Como Dizer Não No Trabalho Sem Estresse e Com Educação: Técnicas Atualizadas 2021!

Aprenda conosco como dizer não no trabalho de forma educada, sem gerar nenhum mal-estar no ambiente corporativo e seja um profissional mais feliz e coerente

Compreender formas de como dizer não no trabalho é importante para a sua vida profissional, bem como para a sua produtividade.

Além disso, é importante falarmos sobre esse tema que é visto, muitas vezes, como um tabu dentro do mundo corporativo.

Há momentos em que não podemos recusar um projeto e/ou demanda profissional. Todavia, existem outros em que nos é dada a opção de aceitar ou recusar determinadas demandas.

Porém, dizer “não” é algo que não fazemos com normalidade no dia-a-dia. O resultado? Muitos de nós pega mais tarefas do que consegue e se sente sobrecarregado e muito estressado.

Desse modo, a saúde mental no trabalho se esgota e até problemas mais sérios podem surgir, como estafa e Burnout. Você deseja aprender métodos para falar “não”?

Saiba que isso é extremamente necessário para que você seja mais organizado(a), produtivo e feliz no trabalho. Portanto, leia o post na íntegra e saia dessa leitura consciente sobre o maravilhoso poder do “não”. Confira!

Afinal, eu posso dizer não no trabalho?

Primeiramente, saiba que você não só pode como deve dizer “não” no trabalho. Entretanto, iremos te explicar quando isso deve ocorrer.

Recomendamos que você fale “não” em momentos que isso se faz necessário. Ademais, lembre-se de não se tornar uma pessoa que nunca aceita projetos ou tarefas extras.

Afinal, esse tipo de atitude fará você ser mal visto no ambiente corporativo. Em resumo, indicamos que você fale “não” diante das seguintes situações:

Quando você deve saber dizer não no trabalho

  • Se uma tarefa for atrapalhar a sua demanda de trabalho e/ou prejudicar o seu rendimento;
  • Ademais, se você já está em um projeto grande e que exige muito de você;
  • Bem como, se você não sabe nada (e não atua) na área que surgiu essa nova tarefa;
  • Por fim, se a demanda pode (ou será melhor realizada) por outra pessoa que não seja você.

Nesse sentido, diante de tais situações saiba que dizer não é importante no ambiente corporativo. Assim, você não ficará sobrecarregado(a) e terá o seu rendimento comprometido.

De onde vem a dificuldade de dizer não?

Antes de mais nada, entenda que você não é o(a) único(a) que tem dificuldade em dizer “não”. Segundo algumas pesquisas, desde a era das cavernas os seres humanos buscam a aprovação de seus companheiros.

Dessa forma, pessoas que dizem “sim” são consideradas mais positivas e mais sociáveis. Enquanto as que dizem “não” são muitas vezes tratadas como hostis ou antipáticas.

Em síntese, até hoje (desde o início da humanidade) esse tipo de pensamento ainda permeia a sociedade. Portanto, muitos profissionais não sabem como dizer não no trabalho e se sobrecarregam por medo de parecerem agressivos ou hostis.

Todavia, praticar o “não” é necessário no mundo do trabalho. Só assim você pode evitar estresses e projetos que não devem ser feitos por você. Entenda mais sobre isso a seguir.

Por que é importante dizer não às vezes?

como dizer não no trabalho
como dizer não no trabalho

A partir do exposto acima, você percebeu que falar “não” nos momentos certos é imprescindível para a sua carreira.

Nesse sentido, podemos elencar alguns motivos pelos quais dizer “não” às vezes é necessário. Veja algumas situações que ilustram isso:

Quando é hora de dizer não no trabalho

  • Seu horário já esgotou e repetidas vezes solicitam que você fique na empresa;
  • Bem como, te passam uma demanda que será melhor realizada por um colega;
  • Os chefes te oferecem um projeto enquanto você já está comprometido(a) com uma outra demanda.

De modo geral, é necessário estabelecer um certo limite para dizer “sim” e para dizer “não”. Ou seja, se você falar “não” para tudo terá problemas. Contudo, se disser “sim” para absolutamente tudo o que lhe propõe, também terá inúmeros desgostos.

Em síntese, diga “sim” para aquilo que você domina ou para novos projetos que cabem na sua agenda. Entenda melhor algumas características sobre o “não” abaixo!

Cuidados e dicas ao dizer não

De antemão, saiba que é necessário ter alguns cuidados ao dizer “não” no trabalho. Confira agora o que exige cautela nestes momentos:

Saber dizer não e se impor no trabalho

  • Se possível, adie a proposta e diga que vai ver a sua agenda. Desse modo, você não fala o “não” logo no início do diálogo e consegue ver com clareza se pode ou não ter mais uma tarefa para entregar;
  • Além disso, se você sabe que esse projeto vai te atrapalhar, diga logo que não pode se comprometer com essa tarefa. Porém, explique os motivos e exponha diretamente o porquê do “não”. Ah! Não floreie e nem seja cansativo(a) com o seu relato. Apenas explique o motivo da negativa e pronto.

Resumidamente, essas são as formas de você analisar e falar o “não” com clareza e de forma profissional. Todavia, isso exige treino e muito discernimento.

Para você compreender melhor como dizer não no trabalho vamos te mostrar exemplos. Continue a leitura!

Como dizer não no trabalho de uma forma educada? (Dicas práticas aqui!)

Ao passo que você já compreendeu que às vezes o “não” é a melhor opção, é necessário entender como dizê-lo da melhor forma possível. Por isso, trouxemos alguns exemplos para te ajudar. Olhe só:

Como dizer não para seu supervisor no trabalho

  • Quero agradecer muito a oportunidade desse projeto, porém, já estou muito(a) ocupado(a) com a demanda de …;
  • Nesse momento estou com a tarefa (…) e isso está na minha agenda até a próxima semana. Assim, só posso abraçar essa nova demanda na terça-feira. Se vocês puderem aguardar, ficarei feliz em ajudar;
  • Estou com uma alta prioridade no projeto (…). Desse modo, fica inviável eu me comprometer com qualquer outra tarefa neste mês;
  • Obrigada pela proposta, mas preciso dizer “não” já que estou com uma alta demanda na tarefa (…).

Como falar não para o chefe?

Quando precisamos falar “não” para o chefe, sempre ficamos muito receosos, não é mesmo? Contudo, isso é necessário para evitar prazos não cumpridos e sobrecarga de trabalho. Veja como fazer isso adequadamente:

Como dizer não e demonstrar flexibilidade no ambiente de trabalho

  • Como gestor, o(a) senhor(a) sabe das minhas tarefas. Portanto, devo ressaltar que devido ao projeto (…) não posso pegar essa nova demanda neste momento;
  • De antemão, agradeço a oportunidade, mas não posso me comprometer com isso agora. Uma vez que estou com a tarefa (…) com o prazo apertado.

Como falar não para os colegas?

Além disso, falar “não” para os colegas também nos causa muito medo. Afinal, não queremos soar como intransigentes e chatos. Olhe só como dizer não no trabalho sem gerar antipatia:

Quando é hora de dizer não no trabalho

  • Não posso pegar essa demanda agora. Lembra-se que tenho a tarefa (…) para amanhã?
  • Agradeço seu interesse em dividir comigo o projeto (…). Todavia, estou apertado(a) com a demanda (…).

Dica bônus: Exemplo de resposta ao negar uma solicitação no trabalho

Sob o mesmo ponto de vista, indicamos que você recuse um trabalho da seguinte forma:

Texto como dizer não no trabalho

  • Muito obrigado(a) pela oportunidade, porém, vou recusar pois já estou com um projeto (…) que tomará meu tempo por todo o semestre;
  • Primeiramente, agradeço por se lembrar de mim para essa tarefa! Entretanto, graças ao meu projeto (…) fica inviável assumir novos compromissos.

Como dizer não sem magoar as pessoas?

Sem mais delongas, saiba que falar “não” precisa ser visto como algo natural dentro do mundo corporativo. Nesse sentido, se você ouvir ou falar um “não”, jamais fique magoado(a) ou leve para o lado pessoal.

Assim, saiba que é possível dizer uma negativa sem magoar as pessoas das seguintes formas:

Como dizer não e demonstrar flexibilidade no ambiente de trabalho

  • Sempre dê motivos coerentes para o seu “não”;
  • Evite ao máximo usar motivos pessoais para a sua negativa. Lembre-se de que o profissionalismo e seriedade sempre são indispensáveis na carreira de um colaborador;
  • Se possível, fale pouco e de maneira direta os motivos da sua recusa;
  • Ademais, evite citar que não fará determinadas tarefas por causa de outras pessoas ou devido a colegas. Afinal, isso soa pouco profissional e até mesmo como uma imaturidade.

Como dizer não em outras palavras?

como dizer não no trabalho
como dizer não no trabalho

Por último, iremos te mostrar como é possível falar “não” sem citar propriamente essa palavra. Veja melhor com os nossos exemplos:

Maneiras de dizer não no trabalho

  • Antes de mais nada, se possível, indique um colega para a demanda. Assim, a sua recusa pode indicar uma pessoa mais capacitada para solucionar a tarefa emergente;
  • Além disso, dentro do seu entendimento, proponha alternativas para esse novo projeto que surgiu. Ou seja, mostre que é possível realizar essa demanda em outro momento ou até mesmo em outro setor da empresa. Isso mostra proatividade e raciocínio lógico;
  • Ademais, você pode adiar ou pedir um prazo para realizar essa nova tarefa. Assim, não precisará dizer um “não” propriamente dito, porém, solicitará um tempinho para conseguir resolver ou alinhar essa nova demanda do seu trabalho.

Em síntese, o ideal é sempre ficar de olho na sua agenda e nas tarefas que você já possui, antes mesmo de começar novos projetos.

Por fim, não tenha medo de ser sincero(a). Lembre-se que isso é crucial para o seu desenvolvimento pessoal e para ter um perfil coerente dentro do ambiente corporativo.

Você gostou de aprender mais sobre como dizer não no trabalho? Se sim, compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais para ajudar outras pessoas a terem uma vida profissional mais feliz e bem resolvida!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like