Como Colocar o Resumo de Qualificações Currículo Jovem Aprendiz – 3 Exemplos Práticos Aqui!

Saiba agora como montar um resumo de qualificações currículo jovem aprendiz para o seu currículo e conquiste a vaga que tanto sonha

Saber elaborar um resumo de qualificações currículo jovem aprendiz é essencial para se colocar no mercado de trabalho.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) grande parte das pessoas perdem a oportunidade de uma entrevista, devido a um currículo mal feito.

Ou seja, não adianta apenas ser competente e ter estudos. Desse modo, é preciso expor isso corretamente no seu documento de apresentação.

Volta e meia, comentamos em nosso site, que o currículo nada mais é que o cartão de visitas do trabalhador.

Portanto, você deve sempre montá-lo com o intuito de mostrar o seu melhor e todas as suas aptidões.

Entretanto, como fazer isso quando se tem pouca ou nenhuma experiência profissional? Afinal, como um jovem aprendiz pode se destacar em meio a um mercado de trabalho altamente competitivo?

Se você precisa saber mais sobre o assunto, está no post certo! Isso porque na matéria de hoje vamos te mostrar como estruturar um boom resumo de qualificações, mesmo se você for bastante jovem.

Sem mais delongas, confira nosso post sobre o resumo de qualificações currículo jovem aprendiz. Tenha uma ótima leitura!

Afinal, o que é um resumo de qualificações currículo jovem aprendiz?

Primeiramente, vamos te explicar do que se trata esse tal resumo de qualificações. Resumidamente, se trata de uma parte do seu currículo onde você deverá inserir as suas habilidades. Ou seja, as suas qualificações mesmo.

Nesse sentido, é nesse ponto que os recrutadores param com mais calma a leitura e buscam entender se aquele candidato(a) é ou não adequado para a vaga.

Todavia, quando se é inexperiente, essa é a seção que mais gera dúvidas na hora de montar o currículo. Afinal, como expor as qualificações profissionais sem nenhuma experiência?

Mas você não pode simplesmente ignorar esse ponto do documento. Bem como, não recomendamos que você invente habilidades apenas para conseguir causar uma boa impressão.

Nesse sentido, veja no próximo tópico como você deve estruturar essa seção do seu documento e como você pode usá-la a seu favor.

Como devo montar essa seção no meu currículo?

Sob o mesmo ponto de vista, confira abaixo algumas dicas sobre como montar um resumo de qualificações currículo jovem aprendiz:

Tenha senso crítico

Antes de mais nada, puxe na sua memória momentos importantes da sua vida pessoal e acadêmica. É claro que você não deve citar situações desconexas, mas você deve sim valorizar as suas qualidades.

Desse modo, se você é um(a) irmão(irmã) mais novo que cuida do caçula, exponha isso de forma direta e objetiva.

Ademais, se ajuda a sua família a administrar um pequeno negócio, anote isso no seu currículo e escreva brevemente sobre as suas atribuições.

Muitos jovens são monitores na escola, vencedores de Olimpíadas de Português e destaques da turma. Assim, podem usar esses atributos e vitórias a seu favor, não é mesmo?

Use bons adjetivos

Ao passo que você sabe o que citar no seu resumo de qualificações, é hora de entender como escrever isso corretamente.

Dessa forma, use bons adjetos para citar as suas características. Recomendamos alguns termos como:

Resumo das qualificações de um currículo jovem aprendiz

  • Habilitado(a) em escrita criativa;
  • Profunda experiência como monitor, com 4 anos de monitoria para estudantes do Ensino Fundamental do Colégio (cite o nome da instituição);
  • Excelente vivência em atendimento ao público, graças ao trabalho do Mercado (cite o nome do local) que pertence à minha família;
  • Grande potencial de trabalho em locais educacionais, já que atuo no setor de aulas de reforço na minha igreja.

Use e abuse da criatividade!

Antes de mais nada, não confunda criatividade com mentiras. Estamos utilizando esse termo para te auxiliar a pensar fora da caixinha!

Desse modo, avalie com calma todas as suas características e as suas habilidades. Atualmente, muitas companhias investem em colaboradores que são versáteis e que conseguem resolver problemas e pendências com imaginação.

Atenção ao tamanho do texto

Além disso, você não pode se estender muito e contar toda a história da sua vida. Portanto, sempre indicamos aos leitores que escrevam no seu resumo de qualificações entre 100 e 500 caracteres.

Nesse sentido, o texto será breve, conciso mas também bastante completo e direto ao ponto. Afinal, o(a) recrutador(a) precisa analisar dezenas ou até centenas de documentos todos os dias.

Ou seja, tenha isso em mente e seja bastante direto(a), combinado?

Itens principais que devem ser citados nesse espaço do seu documento

Conforme você pode ver acima, mesmo sendo um Jovem Aprendiz, você não deve negligenciar essa seção do seu documento!

Assim, veja abaixo quais são os principais pontos que devem estar no seu currículo, no que diz respeito a parte de resumo de qualificações:

  • Valorize cada idioma que você fala e exponha o seu nível de fluência na língua;
  • Bem como, caso você já tenha recebido prêmios ou condecorações na escola, cite isso rapidamente;
  • Ademais, se você já obteve bons resultados explique um pouquinho sobre isso. Ou seja, exponha dados objetivos, tais como, “consegui o segundo lugar nas Olimpíadas de Matemática de 2020 no Colégio (cite o nome da escola)”. Ou algo como: “obtive 98% de aproveitamento em Biologia no último ano do Ensino Médio”. Isso é excelente se você deseja atuar em um laboratório, por exemplo.

Exemplos de resumo das qualificações de um currículo jovem aprendiz

Resumo de qualificações currículo jovem aprendiz?

Sabemos que entre a teoria e a prática sempre rola muita dúvida! Dessa forma, iremos deixar 3 modelos de resumo de qualificações para currículo jovem aprendiz aquiembaixo.

Assim, você pode se inspirar nas nossas dicas e deixar o seu currículo pronto para as novas oportunidades que estão surgindo. Veja só!

Resumo de qualificações currículo jovem aprendiz exemplos

Dica 01

Atualmente, estou no segundo ano do Ensino Médio e tenho ótima fixação de conteúdo. Ou seja, possuo rápido aprendizado.

Nesse sentido, ganhei duas vezes o prêmio de Ciências da instituição onde estudo. Bem como, sou muito dedicado a aprender coisas novas.

Possuo excelente comunicação e lido bem com pessoas de todos os perfis. Assim sendo, tenho bom relacionamento interpessoal para com todos e gosto de trabalhar em equipe.

Acredito que isso é ótimo para ambientes corporativos e que me favorecerá na empresa (cite o nome da companhia aqui).

Também vale a pena ressaltar que tenho curso completo e grande domínio do Pacote Office. Portanto, em relação a isso, podem confiar em mim para lidar com esse software.

Dica 02

Sou jovem, todavia, já tenha ampla em experiência com atendimento ao público. Afinal, atuo no supermercado dos meus pais desde os 12 anos de idade.

Assim, aprendi a lidar com clientes de todos os perfis e sei acalmar as pessoas sempre que necessário. Também estudo bastante e tenho paixão por Matemática.

Desse modo, o trabalho no estabelecimento dos meus pais me auxiliou a lidar com cálculos, contas e notas fiscais desde o início da pré-adolescência.

Tenho curso de inglês e domino a língua em nível avançado, tanto no quesito leitura, quanto na área da escrita.

Além disso, sou uma ótima pessoa para ensinar outros indivíduos. Afirmo isso pois sou monitor de reforço escolar na igreja que frequento.

Em resumo, sou altamente qualificado para o cargo de Jovem Aprendiz nessa loja varejista. Contem comigo para se relacionar com o público!

Dica 03

Apesar de jovem, atuo há 3 anos como redator freelancer para uma agência de marketing. Portanto, sei escrever muito bem e também domino o português na forma falada.

Ademais, consegui vencer no ano passado (2020) o Prêmio de Autor Revelação da cidade de Campinas, São Paulo.

Nesse sentido, sei que serei um ótimo Jovem Aprendiz no setor de Comunicação da empresa (cite o nome da organização aqui).

Ressalto minha facilidade em lidar também com pessoas, uma vez que sou líder do grêmio na minha escola. Assim, gosto muito de liderar e ajudar pessoas a crescerem e verem seus pontos positivos.

Em síntese, sou uma pessoa proativa e com grande facilidade de comunicação interpessoal, além de possuir amplo conhecimento na nossa língua.

Anote essas dicas chave para o seu currículo!

Resumo de qualificações currículo jovem aprendiz?

Por fim, viu só como o seu resumo de qualificações não precisa ser sem graça só porque você é jovem ou tem pouca experiência?

Além disso, iremos deixar abaixo um modelo estrutural para o seu documento completo. Assim, observe tudo que é essencial para o seu currículo e confira onde o resumo deve estar no seu cartão de visitas profissional, veja:

  • Primeiramente, os seus dados pessoais precisam iniciar o documento. Lembre-se de que são apenas nome completo, endereço e e-mail. Ou seja, nada de enviar CPF ou número da CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) no currículo, combinado?
  • Sempre deixe claro qual é o seu objetivo profissional. Assim, escreva claramente qual cargo deseja preencher na companhia;
  • Em seguida, insira aqui o seu resumo das qualificações de que falamos no artigo de hoje;
  • Agora, descreva a sua formação acadêmica e também a sua formação complementar;
  • Por último, cite cursos, conhecimentos adquiridos como autodidata e até intercâmbios que você já fez.

Ainda restou alguma dúvida sobre como redigir o seu resumo de qualificações currículo jovem aprendiz?

Se sim, deixe o seu comentário abaixo! Será um prazer te ajudar na sua caminhada profissional!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like