Como melhorar a timidez no trabalho – 10 Dicas práticas

Saiba agora o que é a timidez no trabalho e conheça 10 dicas matadoras para te ajudar a combater esse mal que atrapalha a carreira de diversos profissionais

A timidez no trabalho é algo comum e que, infelizmente, atrapalha a vida pessoal e a carreira profissional de diversas pessoas.

Nesse sentido, se você tem vergonha de conversar com seus colegas ou se sente desconfortável em lidar com pessoas, ligue o sinal de alerta.

Afinal, tais indícios podem demonstrar que você tem dificuldade em conviver com os demais e é uma pessoa tímida.

Nesse sentido, fomos em busca de informações sobre o assunto. Bem como, decidimos elaborar algumas dicas para te ajudar a combater esse mal.

Leia a matéria na íntegra e saiba agora o que é a timidez no trabalho. Ademais, veja como criar desenvoltura no ambiente corporativo. Confira e tenha uma leitura proveitosa!

O que é timidez no trabalho?

Antes de mais nada, precisamos definir com cuidado do que se trata a timidez no ambiente de trabalho. Em síntese, essa condição pode ser reconhecida a partir de alguns sinais, tais como:

Timidez atrapalha no trabalho

  • Você possui uma preocupação enorme sobre o que as pessoas pensam sobre você;
  • Ademais, sempre hesita antes de conversar com alguém no trabalho;
  • Bem como, acha que as suas opiniões e/ou sugestões não irão agregar nada à companhia;
  • Sempre que você fala com pessoas (principalmente em público) você tem sintomas físicos que te atrapalham, tais como: gagueira, suor excessivo e mãos trêmulas;
  • Por fim, você sempre evita participar de almoços, happy hour, reuniões e qualquer situação que envolva algum tipo de interação com os colegas.

Em resumo, se você possui 3 ou mais sintomas que citamos acima, pode ser considerado(a) uma pessoa tímida. Nesse sentido, veja abaixo como essa condição pode atrapalhar o seu desenvolvimento pessoal e a sua carreira profissional.

Como a timidez no trabalho pode te atrapalhar?

Timidez no trabalho

Atualmente, diversos estudos psicológicos e sobre carreira apontam como a timidez no trabalho pode prejudicar um indivíduo. Dentre os maiores danos para a sua trajetória profissional gerados por essa condição, podemos citar as seguintes:

Como lidar com a timidez no trabalho

  • De antemão, saiba que pessoas tímidas costumam ter grandes dificuldades para alcançar cargos de liderança. Afinal, líderes são, em sua imensa maioria, pessoas sociáveis, confiantes e bastante expressivos;
  • Além disso, em muitos casos os gestores enxergam a timidez como falta de iniciativa e até mesmo como falta de ambição em crescer na empresa. Dessa forma, dificilmente um empregado tímido é cogitado para um cargo de gerência, supervisão ou gestão;
  • Bem como, as pessoas tímidas têm muita dificuldade em interagir socialmente. Isso ocorre tanto nas conversas com os colegas, quanto em entrevistas de emprego. Em resumo, uma pessoa tímida tem maiores dificuldades em crescer e progredir na carreira.

De maneira direta e resumida, as pessoas tímidas normalmente ocupam subempregos e não conseguem ir atrás de postos de trabalho com melhores condições.

Portanto, se você é tímido(a) é hora de virar a mesa e mudar a sua postura o quanto antes. Quer saber como fazer isso? Continue a leitura e veja!

10 dicas para vencer a timidez no trabalho

Timidez no trabalho

Ao passo que você viu como a timidez no trabalho pode te atrapalhar, é hora de irmos além! Nesse sentido, abaixo deixaremos 10 dicas simples mas super eficazes para combater essa condição que você enfrenta.

Use essas estratégias e se torne uma pessoa mais sociável e de fácil interação com os colegas no ambiente de trabalho. Confira!

1.      Pratique o autoconhecimento

Primeiramente, busque se conhecer por inteiro. Desse modo, aceite que você é tímido(a) e que precisa mudar isso para alcançar os seus sonhos.

Assim, procure entender a origem da timidez e valorize o que você tem de bom. Ou seja, se você é um ótimo leitor, procure falar sobre isso com os colegas.

Em contrapartida, se ama cozinhar, troque receitas com os amigos. Respeite os seus limites e vá pouco a pouco, rompendo a sua timidez.

2.      Provoque-se

Além disso, todos os dias você deve se esforçar para mudar a sua condição de tímido. Desse modo, se você tem medo de falar com um colega, faça uma pergunta ou comente sobre algo relevante que viu no jornal.

Em síntese, procure se expor devagar e em algumas semanas, você verá como o seu desempenho e interação social estarão muito melhores!

3.      Seja organizado(a)

Outra coisa que é importante para quem é tímido (e ansioso) é desenvolver a organização. Isso significa que se você vai participar de uma reunião, deve se preparar antes.

Ademais, recomendamos que você treine na frente do espelho e, se possível, mostre para um amigo uma sugestão que você quer expor na reunião.

Você se sentirá mais seguro após se preparar para uma fala ou até mesmo para uma entrevista de emprego. Dessa forma, saiba que o segredo é se preparar com antecedência e se sentir confiante.

4.      Questione sempre

Sob o mesmo ponto de vista, um dos grandes problemas de quem é tímido é lidar com a atenção dos outros, não é mesmo?

Portanto, tire o foco de si mesmo e “jogue” em outra pessoa. Nesse sentido, basta fazer uma pergunta sobre a pessoa e esperar a resposta.

Isso demonstra o seu interesse no(a) colega e ainda tira de você a necessidade de falar muito e se expor!
Ah! Mas isso só é válido para situações do dia-a-dia. Ou seja, em uma entrevista de emprego ou em uma apresentação, você precisará estar pronto(a) para responder e ser o centro das atenções, combinado?

Conforme falamos anteriormente, para qualquer um desses casos, o grande segredo é se preparar e saber o que falar.

5.      Mantenha a calma (ou finja!)

Sabemos que a timidez e a ansiedade andam de mãos dadas. Desse modo, sempre que uma pessoa tímida precisa interagir ela costuma sentir vários sintomas, tais como:

  • Aceleração dos batimentos cardíacos;
  • Suor excessivo pelo corpo;
  • Dificuldade de concentração e de falar;
  • Dentre outros sintomas.

Para evitar esses sinais, recomendamos que você busque se acalmar. Desse modo, tente respirar fundo várias vezes e soltar o ar pela boca.

Ademais, existem algumas atividades que ajudam muito a aliviar a tensão gerada pela ansiedade e pela timidez. Pratique:

  • Musculação e exercícios físicos como corrida e caminhada;
  • Pilates;
  • Ioga;
  • Exercícios de respiração.

Afinal, ao controlar os indícios da timidez você se sentirá mais seguro para se expor e lidar com pessoas na empresa e nas demais atividades diárias.

6.      Interaja com os seus colegas

Retomando as nossas dicas de socialização, indicamos que você busque interagir com os seus colegas de trabalho.

Nesse sentido, converse na hora do café ou no intervalo com eles e busque pontos em comuns. Afinal, será que você e outro colega não têm a mesma formação?

Além disso, quem sabe um deles não gosta do mesmo hobby que você pratica? Esses diálogos vão te ajudar a romper as barreiras entre vocês e também te deixarão mais seguro(a).

Assim, você verá que todos vocês têm qualidades e defeitos, ou seja, não há motivo para temer a opinião de ninguém.

7.      Seja discreto com essa sua condição

Ademais, se você deseja superar a sua timidez, anote essa dica! Não crie um rótulo de “tímido(a)” sobre si mesmo(a).

Dessa forma, não comente com ninguém sobre a sua condição e evite usar isso como desculpa para se relacionar. Ou seja, não evite as pessoas e diga “sou tímido”.

Isso pode gerar um abismo ainda maior entre você e os seus colegas. Bem como, pode impedir que as pessoas se aproximem para conversar e te conhecer melhor.

Em síntese, trabalhe para mudar essa condição e mantenha em sigilo essa conduta.

8.      Tenha paciência

Além disso, para melhorar essa sua timidez você precisará ter paciência. Afinal, nada acontece do dia para a noite. Portanto, lide da melhor forma possível com essa situação e siga as nossas dicas para melhorar.

Lembre-se de todos os dias fazer algo pelo seu sonho e trabalhe muito para se tornar mais sociável. Líderes e gestores de sucesso são comunicativos e conseguem persuadir pessoas. Invista nisso e se torne um profissional de sucesso.

9.      Mantenha uma postura altiva

A linguagem corporal é super importante, principalmente no ambiente corporativo. Nesse sentido, cuidado para:

  • Não ande com a cabeça baixa pelos corredores e desanimado;
  • Bem como, sempre que conversar com alguém, mantenha o contato visual com a pessoa;
  • Evite se sentar encolhido na cadeira e com ar de poucos amigos no trabalho.

Essas posturas indicam muito sobre você e sobre a sua personalidade. Portanto, tenha uma postura ereta e não demonstre insegurança no ambiente corporativo.

10.  Estude sobre soft skills

Por fim, estude muito sobre as soft skills mais importantes na atualidade. Ademais, desenvolva essas habilidades e trilhe uma carreira de sucesso.

Lembre-se sempre de dedicar ao menos meia hora por dia para o seu aprimoramento pessoal e desenvolvimento profissional. Em um ano, você irá agradecer por ter começado a lutar agora!

Curtiu o nosso post sobre a timidez no trabalho? Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais e com os seus amigos tímidos. Desse modo, mais pessoas podem aproveitar os ensinamentos e dicas dessa matéria!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like