Como Lidar Em Um Ambiente Tóxico De Trabalho? 6 Dicas Práticas Aqui!

Conheça as características de um ambiente tóxico de trabalho e saiba algumas técnicas de como lidar com esse tipo de situação na sua carreira profissional

Estar em um ambiente tóxico de trabalho é uma das piores coisas que pode acontecer com um profissional.

Afinal, trabalhamos muitas horas por dia, assim, se atuamos em um local que nos faz mal, irremediavelmente iremos sofrer. Nesse sentido, as consequências mais comuns em atuar numa empresa com cultura de trabalho tóxica são:

Ambiente de trabalho tóxico como identificar

  • Altos níveis de estresse;
  • Falta de motivação para trabalhar;
  • Crises de ansiedade;
  • Bem como, isso pode gerar uma depressão;
  • Por fim, podemos desenvolver a terrível Síndrome de Burnout.

Pensando em te ajudar a lidar com isso, elaboramos um post completo sobre o tema. Desse modo, hoje você irá conseguir identificar se está em um ambiente tóxico de trabalho e quais são os sinais desse tipo de situação.

Além disso, vamos te mostrar 6 dicas de como sobreviver nesse tipo de local e conseguir se manter equilibrado(a) e produtivo neste emprego. Está curioso(a)?

Confira a matéria até o final e tenha uma excelente leitura! Continue conosco!

O que é um ambiente tóxico de trabalho?

Primeiramente, vamos falar do que se trata esse tipo de local. Resumidamente, um ambiente tóxico de trabalho é aquele onde impera sentimentos negativos e baixa produtividade.

Assim, existe um mal-estar geral diariamente, bem como, há outras situações corriqueiras, como:

Ambiente tóxico de trabalho

  • “Puxadas de tapete”;
  • Fofocas;
  • Atritos;
  • Chantagem;
  • Coerção de colaboradores;
  • Dentre outros sinais que falaremos mais no próximo tópico.

Nesse sentido, um local de trabalho tóxico sempre proporciona falta de estímulo aos empregados, bem como, oferece uma sensação de “negatividade”.

Entenda mais esses sinais agora, olha só!

8 sinais de um local de trabalho tóxico

Ambiente tóxico de trabalho

Sem mais delongas, entenda de uma vez por todas se você atua em um ambiente tóxico de trabalho. Se o seu emprego tem metade ou mais dos indícios que falaremos abaixo, significa que você está em um trabalho bastante tóxico. Confira!

1.      Líderes e chefes tóxicos

Antes de mais nada, se seus chefes e líderes são tóxicos, todo o ambiente também será muito ruim. Afinal, são eles quem ditam as normas e regras da companhia, não é mesmo?

Dessa forma, se você já notou que no seu emprego a cultura da empresa é negativa, provavelmente todo o ambiente será um caos. Em síntese, recomendamos que você considere buscar um novo emprego o quanto antes.

2.      Valores e visões distorcidas

Ademais, se no site e LinkedIn da organização existem frases bonitas, mas no dia-a-dia a companhia não investe nisso, esqueça essa empresa.

Infelizmente, existem muitas organizações que investem pesado em uma boa “imagem”. Entretanto, dentro da empresa os colaboradores não têm:

  • Valorização adequada;
  • Possibilidade de comunicação;
  • Por fim, são tratados como descartáveis.

3.      Você tem vontade de correr do emprego todos os dias

Sob o mesmo ponto de vista, ao estar em um ambiente tóxico de trabalho, você sentirá vontade de fugir da profissão todos os dias.

Assim, se você já acorda triste e desmotivado(a), é hora de buscar novos conhecimentos e uma recolocação profissional. Falamos muito sobre isso em vários posts do nosso site, invista em si mesmo e busque novas oportunidades.

4.      Você se sente “sugado(a)”

De antemão, saiba que é normal se sentir cansado(a) depois de um dia e/ou semana intenso de trabalhos.

Contudo, se sentir sugado(a) todos os dias não é nada normal. Portanto, se você chega em casa todos os dias “morto(a)” de exaustão, reconsidere esse emprego.

Além disso, se você atua em home office e também se sente sugado(a) é momento de avaliar essa sua situação profissional.

5.      Os problemas são sempre os mesmos

Outra coisa muito comum em locais de trabalho tóxicos é que os problemas são sempre os mesmos. Em resumo, você não tem tempo de progredir na carreira, afinal, sempre está resolvendo problemas como:

Ambientes de trabalho tóxicos

  • Fofocas;
  • Desentendimentos;
  • Bate-boca;
  • Tentativas de brigas;
  • Dentre outros atritos que tomam o seu tempo e, pior, a sua energia.

6.      Sua saúde mental está afetada

Ademais, se você se sente estressado(a) sempre e os problemas do trabalho tiram o seu sono, reveja essa situação.

Nesse sentido, isso a médio e longo prazo, pode te proporcionar graves problemas de saúde e até mesmo uma depressão severa.

7.      O ambiente é extremamente hostil

Bem como, você já percebeu que onde trabalha é um local muito hostil. Ou seja, é um ambiente sem diálogo, com muita desconfiança e cheio de contratempos.

Isso reflete no seu desenvolvimento pessoal e também na sua carreira. Portanto, os seus colegas também se sentem pressionados e você tem medo de toda e qualquer reação dos seus superiores.

8.      A desconfiança impera sempre

Por fim, em um ambiente tóxico de trabalho, todos sempre estão desconfiados. Nesse sentido, você tem medo de conversar, não tem amigos e sempre está com o “coração na mão”.

Se você está com 4 ou mais sinais que citamos neste tópico, é hora de reavaliar o seu emprego o quanto antes.

6 dicas para sobreviver a um ambiente tóxico de trabalho

Ambiente tóxico de trabalho

Ao passo que você consegue identificar um local de trabalho tóxico, vamos adiante. Desse modo, se você atua em um emprego que nitidamente é tóxico, precisa aprender a lidar com isso.

Para te ajudar, o Via Fortuna elencou 6 estratégias para te auxiliar a melhorar a sua saúde mental e conviver nesse tipo de ambiente. Confira!

1.      Questione-se sobre esse emprego

Antes de mais nada, recomendamos que você avalie por que está nesse local de trabalho. Desse modo, poderá identificar a real importância desse emprego na sua vida.

Afinal, você precisa continuar nessa empresa? Ademais, será que a sua vida não será melhor longe desse ambiente?

Isso vai te ajudar a organizar as suas ambições e vai mostrar quais os caminhos você deve seguir para sair dessa situação.

Em síntese, avalie se você realmente precisa se manter neste emprego. Caso a resposta seja negativa, saia o quanto antes do trabalho.

Em contrapartida, se você precisa muito desse emprego, siga as nossas dicas listadas abaixo.

2.      Faça o seu ambiente mais aconchegante

Se você tem uma mesa, um escritório ou um pequeno local de trabalho, invista em deixá-lo com a sua cara. Assim, coloque uma foto de um familiar ou algumas lembranças de amigos e/ou da família.

Segundo algumas pesquisas, lidamos melhor com ambientes estressantes sempre que nos sentimos aconchegados ao local.

Portanto, deixe a sua sala ou mesa de trabalho muito organizada e com imagens que vão te motivar. Bem como, você pode deixar algo que te remeta a um sonho que esse trabalho vai te ajudar a realizar.

Coloque a foto de um país que você vai conhecer nas férias ou uma frase da universidade que você vai cursar no próximo ano. Em síntese, mantenha-se motivado todos os dias com imagens!

3.      Tenha intervalos

Além disso, é essencial que você tenha alguns intervalos diários. É claro que você precisa ser produtivo(a), todavia, jamais abra mão de alguns momentos de descanso.

Nesse sentido, sempre indicamos aos nossos leitores algumas pausas durante a jornada de trabalho. Ou seja, tire 5 ou 10 minutinhos a cada 1 hora para você refletir um pouco.

Recomendamos que seja sem o celular e, de preferência, no ambiente externo da empresa. Bem como, se você atua em home office, isso também é fundamental.

Desse modo, tome um café, beba um copo d’água e/ou ande um pouquinho para espairecer.

Principalmente em um ambiente tóxico de trabalho, isso é indispensável para evitar altos níveis de estresse e até mesmo uma fadiga muito intensa.

4.      Sempre seja positivo(a)

Sob o mesmo ponto de vista, recomendamos que você seja uma pessoa positiva mesmo estando em um local desfavorável.

Isso não significa ser tolo(a) e sonhador. Pelo contrário, enxergue essa situação como uma experiência profissional que vai te ajudar a crescer e evoluir.

Portanto, busque motivos para se manter no emprego e observe um ou outro benefício que esse trabalho te oferece. Assim, você conseguirá se manter no emprego pelo tempo que for necessário.

5.      Busque uma amizade verdadeira

Ademais, sempre existe alguém que nos identificamos em qualquer ambiente, não é mesmo? Assim, procure um(a) amigo(a) verdadeiro nesse local de trabalho.

Dessa forma, será mais fácil lidar com as atribulações e dificuldades desse tipo de ambiente. Normalmente, a falta de empatia e a ausência de criação de vínculos pessoais impera em trabalhos tóxicos.

Nesse sentido, indicamos que você tenha ao menos uma pessoa em que possa confiar e até mesmo desabafar. Você vai ver como valerá a pena investir em uma amizade sincera!

6.      Planeje o seu futuro

Por último, continue no seu trabalho se é muito necessário, mas já foque no seu futuro o quanto antes. Isso significa investir em cursos e novos aprendizados.

Ademais, crie uma boa rede de networking e faça um LinkedIn bastante atrativo. Torne-se um profissional disputado pelo mercado e conquiste novos voos.

Em resumo, sempre olhe para a frente e construa uma trajetória para se ver livre de um emprego que te faz mal, combinado?

Gostou da nossa matéria de hoje sobre como sobreviver em um ambiente tóxico de trabalho? Assine a nossa newsletter para você acompanhar mais posts sobre dicas financeiras, mercado de trabalho e desenvolvimento pessoal.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like