Carta De Apresentação – Como Fazer e 5 Modelos Pra Você Se Inspirar Aqui!

Confira na matéria e hoje 5 modelos de carta de apresentação para você se inspirar e entenda por que esse documento é fundamental em processos seletivos

A carta de apresentação está se tornando uma exigência super comum no mercado de trabalho, principalmente nos últimos anos.

Contudo, muitos jovens e até pessoas mais velhas ainda não dominam a confecção deste documento.

Por isso, seus currículos muitas vezes deixam de ser lidos e não chamam a atenção do recrutador em um primeiro momento.

Atualmente, o Brasil possui milhões de desempregados. Assim, a concorrência por vagas de trabalho está cada vez maior.

Bem como, a disputa nos processos seletivos fica cada dia mais acirrada. Desse modo, saber elaborar um bom currículo e uma carta de apresentaçãopode ser mais importante do que você imagina.

Que tal aprender a elaborar a sua carta de apresentação corretamente? Ademais, deixaremos 5 modelos de cartas para você se inspirar e até mesmo copiar alguns trechos?

Está interessado(a) no assunto? Então leia a matéria até o final e tenha uma excelente leitura!

Entenda melhor o que é e como funciona uma carta de apresentação

Primeiramente, sempre que enviamos um currículo via e-mail, mandamos o documento como anexo, correto?

Desse modo, o corpo do e-mail seria essa carta de apresentação de que tanto falamos. Nesse sentido, ela costuma ter entre 150 e 500 palavras e deve conter, basicamente, as seguintes informações:

  • O que te levou a se candidatar para aquela vaga de emprego;
  • Quem é você e suas principais habilidades (resumidas);
  • Bem como, o que você é capaz de desenvolver em prol da companhia que deseja integrar.

Ou seja, a carta para se apresentar deve oferecer para o recrutador uma visão geral sobre você e suas características profissionais.

Se você acha difícil elaborar esse documento, não se preocupe! Veja na prática como ele é feito e se inspire com as nossas dicas que vem no tópico a seguir. Acompanhe!

5 modelos de carta de apresentação para você!

Sob o mesmo ponto de vista, veja alguns modelos de carta de apresentação para você se inspirar e criar a sua. Olha só!

Modelo 01 – recepcionista de hotel

Maria Campos

Recepcionista Bilíngue de Hotel

Hotel e SPA XYZ

Rua B, nº 123

Blumenau, Santa Catarina

Caro Senhor Henrique,

Tenho 2 anos e meio de experiência em hotelaria, pois sou recepcionista no Hotel e SPA XYZ. Acredito que a minha experiência possa ser muito importante e valorosa para a Rede de Hotéis GX Ltda. Encontrei o anúncio para a vaga de Recepcionista Bilíngue de Hotel no site www.empregosblumenau.com e percebi que sou capaz de exercer com aptidão as habilidades exigidas para a vaga que está em aberto.

Sou uma mulher com mentalidade de liderança e sei como trabalhar em locais desafiadores e com ritmo mais acelerado de trabalho. Nos últimos dois anos, fui eleita a melhor recepcionista do hotel em que atuo. Bem como, tenho índice de satisfação de clientes acima de 96%.

Agradeço desde já a sua atenção e torço para que nos conheçamos pessoalmente em uma entrevista presencial. Qualquer dúvida, me contacte através do número de telefone que deixo abaixo ou pelo WhatsApp.

Atenciosamente,

Maria Campos

Insira o e-mail

Modelo 02 – estágio em Marketing

Carta De Apresentação

Lúcio G. Ferreira

Estágio em Marketing

Insira aqui o seu telefone

E-mail

Endereço do LinkedIn

Prezada Vera dos Santos,

Sou estudante do 5º período de Marketing na Universidade XC e me candidato a vaga de estágio na sua revista pela indicação do seu Redator Chefe, Vagner Campos.

Atuo já na área de Marketing Digital há 3 anos e Vagner acredita que minha vivência pode ser importante para a Revista ABC.

Mantenho 2 páginas no Instagram, um canal no YouTube e já auxiliei dois mentores em lançamentos de cursos online. Em ambos os cursos, obtivemos mais de 180% de retorno e conseguimos impressionantes 20 mil alunos formados.

A linha editorial da Revista ABC, seus valores e opiniões convergem diretamente com tudo o que mais acredito. Por isso, acredito que poderei aprender muito nesse local, bem como, vocês poderão me conhecer melhor e entender como atuo no mundo digital.

Espero que goste do meu currículo e que possamos conversar pessoalmente sobre mim e sobra a vaga de estágio que tanto almejo.

Atenciosamente,

Lúcio G. Ferreira.

Modelo 03 – vendedor

Alex Ramos Pereira

Gerente Comercial

Lojas CV Comércio LTDA.

Avenida Rio Branco, nº 777

Campinas, São Paulo

Prezado Gilvan,

Vi a vaga das Lojas CV Comércio LTDA. para o cargo de gerente comercial no jornal. Nesse sentido, notei que as minhas habilidades, competências e atributos são adequadas para o cargo.

Atuo no comércio há 7 anos, tenho grande facilidade de comunicação interpessoal e simpatia para com todos. Em todo esse período, sempre tive excelentes indicadores de rendimento dentro da loja varejista onde trabalho. Além disso, já recebi por dois anos consecutivos o prêmio de vendedor do ano.

Realizei a graduação em Gestão Comercial e sou pós-graduado em Gestão Comercial Corporativa. Por isso, acredito que meus conhecimentos técnicos e experiência possam ser de grande valor para a Lojas CV Comércio LTDA. Espero que possamos marcar uma entrevista para você me conhecer melhor.

Atenciosamente,

Alex Ramos Pereira.

Modelo 04 – para professor de língua portuguesa

Patrícia Cambraia

Supervisora Pedagógica

Colégio ABC

Avenida X, nº 789

Belo Horizonte, Minas Gerais

Cara Rosângela,

Me interessei pelo anúncio no LinkedIn da vaga de Supervisora Pedagógica para o Colégio ABC. Acredito que sou adequada para a vaga devido a minha experiência como docente na Escola GFD por 5 anos. Nesse período, aumentei o aproveitamento das minhas turmas em mais de 35%.

Além disso, sou conhecida por inserir na sala de aula ferramentas digitais, como smartphones, tablets e computadores. Desse modo, utilizo plataformas como Facebook, Instagram e blogs para gerar interesse e educar os alunos.

Invisto muito em aulas práticas, desse modo, consigo despertar e manter o interesse da classe durante todo o horário escolar. Acredito que poderei ser uma excelente Supervisora Pedagógica e que irei conseguir agregar ainda mais valor a renomada didática do Colégio ABC.

Agradeço atenção dispensada e espero que nos encontremos pessoalmente em breve.

Atenciosamente,

Patrícia Cambraia.

Modelo 05 – sugestão padronizada para diversos cargos (inclusive para primeiro emprego e estágio)

Felipe Medeiros

Escreva aqui o cargo que almeja

Insira o seu telefone

Endereço de e-mail

Endereço do seu LinkedIn

Caro Alexandre,

Fiquei muito contente em ver a vaga para [X] no LinkedIn da companhia [Z], empresa que que admiro muito, principalmente devido ao [cite um ou dois valores que te encantam nessa organização]. Como [escreva o seu cargo atual] por cerca de 2 anos, me tornei totalmente apto para [explique brevemente uma ou duas qualificações ideais para o cargo].

Por isso, adoraria exercer esses atributos na [exponha como as suas habilidades poderão ajudar a empresa]. Também sou bastante [fale brevemente sobre uma soft skill que você possui, como liderança ou resiliência, por exemplo].

Espero ter a oportunidade de te encontrar em uma entrevista para conversarmos mais sobre a vaga para [X] que tanto almejo.

Atenciosamente,

Felipe Medeiros.

Dicas de como elaborar uma carta de apresentação maravilhosa!

Carta De Apresentação

Curtiu ver nossos 5 modelos de carta de apresentação? Se sim, continue a leitura e veja abaixo 5 dicas sobre como elaborar corretamente este documento. Agora, você não terá mais desculpas para errar, não é mesmo? Confira!

1.      Seja sincero(a) e autêntico(a)

De antemão, precisamos reforçar a necessidade de ser verdadeiro(a) sempre. Ou seja, jamais insira atributos ou habilidades na sua carta de apresentação que você não possui.

Bem como, não invente experiências ou prêmios que nunca recebeu.

2.      Objetividade é tudo!

Sob o mesmo ponto de vista, conforme você viu acima, a carta deve ser pequena e não muito longa.

Desse modo, seja objetivo(a) e mostre rapidamente porque combina com a vaga de trabalho que está se candidatando.

3.      Exponha com clareza o que você deseja

Além disso, nada de deixar em aberto o que você deseja. Também não envie um currículo muito genérico e que possa servir para qualquer cargo.

Atualmente, as companhias deixam (muitas vezes) dezenas de cargos em aberto. Ou seja, se você não for específico(a), o recrutador pode nem entender que vaga deseja ocupar na organização.

4.      Sempre revise a carta de apresentação antes de enviar

Outro ponto importante em cartas de apresentação é a revisão antes de clicar em “enviar”. Nesse sentido, confira a grafia das palavras, o nome do destinatário e todo o texto.

Bem como, leia tudo e confira se o conteúdo está bom. Ah! Não se esqueça de garantir que o texto não passe de 500 palavras, combinado?

5.      Envie sempre um modelo personalizado

Por fim, sempre envie um modelo para cada vaga e/ou empresa que deseja fazer parte. Nada de mandar currículos idênticos para todos os locais e sem nenhuma edição.

Mostre que você se interessa realmente pela empresa e que dispensou tempo antes de mandar o currículo.

Você gostou da nossa matéria sobre como escrever uma carta de apresentação? Para receber posts como esse diretamente na sua caixa de e-mail, assine a nossa newsletter.

É um serviço totalmente gratuito e você poderá, posteriormente, cancelar sem nenhuma burocracia se assim o desejar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like