10 Qualidades De Um Bom Profissional – Saiba Quais São E Sua Importância

Conheça na matéria de hoje as 10 qualidades de um bom profissional e entenda como essas habilidades são essenciais para a evolução da sua carreira

Muitas são as qualidades de um bom profissional. Todavia, existem algumas características fundamentais para que você cresça e seja disputado(a) pelas empresas.

Atualmente, muito se fala em soft skills, auto aprimoramento e outros termos relevantes para a carreira. Mas como saber o que é realmente mais importante? Ademais, em quais atributos devemos investir de forma contundente?

Se você deseja se destacar como profissional e quer saber quais são as principais qualidades de um bom profissional, não pode perder a matéria de hoje!

Vamos elencar as 10 qualidades mais importantes para o mercado de trabalho nacional, bem como, iremos te explicar como isso é fundamental para se destacar.

Sem mais, acompanhe o artigo de hoje e tenha uma ótima leitura! Continue conosco!

10 qualidades de um bom profissional

qualidades de um bom profissional

Antes de mais nada, salientamos que muitas são as habilidades de um excelente profissional. Entretanto, conforme comentamos acima, existem algumas qualidades que se destacam.

Ou seja, há características que os profissionais que estão no mercado atualmente (ou que irão entrar nele) devem ter com certeza.

Desse modo, conseguirão os melhores empregos e poderão conquistar promoções e ótimas bonificações nas companhias em que atuarem.

Nesse sentido, elencamos no artigo de hoje 10 qualidades de um bom profissional. Assim, você poderá focar em aprender e dominar as soft skills mais valorizadas pelo mercado. Olha só!

1.      Sede de aprendizado

Primeiramente, saiba que estamos vivendo em um mundo que passa por constantes transformações todos os dias.

Portanto, profissionais que sabem ouvir e tem sede de aprender coisas novas, são cada vez mais valorizados nas organizações.

Lembra-se dos nossos avós e pais que faziam uma faculdade e ficavam no mesmo emprego até a aposentadoria? Isso ficou para trás!

Hoje em dia, você precisa fazer workshops, treinamentos, especializações, dentre outras ferramentas para se manter competitivo e ativo no mercado de trabalho.

2.      Flexibilidade

A flexibilidade no ambiente corporativo é uma das skills mais importantes que temos notícia. Nesse sentido, estamos falando de indivíduos que conseguem se adaptar a novas realidades e a formas de trabalho nunca antes vividas.

Atualmente, o mundo está acelerado e as relações e formas de desenvolver projetos também passa por constantes alterações.

Dessa forma, as pessoas que melhor se adequam a essas mudanças, são as mais influentes nas corporações, bem como, se destacam nas companhias pela sua versatilidade.

3.      Autoconfiança

De antemão, não confunda arrogância com autoconfiança. Nesse sentido, a autoconfiança não tem nada a ver em se sentir perfeito(a) ou bom demais em relação aos outros.

Assim, essa skill está ligada a “confiar no seu taco” e garantir que é capaz de realizar determinada tarefa.

Ou seja, é imprescindível confiar em si mesmo(a) para elaborar um projeto audacioso ou para se recolocar no mercado de trabalho.

Além disso, essa qualidade também é importante para quem sonha em ser freelancer ou abrir o seu próprio negócio.

Em resumo, a autoconfiança é fundamental para você desenvolver a sua carreira e acreditar naquilo que cria e desenvolve.

4.      Comunicação interpessoal

A comunicação entre a equipe e a forma como você lida com as pessoas é essencial para te garantir um lugar de destaque em qualquer corporação.

Desse modo, desenvolver a fala e escrita é importante se você deseja ser um profissional de sucesso.

Atualmente, uma das grandes dificuldades das empresas é encontrar pessoas que saibam lidar com outras pessoas. Bem como, que gostem de falar com o público e expor com clareza aquilo que pensam/sentem.

Portanto, para se destacar não tenha dúvidas: investir em oratória e comunicação fará toda a diferença!

5.      Foco

Ademais, sempre que entramos em uma carreira e desejamos crescer, é necessário ter calma e foco. Por exemplo, se você é Social Media e sonha em ter a sua própria Agência de Marketing Digital, precisará se dedicar por muito tempo para isso.

Nesse sentido, deverá focar neste objetivo e segui-lo por meses e até anos, até que a sua meta se concretize.

Basicamente, o foco permitirá que você conclua as suas tarefas e finalize os seus projetos dentro do prazo estipulado previamente.

Outra coisa importante: um colaborador focado não dispersa os seus colegas e nem fica perdendo tempo com fofocas e assuntos irrelevantes dentro da companhia.

6.      Resiliência

Sob o mesmo ponto de vista, uma das maiores qualidades de um bom profissional é a resiliência.

Essa soft skill está ligada a capacidade de uma pessoa de manter o equilíbrio e a calma mesmo em situações de grande pressão e tensão.

Desse modo, se trata de voltar ao estado emocional e psicológico anterior a uma discussão, perda de prazo ou qualquer situação que “fuja” do controle do indivíduo.

Nesse sentido, pessoas resilientes voltam ao seu estado “normal” em pouco tempo, mesmo após situações extremas. Isso é muito valorizado pelas organizações, afinal, o colaborador não precisará de longos afastamentos para se adaptar à novas realidades.

7.      Responsabilidade

Além disso, as companhias também valorizam funcionários que sabem assumir novas responsabilidades e cumprir a sua “palavra”.

Dessa forma, é importantíssimo ser uma pessoa responsável e alguém em que seu gestor possa confiar. Caso contrário, você nunca poderá assumir cargos relevantes e nem ter oportunidades de liderança na empresa em que atua.

Lembre-se sempre do que comentamos em alguns posts: quem não é visto(a), não é lembrado(a)!

8.      Liderança

A liderança é, sem dúvidas, uma das skills mais importantes do século XXI. Desse modo, ser um líder é ter a capacidade de extrair de si mesmo(a) e das outras pessoas o melhor.

Bem como, líderes são diferentes de chefes autoritários e que veem apenas os seus funcionários como números.

Atualmente, as empresas mudaram muito a forma como enxergam os líderes. Por isso, é cada vez mais importante saber liderar com empatia e com a capacidade de se colocar no lugar do outro.

Salientamos que existem cursos online e treinamentos que ajudam os profissionais a desenvolverem essa skill (assim como as demais citadas nessa lista).

Ademais, tente sempre extrair o melhor de você mesmo(a) e aprenda a incentivar as pessoas. Assim, estará desenvolvendo o seu senso de liderança.

9.      Criatividade

Um profissional criativo pode oferecer para a empresa ideias, soluções nunca antes pensadas e até contribuir com mudanças para um atual problema.

Nesse sentido, a criatividade é cada vez mais buscada e valorizada pelas corporações. Esse tipo de profissional expõe as suas opiniões, dá sugestões em reuniões e criam novas formas de exercer as funções que já existem na companhia.

Em síntese, os profissionais criativos se destacam e conseguem alcançar mais rapidamente cargos de liderança e até de gestão das companhias.

10.  Bom humor

Por fim, não podemos de falar sobre uma qualidade que é um grande diferencial no mundo corporativo: o bom humor.

Pessoas bem humoradas não são aquelas que precisam viver gargalhando ou postando memes no grupo da empresa.

Nesse sentido, as pessoas com senso de humor são aquelas que riem das suas próprias limitações. Bem como, elas conseguem ver o lado bom da vida.

Ou seja, tendem a deixar os relacionamentos mais leves e descomplicados. Ademais, são contagiantes e não se entristecem fácil.

Em resumo, são pessoas mais fáceis de lidar e que são agradáveis de ter no ambiente corporativo.

Afinal, como posso desenvolver as qualidades de um bom profissional?

qualidades de um bom profissional

Conforme comentamos anteriormente, você pode fazer cursos online, presenciais, workshops e treinamentos para desenvolver essas qualidades.

Além disso, existem livros em PDF e também em livrarias tradicionais que tratam deste tema. Afinal, as qualidades de um bom profissional é algo de extrema importância para o desenvolvimento da carreira profissional.

Se você está começando a sua trajetória agora ou deseja expandir os seus horizontes, anote essas dicas simples, mas super eficazes para crescer e desenvolver as habilidades que citamos acima:

  • Não tenha preguiça: de antemão, saiba que p preguiçoso dificilmente consegue alçar voos mais altos. Nesse sentido, mesmo que tenha pouco tempo, sempre busque alguns minutos por dia para se aprimorar e nunca se contente em ficar no mesmo lugar;
  • Existem canais no YouTube que falam sobre desenvolvimento pessoal, carreira e mercado de trabalho. Dessa forma, você pode estudar gratuitamente e anotar aquilo que é mais relevante para a sua trajetória;
  • Ademais, nosso site e outros portais também disponibilizam materiais e artigos completos sobre dicas de evolução na carreira. Ou seja, mesmo com pouco tempo e grana escassa você pode sim desenvolver as habilidades fundamentais para ser um profissional desejado e disputado pelo mercado.

Viu só como não existem desculpas para quem realmente quer crescer? Agora você sabe quais são as 10 qualidades de um bom profissional que deseja crescer e ser reconhecido no mercado de trabalho.

Gosta de ler sobre esse tipo de conteúdo? Então ative as notificações do nosso portal. Dessa forma, receberá alertas sempre que fizermos um post sobre carreira e/ou desenvolvimento pessoal.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like