Como Causar Boa Impressão Na Entrevista De Emprego? 10 Dicas Aqui!

Saiba como causar boa impressão na entrevista de emprego e se prepare adequadamente para esse momento importante na carreira de qualquer trabalhador

Entender como causar boa impressão na entrevista de emprego é importante para 10 a cada 10 candidatos a uma vaga de trabalho.

Atualmente, as oportunidades estão cada vez mais disputadas. Por isso, para conquistar uma vaga de trabalho neste ano, é necessário dominar todas as dicas que vamos expor aqui embaixo.

Nesse sentido, não adianta estudar muito e ter um currículo bem feito. Afinal, é na entrevista que a empresa terá um primeiro contato contigo e analisará o seu perfil.

Entretanto, é imprescindível que você controle as suas emoções durante a entrevista e saiba como agir nesse momento crucial.

Pensando nisso, separamos 10 dicas práticas para você saber como causar boa impressão na entrevista de emprego. Veja!

Saiba causar boa impressão na entrevista de emprego – 10 dicas 

Primeiramente, saiba que hoje em dia não basta ser altamente capacitado para uma vaga de trabalho. É óbvio que você precisa possuir as hard skills necessárias para ocupar um cargo.

Todavia, as companhias observam cada vez mais as soft skills e a postura de um candidato, do que propriamente os diplomas e/ou certificados que ele possui.

Nesse sentido, essa análise crítica começa desde a entrevista. Assim, saber se portar e causar uma boa impressão nesse momento é fundamental para abocanhar o cargo que você tanto almeja.

Veja agora 10 dicas para você se mostrar como o candidato ideal para uma oportunidade que está em aberto! Confira!

Aperte a mão com firmeza e sorria amigavelmente

Antes de mais nada, recomendamos que você tenha uma postura amigável e firme com o(a) entrevistador(a). Desse modo, não demonstre medo ou insegurança.

Bem como, tenha cuidado para não entrar em pânico logo que te chamarem. Em resumo, pense nessa situação como um momento de crescimento e aprendizado.

Ou seja, não reviva histórias tristes e não pense nas dificuldades que você tem enfrentado.

Demonstre que você conhece a empresa e o cargo

Além disso, realize uma pesquisa prévia sobre a companhia e sobre o cargo que você almeja. Nesse sentido, é impossível saber como causar boa impressão na entrevista de emprego se você desconhece a organização e políticas da empresa.

Portanto, tire um tempinho para:

Dica de como passar boa impressão na entrevista de emprego

  • Conhecer a companhia, suas práticas, visão e valores;
  • Ademais, pesquise sobre a empresa no LinkedIn e tenha esclarecimentos sobre o que a companhia espera dos funcionários;
  • Bem como, olhe no Glassdoor o que os atuais e ex-colaboradores da empresa têm a dizer sobre ela;
  • Por fim, releia as especificações do cargo e busque a compatibilidade entre o seu perfil e a vaga. Desse modo, fica mais fácil explicar para o(a) recrutador(a) por que você deve ser contratado(a).

Mostre alinhamento com a empresa

Sob o mesmo ponto de vista, é essencial que você “combine” com a organização da qual deseja fazer parte.

Em resumo, além de cumprir os requisitos de conhecimentos técnicos, você deve ter similaridade cultural com a empresa. Veja um exemplo sobre isso:

  • Anderson deseja atuar em uma companhia que valoriza muito a ecologia e a sustentabilidade. Nesse sentido, na entrevista, ele pode expor seu empenho na separação de resíduos no condomínio onde mora e falar sobre seus hábitos sustentáveis de consumo. Bem como, pode citar artigos sobre economia circular que já escreveu no LinkedIn. Assim, ele mostra que abraça uma causa relevante para a empresa e que apoia esse tipo de ideologia.

Cite as suas qualidades e pontos fortes

Como causar boa impressão na entrevista de emprego?

Você também deve aproveitar a entrevista para citar as suas habilidades, competências e pontos fortes. Porém, tenha muita cautela para não parecer pretensioso(a)!

Desse modo, exponha as suas características positivas sempre com exemplos sobre elas. Assim, fica mais fácil para o entrevistador avaliar as suas soft skills, combinado?

Seja simpático(a)

De antemão, essa dica parece um pouquinho ultrapassada, mas não é! Atualmente, vivemos em um mundo muito competitivo e extremamente estressante.

Portanto, tenha cuidado para não chegar na entrevista cansado(a), estressado(a) e com pouca paciência! Ademais, chegue com folga de horário e nada de sair de casa na última hora!

Afinal, isso pode impactar negativamente no seu humor e simpatia. Em síntese, sorria e seja simpático(a) com todas as pessoas: porteiro, recepcionista, dentre outros funcionários da companhia.

Esteja com uma postura adequada + vista a roupa ideal

Saber como causar boa impressão na entrevista de emprego exige que você se prepare para isso. Dessa forma, mantenha uma postura (física) ereta e olhe sempre para a frente.

Ademais, fique atento(a) a escolha da sua roupa. Nesse sentido, recomendamos que você use roupas sóbrias e com cores discretas.

Bem como, sempre indicamos que você evite regatas, bermudas, bonés e decotes. Em resumo, coloque roupas confortáveis mas que não te exponham demais (seja homem ou mulher).

Inspira, respira e não pira!

Pessoal, fizemos um título engraçado nesse tópico justamente para chamar a sua atenção! Nesse sentido, enquanto você fala com o recrutador é essencial que você respire.

Muitas pessoas ficam nervosas e perdem o controle enquanto falam. Assim, ficam nervosas, tossem e quando veem, nem sabem mais sobre o que estavam falando!

Portanto, respire entre as frases e converse normalmente, sem desespero e sem “engolir” palavras.

Olhos nos olhos

Além disso, sempre olhe nos olhos do seu interlocutor. Já falamos sobre isso inclusive em outros posts. Todavia, nunca é demais ressaltar a importância de olhar atentamente para o entrevistador.

Nesse sentido, converse com ele(a) de igual para igual e responda a todas as indagações olhando diretamente para o interlocutor. Isso demonstra seriedade e segurança.

Cuidado com o perfume e itens de perfumaria

Independentemente se você é homem ou mulher, tenha muita atenção com perfumes! Atualmente, temos diversos itens muito cheirosos e se você misturar tudo pode causar uma verdadeira alergia no ambiente.

Em síntese, tenha cautela e use apenas uma água de banho, loção ou um pouquinho só de perfume, combinado?

Compartilhe histórias

Por fim, indicamos que você sempre cite exemplos reais que demonstrem as suas habilidades. Nesse sentido, isso gera mais empatia e envolve verdadeiramente o entrevistador.

Ou seja, exponha as suas competências e mostre como as suas características já te ajudaram em outros empregos, na escola e até mesmo na sua comunidade.

Erros mais comuns na entrevista de emprego 

Como diz o ditado: “nem tudo são flores”! Assim, é hora de te mostrar os erros mais comuns que você precisa evitar em uma entrevista para um emprego em 2021. Confira!

Por que é importante causar boa impressão na entrevista de emprego

  • Seja por despreparo ou mesmo por desespero, muitas pessoas se candidatam a vagas que não combinam com o seu perfil. Desse modo, perdem tempo na entrevista e ainda correm o risco de ficam em uma saia justa durante essa conversa;
  • Ademais, existem candidatos que ainda mentem sobre qualificações e habilidades. Assim, perdem a vaga e ainda recebem um puxão de orelha durante o processo seletivo;
  • Outro erro super comum em entrevistas é não se preparar corretamente para esse momento. Quando isso ocorre, os candidatos dão respostas vagas e não sabem nem o que falar sobre si mesmos.

Como me preparar para as perguntas do recrutador? 

Em contrapartida, é relativamente fácil evitar os erros que citamos acima. Quer saber como? Veja só como se preparar para as perguntas do recrutador:

Como fazer uma boa impressão na entrevista de emprego

  • Pesquise o máximo possível sobre a companhia. Assim, você saberá exatamente o que falar sobre a empresa quando for questionado;
  • Leia nossos posts sobre as perguntas mais comuns em entrevistas de emprego. Ademais, veja outros sites e canais do YouTube que falam sobre o assunto;
  • Entenda direitinho o que a vaga que você almeja realiza dentro da empresa. Desse modo, fica mais fácil você se preparar para indagações sobre o tema;
  • Bem como, treine muito em casa e, se possível, peça a um amigo ou familiar para fazer o “papel” do entrevistador.

Dicas sobre como agir na entrevista

Como causar boa impressão na entrevista de emprego

Tendo em vista os aspectos observados, você com certeza já tem uma boa noção sobre como causar boa impressão na entrevista de emprego. Dessa forma agora vamos te falar sobre algumas ações que vão te ajudar a brilhar nesse momento da sua carreira. Veja:

Dicas para causar uma boa impressão na entrevista de emprego

  • Cumprimente a todos da empresa e sente-se de forma ereta a todo momento;
  • Ademais, tenha cuidado para não ficar o tempo inteiro mexendo no celular e nas redes sociais enquanto aguarda ser chamado(a);
  • Vá ao banheiro e beba água antes da entrevista. Porém, não beba muita água ou café, caso contrário, precisará sair correndo da conversa para ir ao banheiro;
  • Parece uma bobagem, mas lembre-se de desligar o celular durante a entrevista de emprego. Muitas pessoas ficam com o aparelho apitando a todo momento e isso atrapalha o diálogo entre você e o recrutador;
  • Se houver uma oportunidade, faça uma pergunta pertinente ao entrevistador. Uma dica é perguntar sobre a cultura da empresa ou sobre as mudanças que eles desejam  realizar no próximo ano (caso haja alguma sinalização disso na mídia).

Curtiu aprender como causar boa impressão na entrevista de emprego? Salve esse post na sua aba de favoritos para consultar mais tarde!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like