Como Citar Corretamente o Objetivo No Currículo? 7 Dicas Aqui!

Aprenda nesta matéria a inserir o seu objetivo no currículo e saiba como colocar os seus planos profissionais corretamente nesse documento

Saber como escrever o objetivo no currículo é essencial na hora de fazer o seu cartão de visitas profissional.

Afinal, não adianta passar horas e horas a fio em busca de uma vaga de trabalho se você não tiver um currículo estruturado.

Nesse sentido, notamos que muitos candidatos “pecam” muito justamente nisso. Assim, eles passam muito tempo diante do computador enviando currículos e se cadastrando em sites de emprego.

Porém, seus documentos não são profissionais e nem chamam a atenção dos recrutadores. Mas antes que você se desespere, saiba que é possível mudar isso!

Dessa forma, falaremos abaixo sobre a importância de um currículo bem feito. Ademais, iremos te mostrar o que deve ser escrito na aba de objetivo no currículo, que é uma das partes mais importantes desse documento.

Em resumo, já salve esse post para conseguir conferir todas as nossas dicas sempre que precisar! Tenha uma ótima leitura e aprenda muito com as nossas sugestões!

Qual a relevância de um currículo bem feito?

Primeiramente, saiba que o currículo é o seu cartão de visitas, ou seja, ele é que permite que a empresa tenha um contato inicial contigo.

Além disso, é graças a esse documento que você pode:

Objetivo profissional no currículo

  • Mostrar para os recrutadores as suas experiências profissionais;
  • Expor os seus conhecimentos e habilidades;
  • Bem como, citar as suas habilidades e soft skills;
  • Por fim, expor claramente os seus objetivos profissionais e demonstrar que a sua contratação pode beneficiar muito a empresa.

Em síntese, um currículo bem feito abre as portas de entrevistas de trabalho. Ademais, garante que os recrutadores se interessem pela sua pessoa e até mesmo guardem o seu documento para vagas mais oportunas, ou seja, que combinem mais com o seu perfil profissional.

Afinal, o que devo colocar como objetivo no currículo?

Antes de mais nada, precisamos entender do que se trata a aba de objetivo no currículo. Assim, fica mais simples compreender o que deverá ser escrito nessa parte do documento.

Resumidamente, indicamos que você escreva no seu objetivo no currículo uma ou duas linhas sobre:

  • Quais são as suas pretensões ao se candidatar para essa vaga que você enviou o seu currículo;
  • Bem como, exponha como essa oportunidade será vantajosa e benéfica para a sua carreira profissional.

Atualmente, muitas pesquisas apontam que os candidatos perdem ótimas oportunidades devido a currículos mal feitos. Nesse sentido, um dos erros cruciais de muitas pessoas é não citar os objetivos profissionais no documento.

Portanto, sempre coloque no seu cartão de visitas os seus objetivos! Assim, o recrutador entenderá como e porque a sua contratação será positiva para você e para a sua carreira.

7 dicas sobre o que colocar como objetivo no currículo

Objetivo no currículo

Se você não sabe como citar o seu objetivo no currículo, fique tranquilo(a)! Abaixo, vamos te mostrar 7 exemplos sobre isso.

Ademais, iremos expor algumas dicas de especialistas para te ajudar na hora de preencher essa parte do seu documento profissional. Veja!

1.      Dica para quem tem muita experiência

Se você já tem muitas experiências, saiba que isso pode contar muito a seu favor e deixar os seus objetivos super atraentes.

Veja só um exemplo:

Jornalista com 10 anos de experiência. Possuo pós-graduação em escrita jornalística e falo inglês e espanhol fluentemente.

Em 2020, fui correspondente internacional da emissora X e já recebi duas vezes o prêmio de Jornalista do Ano da Associação Y de Jornalismo Nacional.

Considerando o meu vasto repertório profissional, busco oferecer para a Revista Z matérias inovadoras e pautas muito atraentes para os leitores.

2.      Sugestão para Jovem Aprendiz

Todavia, se você ainda está estudando e mesmo assim sonha em ter um emprego, fique tranquilo(a)! Compreenda como colocar o seu objetivo no currículo corretamente. Veja!

Confira um exemplo para Jovem Aprendiz:

Sou um dos melhores alunos da classe e já venci por 3 anos consultivos as Olimpíadas de Português do colégio.

Além disso, tenho alto grau de conhecimento em informática e possuo grande facilidade de comunicação. Desse modo, posso atuar como Jovem Aprendiz nessa instituição bancária e ajudar os clientes nas suas necessidades.

Bem como, lido bem com computadores e consigo oferecer suporte aos colaboradores durante o dia-a-dia nessa área.

3.      Modelo ideal para quem tem média experiência

Se você tem média experiência e deseja impressionar o recrutador com os seus objetivos profissionais, veja agora uma excelente dica para isso. Olhe só:

Exemplo para profissionais com média experiência (menos de 10 anos):

Atuo há 05 anos como farmacêutica da Drogaria X em Belo Horizonte, MG. Nesse sentido, possuo facilidade em lidar com fármacos e compreendo muito bem assuntos ligados à remédios e dermocosméticos.

Desejo ingressar na Rede de Farmácias Z para desenvolver mais habilidades e aumentar o meu no hall nessa área de atuação.

4.      Dica para quem não tem experiência

Agora, iremos te mostrar como descrever rapidamente hard skills e soft skills nos seus objetivos. Mesmo se você ainda não tem nenhuma experiência, veja só:

Modelo para quem não tem experiência alguma:

Possuo curso completo de Excel e informática, bem como, lido muito bem com redes sociais. Portanto, sei que posso agregar valor na companhia (cite o nome da empresa) como auxiliar de marketing.

Pretendo cursar uma graduação em Marketing em 2022 e assim, tenho como grande objetivo, ser analista ou supervisora nessa área futuramente.

5.      Dica para um profissional autônomo e freelancer

Se você é freelancer ou autônomo e está em busca de um emprego fixo, não se apavore! Iremos te mostrar como colocar o seu objetivo no currículo. Confira!

Exemplo para autônomo e freelancer:

Trabalhei por 2 anos como fotógrafo freelancer para a Agência de Publicidade Y, em Governador Valadares. Em 2018, meus registros ganharam o Prêmio de Fotografia da Revista Z, altamente conceituada nessa área.

Já vendi minhas fotos para revistas e jornais internacionais, como o Site A e a Revista B.

Meu objetivo atual é atuar na redação da Revista X e crescer ainda mais o meu repertório fotográfico.

6.      Sugestão para quem atuava como MEI

Além disso, há pessoas que eram MEI (Microempreendedor Individual) e agora sonha com a carteira assinada. Se esse é o seu caso, veja um exemplo de como destacar o seu cartão de visitas profissional.

Exemplo para quem era MEI:

Atuei por 3 anos como vendedora de doces, bolos e salgadinhos para festa. Desse modo, lido bem com clientes e sei manipular os mais diferentes tipos de alimentos.

Tenho como objetivo ser auxiliar de cozinha para aprender ainda mais sobre culinária e preparo de comidas. Sonho em ser cozinheira profissional e vou realizar cursos na área assim que conseguir uma fonte de renda segura.

7.      Dica matadora para ir em busca de um cargo de liderança

Por fim, se você está em busca de uma vaga de gestor ou líder de uma companhia, chegou a sua hora! Vamos a uma dica de sucesso para te ajudar!

Exemplo para conseguir um cargo de liderança:

Trabalhei na companhia Y por 7 anos como gerente de uma equipe de 18 pessoas. Durante a minha gestão, conseguimos reduzir a taxa de turnover em 65% e obtivemos melhores índices de produtividade em 80% das análises.

Tenho cursos de liderança, gestão de pessoas e já ganhei 2 prêmios de líder do ano na antiga organização que atuei.

Meu objetivo central é ser um ótimo gestor nessa companhia e levar os indicadores ao mais alto nível da organização. Posteriormente, viso me tornar CEO dessa grande empresa e ajudar a construir uma nova era nessa companhia.

Objetivo no currículo

Não tenho experiência, o que devo escrever como objetivo? 3 dicas aqui!

Após ver tantas dicas, você pode estar confuso sobre o que escrever no seu currículo, não é mesmo? Nesse sentido, muitos dos nossos leitores são jovens e têm pouca ou nenhuma experiência.

Se esse é o seu caso, fique calmo(a)! Vamos te dar 3 dicas super simples para escrever o seu objetivo no currículo.

Assim, você cativa o recrutador e garante a tão sonhada entrevista. Veja!

O que colocar como objetivo no currículo primeiro emprego

  • Sabemos que quando somos muito jovens, temos dificuldades em traçar planos mais assertivos. Dessa forma, use alguns temas gerais e que sempre dão certo. Assim, fale que você deseja o emprego para investir em um curso de qualificação ou graduação. Bem como, explique que essa oportunidade será a chave para iniciar a sua trajetória em uma grande empresa;
  • Indicamos também que você cite algumas experiências escolares ou feitas na sua comunidade. Isso reforça a sua proatividade e desejo de trabalhar. Desse modo, pode ser uma ajuda na horta comunitária ou um serviço social feito em uma ONG, por exemplo;
  • Indique no seu objetivo no currículo que você, mesmo sendo jovem, tem planos e sonhos. Fale sobre um curso que será vantajoso para crescer na empresa ou sobre o desejo de morar fora com o auxílio da multinacional onde você deseja trabalhar.

Agora você já sabe como colocar de forma correta o seu objetivo no currículo. Assine a nossa newsletter, desse modo, você poderá ler todas as nossas matérias sobre carreira e mercado de trabalho.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like