lembre-se que para conquistar os nossos sonhos são necessários pequenos passos diários.

6.      Tire o peso das costas: você não precisa fazer tudo sozinho(a)!

Além disso, não carregue o peso de organizar a vida sozinho(a) nas costas! Dessa forma, converse com um(a) amigo(a) de confiança ou até com um familiar e peça ajuda.

Pode ser um “puxão de orelha” se necessário ou um auxílio na limpeza doméstica. Por exemplo. Você pode contar com uma pessoa para te ajudar a poupar dinheiro ou estudar a melhor forma de quitar as suas dívidas.

Em resumo, o importante é saber que você não está sozinho(a)!

7.      Tenha uma rotina diária pré-estabelecida

Ademais, você já viu que falamos sobre anotar tarefas e manter o foco. Todavia, para isso acontecer certinho, é fundamental ter uma rotina.

Ao contrário do que muita gente pensa, a rotina não é algo chato e terrível. Na verdade, ela pode ser libertadora e te ajudar muito no dia-a-dia.

Desse modo, tenha uma semana organizada, por exemplo, de segunda a sexta-feira ou até sábado. Bem como, estipule horários para as atividades gerais.

Saiba a hora das refeições, do trabalho, do passeio com pet, etc. Isso vai te tornar uma pessoa ativa e, como consequência, mais produtiva.

8.      Evite distrações no seu ambiente de desenvolvimento

Seja você estudante ou profissional já formado, é imprescindível ter um local de trabalho ou estudo sem distrações.

Nesse sentido, evite deixar apps de mensagem abertos o tempo todo. Silencie Instagram, Facebook e outras redes sociais.

Além disso, principalmente quem atua Home Office, precisa evitar cair em tentação para ver TV, ligar para um amigo ou assistir séries no meio da tarde.

Sempre tenha um cronograma de trabalho e cumpra-o dentro do possível!

9.      Ofereça a si mesmo(a) pequenas recompensas

Chegamos na parte boa da matéria! Sempre que você conseguir cumprir as sua etapas de organização, se dê um “mimo” para comemorar.

Nesse sentido, pode ser algo material como uma blusa ou um livro. Todavia, pode ser uma coisa mais simples, como uma folga na segunda-feira a tarde. Enfim, seja criativo(a) e aproveite as suas pequenas vitórias!

10.  Elabore as suas metas (e seja realista)

Por último, não se esqueça de elaborar as suas metas de forma realista. Desse modo, não queira emagrecer muito de uma vez ou quitar 20 mil reais em dívida em uma semana.

Ou seja, anote os seus planos e crie um projeto coerente para realizar as suas tarefas. Organizar a vida deve ser leve e satisfatório e não uma espécie de martírio, combinado?

Os maiores 5 erros de quem quer começar essa mudança!

como organizar a vida

O post de hoje está quase no fim! Entretanto, precisamos te ajudar a evitar os erros muito comuns que as pessoas cometem assim que querem saber como organizar a vida. Confira!

1.      Querer mudar absolutamente tudo de uma vez

Infelizmente, a ansiedade destrói os planos de muita gente. Desse modo, tem gente que quer mudar tudo em um dia e se tornar uma nova pessoa rapidamente.

Contudo, as coisas necessitam de tempo e qualquer projeto necessita de um processo para ocorrer. Em síntese, não se sinta afobado(a)!

2.      Estar ansioso(a) pelos resultados

Além disso, há pessoas que começam a estudar hoje e já querem passar no concurso público dos seus sonhos amanhã.

Nesse sentido, saiba que trabalhar nos nossos planos requer tempo. Mas os resultados virão com certeza.

3.      Não contar com a ajuda de ninguém

Anteriormente, falamos sobre dividir os seus planos com alguém. Mas tem pessoas que fazem justamente o contrário e carregam absolutamente todo o peso de mudar e melhorar nas costas.

Dessa forma, não seja alguém assim! Busque um amigo ou familiar para dividir os seus planos e dialogue sobre isso com a pessoa.

É muito importante se sentir bem durante o processo de melhoria pessoal e profissional. Afinal, não compensa conquistar nossas metas deprimido(a) e triste, não é mesmo?

4.      Não se preparar para os “acidentes de percurso”

Outro erro super comum é achar que tudo vai dar certo o tempo todo. Nesse sentido, não se iluda. Haverá dias de estresse, cansaço e até vontade de desistir.

Por isso, recomendamos que você sempre se apoie na ideia de melhoria constante e não seja alguém imediatista.

5.      Planejar tudo em cima da hora

Por último, um dos erros mais comuns é tentar organizar tudo em cima da hora. Isso não funciona e gera ainda mais ansiedade e estresse para você!

Enfim, seja metódico e crie estratégias concretas para mudar a rota da sua existência.

Curtiu saber mais sobre como organizar a vida? Você gosta de ler matérias sobre organização e desenvolvimento pessoal? Deixe o seu comentário aqui embaixo com a sua opinião!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like