Como Fazer Um Currículo Digital 2021? Dicas, Métodos e Modelos aqui!

Aprenda no post de hoje como fazer um currículo digital e aumentar as suas chances de obter uma vaga de trabalho na empresa dos seus sonhos!

Em um mundo tecnológico, saber como fazer um currículo digital é importante para qualquer profissional e exige muita atenção.

Atualmente, a maioria das empresas não recebem mais os currículos impressos em envelopes pardos, como ocorria há algumas décadas atrás.

Desse modo, nos dias de hoje o currículo online e as redes sociais para emprego estão cada vez mais comuns. Assim, o recrutador só precisa abrir um e-mail ou baixar o seu documento para ler no computador.

Ademais, as mídias digitais para emprego crescem a cada dia e prometem ser o futuro do mercado de trabalho.

Entretanto, nem todas as pessoas dominam o recrutamento online e muita gente perde boas oportunidades de trabalho devido à falta de informação.

Portanto, se você quer saber como fazer um currículo digital e conquistar um ótimo emprego, acompanhe essa leitura até o final! Te mostraremos tudo sobre redes sociais para trabalho, currículo digital e outras informações pertinentes sobre contratações. Confira e boa leitura!

Tipos de currículo digital

Primeiramente, saiba que existem diferentes tipos de currículos digitais. Nesse sentido, iremos discorrer sobre os principais tipos e suas características. Olhe só:

Currículo em vídeo

Antes de mais nada, muitas entrevistas e processos seletivos estão sendo realizados cada vez mais através de mídias digitais, como Skype e WhatsApp.

Contudo, ainda assim, diversas companhias solicitam o currículo em vídeo do candidato. Porém, existem alguns cuidados necessários para esse tipo de gravação, tais como:

Como faz um currículo digital

  • A imagem e áudio precisam estar muito bons. Afinal, esse será o seu cartão de visitas para a empresa;
  • Bem como, indicamos que você use uma roupa adequada para esse momento. Assim, use cores sóbrias e nada de enviar um vídeo jogado(a) no sofá de casa;
  • Ademais, observe o limite de tempo exigido pela empresa para o vídeo. Desse modo, indicamos cerca de 2 a 3 minutos para falar brevemente sobre a sua trajetória profissional e sua carreira.

Sites de emprego

Além disso, os sites de emprego também são ferramentas muito comuns sempre que falamos sobre como fazer um currículo digital.

Vale a pena ressaltar que nestes sites as informações são automatizadas. Ou seja, muitas vezes é difícil empregar corretamente os nossos pontos fortes enquanto candidato(a).

Portanto, indicamos que você preencha esse documento com o máximo de atenção possível. Bem como, valorize os seus pontos positivos e experiências sempre que fizer um currículo nesses tipos de sites.

Para conhecer os melhores sites de emprego leia nosso post completo sobre o tema aqui no blog!

Currículo no formato PDF

Sob o mesmo ponto de vista, mesmo com as opções acima disponíveis, muitas empresas ainda optam por:

Como fazer um currículo digitado no Word

  • Envio do currículo por e-mail;
  • Bem como, pelo envio do documento via anexo do site da própria empresa, através da aba “Trabalhe Conosco”.

Porém, muitas pessoas ainda cometem um erro grave quando enviam o currículo digital para vaga em 2021: mandam o arquivo em Word!

Nesse sentido, saiba que os recrutadores e empresas em geral não apreciam isso. Afinal, o documento em Word desconfigura e até para ser impresso não fica legal.

Desse modo, anote essa dica: sempre que você for enviar um currículo, salve-o em PDF. Essa configuração é simples e garante para o recrutador que você é uma pessoa atenciosa e de olho no mercado de trabalho!

LinkedIn

Por falar em ficar de olho no mundo corporativo, nada melhor que citar o LinkedIn, não é mesmo? De antemão, tenha certeza de que para ser visto atualmente pelas empresas, você precisa estar nessa rede social.

De maneira direta e objetiva, qualquer profissional que deseja ascender na carreira precisa ter um currículo nessa rede. Para se ter uma ideia, o LinkedIn é uma das redes sociais mais engajadas e usadas pelas companhias de todo o mundo.

Todavia, é essencial cumprir alguns requisitos para se dar bem no LinkedIn, tais como:

Fazer um currículo digital

  • Você deve manter um perfil atualizado e ativo;
  • Ademais, recomendamos que você participe de grupos sérios e relevantes dentro do seu nicho de atuação;
  • Além disso, publique ao menos um artigo por semana e seja um usuário da rede diariamente;
  • Invista na sua rede de contatos e faça networking da maneira correta. Nós também já falamos sobre isso, dê uma olhada no nosso blog e aprenda tudo sobre como fazer uma rede de contatos profissionais.

Currículo Lattes

Por último, temos o currículo Lattes. Esse documento já foi tema de um post inteirinho aqui no site e é um documento super importante.

Nesse sentido, o currículo Lattes é mais comumente usado por pesquisadores, professores e estudantes. Porém, muitas empresas valorizam mais os candidatos que inserem o link do seu Lattes no currículo digital.

Desse modo, tire um tempinho e acesse a plataforma Lattes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para fazer o seu documento. Clique aqui e acesse!

Em resumo, esses são os tipos mais comuns de currículos digitais. Agora que você já os conhece, é importante saber afinal como fazer um currículo digital corretamente e é sobre isso que falaremos agora. Continue conosco!

Como preencher um currículo digital

Ao passo que você já tem muitas informações sobre esse documento, veja abaixo algumas dicas sobre o preenchimento dele. Confira!

Como fazer um currículo digitado

  • Sempre coloque os seus dados pessoais e de contato corretamente. Todavia, não exagere e lembre-se de que não é necessário colocar nomes dos pais, CPF e endereço completo;
  • Recomendamos que você use duas ou três frases para expor os seus objetivos profissionais. Desse modo, a empresa saberá previamente quais são as suas metas e se elas se enquadram dentro daquele ambiente corporativo;
  • Sob o mesmo ponto de vista, indicamos que você coloque as suas informações acadêmicas o mais completas possíveis. Afinal, a educação e conhecimento devem ser valorizados;
  • Além disso, cite as suas experiências profissionais. Contudo, sempre comece da mais recente para a mais distante, ou seja, essas informações são inseridas na ordem inversa. Assim, a recrutadora sabe qual foi a sua última e penúltima atuação profissional;
  • Dentro do possível, coloque um link ou o seu nome de usuário de redes sociais importantes, como o LinkedIn. Ademais, conforme citamos acima, deixe também o seu currículo Lattes disponível para consulta.

Quais os diferenciais para um ótimo currículo digital?

Não adianta apenas preencher os campos do currículo digital e contar com a sorte. Dessa forma, vamos te mostrar como usar esse documento a seu favor e garantir uma entrevista, veja:

Dicas de como fazer um currículo digital

  • Sempre use palavras chave da sua área de atuação na hora de redigir esse documento. Desse modo, fica mais fácil obter destaque em meio a milhares de currículos de outros candidatos;
  • Bem como, coloque as informações deste documento de forma organizada e coerente. Portanto, recomendamos que você siga o seguinte esquema: dados de contato e pessoais, formação, objetivos profissionais, experiências e referências (se houver);
  • Outro ponto muito importante que desejamos salientar é que você sempre deve ser verdadeiro(a)! Ou seja, nunca aumente as suas qualificações ou invente habilidades e/ou experiências.

Quais informações não podem faltar no currículo digital?

Além disso, existem alguns dados obrigatórios no seu cartão de visitas profissional. Portanto, agora que você já sabe como fazer um currículo digital, veja o que jamais pode faltar nele:

Como fazer um currículo para digitador freelancer

  • É imprescindível ter seu nome, e-mail e um telefone com WhatsApp;
  • Bem como, sempre indicamos aos nossos leitores uma atenção especial aos objetivos profissionais. Isso mostra antes mesmo da entrevista os seus sonhos e metas;
  • Recomendamos também que você use as informações a seu favor e explore ao máximo as possibilidades. Assim, estude as palavras chave (já falamos sobre isso em uma matéria) e deixe o seu documento agradável de se ler e fácil de ser encontrado.

Não tenho experiência. O que devo colocar no currículo digital?

Por último, já recebemos algumas dúvidas referentes a isso. Porém, você não precisa ter vergonha ou ficar assustado(a) se ainda não tem experiência. Veja agora algumas dicas sobre como mudar isso desde!

Mesmo com o mercado de trabalho em crise, é possível obter experiências profissionais de outras formas. Dentre elas, podemos citar algumas, tais como:

Como fazer um currículo digital perfeito

  • Você pode fazer alguns “bicos” ou entregas em apps, como Uber Eats por exemplo;
  • Bem como, existem plataformas que oferecem serviços para freelancers. Desse modo, se você desenha, escreve, sabe editar ou presta outros serviços, pode trabalhar em casa e usar apenas a internet para obter experiência (e uma grana extra);
  • Caso você goste de cozinhar, indicamos que abra o seu próprio negócio e entregue na sua comunidade. Ser empreendedor é muito bem visto pelas companhias e mostra que você é determinado(a) e corajoso(a);
  • Além disso, indicamos que dentro das suas possibilidades, você realize algum trabalho voluntário. Esse tipo de iniciativa é valorizado pelas companhias e ainda te ajuda a ser uma pessoa melhor e com mais empatia pelo próximo.

Agora você já sabe como fazer um currículo digital. Portanto, compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais! Assim, todos terão a chance de conseguir uma oportunidade de trabalho o quanto antes!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like