Como Liderar Uma Equipe e Ser Um Grande Exemplo! Veja 10 Dicas Práticas

Conheça as melhores dicas sobre como liderar uma equipe e seja um exemplo de empatia, produtividade e inteligência emocional na sua companhia

Entender como liderar uma equipe é uma das habilidades mais importantes nos dias atuais, principalmente para supervisores e gestores.

Afinal, o mercado de trabalho e de comércio, de modo geral, nunca foi tão competitivo. Nesse sentido, saber lidar com a diversidade das pessoas e com suas características é primordial para o desenvolvimento de um bom trabalho.

Entretanto, como fazer isso com humildade e com ótimos resultados finais? Ademais, é possível ajudar os colaboradores a obterem melhores resultados individuais e, ao mesmo tempo, em conjunto?

De antemão, saiba que a resposta é sim! Porém, para entender melhor como fazer isso, é necessário saber como liderar uma equipe corretamente e com o mínimo de erros possível!

Você deseja entender mais sobre o assunto? Se sim, leia nossa matéria até o final e saia dessa leitura capacitado(a) para liderar uma equipe desde já. Confira!

Como desenvolver o espírito de liderança?

Antes de mais nada, precisamos entender que existe uma grande diferença entre um líder e um chefe.

Assim, o líder é uma pessoa que entende que para ter bons resultados na empresa, é necessário que todos os colaboradores se envolvam nas demandas e se sintam úteis e responsáveis pelos resultados.

Entretanto, o chefe delega as funções e exige que os resultados cheguem conforme o esperado. Ou seja, ele não se importa com os sentimentos e impressões da equipe, apenas visa o retorno e resultado final.

Nesse sentido, você deve ter notado que ser líder é mais difícil, uma vez que exige o desenvolvimento de muitas soft skills. Dentre elas podemos citar a inteligência emocional e, claro, a liderança de pessoas.

Resumidamente, para desenvolver o espírito de liderança, o indivíduo precisa de:

Como liderar uma equipe com sucesso

  • Dar e receber feedbacks honestos e de coração aberto;
  • Promover o desenvolvimento pessoal da equipe, investir em treinamentos e capacitações;
  • Ser um exemplo;
  • Possuir ótimo relacionamento interpessoal;
  • Compreender a sua área de atuação e estar aberto(a) para mudanças;
  • Envolver os liderados sempre e buscar um senso de propósito em cada um dos envolvidos;
  • Ser organizado(a) e criar uma metodologia de ação. Ou seja, ter planejamento para as metas;
  • Ademais, um bom líder precisa saber delegar tarefas e confiar nos seus liderados;
  • É necessário conhecer individualmente cada pessoa da equipe;
  • Bem como, indicamos que um líder sempre tenha uma atitude positiva.

Como liderar uma equipe: 10 dicas de sucesso aqui!

Como liderar uma equipe

Ao passo que você viu como desenvolver esse espírito de liderança, é importante assimilar melhor o tema. Para isso, iremos te dar 10 dicas sobre como liderar uma equipe.

Dessa forma, você estará mais apto(a) e se tornará uma referência na sua empresa quando o assunto é ser líder. Veja!

1.      Estude sobre liderança

Primeiramente, para ser um grande líder você deve aprender sobre o tema. Portanto, leia mais matérias como essa na internet, pesquise sobre o assunto no YouTube e busque informações sobre o tema.

Nesse sentido, para desenvolver soft skills não basta força de vontade. É essencial estudar e aprimorar os conhecimentos sobre essas habilidades. Veja alguns livros interessantes sobre liderança que nós indicamos:

Dicas de como liderar uma equipe

  • Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, de Stephen Covey;
  • Liderança: A inteligência emocional na formação do líder de sucesso, de Daniel Goleman;
  • A Arte da Guerra, de Sun Tzu;
  • As Armas da Persuasão: Como Influenciar e Não Se Deixar Influenciar, de Robert Cialdini.

2.      Transpire confiabilidade

Para que a sua equipe confie em si mesma e em você, é primordial que você demonstre um alto grau de confiança.

Desse modo, é necessário que você assuma um papel de responsabilidade e de que sabe o que está fazendo. Assim, os seus liderados terão mais segurança na hora de desempenhar as suas tarefas.

3.      Esteja atualizado sobre o mercado de trabalho

Conforme já comentamos acima, um líder precisa garantir a produtividade da sua equipe. Portanto, é necessário viabilizar o trabalho em todas as suas esferas, ou seja, é imprescindível que a equipe tenha boas ferramentas para desenvolver as suas tarefas.

Afinal, ter bons equipamentos garante menor esforço físico, bem como, economia de tempo e de energia.

Portanto, estude sempre sobre a sua área de atuação e proporcione as melhores ferramentas tecnológicas para a sua equipe!

4.      Evite turnover

Saber como liderar uma equipe passa diretamente pela retenção de talentos. Assim, reduzir o turnover no seu setor é um dos primeiros passos que um líder deve dar.

Dessa forma, você vai identificar meios de reter os melhores colaboradores na sua empresa. Ademais, vai saber identificar quais são os melhores talentos e como pode desenvolver ainda mais as habilidades desse indivíduos.

5.      Promova a empatia sempre

Além disso, um bom líder possui alto grau de empatia. Desse modo, consegue entender as particularidades de cada integrante da equipe.

Bem como, percebe os dias bons e ruins deles e sempre os incentiva a serem melhores a cada fase de sua trajetória profissional.

6.      Seja maduro(a)

Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas assumem cargos de liderança sem maturidade para tal. Portanto, sempre aja como adulto e não tenha ações infantis, como retaliações pessoais ou vingança na hora de delegar tarefas.

7.      Saiba delegar funções

Por falar nisso, seja um líder observador(a) e compreenda bem as competências dos seus liderados.

Isso significa saber como delegar funções e entender o que se deve esperar delas. Assim, conheça bem os colaboradores e saiba quem poderá exercer melhor determinada tarefa na sua equipe.

8.      Jamais misture vida pessoal e profissional

Ao passo que você se torna um líder, precisa separar muito bem a carreira da vida pessoal. Nesse sentido, sempre separe os momentos de trabalho da sua vida familiar e fora da companhia.

Ademais, caso você trabalhe com amigos, familiares e até com o cônjuge, saiba diferenciar as coisas e agir com muita maturidade.

9.      Seja direto(a) e objetivo

Sob o mesmo ponto de vista, um líder precisa ser muito claro e sucinto com as suas ideias. Desse modo, entenda o que deve ser feito e como deve ser feito.

Posteriormente, informe isso aos seus liderados e exponha claramente quem deverá desempenhar cada função.

Assim, fica mais fácil e ágil a realização de demandas de trabalho.

10.  Esteja pronto(a) para mudanças

Por fim, seja um líder maleável e flexível. Ou seja, esteja pronto(a) para se readaptar e criar novas soluções sempre que aparecer alguma atualização.

Isso permite que a sua equipe se readapte muito rápido e conquiste melhores resultados.

5 atitudes que um bom líder nunca deve tomar?

Como liderar uma equipe

Você viu acima 10 dicas sobre como liderar uma equipe. Entretanto, iremos te mostrar agora 5 ações que um bom líder nunca deve realizar com a sua equipe. Confira!

1.      Cuidado com as críticas

Antes de mais nada, tenha muita atenção na hora de dar feedbacks aos seus liderados. Nesse sentido, nunca os critique em público e jamais crie constrangimentos na sua equipe.

Assim, se alguém errou, converse com essa pessoa individualmente e sempre respeite o indivíduo.

2.      Não se torne um chefe

Ademais, tenha cautela para não deixar a liderança subir à cabeça. Ou seja, não exija demais dos seus colaboradores e nunca os trate como peças substituíveis.

Infelizmente, muitas pessoas após assumir um cargo de gestor, se tornam um carrasco. Dessa forma, a equipe liderada perde muito e ocorre coisas terríveis, tais como:

Como conquistar uma equipe liderando corretamente

  • Aumento de afastamentos do trabalho;
  • Adoecimento mental dos liderados;
  • Síndrome de Burnout em integrantes da equipe;
  • Pedidos de demissão de talentos da empresa.

3.      Delegue tarefas possíveis

Além disso, tenha muita atenção sempre que você for delegar tarefas e/ou estabelecer metas. Nesse sentido, nunca coloque metas inatingíveis para os seus colaboradores e nem peça coisas impossíveis.

Isso significa ter bom senso e respeito pelos seus funcionários. Ademais, mostra que você conhece a sua equipe e as particularidades de cada um dos trabalhadores.

4.      Nunca ignore um colaborador

Também recomendamos que você sempre tenha uma visão clara de liderança e enxergue cada um dos seus liderados.

Dessa forma, se alguém dá sinais de esgotamento, cansaço, displicência ou sobrecarga, fique atento(a)! Em resumo, muitos profissionais demonstram esses sinais previamente a uma demissão, problemas de saúde mental ou até mesmo de doenças como depressão.

Portanto, jamais ignore os sinais de um liderado e fique de olho para conseguir ajudar esse funcionário antes que algo pior ocorra.

5.      Não misture a vida pessoal e a carreira

Já comentamos isso acima, todavia, queremos exemplificar melhor como fazer isso. Resumidamente, tenha momentos para trabalhar e estudar, bem como, tenha sempre momentos apenas com a sua família.

Ademais, sempre recomendamos no mínimo uma folga semanal e alguns momentos diários de descanso.

Assim, você evita altos níveis de estresse e consegue desenvolver melhor o seu trabalho na empresa. E não se esqueça de praticar atividades físicas e ter uma alimentação saudável para que seu corpo trabalhe melhor diariamente.

O que você achou do nosso post sobre como liderar uma equipe? Conte pra gente nos comentários a sua opinião! Bem como, exponha sugestões, elogios e críticas. Adoramos conhecer melhor os nossos leitores!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like