Como Fazer Um Mini Currículo – 7 Dicas Práticas Aqui!

Veja agora como fazer um mini currículo, sua importância e confira algumas dicas para confeccionar esse documento da melhor forma possível

Saber como fazer um mini currículo é essencial, principalmente nos dias atuais. Afinal, muitos recrutadores não dispõem de muito tempo.

Nesse sentido, escrever com poucas palavras sobre você e/ou sua carreira, são importantes para conquistar uma entrevista.

Mas você sabe do que estamos falando? E entende a real importância do mini currículo para a sua trajetória profissional?

Em um mundo globalizado e em um país com quase 15 milhões de desempregados, saber como fazer um bom mini currículo pode te diferenciar dos demais candidatos em um processo seletivo.

Entretanto, você sabia que o mini currículo também é muito utilizado dentro do meio acadêmico? Bom, se você tem dúvidas sobre esse assunto, acabou de chegar ao local certo!

Confira na matéria de hoje absolutamente todas as principais informações sobre como fazer um mini currículo e sua relevância.

Ademais, anote as nossas dicas práticas para montar o seu. Acompanhe a leitura!

Entenda o que é um mini currículo e sua importância

Primeiramente, venha conosco entender o que é esse tal de mini currículo. Nesse sentido, se trata de uma espécie de pequeno texto, normalmente com tamanho entre 50 e 200 caracteres (no máximo) para falar um pouco sobre você.

Desse modo, é comumente escrito na terceira pessoa do singular e expõe atributos pessoais e/ou profissionais de uma pessoa.

Ou seja, se trata de um texto breve que mostra as suas características positivas, conquistas e benfeitorias diversas.

Só que diferentemente do que muita gente pensa, o mini currículo não existe apenas para buscar um emprego novo não! Veja abaixo quando pode ser importante confeccionar esse texto sobre você!

Quando o mini currículo é mais utilizado?

Atualmente, o mini currículo é bastante utilizado em basicamente 3 situações:

Como fazer um mini currículo de apresentação

  • Na busca por emprego através de plataformas digitais: praticamente todos os sites de emprego e até mesmo o LinkedIn possui uma aba para você inserir o seu mini currículo. Assim, nessa aba você precisa se descrever rapidamente e instigar a pessoa a continuar lendo o seu perfil ou até mesmo a abrir o seu currículo (nos casos de sites de recrutamento);
  • Palestrantes: se você atua como palestrante, saiba que na instituição que você trabalhar haverá a necessidade de criar esse tipo de ferramenta. Afinal, todos os sites deixam ao lado da foto do(a) palestrante, um breve relato sobre a trajetória profissional daquela pessoa;
  • Escritor(a): por fim, escritores de jornais, sites, blogs e até de artigos acadêmicos também precisam ter um bom mini currículo. Normalmente, ao final de cada matéria, há um pequeno texto sobre quem escreveu aquele artigo, ou seja, há um mini currículo daquele profissional.

Afinal, saiba agora como se faz um mini currículo

De antemão, recomendamos sempre que você fique de olho no número de caracteres. Ou seja, tenha muito cuidado para não extrapolar o limite.

Lembre-se de que ter um mini currículo não anula a necessidade de um currículo comum. Assim, é essencial mesmo assim ter o seu documento completo e mais aprofundado nos seus atributos profissionais.

Em resumo, o mini currículo precisa ser um tipo de “cereja do bolo”. Ou seja, ele deve expor os grandes destaques da sua carreira e gerar interesse do leitor na sua pessoa!

Para te ajudar a entender melhor como se confecciona esse documento, continue a leitura e veja nosso próximo tópico!

Como se faz um mini currículo – 7 dicas práticas aqui!

Como fazer um mini currículo

Sob o mesmo ponto de vista, iremos te mostrar de forma prática como fazer um mini currículo. Assim, suas dúvidas ficarão para trás e você poderá deixar o seu pronto agora mesmo! Olha só!

Sugestão 01 – dica para a vaga de vendedor interno

Vendedora com mais de 5 anos de experiência na grande empresa varejista Lojas Americanas (exemplo de local de trabalho).

Luciana Mendes (nome fictício) tem certificado em Pacote Office completo e curso de informática avançada. Busca uma oportunidade no Magazine Luiza para crescer nessa enorme companhia e está cursando MBA em Gestão Comercial.

Sugestão 02 – dica para professor de inglês

Professor de língua inglesa no CCAA de Lagoa Santa (Minas Gerais) por mais de 3 anos. Lucas Alcântara já morou na Irlanda e em Londres por 2 anos.

Nesse sentido, é fluente no idioma e tem 2 certificações internacionais que atestam isso. Atualmente, busca uma vaga de professor no Colégio Loyola para unir seus conhecimentos práticos e também a teoria educacional conquistada ao longo desses anos.

Sugestão 03 – dica para quem é palestrante

Mariana Ferreira é formada em Letras e coordenadora da Faculdade Anhanguera de Blumenau. Em seus mais de 20 anos de profissão, Mariana foi professora de pessoas desde a pré-escola até a pós-graduação.

Desse modo, possui ampla experiência como docente e investe parte do seu tempo no projeto voluntário de sua comunidade. Assim, dá aulas de Língua Portuguesa e Literatura para quem mais necessita.

Sugestão 04 – dica para um sócio de uma companhia (ainda que pequena)

Pedro Maia é sócio fundador da Agência de Marketing (cite o nome da sua empresa). Mesmo sendo jovem, já possui graduação em Administração e MBA em Gestão Empresarial.

Em 3 anos de atuação, já conta com mais de 53 clientes fixos e 18 freelancers. Atualmente, sua empresa gera renda direta para mais de 22 famílias e cria conteúdo para sites, blogs, redes sociais e até para jornais impressos da macrorregião de São Paulo.

Sugestão 05 – dica para blogueiro ou redator de internet

Deise Sampaio é nossa comentarista de cinema e teatro. A moça sempre lê sobre nichos diversos de entretenimento e possui graduação em Cinema. Atualmente, cursa Letras e é amante de Literatura Comparada.

Em breve, se tornará escritora de livros impressos. Você pode enviar uma mensagem para ela via e-mail (insira o endereço da redação aqui).

Sugestão 06 – dica para quem quer uma entrevista de emprego (pode ser adaptada a qualquer cargo)

Atendente de padaria com 2 anos de experiência e dedicado estudante de confeitaria, Lúcio Camargo é padeiro, pizzaiolo e tem grande capacidade de comunicação.

Procura uma oportunidade na Padaria Mix Pão onde poderá explorar seus conhecimentos teóricos e colocar em prática tudo o que já aprendeu nos cursos que realizou ao longo da sua carreira.

Sugestão 07 – dica para donos de blogs ou sites

Branca é diretora executiva do Portal de Notícias (cite o nome aqui). É natural de Governador Valadares e além do site, também atua como diretora criativa e assessora de imprensa da Agência (cite o nome da companhia aqui).

Como fazer um mini currículo falando de mim

Em síntese, você deve ter notado que para fazer um mini currículo, você só precisa de citar os seus principais atributos.

Bem como, deve enfatizar as suas conquistas e habilidades. Todavia, como sempre falamos aqui no nosso portal: jamais minta ou aumente as coisas.

Principalmente em mini currículos, é comum muita gente se colocar como “especialista” ou “amplo conhecedor” de determinada área.

Entretanto, só faça isso se você realmente for um profissional com essas qualificações, combinado?

Ao passo que você sabe como fazer um mini currículo, é hora de anotar algumas dicas para não errar no momento de elaborar o seu resumo. Veja no próximo tópico mais informações sobre o tema.

Outras sugestões para fazer um mini currículo maravilhoso!

Como fazer um mini currículo

Sabemos que mesmo com exemplos, podem surgir algumas dúvidas na hora de fazer o seu mini currículo em casa.

Afinal, será que mesmo com pouca experiência você possui algo que mereça destaque? Em contrapartida, se você é muito experiente, o que não pode ser deixado para trás em hipótese alguma? Confira alguns macetes para fazer um mini currículo matador, olha!

Menos é mais

Sempre que for elaborar o seu mini currículo, lembre-se de ser super breve. Nesse sentido, se você é inexperiente, recomendamos que valorize um curso, um prêmio na faculdade ou até mesmo algumas soft skills que você possui.

Desse modo, o recrutador vai entender melhor o seu perfil profissional e a forma como você se relaciona, por exemplo.

Além disso, caso você seja experiente, sempre cite situações que favoreça a vaga que você deseja conquistar. Por exemplo, se Joana deseja ser professora, citar um trabalho anterior no salão de beleza pode não ter relevância.

Entretanto, ela pode falar sobre seu estágio em uma escola e seu trabalho de reforço escolar na instituição. Assim, o resumo fica mais coerente e adequado para a vaga que a moça sonha ocupar nesse momento da sua carreira profissional.

Sempre use as palavras corretas (atenção ao português)

Por último, é fundamental expor que normalmente o currículo resumido ou mini currículo é escrito em terceira pessoa. Ou seja, você escreve como se estivesse falando de outra pessoa.

Em resumo, é importante conjugar os verbos corretamente e, claro, sempre ficar atento(a) a gramática.

Se possível, peça alguém para revisar o seu texto e sempre o releia antes de enviar para alguém, combinado?

Você curtiu a nossa matéria sobre como fazer um mini currículo? Então ative as notificações do Via Fortuna!

Assim, você sempre ficará por dentro dos nossos posts sobre empreendedorismo, mercado de trabalho e confecção de currículos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like