15 Maiores Empresas Do Brasil – Conheça As Melhores Companhias Para Trabalhar No País

Veja agora quais são as 15 maiores empresas do Brasil e saiba as principais características dessas grandes companhias nacionais

As 15 maiores empresas do Brasil estão presentes em praticamente tudo o que existe no nosso país.

Nesse sentido, entre as grandes companhias nacionais temos bancos, distribuidoras de energia, hospitais, dentre outras organizações de diversos setores.

Atualmente, instituições e revistas avaliam alguns critérios para elencar as maiores empresas de um país ou de algum setor. Dentre eles estão valor de mercado, lucros, porcentagem de vendas e seus ativos.

Será que você saberia nos dizer quais são as maiores organizações do Brasil? Certamente, algumas você já deduz que façam parte da lista, como a famosa JBS e a Vale.

Quer conhecer a lista completa das maiores companhias nacionais? Confira nosso post de hoje e tenha uma excelente leitura!

As 15 maiores empresas do Brasil

Sem mais delongas, veja abaixo as 15 maiores empresas do Brasil e entenda como e porquê elas se tornaram as líderes nas suas áreas de atuação.

Quem sabe você não se interessa em fazer parte de uma delas? Veja!

1.      Vale

Primeiramente, temos a empresa Vale. Essa companhia é uma das maiores mineradoras do planeta e teve no último ano mais de 5,2 bilhões de dólares de lucro.

Atualmente, a companhia tem valor de mercado de 99,2 bilhões de dólares e é a maior produtora de pelotas, ferro e níquel de todo o planeta.

Além de atuar na mineração, a Vale também possui negócios em:

  • Portos;
  • Ferrovias;
  • Mercado siderúrgico;
  • Energia.

2.      Itaú Unibanco Holding

Já o Itaú Unibanco Holding surgiu após a fusão de dois grandes bancos brasileiros. Desde então, sempre está entre as maiores empresas do Brasil.

Nesse sentido, tem valor atual de mercado em 48,5 bilhões de dólares e teve, no último ano, lucro de mais 3,7 bilhões de dólares.

É, sem dúvidas, uma das maiores companhias de todo o hemisfério sul e cresce mais a cada ano.

3.      Banco Bradesco

Sob o mesmo ponto de vista, outro banco dessa lista é o Banco Bradesco. A organização tem valor de mercado de quase 41 bilhões de reais e tem 78 anos de história.

No último ano, teve lucro de mais de 3,2 bilhões de dólares. Por isso, é o segundo maior banco do Brasil e conquista novos clientes a cada dia.

Atualmente, o Bradesco oferece diversas modalidades de conta, cartões de crédito, seguros, assistências de saúde, previdência privada, financiamentos e uma imensa gama de produtos e serviços para os seus clientes.

4.      Petrobras

A Petrobras é uma das maiores companhias brasileiras e atua no setor de gás, energia e petróleo. Atualmente, tem valor de mercado de mais de 53,3 bilhões de dólares e no último ano teve quase 1,5 bilhão em lucro.

Nesse sentido, a organização é tão grande e importante que hoje possui:

  • Número superior a 500.000 acionistas;
  • Mais de 6.500 poços produtores;
  • Bem como, quase 60.000 colaboradores.

Desse modo, se trata de uma das maiores empresas nacionais, ademais, está entre as maiores companhias do planeta.

5.      Ambev

maiores empresas do Brasil

Em 1999, duas grandes cervejarias se uniram e daí surgiu a Ambev. Foram a companhia Brahma e a Antarctica.

Após essa fusão, a Ambev surgiu e se fortaleceu mais a cada ano. Dessa forma, hoje possui valor de mercado de mais de 244 bilhões de reais e atua na produção de bebidas em mais de 19 países. Nesse sentido, atua nas seguintes produções:

  • Guaraná;
  • Cerveja Skol;
  • Stella Artois;
  • Corona;
  • Sukita;
  • Diversos refrigerantes;
  • Sucos;
  • Chás;
  • Dentre outros produtos e marcas de cerveja.

6.      Banco do Brasil

Outro banco nessa lista é o BB, Banco do Brasil. Atualmente, este banco tem valor de mercado de mais de 15,1 bilhões de dólares e teve, em 2020, lucro superior a 2,3 bilhões de dólares.

É o maior banco do nosso país e existe desde 1808, ou seja, surgiu ainda durante o Império de Portugal no Brasil.

Dentro do país, tem mais de 5.000 agências físicas e sua atuação no mundo digital caminha a passos largos. Desse modo, compete cada vez mais com as fintechs e bancos digitais, como o PagBank e o Nubank.

7.      JBS

Uma das maiores empresas do Brasil é a JBS. Nesse sentido, os números não nos deixam mentir. Em 2020, a indústria de alimentos teve mais de 891 bilhões de dólares de lucro (sim você não leu errado!)

Bem como, atualmente a companhia tem valor de mercado de impressionantes 14,8 bilhões de dólares. Ademais, essa empresa está presente em 15 países e alimenta praticamente toda a população mundial quando falamos de proteína animal.

Para se ter uma ideia, a JBS é dona de várias marcas que utilizamos no nosso dia-a-dia, como:

  • Rezende;
  • Massa Leve;
  • Friboi;
  • Bordon;
  • Seara;
  • Swift;
  • Doriana.

8.      WEG

Já a empresa WEG tem valor de mercado atual de 28,8 bilhões de dólares e está presente em 36 países.

Segundo apuramos, conta com mais de 32 mil funcionários e tem fábricas próprias em 12 países. No ano passado, a companhia lucrou mais de 453,8 milhões de dólares.

Essa organização atua na produção e distribuição de equipamentos eletroeletrônicos. Anualmente, produz mais de 16 milhões de motores, que podem ser tanto para uso doméstico, quanto para uso industrial.

9.      Santander

Impossível falar das maiores empresas do Brasil e não incluir o Santander na lista. O Santander Brasil é uma subsidiária do banco que tem origem espanhola.

Atualmente, é um dos maiores bancos do Brasil e possui clientes e agências físicas nos quatro cantos do país.

Para se ter uma ideia da sua imensidão, tem valor atual de mercado em mais de 144 bilhões de reais e é o terceiro maior banco privado do Brasil. E você, é cliente dessa instituição?

10.  Banco BTG Pactual

Quer conhecer outro grande e valoroso banco? Então saiba mais sobre o BTG Pactual. Nesse sentido, se trata de uma empresa com valor de mercado de cerca de 46,1 bilhões de dólares e que lucrou em 2020 nada menos que 1 bilhão de dólares.

A companhia existe desde a década de 80, mais precisamente desde 1983. Todavia, tornou-se internacional a partir de 2014 e hoje atua em mais de 15 países.

Além disso, possui centenas de colaboradores em várias nações e está entre as 10 maiores companhias nacionais na atualidade.

11.  Eletrobras

Por falar em empresas gigantes, a Eletrobras entra ano e sai ano, sempre figura entre as maiores organizações nacionais.

Atualmente, a Eletrobras tem valor de mercado de 10,1 bilhões de dólares e teve, no último ano um lucro que ultrapassou a casa dos 1,2 bilhão de dólares.

A companhia atua no setor elétrico e é uma companhia de capital aberto. Contudo, o governo federal possui a maior parte das ações, ou seja, é acionista majoritário.

Nesse sentido, a empresa atua diretamente na geração de energia e distribuição da mesma. Além de extremamente importante para o país, é considerada hoje em dia a maior companhia de energia da América Latina.

12.  Magazine Luiza

A rede varejista de móveis e eletrônicos Magazine Luiza não poderia ficar de fora dessa lista. No último ano, a empresa teve lucro de 75,9 bilhões de dólares e tem valor atual de mercado que ultrapassa 25,2 bilhões de dólares.

A companhia vende muito, tanto nas lojas físicas quanto pelo seu atendimento online. Desse modo, é uma das maiores empresas do Brasil e está sempre entre nas listas que destacam as companhias nacionais.

13.  B3

maiores empresas do Brasil

Caso você não saiba, a B3 é a responsável pela Bolsa de Valores do Brasil. Nesse sentido, se trata de uma empresa que atua no mercado financeiro nacional.

Por isso, é uma das companhias mais importantes do país, bem como, é uma das mais valiosas. Assim, tem valor atual de mercado de 19,9 bilhões de dólares e em 2020 teve lucro 805 milhões de dólares.

14.  Rede de Hospitais D’Or

A maior empresa hospitalar do Brasil é a Rede D’or. Atualmente, a companhia tem valor de mercado de ultrapassa os 24,2 bilhões de dólares e lucrou no último ano 83 milhões de dólares.

Atualmente, a rede está presente em vários lugares do país, dentre eles estão:

  • Distrito Federal;
  • São Paulo;
  • Rio de Janeiro;
  • Ceará.

Para se ter uma ideia da relevância e crescimento do grupo, hoje a rede tem mais de 45 clínicas para tratamento oncológico e 51 hospitais próprios.

15.  Suzano Papel e Celulose

Com valor de mercado em mais de 17,1 bilhões de dólares a Suzano Papel e Celulose tornou-se a principal produtora de celulose e papéis do Brasil.

Além disso, é a maior produtora de celulose originária de eucalipto do mundo. No ano passado, seus lucros foram superiores a 2,1 bilhões de dólares.

Outro número astronômico é o seu dado sobre consumidores: nesse sentido, atende a mais de 2 bilhões de indivíduos em todo o mundo.

Ou seja, boa parte do planeta utiliza produtos criados e/ou distribuídos pela companhia Suzano Papel e Celulose.

Curtiu a nossa matéria sobre as maiores empresas do Brasil? Então ative as notificações do Via Fortuna e entenda como crescer profissionalmente e fazer parte de uma dessas companhias. Conte conosco para se informar sobre carreira e desenvolvimento profissional.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like