Como Desenvolver Soft Skills: Guia Completo 2021 Aqui!

Aprenda agora como desenvolver soft skills e saiba como se beneficiar das características dessas ferramentas na sua carreira profissional e até mesmo na sua vida pessoal

Atualmente, saber como desenvolver soft skills é de grande importância para conquistar uma boa colocação no mercado de trabalho.

Afinal, a imensa maioria das empresas já notou que os melhores colaboradores possuem mais que diplomas e certificados. Assim, além de possuir hard skills, os empregados devem investir pesado em soft skills.

Esses temas sempre são comentados aqui no nosso site. Porém, elaboramos uma matéria completa para sanar de uma vez por todas as suas possíveis dúvidas sobre soft skills.

Que tal compreender melhor esse conceito e aprender qual a importância dele para a sua carreira? Confira nosso post completo abaixo e compartilhe com seus amigos que também estão em busca de oportunidades de trabalho. Tenha uma ótima leitura!

O que são soft skills e qual a sua importância?

Antes de mais nada, precisamos entender direitinho do que se trata o termo e conceito. Só depois  é possível aprender como desenvolver soft skills.

Diferentemente das hard skills, as soft skills não podem ser mensuradas ou comprovadas com diplomas. Nesse sentido, elas têm relação direta com habilidades comportamentais e com autoconhecimento e inteligência emocional.

Podemos afirmar que as principais soft skills são:

Desenvolvimento de soft skills

  • Comunicação eficaz;
  • Empatia;
  • Autocontrole em situações de estresse e nervosismo;
  • Pensamento crítico;
  • Senso colaborativo;
  • Autoconhecimento, dentre outras habilidades.

Dessa forma, tais características têm grande valorização das empresas. Afinal, não basta dominar as competências profissionais com maestria. Um bom profissional precisa saber como agir em situações de estresse, ter bom relacionamento interpessoal e possuir resiliência.

Todavia, nem sempre é fácil desenvolver essas habilidades, principalmente se você ainda não possui experiências. Quer saber como fazer isso desde já?

Veja nosso próximo tópico e saia dessa leitura apto(a) ao desenvolvimento das soft skills. Confira!

10 dicas sobre como desenvolver soft skills

Após entender o que são e qual a importância dessas ferramentas para a sua carreira, é hora de irmos além.

Nesse sentido, venha conosco aprender como desenvolver soft skills. Veja e se inspire!

1. Estude sobre o tema

De antemão, indicamos que você busque mais informações sobre soft skills, seus benefícios e vantagens. Para isso, você pode ler nosso site diariamente, afinal, sempre falamos deste e de outros assuntos pertinentes ligados ao mercado de trabalho.

Além disso, visite outros portais que falam sobre emprego e carreira. Bem como, recomendamos que você leia livros sobre o assunto (deixaremos dicas no final desse post) e acompanhe alguns canais do YouTube muito bons sobre o assunto. Alguns deles são:

Como desenvolver as soft skills

Resumidamente, só é possível conhecer e dominar conhecimentos através de estudos. Mesmo que as soft skills não sejam comprovadas com diplomas, estudar esses temas te ajuda a entender melhor e aprimorar essas habilidades.

2. Faça imersões

Se possível, faça uma ou mais imersões com coaches e outros profissionais da área de desenvolvimento pessoal.

Esse tipo de programa te ajuda muito a:

Soft skills como desenvolver

  • Obter mais autoconhecimento e enxergar seus pontos fortes e fracos;
  • Ademais, produz em você o desejo orgânico de melhorar as suas habilidades;
  • Também te ajuda a ver as competências e qualidades que você já possui com mais clareza.

3. Busque feedbacks

Sempre que falamos em como desenvolver soft skills, precisamos estar prontos para receber feedbacks. Afinal, nesse tipo de situação você pode ouvir com clareza como a sua postura é vista por quem convive contigo.

Dessa forma, não tema os momentos de feedback com supervisores, orientadores da faculdade ou outros profissionais. Lembre-se de agir com humildade e compreender que os comentários ali feitos são para o seu crescimento e desenvolvimento profissional.

4. Tenha líderes como inspirações

Sob o mesmo ponto de vista, o que as companhias buscam são profissionais inspiradores e que têm sonhos. Portanto, busque algumas referências da sua área de atuação.

Entretanto, não precisa “imitar” ou seguir as pessoas em todas as redes sociais. O que estamos indicando é que você se inspire em quem já conseguiu trilhar o caminho que você deseja alcançar.

Como exemplo, se você é atleta se informe sobre os recordes e vitórias dos seus antecessores no esporte que pratica. Porém, se você é empreendedor(a) Jorge Paulo Lemann e Luiza Helena Trajano são ótimas fontes de referência e de inspiração.

5. Defina metas mensuráveis

Como desenvolver soft skills

As soft skills não podem ser obtidas com aulas, cursos e através de uma prova. Contudo, existem meios de “medir” o seu nível de desenvolvimento dessas competências. Veja só alguns exemplos de como fazer isso:

Desenvolvimento de soft skill

  • Perceba em quantas situações você consegue manter o autocontrole;
  • Observe também se a sua resiliência aumentou após estudar sobre soft skills;
  • Bem como, verifique se o seu relacionamento interpessoal avançou e se tornou mais amigável nos ambientes de convivência.

Esses são só alguns exemplos de como você pode mensurar as suas soft skills. salientamos que nem sempre é fácil desenvolver essas habilidades.

Contudo, elas são extremamente necessárias para o seu aprimoramento profissional e para a sua saúde mental no ambiente de trabalho.

6. Não queira mudar tudo de uma vez

Além de estudar sobre o tema e seguir as demais dicas que já citamos, recomendamos que você tenha paciência. Ou seja, nada de querer acrescentar todas as soft skills de um dia para o outro na sua rotina.

Assim como qualquer tipo de competência, as soft skills exigem tempo e determinação. Portanto, mantenha o ritmo de aprendizagem e aprenda a conviver com pessoas e lidar melhor com o ambiente de trabalho.

7. Acompanhe a sua evolução

Ao passo que você criar e desenvolver as soft skills, acompanhe o seu crescimento e veja como isso te ajuda a evoluir.

Desse modo, observe como as suas relações irão melhorar e até mesmo como o seu nível de estresse vai cair. Nesse sentido, há pessoas que até afirmam que passaram a dormir melhor depois de aprimorar as soft skills.

Resumidamente, essas ferramentas facilitam a nossa vida profissional e nos ajudam a manter um ritmo menos estressante de trabalho e de autocobrança.

8. Tenha foco e determinação

Bem como, é importante que você tenha muito foco e determinação. Afinal, desenvolver algumas habilidades como inteligência emocional e autocontrole exigem muita força de vontade.

Portanto, se você errar em algum momento, perder o controle, chorar ou se sentir exausto(a), não se desespere. Aliás, aceitar que somos humanos e limitados é também uma grande habilidade. Em síntese, mantenha o ritmo e não desista de desenvolver essas maravilhosas habilidades.

9. Comemore as vitórias

Além disso, sempre comemore (mesmo que sozinho) as suas vitórias. Conseguiu lidar com o ambiente estressante do escritório mesmo com enxaqueca? Parabéns!

Você soube como sair de uma possível discussão enquanto seu chefe estava bravo? Agiu muito bem! Portanto, sempre veja essas pequenas vitórias como algo que vale a pena ser comemorado e encorajado!

10. Tenha paciência e constância

Por último, sempre indicamos que você tenha paciência e que mantenha o ritmo. Ou seja, não comece a estudar sobre como desenvolver soft skills e desista amanhã!

Nesse sentido, um dos principais pontos é justamente ter resiliência e determinação para se tornar um profissional melhor.

5 Livros sobre soft skills para você ler agora mesmo!

Como desenvolver soft skills

Estamos no último tópico da nossa matéria de hoje e queremos te deixar algumas sugestões práticas sobre como desenvolver soft skills.

Para isso, iremos deixar 5 dicas de livros sobre o tema para você começar os seus estudos. Confira!

Desenvolvendo soft skills livro

  • Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, de Stephen R. Covey. Nessa obra o autor narra como 7 hábitos podem mudar drasticamente as nossas vidas para melhor. Assim, conseguiremos melhores resultados tanto na vida pessoal, quanto profissional.
  • A coragem de ser imperfeito, de Brené Brown. Além do livro, Brené Brown tem também um filme no Netflix de uma palestra com o mesmo nome. Desse modo, a autora nos mostra como precisamos aceitar as nossas imperfeições e lidar melhor com nossos erros e falhas que são comuns.
  • Foco, de Daniel Goleman. Goleman é uma dos maiores autores atuais sobre desenvolvimento pessoal. Nessa obra, o autor fala sobre a importância de termos foco em cada coisa que fazemos. Em um mundo cada vez mais disperso e cheio de distrações, ter foco nunca foi tão importante. Vale a pena ler cada página desse livro!
  • Mindset: A nova psicologia do sucesso, de Carol S. Dweck. A obra de Carol nos mostra que existem dois tipos de mentalidade e que uma delas enxerga o fracasso como algo natural, mas que pode servir de aprendizado para posteriores vitórias.
  • O poder do hábito, de Charles Duhigg. Um dos livros queridinhos sempre que falamos de soft skills é este e ele vale muito a pena! Aqui, Duhigg explica como os hábitos podem nos levar longe e ajudar no nosso crescimento pessoal. Todavia, ele também mostra que hábitos ruins podem nos destruir tanto pessoalmente, quanto no ambiente corporativo.

Viu só como desenvolver soft skills pode ser maravilhoso e ainda vai te ajudar muito na sua carreira profissional? Assine a nossa newsletter para receber ainda mais informações sobre o mercado de trabalho e autoconhecimento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like