Como Lidar Com Pessoas Que Querem Te Prejudicar No Trabalho: 3 Dicas Sem Guias

Filósofos já apontavam há 2 mil anos: o ser humano é um animal racional e social.

Isso significa que conviver em grupo e estabelecer relações com outros seres humanos é algo inerente a nossa espécie.

Saber como lidar com pessoas que querem te prejudicar no trabalho se torna automaticamente parte essencial dos ambientes sociais.

Todavia, justamente por pensarmos e, conseguirmos construir distintas opiniões sobre o mundo que os conflitos surgem.

Em todos os espaços ocupados por humanos haverão conflitos e pessoas que querem te prejudicar – pessoas tóxicas.

O ambiente de trabalho não está imune a esse carma.

Ao contrário, por se tratar de ambiente de competitividade, que envolve a aprovação do chefe ou adquirir um salário ao final do mês, essas pessoas tóxicas costumam ser ainda mais frequentes.

Saber como neutralizar pessoas tóxicas no trabalho e como evitar conflitos com os colegas de trabalho é essencial para o seu desempenho, da sua equipe e da empresa.

Como saber se uma pessoa quer te prejudicar no trabalho?

Como saber se uma pessoa quer te prejudicar no trabalho?

Reconhecer as pessoas que querem te prejudicar no trabalho é essencial para que possa pensar em medidas de precaução.

Exatamente, medidas de precaução. Grande parte dos conflitos no trabalho ocorrem por falta de comunicação.

Foi isso o que apontou uma pesquisa divulgada na Revista do ICSA (Instituto de Ciências Sociais Aplicadas) –  Gestão e Desenvolvimento.

Portanto, reconhecer essas pessoas com o intuito de estabelecer a comunicação é de grande importância.

1 – Esteja atento aos fofocas no local de trabalho

Um sinal extremamente alarmante para saber se alguém quer te prejudicar são as fofocas.

Aquelas conversinhas que surgem entre os funcionários.

Quando alguém quer prejudicar outra pessoa, dificilmente a pessoa consegue esconder isso.

Então, é natural que essa pessoa fale mal de você para outros colegas e seus superiores.

Assim, se chegar até seus ouvidos informações de alguém falando mal de você, de sua personalidade e do seu trabalho, saiba que encontrou alguém que não gosta de você e está apto para tentar te derrubar.

2 – Esteja atento à linguagem corporal no local de trabalho

Outro sinal bastante perceptível são as reações da pessoa que quer te prejudicar.

Faça uma análise da linguagem corporal das pessoas.

Indivíduos que ficam tensos quando você chega, reviram os olhos discretamente, mordem os dentes com força deixando o maxilar rígido e até mesmo ficam com a veia do pescoço saltada.

Pessoas que querem te prejudicar no trabalho usarão todas as ferramentas possíveis para te derrubar.

A mais simples dessas ferramentas é a invalidação.

Comece a observar pessoas que sempre tentam invalidar as suas falas, suas ideias, e no caso das mulheres, observe homens que cometem mansplaining.

5 tipos de pessoas que querem te prejudicar no trabalho

Como lidar com pessoas falsas no ambiente de trabalho?

Saber como lidar com pessoas falsas no ambiente de trabalho é um trabalho que exige grande responsabilidade e maturidade.

Para tanto, conhecer quais são os perfis comuns dessas pessoas que querem te prejudicar no trabalho pode contribuir muito.

Entretanto, faço uma ressalva.

Não se baseie unicamente nesses perfis para culpar para pessoas, acusando-as sem provas.

Muitas vezes, pode ocorrer que os elementos aqui citados sejam apenas características da personalidade de seus colegas de trabalho.

Por isso, enxergue esses perfis como um filtro a mais para reconhecer pessoas que querem te prejudicar no trabalho.

Nunca use isto como único filtro.

Os tipos de pessoas mencionadas abaixo são aqueles indivíduos cujas características, frequentemente, aparecem em pessoas tóxicas:

1 – Pessoas que prejudicam no trabalho: Os fofoqueiros

Sabe quando você está em um grupinho de colegas de trabalho e, quando uma das pessoas se retira, automaticamente os demais começam a falar mal e fofocar sobre ela?

Tenha cuidado com esse tipo de pessoa.

Se fala mal dos outros, pode perfeitamente falar também de você pelas suas costas.

2 – O pessoal arrogante e narcisista

Aquele indivíduo que coloca sempre suas ideias como resposta possível.

Pessoas que não sabem receber críticas, mas que também jamais tecem elogios aos trabalhos dos outros.

Pessoas assim são perigosas, pois ao se verem como centro do universo, não medem esforços para conseguir a atenção do chefe, a promoção ou o salário maior.

3 – Desmerecedoras

Esse tipo de pessoa geralmente está mais próximo do seu círculo de amizade.

É aquele tipo de colega de trabalho que te quer bem, mas nunca melhor que ele.

Sujeitos que sempre que você consegue algo ou recebe um elogio, vem com aquela conversa “ah, mas também né… se eu tivesse as mesmas condições que você faria igual”.

Todos nós temos amigos assim. E é muito irritante.

Abra os olhos com colegas de trabalho assim. Cuidado com as críticas disfarçadas de elogio e amizade.

4 – Pessoas que prejudicam no trabalho: Os mentirosos

Pessoas que mentem sobre você e seus colegas.

Modificam situações para te prejudicar perante seu chefe.

Se vir alguém fazendo isso com outro colega de trabalho, mesmo que não seja com você, já sabe que precisa manter os olhos bem abertos.

5 – Palhaço

Todo emprego tem esse funcionário.

Aquele que vive tentando conquistar a empatia do chefe fazendo gracinhas.

Porém, suas gracinhas não são saudáveis. Faz piadas com os colegas sobre a aparência e sobre o serviço deles.

Esse tipo de pessoa se esconde por detrás da máscara de legal e engraçado, para passar a perna em seus colegas de trabalho.

O que fazer quando uma pessoa quer te prejudicar no trabalho? 3 dicas sem guias

1 – Querem me derrubar no trabalho: Comece com uma autoanálise

Como animais racionais e sociais, somos excelentes em jogar a responsabilidade de absolutamente tudo nos outros.

Por isso, para saber como lidar com pessoas que querem te prejudicar no trabalho, comece fazendo uma auto-análise.

Observe friamente o seu comportamento, suas falas e expressões faciais.

Veja se o problema não é você ao invés dos outros.

Muitas vezes, inconscientemente, nós criamos situações em nosso cérebro culpabilizando os outros, com o intuito de retirar nossa própria parcela de culpa.

Então, tenha certeza que seu comportamento está adequado antes de atirar pedras.

2. Como lidar com pessoas difíceis no trabalho: Discuta o que você está experimentando com um amigo ou colega de confiança

Mesmo que você esteja desconfiado ou se sentindo incomodado com determinado colega, não saia para confrontá-lo antes de pedir um conselho a alguém de confiança.

Converse com essa pessoa, veja o que ela pensa sobre toda a situação, se concorda ou discorda de suas suspeitas.

É possível que a situação não tenha a dimensão que você imaginava, assim, pode simplesmente ignorá-la.

Precisa ter maturidade para compreender que nem todo confronto vale o nosso tempo e desgaste mentais.

3. Como lidar com pessoas que querem te prejudicar: Aborde a pessoa com quem você está tendo o problema para uma discussão particular

Todavia, em última hipótese, que você realmente sabe que algum colega quer te prejudicar, converse com essa pessoa.

Como apontado, a pesquisa citada anteriormente, chame a atenção para a falta de comunicação como principal causador e mantenedor de conflitos.

Não tem como fugir. Sei que será uma conversa desconfortável, constrangedora e talvez não resolva nada.

Mas você deve fazê-la. Não temos controle sobre o comportamento dos outros, mas podemos controlar como reagimos e lidamos com eventuais conflitos.

O que fazer com uma pessoa que te provoca?

Essa é uma dúvida que se estende para a vida – o que fazer com uma pessoa que te provoca?

Sua primeira resposta deve ser a auto-análise sobre seu próprio comportamento, seguida de uma pesquisa sobre os possíveis motivos pelas quais aquela pessoa te provoca.

Ao descobrir os motivos, veja se está ao seu alcance dar fim a eles.

Caso contrário, chame essa pessoa no particular, como mencionado no subtópico anterior, e tente resolver quaisquer pendências.

Se nada disso for eficiente, tente o chá de silêncio. Ignore a pessoa. A melhor resposta para se dar a um ignorante é o profundo silêncio.

Num último caso que nada for suficiente, comunique os seus superiores sobre a situação.

Mas, deixe para entrar em contato com os superiores apenas se nenhuma das outras técnicas solucionar.

Chefes não gostam de funcionários que levam suas briguinhas até eles. Não é o jardim de infância.

Como neutralizar pessoas tóxicas no trabalho?

Pessoas tóxicas espalham o seu veneno se infiltrando em sua vida, seu trabalho e seus espaços.

Quando você cria uma barreira e diz “NÃO!” você impede que essa pessoa a contamine.

Certamente, já ouviu aquele ditado que “maçãs podres contaminam as maçãs boas”.

Pessoas tóxicas contaminam você com toda aquela negatividade, inveja e sentimentos ruins.

Deixe-as bem longe de você.

Se nada do que foi apontado alterar o comportamento dessa pessoa tóxica, chegue até ela de maneira direta e fria, e diga: não quero nenhum  vínculo com você, fale comigo apenas o estritamente necessário para o trabalho.

Não dê corda para provocações. Pessoas tóxicas gostam de provocar, jogar indiretas, falar com tom de deboche e rir das suas ideias.

Apenas deixe-a curtir o próprio veneno.

Como evitar conflitos com os colegas de trabalho? 4 dicas essenciais

Saber como evitar conflitos com os colegas de trabalho é essencial para um ambiente harmônico e para evitar que você seja a pessoa tóxica do trabalho.

Não é difícil. Siga os passos descritos abaixo e lute, ao máximo, para não se enquadrar em nenhum tipo de pessoa apontada no texto:

1 – Saiba comunicar

Esse ponto é crucial e abrange diversos fatores.

Vai desde saber ouvir o que outros têm a dizer, saber receber críticas e ser claro sobre seus sentimentos.

Esse último ponto diz respeito a conseguir chegar em alguém e dizer o que te incomoda.

É, por exemplo, chegar naquele colega piadista e falar “quando você faz piadas com isto, eu me sinto mal. Pode, por favor, não repetir mais?”.

Precisamos ser sinceros.

Apenas fechar a cara, odiar a pessoa e esperar que ela adivinhe o que está te incomodando não é atitude para se ter num ambiente de trabalho.

Como evitar conflitos com os colegas de trabalho- Respeite

2 – Respeite

Tenha respeito pelos seus colegas e pelas limitações deles.

Quando alguém errar, não seja a pessoa que ri e aponta dedos.

Seja aquele que oferece ajuda, que está disposto a ensinar o colega, para que todos possam trabalhar em harmonia.

3 – Tenha maturidade, responsabilidade e sensatez

A maturidade é o mínimo que se espera de alguém num ambiente de trabalho.

Esses três pontos perpassam os demais elementos mencionados acima.

4 – Fique de olho no seu próprio comportamento

Faça, sempre que possível, a auto-análise.

Quando perceber que ofendeu, humilhou ou disse algo que não deveria ter dito, tenha humildade para chegar até a pessoa e pedir desculpas.

Afinal, como lidar com pessoas que querem te prejudicar?

Percorremos uma bela trajetória neste texto.

Agora você sabe o que fazer quando uma pessoa quer te prejudicar no trabalho.

Percebeu que boa parte do gerenciamento de conflitos tem a ver com seu próprio comportamento e como você reage perante provocações?

Não adianta sempre jogar 100% da culpa no colega de trabalho.

O que ele faz é responsabilidade dele, como você capta e reage às provocações é responsabilidade inteiramente sua.

Espero que tenha aprendido como lidar com pessoas que querem te prejudicar no trabalho.

É uma questão que está presente na vida de cada trabalhador e trabalhadora, mas poucos sabem, de fato, como lidar com ela.

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