10 Profissões Que Não Lidam Com Pessoas – Conheça As Carreiras Ideais Para Quem É Introvertido

Saiba agora quais são as melhores 10 profissões que não lidam com pessoas. Assim, escolha uma dessas carreiras se você é uma pessoa introvertida

Existem algumas profissões que não lidam com pessoas. Nesse sentido, elas são ideais para indivíduos que não gostam de se relacionar com o público.

Antes de escolher qual a melhor carreira profissional e escolher uma estrada a seguir, é importante levar em consideração como será o dia-a-dia do seu trabalho.

Ou seja, pessoas tímidas ou introspectivas podem se sentir mais à vontade e felizes em carreiras que não lidam com o público.

Desse modo, elas se sentirão mais satisfeitas, motivadas e até mesmo mais produtivas. Já quem gosta de falar cem público e lidar com pessoas, deve optar por profissões que fazem disso uma exigência.

Você possui grandes habilidades para falar com o público ou é mais introspectivo(a)? Se a sua personalidade tem mais a ver com a segunda opção, não se preocupe!

Hoje iremos te mostrar 10 profissões que não lidam com pessoas. Desse modo, você poderá saber melhor sobre cada uma delas e avaliar qual é a melhor para o seu perfil profissional!

Sem mais delongas, vamos ao post! Tenha uma excelente leitura!

10 profissões que não lidam com pessoas

profissões que não lidam com pessoas

Primeiramente, saiba que ainda que mínimo, toda e qualquer profissão exige que você dialogue com pessoas. Ou seja, você precisará conversar ao menos por e-mail ou via telefone com clientes e colaboradores, por exemplo.

Nesse sentido, ressaltamos que é importante saber escrever bem, falar de maneira respeitosa e cordial para com todos. Dessa forma, abaixo estão as profissões que menos lidam com pessoas e carreiras nas quais você quase nunca irá ter contato direto com alguém.

Entenda melhor cada um desses trabalhos agora e pense em qual deles você se enxerga daqui a algum tempo! Nos conte nos comentários, confira!

1.      Programador

O programador é um profissional que passa o dia inteiro na frente de computadores e que precisa ser muito bom com cálculos e números.

Bem como, seu raciocínio lógico deve ser estupendo. Nesse sentido, tais habilidades serão fundamentais para:

  • Criar e/ou melhorar sistemas computacionais;
  • Realizar manutenções ou elaborar do zero softwares;
  • Conceber e construir interfaces.

Por isso, se trata de um trabalho realizado, basicamente, sozinho e que exige extrema atenção e cautela. Portanto, se você possui habilidades com números e ama computadores, talvez seja a melhor escolha profissional para você!

2.      Escritores (inclusive para a internet)

Atualmente, existem diferentes tipos de escritores. Com o avanço da internet, das mídias digitais e da tecnologia, várias pessoas se tornaram escritoras para a internet.

Nesse sentido, são os famosos Copywriters ou Criadores de Conteúdo para Web. Sejam esses profissionais ou escritores literários convencionais, a maioria deles tem um ponto em comum: o isolamento.

Nesse sentido, escrever é uma função que exige, na imensa maioria dos casos, total concentração e o mínimo de influências externas.

Por isso, boa parte dos escritores, redatores e produtores de conteúdo preferem atuar em seu Home Office com silêncio e sem colegas para atrapalhar o processo criativo.

3.      Designer

Sob o mesmo ponto de vista, outra carreira que pode ser próspera e feliz sem convivência com o público externo é a de Designer.

Existem profissionais que atuam dentro de agências de marketing ou vão até os clientes para lidar com diversos assuntos.

Entretanto, se você não curte lidar com pessoas, pode escolher atuar do seu escritório com as seguintes tarefas:

  • Criação de identidade visual para sites e blogs;
  • Elaboração de anúncios;
  • Auxílio na criação gráfica de logotipos para marcas;
  • Bem como, concepção de capas de livros, revistas, etc.

Atualmente, existem cursos técnicos em designer gráfico e graduação na área. Se você gosta de criar imagens e manipular esses itens, essa pode ser uma ótima ideia de profissão a seguir.

4.      Contador

Já quem gosta de números, análise de dados e cálculos, pode optar pela carreira de contador. Nesse sentido, esses profissionais costumam passar os dias a:

  • Cuidar das informações patrimoniais e contábeis de pessoas físicas e/ou jurídicas;
  • Planejar e controlar os gastos dos seus clientes, com vistas à uma melhor saúde financeira dos mesmos;
  • Formular e analisar planilhas orçamentárias.

Desse modo, se você tem interesse nessa área, pode investir em um curso técnico, tecnólogo ou em uma graduação em Ciências Contábeis.

5.      Assistente virtual

Principalmente depois do surgimento do novo coronavírus e do isolamento social, essa profissão cresceu bastante!

Nesse sentido, ser assistente virtual nada mais é que ser uma espécie de secretário(a) à distância. Ou seja, que atua de forma remota. Desse modo, esse profissional deverá realizar as seguintes tarefas:

  • Oferecer soluções criativas para as demandas diárias dos clientes;
  • Garantir assistência administrativa e técnica para seus assessorados;
  • Alimentar agendas, conferir e-mails e realizar todas as funções comuns em cargos de secretariado.

Essa carreira é ideal para quem gosta do setor de secretaria, mas que deseja atuar via Home Office no cargo.

6.      Caminhoneiro

Se você ama dirigir mas não quer ser motorista de app, pois deseja ter apenas a música e estrada como companhia, avalie a ideia de ser caminhoneiro(a).

Atualmente, quase 100% do que compramos no mercado é fornecido e transportado graças a esses profissionais. Desse modo, sempre há opções de vagas e também possibilidade de ser freelancer.

7.      Social Media

Em contrapartida, se você deseja trabalhar em casa e na frente do computador, essa pode ser a carreira ideal para você: Social Media!

O gestor de redes sociais precisa, é claro, gostar muito das redes como LinkedIn, Facebook, Instagram e outras.

Bem como, deve entender o básico de imagens e de apps como o Canva, por exemplo. No mais, poderá atuar na gestão das redes de clientes apenas com acesso a um computador e internet.

E aí, curte as redes sociais e quer ganhar dinheiro com isso? Se sim, invista em um curso (há opções 100% online) de Social Media e boa sorte!

8.      Veterinário

Dentre as profissões que não lidam com pessoas mais comuns está a de Médico Veterinário. Nesse sentido, o profissional passará a maior parte do tempo lidando apenas com pets ou outros tipos de animais.

Se você gosta de animais domésticos, marinhos, silvestres, exóticos ou de outros tipos, pode ser que essa carreira seja a melhor opção a se seguir.

Ademais, se trata de uma das profissões que mais cresce no país. Afinal, é cada vez mais comum que os lares brasileiros tenham animais de estimação.

9.      Editor de vídeo

Plataformas de vídeos como o YouTube ganham cada vez mais espaço, assim também como os sites de streaming.

Nesse sentido, outro profissional que é a cada dia mais requisitado são os editores de vídeo. Essas pessoas cuidam da pós-produção de materiais audiovisuais.

Desse modo, costumam atuar sozinhas, por horas a fio, na frente do computador. Além de editores de vídeo, outros profissionais também são importantes no mundo de criação de conteúdo audiovisual para a TV e web, tais como:

  • Criadores de efeitos de animação;
  • Editores de som;
  • Criadores de efeitos visuais, como efeitos especiais, por exemplo;
  • Compositores de trilha sonora.

10.  Analista de dados

Por fim, temos uma dica de profissão que não lida com o público para quem ama fazer comparações de itens.

Assim, ser analista de dados é uma excelente opção para esse perfil de pessoa. Esse profissional analisa e compara informações de tabelas, gráficos, relatórios e pesquisas tanto de organizações públicas, quanto de entidades privadas.

Desse modo, pode traçar novos parâmetros a serem seguidos ou direcionar a empresa (ou órgão público) para melhores rotas, de modo a conseguir resultados mais vantajosos.

O que preciso levar em consideração antes de escolher a minha carreira profissional?

profissões que não lidam com pessoas

Conforme você pode ver acima, as profissões que não lidam com pessoas costumam realmente ser bastante solitárias.

Por isso, recomendamos que você avalie isso antes de se tornar um desses profissionais. As vantagens de se trabalhar sozinho(a) são muitas, tais como:

  • Se você é introspectivo(a), é ideal. Afinal, não precisará conversar com colegas diariamente e nem passar por períodos diários em áreas de convivência;
  • Bem como, é vantajosa para quem não quer se locomover todos os dias para o trabalho. Principalmente em grandes capitais, a opção de Home Office melhora a qualidade de vida de muitos colaboradores e permite mais conforto e praticidade no dia-a-dia.

Entretanto, nem tudo são flores! Desse modo, veja algumas desvantagens ao optar por uma carreira que não possui pessoas ao seu lado:

  • Caso sinta dificuldade em alguma ação ou projeto, precisará lidar sozinho(a) com a tensão e incerteza;
  • Ademais, não existe ninguém para conversar na hora do almoço ou no famoso cafezinho da tarde;
  • Por fim, você não terá festas de fim de ano, Happy Hour e nenhuma confraternização para desestressar ao longo do ano.

Curtiu conhecer melhor as 10 profissões que não lidam com pessoas? Por falar nisso, veja outros posts sobre carreiras e evolução profissional no nosso site.

Diariamente, oferecemos os melhores conteúdos sobre estes e outros temas ligados ao mercado de trabalho.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You May Also Like